Filha das Trevas

Filha das Trevas Kiersten White

Resenhas - And I Darken - Filha das Trevas

Lilyan Sotnas 20/05/2020

Bom... mas não foi o que eu esperava.
Demorei séculos para finalizá-lo. Gostei, mas a leitura foi cansativa para mim. Eu entrei esperando uma coisa e aconteceu outra. Acho que se eu não tivesse esperando tanto encontrar aquele romance no meio da narrativa, como livros de fantasia da Sarah J Maas ou Cassandra Clare, talvez tivesse apreciado mais a história.
A personagem Lada é uma mulher implacável como diz na sinopse, mas o jeito dela não me agradou. Gosto de personagens fortes, mas essa me passou mais a ideia de irritantemente chata e indecisa do que forte. Ela de fato é fria, mas não é uma Celaena Sardothien se é que me entendem. KKK A tia Sarah Maas me estragou para outras fantasias, confesso. Rsrsrsrs
Tenho que deixar aqui meu amor pelo o outro protagonista, no qual acompanhamos um outro ponto de vista, o irmão da Lada, Radu. Minha gente, nunca tinha lido um personagem tão apaixonado pelo amigo. Tipo, amor mesmo. Foi interessante ler a rivalidade dos irmãos pelo afeto de Mehmed. Juro, queria um romance entre Mehmed com o Radu do que com a Lada.
Ah, devo destacar que o livro tem uma narrativa muito perfeita. A escrita é zero defeitos, na minha opinião. Da pra acompanhar o crescimento dos personagens e os pensamentos deles como se fosse os meus próprios. A escritora arrasou!
No entanto, contudo, todavia, apenas de não ter gostado tanto é uma história que merece ser lida. Não me arrependo da leitura, apenas não bateu no meu gosto, na minha vibe, sabe?
Enfim, recomendo para leitores de fantasia que adora um reconto histórico. Pois sim, os personagens existiram na vida real, e o contexto também. A autora tomou a liberdade de modificar, claro. De acrescentar e de transformar. Mas se você pesquisar no Google vai encontrar que muitas coisas ali de fato aconteceram. Muito dahora!
madrugueilendo 20/05/2020minha estante
Tava doida pra ler o livro, quase comprei os 3 da serie de uma vez quando a editora fez promoção ahhahah mas vi tantos comentários falando que é mais ou menos que acho que nem vou comprar agora

Lilyan Sotnas 21/05/2020minha estante
Eu tô indecisa se continuo ou não a ler os outros livros. Gosto de ler livros de fantasia que tem um romance de tirar o fôlego no meio, mas esse quase ñ tem nada. Acho que esse foi o motivo de não ter gostado tanto. Mas eu ñ diria para não ler, afinal isso é só minha opinião rsrsrs

madrugueilendo 21/05/2020minha estante
Também fico meio chatinha quando não tem um romance kkkkkkkk mas qualquer dia ainda dou uma chance sim

Gio 26/11/2017

Nada melhor do que o Vlad sendo uma mulher
Trigger Warning: Tentativa de estupro.

Não espere um livro de fantasia aqui, esse é um livro de romance com intrigas políticas que contém um background histórico, aqui a autora recria a história em cima do Vlad, o Empalador e Mehmed, o Conquistador, O Radu não era nada demais na história mas a autora deu voz a ele aqui também, a diferença é que o Vlad (que inspirou o nosso querido Bram Stoker a escrever Drácula) aqui é uma mulher que é a nossa protagonista Ladislav Dragwlya ou apenas Lada, esse livro se passa em 1400 e a gente acompanha esses personagens desde o nascimento, não é tipo no 1° capitulo nasceu, no 3° já cresceu, a autora constrói isso aos poucos para a gente entender como e porque eles se tornaram pessoas boas, ruins, manipuladoras e etc. Aqui a gente passa por momentos importantes para a Valáquia, Saxões e o Império Otomano, aqui a gente vai ter toda cultura que é bem diferente um exemplo é o Sultão, e ele possui seu harém, tem a concubina, a religião que é o Islam, eu não achei esse livro lento em nenhum momento, porém vi algumas reclamações sobre isso então fica o meu aviso aqui.

