É isto um homem?

É isto um homem? Primo Levi

Resenhas - É Isto um Homem?

deadly_romantic 22/06/2023

O que é ser humano?
Eu simplesmente nao tenho palavras pra descrever o peso desse livro, mas vou tentar.

primo levi relata sua experiência como prisioneiro no campo de trabalho de auschwitz-morowitz e como sobreviveu. em todo o livro ele descreve em detalhes a fome, a dor, o frio, a doença, a exaustão, a morte. mas, por mais detalhado que seja seu relato, ele mesmo reconhece que suas palavras não significam nada para um ser humano livre, porque não existe vocabulário para descrever o horror dos campos de concentração.

ele descreve como os SS eram o menor dos problemas lá, pois raramente tinham contato direto com os prisioneiros. descreve a hierarquia de comando dos próprios detentos. descreve os subornos e roubos. descreve a economia do mercado negro do campo. descreve o que se é capaz de fazer para sobreviver.

mas apesar de toda a repugnante riqueza de detalhes, o relato não é o ponto central do livro. ele é apenas um instrumento, um modo de fazer-nos questionar o que é ser humano. um modo de fazer-nos pensar como foi possível que se transformasse um homem em escravo integral até ser eventualmente jogado ao gás, ao fogo, à forca ou à ponta de uma pistola como parte de um frio protocolo. um escravo que perde o direito de pensar, de sentir, que comete o pior dos crimes para se manter vivo. um escravo que tem sua humanidade tirada de si.

esse livro nos faz dar mais valor à comida de cada dia, à cama em que dormimos, e à cabeça que podemos usar para pensar.

Laysa1997 11/06/2023

Um "tratado" sobre a humanidade
Em "é isto um homem?", Primo Levi narra sua experiência desoladora em Auschwitz durante a Segunda Guerra Mundial e, logo no prefácio, ele destaca que "para sua sorte" apenas foi deportado para esse campo em 1944. Mais do que um relato de sua experiência, esse livro tratado que é "ser humano", indo desde nossos sentimentos mais cruéis e egoístas até demonstrações de generosidade e companheirismo. Nos campos de concentração cada ato era pensado no sentido de desumanizar os prisioneiros, os quais precisavam lutar não só pela sua sobrevivência do ponto de vista físico, mas também do ponto de vista espiritual/moral/mental - "Pela primeira vez, então, nos damos conta de que a nossa língua não tem palavras para expressar essa ofensa, a aniquilação de um homem." Certamente, uma das leituras que mais me impactou e angustiou.

Ana Luísa 06/06/2023

Relato de um dos sobreviventes do maior campo de concentração da história. O autor conta como os alemães tiraram a sua humanidade e o transformaram em um amontoado de carne obediente que só pensava em como chegar até o dia seguinte.

Pamela.Cristina 21/05/2023

Campo.
É um dos melhores livros que já li, só não dei 5 pois tenho esperança de encontrar um superior...
A forma da escrita fluida e envolvente, uma riqueza de detalhes trás um senso de realidade que nos leva bem próximo ao ocorrido nos campos de extermínio, é terrível o que o homem é capaz de fazer, o mal existe, e diante disso os instintos mais primitivos são ativados.
Nós faz ser gratos, por ser livre, ter comida quente, roupas, enfim nossas necessidades básicas supridas, visto que como temos não conseguimos apreciar e dar o devido valor ...
Uma experiência incrível.

Gracielle.Meliza 19/05/2023

Bem impactante
Quando li o livro, achei que não iria saber o quanto o ser humano pode ser tão cruel quanto mesquinho consigo mesmo, então recomendo muito.

Laryssa Barros 30/04/2023

Todos deveriam ler
Que livro sensacional. Primeiro livro do Primo que leio e fiquei completamente impactada. É diferente saber dos horrores desse período, e ler o dia a dia de alguém que esteve lá e presenciou tudo. Só sei que mesmo quem saiu de lá vivo, morreu um pouco lá dentro.

isa 26/04/2023

É Isto Um Homem?
Não é uma leitura fácil mas é necessária. Todo livro que retrata campos de concentração e relatos de sobreviventes são fortes demais para mim. Pensar que tudo isso aconteceu com pessoas reais é muito difícil mas a história faz com que essas pessoas sejam vistas.

