E Se Fosse Verdade...

E Se Fosse Verdade... Marc Levy

Resenhas - E Se Fosse Verdade...

Máh Bracho 06/10/2011

Galerinha declaro que gostei muito do filme
Contudo amei muito mais o livro!
Claro que a Lauren continua sendo uma médica e o Arthur um arquiteto, Enfim sendo a essência do livro não poderia de ser no filme também.

Todavia o livro envolve e relata muito mais profunda e explora
os personagens de uma forma mais direta relatando as histórias de vida dos dois personagens.

Lauren é uma médica em seu último ano bem dedicada a sua carreira em um final de semana de folga resolve passear e sofre um acidente e entra em um coma profundo.
Arthur é um sucedido arquiteto que saiu de um relacionamento e aluga o apartamento de Lauren e em uma noite ao sair do banho ele vê o espírito dela, chega a ser cômico. Heheheh
Depois de perder o sono de madrugada eles vão ao hospital confirma a história dela, e vendo isso ele fica sensibilizado por ela e tenta de toda forma fazer com que ela retorne ao seu corpo, as pessoas já achando que ele estava ficando louco principalmente seu amigo Paul,
ele está agindo muito estranho e falando “sozinho” afinal só ele a via. =p
Mesmo pensando isso Paul foi muito fundamental na maior loucura do livro, que foi na idéia de Arthur de roubar o corpo de Lauren, já que os médicos estavam decididos a fazerem a eutanásia já que ela estava em coma há muito tempo e ele não queria isso já que estava muito apegado e enamorado por ela...

P s:. Galerinha esse é um livro pequeno de apenas 140 páginas, mas que vale a pena ser lido.
gostei muito do livro gostei do filme e aqui fica mais uma indicação.
Espero que vocês também gostem.

Bjim da Mahzinha ^^

Lígia Guedes 06/01/2011

E se fosse verdade / Marc Levy
E se fosse verdade, romance, de Marc Levy, jovem autor arquiteto.
O livro teve os direitos cinematográficos disputados e vendidos, traduzido em mais de vinte países, esteve na lista de best sellers da França. Tive acesso ao livro por empréstimo do caro colega Mathias na comunidade "Nós Todos Lemos". Certamente acabei por assistir o filme por influência da leitura do livro que é leve, veio em bom momento (romance , suspense, comédia) e com um tema interessante: a história de uma jovem médica que fica em coma e depende de terceiros para decidir por sua vida. Neste ambiente, um jovem (arquiteto no livro e paisagista no filme) resolve ajudar a bela jovem. Tudo isto em um clima de suspense e humor onde temas sobre vida, não somente esta relação vida x morte, mas o livro aprofunda filosoficamente o verdadeiro sentido que a vida deveria ter que vai além de trabalhar, rotinas. Faz lembrar do lado sensitivo como da sensibilidade perdida pelo homem, seja através do sentir a natureza e a relação que o homem tem perdido na construção da vida moderna, esquecendo de seus odores, sabores, sensações. Fala o livro de coragem de se viver, da vida através das emoções quando nos permitimos convivemos com o outro, compartilhar emoções.

"A solidão é um jardim onde a alma seca, e as flores que nele crescem não têm perfume."

O filme difere do livro que é mais profundo, belo.

Delouk 18/01/2011

Finais a descoberto são sempre bons finais.
O livro é envolvente e intrigante inicialmente demonstra-se totalmente irreal e desconexo, mas acaba levando ao leitor a mergulhar nessa viagem e até se imaginar nessa situação por mais ilusória que pareça.
A relação de Arthur com sua mãe foi o que mais me chamou atenção, me emocionou mais do que mesmo toda a história de amor, a forma com ele foi apresentando ao mundo é linda imagino como seria bom que ao menos 35% dos homens e até mesmo mulheres pudessem desenvolver a sensibilidade a qual Arthur desenvolveu.
E quanto ao desfecho da história e não teria como imaginar diferente nos deixar imaginar o que se deu da história no contexto em que o livro foi escrito não poderia ter sido de melhor escolha gostei muito mesmo desse livro.

Dri Ornellas 25/07/2010

Romântico, um pouquinho demais
Eu adoro esse livro, li em um dia! A sequência Encontrar você também li em um dia, lembro que faltei estágio para poder ler (que coisa feia, eu sei!!)

O livro é muito romântico, chega a ser piegas, mas os sentimentos de Arthur falam mais alto e esse aspecto fica de lado.

O filme baseado no livro se volta mais para a comédia romântica. Para mim, é uma outra história: livro e filme são diferentes. Se você gostou do filme, não vai, necessariamente, gostar do livro.

