Filha das Trevas

Filha das Trevas Kiersten White

Resenhas - And I Darken - Filha das Trevas

Julia5048 07/02/2022

introdução eterna?
o livro é muito chato, e olha que personagem feminina, "fantasia" histórica, back story triste são coisas que me agradam muito.
primeiro que o livro parece uma ENORME introdução, é o livro 1 da série, mas em 65% nada aconteceu e parece que é apenas uma enrolação sem fim. A lada [*****] QUE PERSONAGEM INSUPORTÁVEL, ela "não é como as outras garotas" e isso me irritou bastante, aparentemente pra vc ser alguém na vida, vc n pode ter nada ligado a feminilidade, até pq isso é sinal de fraqueza. o resto dos personagens tbm são chatos, até metade nada acontece, e quando começa a acontecer, em 5 páginas 30 já morreram, 28 foram esfaqueados e 56 foram traídos. ou seja, é corrido. não gostei, me fez dormir bastante, várias insônias foram resolvidas com esse livro, e eu de verdade, não recomendo. não serviu nem pra passar o tempo

Tai 16/04/2022

Protagonista Foda!
Comecei o livro completamente apaixonada pela história e pelos personagens. Estava cansada de protagonistas que são fortes e determinadas até aparecer um homem no caminho, depois disso todo o discurso de "braveza" ia para os ares. Isso definitivamente não acontece com a Lada, protagonista desse livro e pra mim esse foi o ponto alto da história. A história começou bem e me prendeu bastante mas do meio pro final achei a leitura bem arrastada, com uma grande parte sobre guerras e estratégias que não me interessaram muito, só voltou a ficar interessante depois da volta do Bogdan. No geral é um bom livro e eu recomendaria!

Pam 22/09/2022

Finalmente li Filha das Trevas. Eu confesso que me surpreendi muito com a história.

Imaginava que fosse uma pegada mais gótica mas teve muitas intrigas políticas e uma protagonista muito forte.

Coisas de Mineira 09/02/2020

Filha das trevas é um lançamento de 2017, que chegou ao Brasil pela editora Plataforma21, da autora estadunidense Kiersten White. É o primeiro livro de uma trilogia intitulada Saga da Conquistadora, e é um reconto sobres fatos históricos tomando como uma das fontes a história de Vlad, o empalador. A autora se apropria de alguns fatos e personagens históricos, e constrói sua narrativa.

Em Filha das Trevas, encontramos Ladislav Dragwlya, ou apenas Lada, que é filha de Vlad Dragwlya, o governante militar da Transilvânia, membro da Ordem do Dragão. Vlad entende que mereceria ser o voivoda (príncipe) da Valáquia, mas seu irmão é quem detém o título. Quando Lada nasceu, seu pai não ficou contente:

“Ele jamais imaginara que suas sementes pudessem ser fracas o bastante para produzir uma garota”

Lada tem um irmão mais velho, Mircea, da primeira esposa. Um ano depois de seu nascimento, recebe mais um irmão, Radu.

“Radu tinha ficado com toda a beleza que o pai desejou para a filha.”

Lada quer muito o amor do pai, cresce ansiando pelo reconhecimento, e se torna uma jovem forte, que quer conquistar, aprender táticas de guerra, manejar uma espada… e não brincar de boneca e se tornar moeda de troca através de um casamento com alguma figura da nobreza. Bem diferente de Radu, uma criança frágil, gentil – e consequentemente mais amado por quem o rodeia, mas ainda assim também desprezado pelo pai.

Mas uma situação inesperada faz com que Vlad, agora voivoda da Valáquia, seja forçado a enviar seus filhos para serem criados no Império Otomano, onde se tornarão reféns sob o pretexto de manter a paz entre as fronteiras – essa estória se baseia nos acontecimentos ocorridos na primeira metade do século XV, época de inúmeros conflitos nas regiões fronteiriças entre a Hungria, Transilvânia, Moldávia, Sérvia e Império Otomano e Bizantino.

Filha das Trevas traz outra figura histórica importante: Mehmed II. Os dois irmãos fazem amizade com Mehmed, que é filho do sultão com uma de suas concubinas, uma criança solitária mas cuja trajetória se mostrará importantíssima para a própria expansão do império Otomano, e que acaba por formar um trio inusitado com consequências para o desenrolar dessa trilogia.