A Lada e o Radu são filhos do Vlad Dracul, o pai deles é um idiota e a Lada não tem medo dele, ele não fica feliz por ter uma filha mulher, mas ela também não gosta de ser uma mulher, ela faz de tudo para agradar o pai e mostrar que ela pode ser melhor que muitos homens. A Lada é a minha personagem favorita, ela é muito bad ass, ela desafia o pai mesmo, ela faz o que quer, ela manda em todo mundo, ela arruma confusão, ela é maravilhosa e eu estou muito apaixonada por ela. Ela quer lutar, ser uma guerreira, ela tenta sempre ser a melhor em tudo e quando ela não consegue fazer algo ela se sente mal e até inútil.

O Radu é bem bobinho e sambanga no começo, cheguei a pensar que ia odiar esse personagem, ele morre de medo do pai, ele apanha de todo mundo, ele chora por qualquer coisa, ele sempre quer agradar todo mundo, mas ele cresce muito nessa trama ele é inteligente e se vai tornando manipulador, mas ele ainda é muito movido a sentimento e isso pra mim é irritante. Mas ele me conquistou e se tornou o meu amorzinho e aposto muito nele no próximo livro, só acho que ele precisa ser um pouquinho mais ruim e menos leal a algumas coisas que não merecem a lealdade dele.

Algumas coisas estão dando muita treta, então acaba que a Lada e o Radu são enviados para viver na corte otomana, eles são como moedas de troca e se o Vlad fazer algo que prejudique aquele cerco politico a Lada e o Radu morrem. Lá eles conhecem o Mehmed, que pra mim é um imbecil mimizento que não sabe o que quer, eu odeio esse personagem e queria entrar no livro pra poder bater a cara dele na parede até ele morrer, os três criam uma amizade muito forte e em um momento isso vira um triângulo amoroso.

Nas notas da autora ela fala sobre a pesquisa que ela fez e isso foi muito legal, alguns livros mostram personagens que são pessoas importantes e o autor ou autora começa a contar a história de como ele chegou ali como O nome do vento por exemplo, já aqui não, na vida real a gente sabe quem foram eles e tudo mais e que eles foram importantes, mas aqui a autora pode decidir matar eles a qualquer momento, um exemplo é que ela transformou um personagem homem em mulher e aqui ela pode matar essa personagem a qualquer momento, ela pode não chegar no objetivo dela.

Aqui as pessoas se julgam muito mas a autora não toma partido de ninguém, só te mostra pessoas diferentes com pontos de vistas diferentes das coisas e da vida, a Lada julga muito as mulheres que decidem casar e viver dependendo do Sultão e muitas julgam a Lada por querer ser uma guerreira, e em um momento ela conhece algumas mulheres e interage com elas e a autora mostra que nem todas estão ali sendo bobas e parindo filhos como a Lada acha, tem mulheres bem poderosas e manipuladoras ali dentro.

A Lada começa a interagir principalmente com os homens, ela começa a treinar com os janízaro e tem um em especial que é maravilhoso, e um dos meus personagens favoritos, ele e a Lada criam uma amizade maravilhosa e é só amizade mesmo, e alguns homens começam a entender ela, ela não quer ser a menininha que cuida da casa, ela não é a menina que passa o livro inteiro chorando e correndo atrás de macho e tomando decisões idiotas porque se apaixonou.

