É isto um homem?

É isto um homem? Primo Levi

Resenhas - É Isto um Homem?

Romulo 18/11/2023

Espetacular
Que livro.. imersão impressionante nos campos de concentrações.. o autor descreve de maneira ímpar e traz reflexões profundas.

Xingmi 10/11/2023

Um soco doeria muito, muito menos. Essa leitura deveria ser obrigatória ao mundo. A crueldade humana é pavorosa, pra qualquer um que não tenha vivido num Campo de concentração é absolutamente impossível mensurar tudo que é descrito nesse livro, essas situações que milhões de pessoas, humanos assim como nós, foram submetidos. É doloroso ler esse livro, mas necessário.

Bruna.Bandeira 05/11/2023

Impactante
Impactante e necessário o texto traz a realidade do campo de concentração, aliada a provocações filosóficas interessantes acerca do que nos torna humanos. Muito bom!

Caroline Vital 30/10/2023

Lido em 2019
Tão bizarro, grotesco, que nem parece real. A segunda guerra foi um pesadelo, principalmente sua herança psicológica. O pior dos tempos.

amanda2998 29/10/2023

Impactante
Livro impactante sobre a história de um sobrevivente de um campo de concentração. Incrível como o autor se expressou de sentimentos e detalhes tão inimagináveis. O livro me fez pensar por muitas vezes como o homem é capaz de submeter e esquecer a humanidade, não entra na minha cabeça de como o poder pode afetar um homem seja ele o opressor como o oprimido. surreal o livro.

Andreia 27/10/2023

É isto um homem?
Relatos chocantes do autor sobre seus dias no campo de concentração, da fome, da sede, da humilhação.
" E lá recebemos as primeiras pancadas, o que foi tão novo e absurdo que não chegamos a sentir dor, nem no corpo nem na alma. Apenas um profundo assombro: como é que, sem raiva, pode-se bater numa criatura humana?"
"Foi assim que morreu Emília, uma menina de 3 anos, já que os alemães configurava-se evidente a necessidade histórica de mandar à morte as crianças judias."
São histórias que te farão pensar no que o ser humano é capaz de fazer a outro ser humano. As trocas de objetos por comida, roupa ( no caso trapos ) sendo que não se tinha nem para si mesmo .Principalmente, conforme a gente vai lendo, percebendo como a esperança vai desaparecendo da alma das pessoas, vão se tornando pessoas ocas, que se acostumam com o sofrimento,sabe-se que o destino é só um..."daqui só se sai pelo chaminé"
"Dentro de sua cerca não cresce um fio de grama, a terra está saturada dos resíduos tóxicos de carvão e petróleo, não há nada vivo, a não ser as máquinas e os escravos, mais vivas aquelas do que estes."
"...Hesita-se em chamá-los vivos; hesita-se em chamar "morte" à sua morte, que eles já nem temem, porque estão esgotados demais para poder compreende-la"
Esse é um daqueles livros que quero reler muitas vezes ao longo da minha vida, pois é uma lição de vida , de testemunho do que uma pessoa é capaz de suportar.
"Sabem como é que a gente diz "nunca" na gíria do campo? Morgen früh: amanhã de manhã.'

JuKirchhof 22/10/2023

Queria acreditar que nunca aconteceu
Mas a humanidade é podre. Primo Levi torna a experiência um tratado humano, mas sem romantizar os dias. Almas sensíveis tendem a se encontrar, pensar em música, em poesia, e a narrativa disso, só ancora a alma de Levi nessas páginas.

Ana Paula Pinheiro 22/10/2023

Reflexões...
Uma leitura que nos leva a refletir sobre o que seja ser humano. Primo Levi descreve em detalhes algumas das aflições sofridas no campo.

kelly.brekker 07/10/2023

Forte, pesado e poderoso
"É um homem quem mata, é um homem quem comete ou suporta injustiças; não é um homem que, perdida já toda reserva, compartilha a cama com um cadáver. Quem esperou seu vizinho acabasse de morrer para tirar-lhe um pedaço de pão, está mais longe do modelo do homem pensante do que o pigmeu mais primitivo ou o sádico mais arroz."

incrível!!!

Priscilla 02/10/2023

O que nos faz humanos?
Esse livro é um testemunho incrível e doloroso sobre o holocausto, e expõe muito da dor, da miséria e da falta de humanidade que os judeus vivenciaram nos campos.

Primo Levi nos presenteia com as suas memórias e nos faz questionar o que nos faz humanos. Leitura obrigatória!

Geice Roballo 26/09/2023

Leitura obrigatória pra vida
Me encontro sem palavras, completamente absorta pelos relatos do Primo e, principalmente horrorizada com tudo que foi o Holocausto. Esse, de longe, foi um dos livros mais incríveis que já tive o privilégio de ler. Os relatos do Primo são extremamente dolorosos. A fome, o frio e a exaustão muito presentes no dia a dia dos prisioneiros. Os relatos de como eram feitas as seleções de quem iria pro gás. Os amigos perdidos. A completa desumanização do ser humano. Eu já havia lido outras obras referentes ao que foi o horror do Holocausto, dos campos de concentração, mas esse, em especial, me pegou de jeito. Sinto que precisarei de um tempo até me recuperar para uma próxima leitura.

Carolina1093 19/09/2023

Forte e profundo!
Li por indicação de um professor e não me arrependo. O autor trás sua experiência no campo de concentração de uma forma diferente, não meramente biográfica, mas também filosófica. Nos leva a refletir o que nos faz homens. O que leva um homem a subjugar, ou melhor torturar, outro de forma tão cruel?
Levi também mostra como a experiência do campo vai retirando dia a dia o que há de mais humano nas vítimas. Mostra como o sofrimento chega a patamares tão altos que até a experiência do sofrer se modifica.
Assim como tive a sorte de me indicarem essa leitura, passo adiante esta indicação.

Gabi 18/09/2023

Não existem palavras
O primeiro livro do Primo Levi que li foi "Mil Sóis". Ele caiu na minha prova de ingresso no mestrado. Uma porrada. "É isto um homem?" está entre os melhores livros que já li, certamente o melhor testemunho. É difícil, mas necessário, manter a escuta aberta pras palavras de Levi. Só leiam.

Anna 18/09/2023

Meu professor recomendou dizendo ser um excelentíssimo relato do holocausto e um ótimo precursor da reflexão sobre dignidade humana.
faço das palavras dele as minhas? incrível e cru, a realidade como foi.