“Enquanto Lada era como a grama resistente que crescia em meio às frestas de uma superfície seca e rochosa, Radu era como uma flor delicada que só desabrochava em condições absolutamente perfeitas.”

Filha das Trevas me pegou por conta justamente do reconto, transformando o temido Vlad em uma menina. Queria ver quanto da ferocidade do primeiro seria incorporado pela segunda. E me surpreendi positivamente porque, mesmo o amor que Lada sente pelo irmão, é pensado e transformado em frieza – ela sabe que se ama alguém, esse alguém se torna sua fraqueza. Ser ignorada pelo pai, buscar sua aprovação, a moldam. E ela tem um objetivo, o tempo todo – a Valáquia é sua. Em busca desse objetivo, nem sempre se mantém lúcida e racional.

“Sou seu pai. Mas aquela mulher não é sua mãe. Sua mãe é a Valáquia.”

Já Radu não consegue perceber como pode ser o ponto fraco de Lada. Ele a ama, mas não se sente amado. Como também não é amado pelo pai, se agarra ao islamismo, que consegue sossegar seu coração. Se converte, mas se sente culpado pelos sentimentos que começam a tomar seu coração. A outra ponta dessa tríade é Mehmed, um futuro líder ainda em formação, mas que se entrega à essa amizade pelos irmãos. E, mesmo que saiba amar melhor que Lada, ainda é muito semelhante a ela, tendo objetivos definidos pela previsão de um profeta de que seria grande. O olhar de Lada está sempre voltado para a Valáquia, o olhar de Mehmed se volta para Constantinopla.

Por ser o primeiro livro, vale ressaltar que até cerca de um terço temos uma narrativa mais lenta, importante para entender a formação desse contexto histórico. Mas a escrita da autora é leve e, aliada a capítulos curtos, a leitura se torna muito fluida.

A construção dos personagens é muito crível, já que acompanhamos grande parte da infância e adolescência, e essa descrição nos permite entender a vocação de cada um deles, o que os move verdadeiramente.

A formação de um provável triângulo amoroso não incomoda, pois é apenas um tópico dessa relação, e nem é a mais importante – não até aqui, ao menos.

Eu gostei muito mais dos capítulos sob o ponto de vista de Lada, sempre mais enérgico, que aqueles de seu irmão. O que é mais um ponto favorável à escrita, pois a autora consegue imprimir a personalidade dos irmãos até mesmo nesse momento. Também achei interessante como nossa empatia acaba se voltando para Lada – mesmo sendo cruel, e com um futuro obscuro se baseado em suas ações. Radu tem muito de amadurecer ainda!

Filha das Trevas termina pedindo mais desses três personagens e as consequências de suas escolhas, quando espero Lada brilhar mais que nesse primeiro volume!

“Mas ela já não era a mesma pessoa. Tinha crescido, amadurecido, distorcido-se, tornado-se outra coisa.”

Por: Maisa Gonçalves
Site: www.coisasdemineira.com/filha-das-trevas-kiersten-white-resenhas/

lagartixa albina 19/03/2020

Perfeito.
Livro LINDO PERFEITO MARAVILHOSO!!!!!
Melhor saga que li na minha vida e está até hoje no meu top 3!!!!!!!! Não tenho palavras pra definir a perfeição desse livro AAAAAA LEIAM!!!!!!!!!!!!!!!!
Feminista + contexto histórico + personagens marcantes = perfeito sem defeitos. Quem não gosta é nazista

Yuqitrend 28/10/2022

Achei a personagem principal sem sal, mas o Radu, ele é incrível, ele que me fez continuar a ler esse livro até o final

malu 24/02/2023

Bom mas com partes q talvez n funcionem com burros(eu
Só tirei 1/2 estrela pq me perdia nas brigas, n sei se pq sou um pouco burra ou pq é um ponto mais fraco na escrita da autora.
No geral, o livro é muito bem desenvolvido: da pra entender a motivação dos personagens, pq eles reagem de certa forma, e pq eles tomam certas atitudes. O relacionamento dos personagens principais também é muito bem trabalhado pela autora, que apresenta o início da dinâmica deles quando estes eram crianças, e nos faz acompanhar o amadurecimento dos 3 e da relação deles ao longo do livro.
É um livro muito bem escrito e da pra ver que foi muito bem planejado.