Outro ponto alto aqui é a relação da Lada com o Radu, eles são perfeitos um para o outro, a Lada tem sentimentos sim porém ela prefere guardar porque acha que mostrar sentimento e um sinal de fraqueza, o Radu acha que a irmã é muito fria, que ela não é capaz de ter sentimentos por ninguém, a Lada odeia onde eles estão e odeia a religião, ela ama a Valáquia, ela acha que ela é herdeira e tem direito ao trono de Valáquia e ponto final, porém ela é mulher e aquilo na época é impossível, já o Radu se encontra ali na corte, ele ama aquela cidade, cruza o caminho com várias pessoas maravilhosas, e ele começa a se aproximar da religião, ele começa a sentir que aquilo é parte dele, o contato dele com o Islam é um contado que é feito com muito cuidado e respeito, e muito bonito ver como aquilo é importante pra ele. Ele e a Lada tem uma relação que as vezes fica boa demais e as vezes ruim demais, eles sentem amor, odio e inveja um do outro por algumas coisas que um é capaz e o outro não. Queria ver muito mais dele e ela juntos.

Outra coisa muito importante e ver de como a Lada é uma personagem que tem uma desejo de poder muito grande, ela carrega essa motivação e ambição de fazer as coisas, ela ama muito Valáquia e ela leva muito a essência da terra dela com ela sempre, ela é uma personagem que se precisar passar por cima de alguém que ela ama pra conseguir o que ela quer ela vai fazer isso, ela tem um objetivo e algumas coisas meio que fazem ela deixar isso um pouco de lado, mas uma hora ela se da por conta que fazer aquilo não vai ajudar em nada e isso não quer dizer que o que ela faz e o certo ou o melhor, porém e aquilo que ela quer e ela precisa fazer certas coisas pra isso poder acontecer.

Só não dei 5 estrelas porque essa coisa de sofrimento de amor me irrita muito e por causa do infeliz do Mehmed , esse livro tem uma aura sombria e muito gostosa de acompanhar, acho a última frase desse livro sensacional, me da muita vontade de continuar mas ao mesmo tempo me da muito medo de também, eu não vou falar o que é mais a minha aposta e a salvação de uma certa coisa aqui e algo cinzento, só quem leu vai entender do que eu estou falando, nem sei se isso vai ter importância mais eu sei que eu quero. Esse é um livro que fala de força e do poder feminino, de amor, dever, religião, lealdade, muitos conflitos, estratégia e política, vale muito a pena dar uma chance para a estória da Lada e do Radu. O Mehmed e algo que eu queria fingir que nem existe porque pra mim ele manipula muito a Lada e o Radu pra fazer o que ele quer.

Yasmim Braga 13/04/2021

Já ouviram falar do Vlad, o Empalador? Depois joguem no google, ele tinha uma reputação de crueldade em toda a Europa. Ele tinha prazer em torturar e matar seus inimigos com o método preferido sendo empalamento. O Drácula foi inspirado nele. Imagine uma história assim porém com Vlad sendo uma menina. Pois é. Temos então Filha das trevas.

É uma ficção histórica, ambientada na Transilvânia no auge do Império Otomano (com base na história, embora não seja historicamente precisa), e rica de detalhes, focando mais na política. Leiam a sinopse aí na foto. PRECISO COMENTAR DOS PERSONAGENS!

Radu é um doce! Eu o amo e só quero que seja feliz! Ele é muito precioso. A evolução dele foi incrível e eu amo como Radu é diferente de outros protagonistas. Quanto a Lada, nossa anti-heroína, desde os primeiros capítulos, ela se mostra corajosa, leal, determinada e resistente. Conforme acompanhamos seu crescimento, ela se torna cada vez mais fria, cruel e calculista. Ela também é forte o suficiente e sabe como agir, mesmo nas piores situações. Ela não é feminina, mas é feminista, e não tem vergonha de apresentar ao mundo seu lado mais sombrio. E sobre Mehmed, eu não gostava dele inicialmente e depois comecei a ter sentimentos controversos, não sei explicar.

