É isto um homem?

É isto um homem? Primo Levi

Resenhas - É Isto um Homem?

NatAlia1018 30/01/2023

Impactante
Mesmo já tendo lido vários livros com a temática da Segunda Guerra, nenhum me tocou tanto como esse.
Primo Levi é profundo em seu relato, não perdeu sua humanidade mesmo passando por tantas monstruosidades.
Sinceramente, depois de ler esse livro ninguém é mais o mesmo.

Poly 29/01/2023

Um estudo sobre a alma humana
Não há palavras nem comentários o suficiente que fazem uma pessoa descrever o que realmente se passa na cabeça de um ser humano para tratar outro humano dessa forma. Não há desculpas, nem reparações que possam ser perdoadas, ou devolvidas as vidas humanas que foram mortas nesse massacre. Devemos ler e educar as crianças para que saibam que isso foi sim uma realidade e que não pode ser repetida, devemos deixar de sermos ignorantes e passar a ter mais compaixão e sempre agradecer pelo que possuímos, mesmo se for pouco. É isso um pouco da mensagem que ele livro nos passa. Mensagens tristes, porém necessárias.

Taisa 27/01/2023

Uma visão ainda mais realista do que foram os campos
Levi mostra a rotina dos campos e, principalmente, como essa rotina foi estruturada.
Quem conhece um pouco a temática, sabe que o ser humano foi empurrado à categoria de insumos industrial nos campos de concentração. Algo muito mais injusto e triste do que se pode imaginar.
Primo Levi mostra como a economia do campo era gerida e como essa economia se interconectava com a economia de fora (em volta) do campo.
Uma visão diferente, além do que já conhecia, que realmente instiga a reflexão: é isto um homem?

Larissa V 26/01/2023

?Quando não há sol, onde está o verde dos campos??
Esse livro abriu meus olhos para vários fatos que eu não havia pensado profundamente a respeito e outros detalhes que não constam nos livros escolares sobre os campos de concentração, sua estrutura social e seu processo de seleção natural.

Primo Levi conseguiu retratar a logística e a economia interna que permeava o Campo, onde reinava a barganha e escambo entre os habitantes: um pedaço de tecido para se aquecer era facilmente trocado por um pouco de ração para matar a fome. Sendo assim, para a vida econômica funcionar dentro do Campo, também era essencial o tráfico e o contrabando com os trabalhadores externos, a ponto de trocarem pedaços do corpo humano (dentes de ouro) por um mínimo de dignidade.

Além disso, também havia uma hierarquia social entre os prisioneiros: havia os presos ?políticos?, os criminosos e, lá na base da pirâmide, com o fardo mais pesado, os judeus. Assim, formara-se no Campo uma verdadeira Torre de Babel devido a variedade linguística entre seus habitantes de diferentes blocos, origens, nacionalidades, culturas e hábitos.

Em determinado momento, esqueci que estava lendo um livro de não ficção, que todas as atrocidades narradas de fato ocorreram e que todo aquele pesadelo foi real. E a cada vez que a ficha caía, eu ficava ainda mais perplexa pensando em como as coisas puderam chegar a esse ponto. Terminei a leitura com o coração apertado.

Gab Moraes 13/01/2023

Simplesmente atordoante!
O livro é maravilhoso, Primo Levi usa as palavras com muita força. Em alguns momentos, ele usa algumas como "miseráveis", ou "imundos", "fantasmas", e coisas do tipo para se referir aos prisioneiros do campo, e é tão forte e dolorosa a forma como ele os descreve, que é possível sentir por um momento, ao ler, o quanto aqueles momentos foram assustadores e repugnantes.
É louca a forma como os sentimentos do Primo vão mudando ao decorrer do livro, é possível notar que ele passa a não sentir medo, pois o medo é algo que se tem quando se há a possibilidade de perder algo, e ele já não tinha mais nada.
Quando ouvi sobre esse livro pela primeira vez, disseram "ele fala sobre a morte do homem como sujeito, e não apenas sobre a morte física"; e é exatamente o que ele faz! E faz de forma que sentimos isso, já que estamos vivos AINDA, como sujeitos pensantes.
É doloroso, mas os pequenos momentos de humanidade dali, são muito fortes e bonitos.
Demorei muito pra terminar de ler o livro, porque muitas vezes parava para respirar e dava um tempo sobre o assunto, é muito forte.

magdolas â° 09/01/2023

gostei bastante no início, mas fui perdendo o interesse ao longo do livro... embora seja um bom retrato da 2a guerra mundial e do dia a dia nos campos de concentração.
Rilarysilvat 08/06/2023minha estante
Verdade Magda

Larissa Tavares 06/01/2023

Como definir o que se sente ao ler Primo Levi? Mas, além das inúmeras tristezas, dores e marcas existentes numa experiência inumana de um campo de concentração, me marcou muito os momentos raros que ainda conseguíamos ver o resquício de humanidade.
A existência de Lourenço, aquele que ajudou Levi e seu amigo Alberto, sem pedir nada em troca foi uma passagem marcante pra mim.
E o final, com aquele grupo dos três amigos, Charles, Arthur e Primo, além dos demais que juntos lutaram até a última gota pela sua vida em um regime de cooperação e, mesmo insconsciente, pela vida do outro em um sistema de união.