Dica: n procurem um retrato do Mehmed II no google durante a leitura

Tay 11/01/2021

Um pouco difícil no começo, muitos nomes e informações, mas foi surpreendendo a cada capítulo até eu me ver sem conseguir parar de ler e já começar o próximo.

Nichele 02/07/2022

Que livro foi esse! Essa escrita é maravilhosa, as cenas não são cansativas. Acompanhar eles desde a infância fez com houvesse uma conexão maior com os personagens. A Lada é perfeita né, forte e determinada. Recomendo muito, um dos melhores livros que já li. Não há romance Hot, nem nada assim, mas nem precisa.
Só quero que continue assim nos próximo livros.

Lana 14/07/2020

Maravilhoso
Uma fantasia sem nenhum defeito... Filha das trevas é uma história que vai te prender do início ao fim.
Recomendo para os amantes de fantasia.

Natália Tomazeli 28/12/2021

LADA EU TE AMO PARA SEMPRE ENTENDA VC É TUDO PRA MIM
Nunca imaginei que "Filha das Trevas" seria um dos melhores livros que li no ano. Tudo o que eu já quis ler em uma história, estava nesse livro e eu nem sabia que precisava e queria algo assim!

Esse livro é um reconto histórico ficcional. A autora usa como plano de fundo a história de Vlad Tepes, que pra quem não sabe foi a inspiração para que Bram Stoker criasse Drácula! Mas ao invés de Vlad ser um homem, aqui na verdade temos uma mulher implacável: Lada Dragwyla.
Ela é o tipo de protagonista que eu sempre sonhei encontrar, destemida, sagaz e calculista. O livro se passa em uma época onde mulheres não tinham valor algum. Pois Lada simplesmente arranca esse valor e o reconhecimento onde quer que ele esteja e do jeito que for preciso! Digo tranquilamente que ela é uma das minhas personagens favoritas da vida e que é impossível não amar a menina-dragão!

É um livro recheado de trama política, onde a autora trabalha muito bem as questões culturais do império otomano, a política que envolve Valáquia e tudo isso de uma maneira completamente envolvente, com cenas de luta de tirar o fôlego, batalhas sangrentas e muitas reviravoltas. São coisas que fazem parte de quase todos os capítulos do livro! É incrível acompanhar o quanto tudo se encaixa e funciona na história!

O que mais me surpreendeu, foi que essa trilogia tem representatividade LGBT e Kiersten White ainda adiciona isso de uma maneira fenomenal, intrigante e bem construída!

Sobre os personagens, na verdade não é só a Lada que cativa, Radu e Mehmed também são personagens de tirar o fôlego, capazes de nos fazer compreender suas ambições, seus medos e seus problemas! Mas por tudo o que Lada representa na história, se tornou uma das minhas personagens favoritas da vida inteira. É uma trilogia que merecia muito mais hype do que tem, porque é de uma qualidade imensa!

Katia Cristina 04/03/2022

Achei que teria algo de sobrenatural na história, envolvendo vampiros e tal haha. Só que não. ?. Eu gostei do livro, embora tenha passado muita raiva com todos os personagens. Tanto que não me apeguei a nenhum , vontade de esganar todos kkkk. Se não gosta de passar raiva e ficar frustrada , melhor passar essa leitura. Rs

Allexya 19/03/2022

Eu demorei bastante para ler esse livro, não foi uma leitura rápida para mim, mas ainda assim foi muuuito boa. Muita coisa aconteceu e ver a evolução dos personagens foi ótimo, são muito bem construídos, principalmente a Lada.
A história é incrível, recomendo demais para quem gosta de uma intriga política e umas migalhas de romance.
Inclusive, tô muito curiosa para ver como as coisas vão se desenvolver no próximo.

Vanessa 27/02/2022

Quando comecei a ler, de alguma forma esperava algo com vampiros KKKKKKK mas não foi nada disso que envolveu a história. Muita coisa aconteceu do início ao fim, e no fim, parece que tudo voltou para o começo, muito doido isso KAKAKAKA até que gostei do livro, mas não me envolveu como achei que seria, espero que o segundo me deixe mais concentrada :)
Suzana147 02/03/2022minha estante
tem vampiros? kkkkkmkkkkkkkkk