Este livro aborda mais de 16 anos, seguindo Lada e Radu desde o nascimento até a idade adulta. Durante a leitura a tensão era super palpável. Eu realmente senti que os personagens poderiam morrer a qualquer momento. Sim, há momentos em que o enredo é lento, mas para um livro de 500 páginas, me envolveu demais. Também gostei da representatividade lgbt+ que temos, pois não esperava. E realmente gostei da construção de mundo, com os detalhes e elementos históricos! Recomendo caso você queira uma ficção histórica bem escrita e caso queira surtar muito. Leiam

?Não sou mais a filha do dragão. ? Ela ergueu o queixo, com os olhos voltados para o horizonte. ? Eu sou o dragão.? -LADA PERFEITA!

matty0 13/06/2021

meu amigo...eu já li muitas coisas ruins na vida mas isso aqui se superou pq ainda por cima conseguiu me deixar com trauma. Não digo que é mal escrito, longe disso. Só é chato pra cacete mesmo. 16272727828 páginas falando da estratégia de não sei da onde que vc não se importa, e sabe pq vc não se importa? PQ OS PERSONAGENS SÃO TERRÍVEIS. Na verdade, só tem UM personagem que eu não ODEIO, que é o irmão da "protagonista". E ela, a pessoa mais egoísta, talarica e desgraçada que já pisou nesta terra. E eu entendo que tudo isso faz parte da proposta dela ser uma personagem forte e corajosa e tudo mais, só que só ficou insuportável mesmo.
kaliny.jeovana 22/06/2021minha estante
Nossa, tô achando as lamúrias do irmão mil vezes pior. O livro tá mto cansativo, não tem uma ação boa

giovanna | @theuniverse_bookshelf 14/09/2020

"picture me in the weeds before I learned civility. I used to scream ferociously any time I wanted"
Esses versos de "seven", da Taylor Swift, não saíam da minha cabeça enquanto eu lia esse livro, porque descrevem 100% a Lada kkkkkkkkk
............
"Filha das Trevas", primeiro volume da trilogia "Saga da Conquistadora", é uma releitura da história de Vlad Dracul, o príncipe empalador da Valáquia que inspirou a criação de ninguém mais, ninguém menos, que o Conde Drácula. A diferença é que, nesta obra, Vlad Dracul se torna Ladislav "Lada" Dragwlya, a filha de Vlad. Ela e seu irmão mais novo, Radu, foram abandonados pelo pai na corte otomana, e é lá que conhecem Mehmed, o herdeiro ao trono e futuro sultão. Enquanto Radu vai aos poucos encontrando seu lar na corte, Lada planeja seu retorno à sua mãe, a Valáquia. Juntos, mas estando cada um de um lado, Radu, Lada e Mehmed formam um trio audacioso e, por vezes, um tanto tóxico, "tensionando ao limite os laços do amor e da lealdade".

UAU. É meu primeiro pensamento (em loop) sobre esse livro. "Filha das Trevas" é uma leitura bem densa, levei uns bons dias para terminar suas quase 500 páginas. A Lada é uma personagem diferente de qualquer outra que já vi: selvagem, corajosa, imprudente, audaciosa, fria, mas também protetora, apaixonada e ambiciosa. Embora os capítulos sejam intercalados entre a perspectiva dela e a de Radu, e deste ser fundamental para o desenrolar dos eventos, o foco fica em Lada, que é, afinal de contas, a própria "filha das trevas".

A autora construiu uma história riquíssima de detalhes históricos, abordando os conflitos políticos e religiosos de forma magistral, ao mesmo tempo em que conseguiu inserir temas mais atuais - e provavelmente fictícios -, como a sexualidade de um dos personagens. É um livro incrível, e me deixou mais ansiosa ainda para ler "A Sombria Queda de Elizabeth Frankenstein"!