Brito 26/04/2023

Se Isto é um homem – Primo Levi
Este livro descreve o conjunto de normas perfeitamente irreais, absurdas e ilógicas que fizeram parte da vida quotidiana dos presos em Auschwitz, no Lager. Estas regras e todos os procedimentos que os prisioneiros realizam com o objectivo de sobreviver são verdadeiramente animalescas. E, no entanto, todos procedem como se tudo aquilo fosse normal.
O livro é tanto mais desolador e acabrunhante quanto é contido, não há nenhuma lamentação excessiva, apenas descrição e reflexão sobre o trabalho abjecto, as condições onde dormem, comem, e o que aquilo os torna, enfim, o que é o homem?
A descrição asfixiante da estupidez em forma de vida de todos os dias.
Como foi que nos transformamos nisto, e porquê?
Livro seco, directo, escrito olhos nos olhos. Sem ódio.
Só isso.
E não é pouco.
Após lermos um livro com este impacto emocional, é comum repetirmos que é preciso contar para não voltar a acontecer.
Não creio que contar por si só chegue para alguma coisa. O importante era verificarmos até que ponto não existe algo semelhante, num grau muito menor, claro, mas com a mesma lógica, em algumas realidades quotidianas. Isto é, regras arbitrárias, relações sem empatia, desprezo e/ou indiferença pelo outro. Mais, a possibilidade que damos aos outros de ditarem regras completamente absurdas e arbitrárias. Estas lógicas de dominação do outro podem criar uma aceitação do inaceitável que um dia pode calhar-nos mal.
Não chega contar. Não chega ouvir. É preciso exigir um quotidiano onde as sementes de dominação se vejam impedidas de germinar.
Este é um livro sucinto e, no entanto, diz o que desse mundo urge dizer.
Para ler e tomar em devida conta na sua passagem para um real quotidiano cada vez mais bovinamente racionalizado.

rogerbeier 23/04/2023

Triste e necessário
O livro traz as memórias e o testemunho de Primo Levi, judeu italiano preso pelos nazistas em 1944 e levado para o campo de extermínio de Auschwitz. Lá ele sofreu o inferno por quase um ano até que o campo foi libertado pelos russos no começo de 1945.

Levi descreve o processo de desumanização promovido pelos alemães aos prisioneiros dos campos de extermínio, detalhando todo o horror sofrido por ele na própria carne enquanto foi mantido prisioneiro na Polônia. Ao nos questionar no título do livro se podemos considerar humanos os prisioneiros dos campos de extermínio, ele mesmo nos responde dramaticamente com o seu depoimento, fazendo-nos lembrar o quão fundo no poço podemos chegar.

Um livro triste e profundamente necessário, sobretudo nesses últimos tempos em que temos visto a ascensão de políticos e governos simpáticos ao nazifascismo em todo o mundo, inclusive no Brasil.

ismailde_ns 22/04/2023

Ler sobre esse período é tão doloroso, tão angustiante.
Mas ainda assim é necessário conhecer a história para não repeti-la.

Samuel Simões 20/04/2023

Excelente mas me deu uma mini ressaca literária
O livro é espetacular e disso ninguém discute. Mas acredito que li num momento errado.. porque? Eu demorei DEMAIS pra terminar. E não por isso..esse livro me ameaçou uma ressaca literária absurda. Não adianta.. esse tipo de narrativa é boa mas não me prende o suficiente pra ficar até o final. Recomendo com certeza mas pra quem gosta do gênero não ficção.

Italo 31/03/2023

Que livro triste e bonito, tudo escrito de forma sempre direta, crua e fria, porém compreensível, o que o autor e milhares de outras pessoas passaram nessa época é devastador e inacreditável, em vários momentos tinha que me lembrar que o que eu tava lendo era um livro de memórias e não uma ficção. Também não me espanta o desfecho da vida do Primo Levi, não consigo nem imaginar como as pessoas conseguiram seguir em frente depois de tudo.

Enfim, é um livro que todo mundo deveria ler em algum ponto da vida, quanto mais cedo melhor, talvez evitaria muita coisa.

Isabel 23/03/2023

Muito ótima!
Que leitura dolorida, porém essencial. Primo Levi nos conta sua vida no campo de concentração e os horrores que passaram.

Felipe | @fe.ituras 20/03/2023

Impactante!
Primo Levi é um grande autor com reconhecimento mundial e uma história de vida inacreditável. Esse título é uma ótima porta de entrada para conhecer as obras dele.

Comento mais sobre esse livro em uma publicação dedicada somente para ele na minha página do instagram @fe.ituras (https://www.instagram.com/p/Cp3hBWCJe1b/?igshid=YmMyMTA2M2Y=)