Celle 11/08/2011

E Se Fosse Verdade é um livro levemente apaixonante, não no sentido de ser pouco apaixonante, mas no sentido de ser agradável. A história de Arthur e Lauren não é uma história que me faça chorar ou suspirar pelos cantos. Mas é, sim, uma história gostosa de se ler, com personagens completamente cativantes. Não apenas o casal Lauren e Arthur, mas também o Paul - melhor amigo de Arthur - e outros que aparecem ou são lembrados.

Pelo fato de o filme com mesmo nome ser mais famoso que o livro, fica muito difícil não fazer uma comparação entre os dois. Há algumas modificações na adaptação para os cinemas o que, na minha opnião, deixou a história mais cativante (esse filme é muito amor). Ainda assim, ler E Se Fosse Verdade foi muito legal porque é como se eu estivesse vendo outros lados da história deles. Como se o livro completasse alguns "buracos" do filme e ainda fosse um pouco além.

Marc Levy escreve de maneira leve mas, ao mesmo tempo, de um jeito que provoca algumas reflexões sobre como vivemos e amamos. Meu único incômodo em relação à sua escrita foi que certos diálogos faziam as cenas perecer fictícias demais. Eu quero dizer que certas falas eram filosóficas de um jeito que niguém fala. Nas cartas, tudo bem, agora essas reflexões nos diálogos não caem bem para mim.

Muito interessante, por outro lado, é que Levy conseguiu ao mesmo tempo me fazer rir. Seu humor é algo delicioso, especialmente nas cenas de Arthur andando pela rua abraçado com Lauren, invisível para o resto de mundo. Ou nas discussões de Arthur e Paul.

O livro está, então, recomdadíssimo para os românticos, ou quase isso como eu, que assistiram ou não o filme, viu?

Olgashion 23/01/2012

A cada lida eu me apaixono mais pela história e pela delicadeza do Artur! Que amor, que homem, que história!

Um amor impossível vivido como se fosse possível mesmo na sua impossibilidade, pois, quem ama não faz contas! :)

Paulatictic 18/01/2011

Lindo!
Sabe o que é ler um romance que faz os olhos lacrimejarem e sem querer você suspira alto? E sabe quando a gente lê um romance que os personagens são tão fofos que você fica imaginando a cena várias vezes na cabeça? Pois bem, para quem não leu, tem que ler “E se fosse verdade...”
Esse livro é lindo! Realmente livros de romance mexem comigo, esse então... é tão lindo! Rs... Na verdade toda a história sobre eu querer ler esse livro surgiu por que um dia eu li uma resenha que falava muito bem dele e dizia que era melhor que o filme e etc... E então eu fui conferir se era verdade e claro que era verdade.
Eu estou até agora com os olhos úmidos...
A história gira em torno de Arthur e Lauren. Quem já assistiu ao filme sabe que Lauren entra em estado de coma e enquanto seu corpo repousa numa cama de hospital o seu espírito sai do corpo e em determinado momento fica no seu antigo apartamento que é alugado pelo Arthur. O interessante é que só Arthur que consegue vê-la. E aí que todo o romance acontece, por que Arthur acaba tentando ajudar Lauren para que ela não seja submetida a eutanásia e aí que a história ocorre... Até esse momento o livro e o filme são parecidos.
Mas o livro é muito mais rico, com mais cenas e mais envolvimento dos personagens. E o Arthur é tudo de bom e mais um pouco, ele está entre os personagens mais fofos que eu já li, completamente perfeito.

Tati 05/01/2010

04 de janeiro de 2010 - segundo livro do ano!
Meu primeiro livro de Marc Levy e adrei a narrativa dele! Um livroque tem de tudo um pouco,é engraçado, tem drama e um romance super fofo!

O livro lembra o filme mas tem muito mais coisas, e, muitas dessas coisa são completamente diferentes. O romance entre os dois é bem mais consistente que no filme. Só tem um porém de diferença do livro para o filme: fiquei morrendo de vontade de ler a continuação Encontrar você!!!

Paula 20/09/2010

Deixando o romance de lado, que sempre é bem vindo, este livro nos deixa pensando sobre a questão de interromper uma vida que se encontra em coma. O desespero de quem ainda está "vivo" e ninguém o escuta ou vê, deve ser desesperador.
O filme não faz jus ao livro. Quem já leu e depois viu o filme, há-de concordar comigo.

Carol Corrêa 27/12/2010

PERFEITO!!!
O Livro é divino. Leve, doce e envolvente. Um verdadeiro aprendizado para aqueles que não sabem amar.

Fala sobre a entrega total de um homem a uma mulher e da busca de ambos pela vida e felicidade.

Fica a dica.

Renata Cristina 08/08/2011

Fazia muito tempo que não me emocionava tanto com um livro!