PS: é estranho que eu tenha ficado ligeiramente desapontada por não ter tanto empalamento quanto eu esperava nesse livro? kkkkkkkkk

4.5⭐️
IG: @theuniverse_bookshelf

Lorenna 11/03/2022

Nossa, que livraço
Pensei que fosse uma história de fantasia, mas na verdade é um romance histórico espetacular. Não conhecia essa autora e pretendo ler outros livros dela, assim que terminar essa trilogia.

Pensa em um desenvolvimento de personagens de babar, um jogo político e intrigas de uma corte que realmente existiu. A pesquisa histórica foi impecável, e ouso dizer que as mudanças deixaram a história ainda melhor.

Aqui temos uma personagem chamada Lada que é a definição de "fodona", dependendo do ponto de vista. Assim como outros personagens também, que acrescentam muito e vão compondo um cenário delicioso e ótimo de acompanhar.

Não espere ação do tipo guerras e cenas que te deixam sem respirar, e sim movimentos lentos e inteligentes de personagens que sabem o mesmo que o leitor, já que a história começa de um jeito e vai se desenvolvendo de acordo com os acontecimentos.

É como se houvesse um vasto mundo a ser desbravado, e nesse primeiro livro o leitor sabe dos pontos principais. Não que isso torne o livro chato ou lento, a parte boa é exatamente essa, não saber o que esperar.

Um ponto "negativo", aliás, é esse. Os personagens são tão bem desenvolvidos que talvez possa até ser previsível. Em alguns momentos a gente pensa "ele não faria isso", e realmente não faz. Em contraponto, o contexto faz tudo fazer sentido e você acaba entendo o motivo de tal atitude.

Outra coisa foi o final. Achei um pouco apressado para o ritmo que a história vinha tendo. Mas nada tão ruim a ponto de prejudicar a experiência.

Karol 27/03/2021

Gostei muito
Que livro, apesar de não gostar da Lada em alguns momentos, no final do livro acabei amando ela, Radu muito trouxa kkkk mas compreensível. Gostei muito do lado político do livro, todas as intrigas e traições na busca de porder, e a realidade crua por trás de uma guerra.

Bia 07/01/2021

Tinha tudo pra ser bom, mas é péssimo, PÉSSIMO.
Protagonista forte e incrível que vira uma cadelinha para um cara absurdamente babaca que passa o livro inteiro brincando com os sentimentos dos outros personagens.
Protagonista forte e incrível que trata o irmão como bos** simplesmente porque... Por que? Porque ele é mais bonito, mais frágil, mais fácil de conviver? Porque ele pensa e age completamente diferente dela?
Lada não ganhou minha simpatia nem por um único minuto. De fato, ela é forte, mas também é insuportávelmente chata.
Mehamed o mocinho da história é uma decepção. A cada página virada eu me decepcionava mais e mais. Mimado, egoísta, manipulador. E ninguém ali parece notar ou se importar. ( Pensar que talvez isso seja abordado nos próximos livros foi a ÚNICA coisa que me deu um pouquinho de vontade de continuar, mas não vou).
Narrativa me exaustou. Eu lia, lia, lia e tinha a sensação de nunca sair do lugar!
O começo é muito inteligente e instigante mas honestamente, só ele.
Acredito que se ao invés de um romance histórico fosse uma fantasia tudo poderia ser muito diferente. Magia, bruxos e monstros poderiam agregar na história.

Bruh 11/04/2021

Interessante
Adorei a leitura, te prende, para não parar mais... a história entre Radu, Lada e Mehmed é muito intrigante....

Paola / @poiia_brezolin 24/04/2020

Amor e guerra
Que começo de história incrível, os personagens nos prendem e nos cativam, e fazem com que sintamos todos os tipos de sentimentos por eles. A Filha das Trevas fala sobre família, sobre obrigação, mais a cima de tudo sobre sonhos e coragens e como o caminho para alcançar nossos objetivos podem ser muito doloros!
Ansiosa para ler os próximos livros da
trilogia e o desfecho da minha amada Lada...