Incrível obra e me pergunto porque demorei tanto pra fazer essa leitura.

Carol 06/01/2023

Leitura importante!!!
É um livro que te faz está conectado ao narrador, por ser um relato de um acontecimento real, vivido pelo próprio autor, o leitor passa a imaginar e se sensibilizar com cada parte da narrativa. Temos uma escrita simples, claro que cheia de palavras, para nós, estrangeiras, mas que não diminui a vivência do livro.
Uma importante narrativa, necessária para entender mais ainda o que foi o holocausto na visão de uma sobrevivente.

Ediane.Siqueira 02/01/2023

Não tenho outra palavra que melhor define o que sinto após a conclusão dessa leitura do que impacto, é impossível terminar esse livro sem um misto de sentimentos... Gostei muito!!!

Nathalia.Espindola 31/12/2022

Terminei o ano cm esse livro do jeito q comecei, TRAUMATIDO
Eu amo esse tema, então já imaginava que iria gostar desse livro.

Mas eu Amei, ele é atualmente melhor livro com o tema que já li( e não foram poucos).

Ele explica vários detalhes, coisas que aconteciam sem fazer questão de esconder nada.

Não poderia ter escolhido melhor para último livro do ano!

Sem palavras, recomendo demais.

null 28/12/2022

Leitura Intensa
Leitura Intensa, clara, objetiva.
Primo Levi traz um relato autêntico dos seus onze meses no campo de concentração. Deportado em 1994 para Auschwitz, Levi sobreviveu. Dos 650 judeus deportados com ele, sobraram apenas três. Entre relados do dia a dia e dia e dos poucos recursos destinado à sobrevivência, Primo Levi descreve "Por minha sorte, fui deportado depois que o governo alemão, em vista da crescente escassez de mão de obra, resolveu prolongar a vida média dos prisioneiros a serem eliminados, concedendo sensíveis melhoras em seu nível de vida, suspendendo temporariamente as matanças arbitrárias".

Katiih 27/12/2022

Falar sobre holocausto; nazismo...já se trata de um tema triste e desconfortante. Que dirá ler um relato autobiográfico de quem viveu os dias desse inferno na terra? Primo Levi, relata de forma clara e concisa sobre os 11 meses que passou no campo, sendo um dos 20 sobreviventes dos 650 judeus que entraram com ele. Se coloca como observador diante daquilo que, de início, não deixa de retratar como “um grande experimento social”.

Compartilha a história de modo a nos fazer participantes do que vivenciou ali. O texto prende o leitor e não cansa (pelo menos p mim), embora em alguns momentos a angústia tome conta, sendo difícil não se sensibilizar e questionar o porquê de tanta crueldade. O relato é forte, frio e direto. Sem discurso de ódio (o que me chamou mto atenção), apenas o dia a dia daqueles que diante das circunstâncias perderam sua humanidade, sejam esses os prisioneiros ou seus algozes.

O autor, quase, não faz distinção entre os grupos, relata todo o contexto que permeia seus dias, com momentos de reflexões, angústias, esperança e até mesmo sorte, sendo a sorte, um dos fatores que tbm permeava, a cerca, dos processos de morte no local. É uma obra que nos faz questionar até que ponto pode chegar a nossa falta/perda de humanidade.

Super recomendo o livro.
Felipe 12/01/2023minha estante
Adorei a resenha, fui ler o livro e fiquei impactado com a narrativa. Apesar do contexto, é uma leitura que flui e de fato nos prende.

Maria 17/12/2022

Sem dúvida um dos melhores livros que já li. Te transporta para dentro de uma realidade terrível, sendo capaz de reproduzir no leitor os mais diversos sentimentos. Impossível não se transformar após ler uma obra como essa.

Rafaela.Cruz 16/12/2022

Resiliência.
A história de sobrevivência de Primo Levi é de emocionar. O melhor livro que já li sobre um sobrevivente do holocausto. Ele fala sobre aspectos históricos, sociais e humanos das pessoas que ali viviam de forma brilhante.

MarioJnr 14/12/2022

Considero este um dos melhores relatos, em primeira pessoa, publicado por um sobrevivente de campo de concentração. A descrição dos acontecimentos diários surpreende pela riqueza de detalhes, já que foi escrito entre dezembro de 1945 e janeiro de 1947, com lembranças ainda muito marcantes e vívidas.