E não importa o que eu escreva aqui, em nada meu comentário, nem qualquer outra resenha que eu já tenha lido poderá ser comparado ao livro ou poderá transmitir a emoção que a leitura do livro proporciona. Esse livro não é apenas sobre romance, é sobre cumplicidade, amizade, confiança, maternidade ... Se alguém que já viu o filme acha que por isso não precisa ler o livro não sabe o quanto está enganado.

Lauren sofre um acidente e entra em coma e por dias seu espírito vaga pelos lugares que conhece sem poder ser vista por ninguém até que vê o novo inquilino de seu apartamento ...

Arthur é surpreendido um dia saindo do banheiro quando encontra Lauren em seu armário. Toda a história que ela contava não lhe fazia sentido e Arthur não imaginava como a seguinte frase faria tanta diferença em sua vida:

"—O que vou lhe contar é difícil de entender e parece ser impossível de admitir, mas se você tiver a paciência de ouvir minha história, de acreditar em mim, então, creia, é muito importante, porque sem que você o saiba, você é a única pessoa do mundo com quem eu posso compartilhar este segredo"

O livro começa de forma bem descontraída, Arthur começa a acreditar em Lauren, difícil não acreditar já que só ele via uma mulher que ninguém mais podia ver, situação que gera vários momentos engraçados, afinal o que você pensaria se visse um homem conversar sozinho ou andar com o braço no ângulo de 90º como se estivesse envolta dos ombros de alguém ... quando não havia ninguém ao lado dele? Provavelmente pensaria o mesmo que seu melhor amigo, que Arthur não estava "jogando com todas as cartas do baralho"!!

Arthur começa a dedicar 100% de seu tempo pra encontrar um meio de Lauren voltar à vida, e essa dedicação é encantadora, assim como Arthur. Nas primeiras páginas, notamos que Arthur não é só mais um mocinho de mais um romance, acho que a melhor palavra para descrevê-lo é serenidade. Muito de seu caráter foi construído até seus 10 anos de vida por Lili, sua mãe, afinal, quem melhor para transformar um menino em um homem de caráter do que a própria mãe? Lili passou pouco tempo ao lado do filho por conta de uma enfermidade e, já sabendo que não poderia estar ao lado de seu filho por muito tempo, tratou de ensiná-lo da melhor forma que pôde a amar a vida e a dar valor à coisas que aparentemente são pequenas, mas que proporcionam belíssimos momentos de ternura. Muito se fala dessas pequenas coisas que devemos dar valor, mas poucas pessoas conseguem de fato admirá-las e reconhecê-las, mas Lili consegue, talvez por causa do conhecimento de que seus dias nesse mundo e junto à seu filho são poucos.

Em alguns capítulos somos apresentados à Lili, essas páginas são muito importantes porque nelas percebemos como Arthur se tornou o homem que é hoje e o homem que salvou a vida de Lauren de várias formas.

Me emocionei com a dedicação de Arthur à Lauren, com o amor de Lili pelo filho, com o modo como Arthur leva a vida, com o amor de Arthur por Lauren, com o sofrimento dele ao ver Lauren partindo ...

Mais em: http://milsuspiroos.blogspot.com

Sabrina697 28/08/2010

Diferente
Não é meu tipo de livro preferido, mas confesso que me chamou a atenção do início ao fim. O personagem principal imbuiu-se na missão de uma maneira, coitado, pra outra lá dizer que não se lembra de nada. Mas... ficção tem dessas coisas.

Vi 05/09/2010

Livro bem gostosinho de ler..uma leitura bem leve e agradavel...dá vontade de ler a continuaçao em seguida! tiraria algumas partes do livro....mas vale a leitura!

Milce 16/02/2010

muito bom. Nem gostei muito da Lauren, meio insistente e chatinha. Mas Arthur é perfeito ! Apaixonado e delicado ! Momentos lindos e simples contados pela mãe dele são os melhores!
na verdade,é bem diferente do filme.E eu li esse livro mais pela sua "continuação" - Encontrar você. Esse sim espero que seja *-*

SARITA 14/12/2010

Nunca consegui assistir ao filme desse livro, sempre o achava bobo e não me concentrava. Mas todos ovacionavam o livro, então me interessei por ele.

É bem romântico, sensível e até engraçado.

Em linhas gerais, Lauren é médica e após sofrer um acidente de carro entra em coma profundo. Seu espírito então começa a vagar por aí e encontra Arthur, arquiteto, que é o novo inquilino do antigo apartamento de Lauren.

Depois de tanto tempo em coma, a eutanásia é questionada, mas Arthur sabe que Lauren continua "viva". Agora ambos terão que salvar a "pele" de Lauren.

A amizade de Arthur com seu sócio, Paul; O amor entre Lauren e Arthur; O reencontro com o passado da mãe de Arthur (há muito falecida) são alguns elementos que fazem desse livro uma história muito sensível.

Não estava no clima do livro, isso é certo. Mas não deixei de achá-lo bonito. Recomendo.