Jack // @LendoTodoDia 15/12/2020

Irmãos gato e rato
Bem, essa obra era tudo que eu não esperava, me surpreendeu muito e a escrita da autora é mágica de tão gostosa de ler. A obra é uma releitura de um fato histórico, não li a sinopse e pela capa presumi que fosse fantasia, quando na verdade é um romance histórico. Kiersten nos leva em meados do século XV, em pleno Império Otomano, para recontar a história de Vlad Drakul, no entanto, temos uma versão feminina dele e é Ladislav Dragwyla, junto ao seu irmão mais novo: Radu. Enquanto ela é extremamente forte - em todos os sentidos da palavra -, o irmão é um menino delicado, constantemente é agredido e precisa que sua irmã o defenda. É muito legal acompanhar o quanto são opostos, mas de alguma forma se encaixa perfeitamente em suas personalidades, a interação entre ambos é uma briga de gato e rato. Por questões políticas, o pai os manda para a capital do Império, e lá eles conhecem Mehmed, filho do Sultão. No geral eu gostei muito da maioria dos personagens, a forma como a autora conduz a conversão de Radu ao islamismo é muito bacana, uma vez que não é algo jogado, mas faz parte de quem ele é e de como se sente bem. Para mim, não precisava haver um triângulo amoroso, apesar de gostar do Mehmed, ele de longe não é meu personagem favorito, achei bem mediano. Apesar de Lada, ser uma menina muito forte, ela me irrita em algumas partes e mesmo que Radu não saiba se defender, ele tem meu favoritismo. O livro não é repleto de cenas de ação, mas dá ênfase na relação entre os protagonistas e questões políticas. O final foi bastante satisfatório, Lada é fiel a si mesma do início ao fim.

Natalie.Biancovill 23/07/2021

????????
Já adianto que não é um livro facinho de ler. Ele é complexo desde o universo, que mistura história real do império otomano com ficção, até a personagem principal.
Nossaaaa? demorou demais pra eu começar a gostar da Lada hahahaha
Mas agora eu amo ela, tá?!
Ela não é mimada, nem chata, nem fresca, nem nada disso.
Ela é grossa, ela é cabeçuda, não demonstra carinho nenhum por ninguém, muito menos pelo irmão - que ao contrário dela é um amorrrr. E como o irmão dela é um amor eu demorei mais ainda pra gostar dela.
Eu achei incrível a mistura da ficção com a história real, mas isso é pq eu gosto de história hahaha pq já vi muita gente odiando isso no livro.
O único ponto que pra mim poderia ser mais desenvolvido é o Romance do livro, mas de resto eu gostei bastante

Heloísa 16/05/2020

Filha de Vlad Dracul
Lada é filha de Vlad Dracul e irmã de Radu. Aqui, a personagem histórica que inspirou o Conde Dracula deixa de ser Vlad, o Impalador, para dar voz à sua filha, Lada, e seu irmão, Radu, narrando sua história desde a infância. Lada é uma personagem forte e fria, mas sem a monstruosidade que tornou seu pai famoso. Gostei bastante, pois a autora criou uma personagem na qual acreditamos, com erros e acertos, e não ter a crueldade do verdadeiro Vlad Dracul ajuda a lhe conferir simpatia. A autora também ousou na personalidade de Radu. Não é uma fantasia para crianças, é mais para o público um pouco mais crescido, o que é ótimo para quem curte fantasia histórica.

Letícia Stohler 22/08/2020

Lada Dragwlya e Radu, seu irmão mais novo, foram ainda pequenos retirados de sua terra natal e levados a viver na corte Otomana, lugar que Lada despreza e pretende, um dia, deixar para trás, voltando a reivindicar o que é seu. Lá eles conhecem Mehmed, o filho do sultão.

Ao longo do enredo, vamos acompanhando o crescimento da amizade do trio, os conhecendo intimamente, desde de suas paixões aos seus medos.

Lada é a personagem feminina mais forte que já vi. Ela tem certeza do que quer e faz o que for preciso para conseguir. Em todo o livro percebemos sua luta para permanecer fiel a sua essência e a si mesma, e em diversos momentos vemos ela voltada para seu próprio interior, em busca de entender o que estava mudando durante seu amadurecimento. Sonha grande e não se contenta com pouco, compreende que se quiser um futuro brilhante, deve fazer acontecer.

Mesmo a admirando imensamente, em alguns momentos sua determinação a afasta de pessoas que a querem bem. Isso nos deixa possessos, atingindo principalmente aos leitores que só querem ver um bom final feliz.

Nos deparamos, em diversos momentos, com os preconceitos ainda existentes naquela época, principalmente se tratando de mulheres incluídas na sociedade. Lada não se sente confortável por ser uma mulher, porque sabe que isso a atrapalha a atingir seu maior potencial. Acompanhamos o princípio de seu crescimento e de sua aceitação com ela mesma. Se ela quer algo, ela simplesmente faz acontecer.

Ainda falando sobre os preconceitos da época, a sexualidade, e a existência de homens e mulheres homossexuais era um verdadeiro tabu. É um livro que aborda esse tema com bastante naturalidade, e nos deixa extremamente nervosos, já que há um triângulo amoroso totalmente platônico e não correspondido. A autora consegue dosar com maestria o romance e essa paixão de cunho tão intenso, com a áurea de luta e estratégia que flutua sofre o enredo.

Radu, é com certeza o completo oposto de sua irmã mais velha. Enquanto vemos Lada como uma personalidade forte que não tem muito a temer, nos deparamos com o caçula, que em sua infância era extremamente chorão, temedor de sua própria sombra e era, ao contrário de sua irmã, amável.

A autora consegue fazer o crescimento dos protagonistas parecer natural, em aspectos de personalidade e exterioridade. É um livro que possui personagens palpáveis, sinceros e verdadeiros, que tem sentimentos, medos e principalmente... determinação. É uma das primeiras vezes que me sinto assim lendo um livro. Talvez isso se deva ao fato de os acompanharmos desde seu nascimento, e por termos a oportunidade de entender todas as suas motivações, sejam elas a coisas ruins ou boas. Compreendemos também, sua essência, e que é de natureza humana ser cruel em alguns momentos.

Acompanhamos uma paixão avassaladora e vemos também o autocontrole e força de vontade.

O que mais me comoveu nessa história, nem foi o enredo, mas os personagens. É uma leitura que tem um ritmo lento e interessante.

É um livro que fala sobre determinação, força de vontade e autocontrole diante de seus próprios sentimentos. Para quem gosta de um pouco de história, guerra e estratégia esse é o livro certo. E claro, aos românticos que estão sempre à espreita, espere paixões intensas, platônicas e muitas vezes não correspondidas.

Jessica692 12/09/2020

Toda a ambientação do livro é muito interessante, com os personagens cercados e afetados por uma teia de questões políticas. Por esse motivo, Lada, a filha das Trevas, não me agradou. Entendo a intenção da autora ao criá-la para ser o oposto do que se esperava das mulheres na época e região em que se passa o livro, no entanto, terminamos com uma personagem unidimensional. Ela sabia lutar e é isso. No meio de tantas intrigas políticas, a solução "vamos matar alguém" não é suficiente em boa parte das vezes. Senti que a personagem evoluiu pouquíssimo e as evoluções que ocorreram foram devidas a personagens literalmente contando para Lada o que ela deveria ter deduzido. Ela tem poucos momentos de lucidez que logo são afogados pela teimosia.
Já o irmão, Radu, foi meu personagem favorito. No início, considerado fraco e sentimental demais, ele cresce e aprende a usar os recursos que tem à disposição para lidar com a teia de intrigas.