Praticamente Inofensiva

Praticamente Inofensiva Douglas Adams

Resenhas - Praticamente Inofensiva

Guilherme.Augusto 11/07/2020

Um final inesperadamente esperado
Tudo é questão de gosto, fato. Pra mim foi o melhor livro da série, sem delongas.
Estou tentando digerir este final totalmente maluco, inimaginável (ou não?).
Só que eu notei uma coisa. Ao longo da aventura o autor dá pistas sobre o que eventualmente aconteceria.
Com uma certa genialidade, esse filho da mãe foi plantando subconscientemente a ideia do que seria o fim da porra toda.

Assim, quando chegamos no derradeiro, não acreditamos, olhamos para o nada para ver se foi isso mesmo que aconteceu, totalmente incrédulos. No entanto, ao mesmo tempo tudo faz sentido, e quando voltamos à estória percebemos que este era o fim no qual já estava desenhado.

COISA DE LOUCO! kkkkkkkk

Obrigado por essa obra, Adams!

Bruno 19/11/2013

Ótimo final
Vindo do quarto livro que não gostei, comecei a ler como uma obrigação. Mas curti muito o livro. Tudo bem encaixado e escrito, não perdendo o humor ácido de sempre. Terminei a série me tornando muito fã de Ford Prefect ( sempre leio Perfect ) e de Arthur ( sempre leio entonando o A , Ártur, diferente do Brasil que sempre chamam artúr ).
Gostei muito. Senti falta de alguns personagens, mas entendo pq estes não aparecem. Começa excelente e muito louco como terminou toda trilogia de cinco.

Larissa Tabosa 09/10/2020

É uma saga interessante, um final interessante, mas senti faltata do Zaphod e do Marvin.

Mattheus Moraes 03/06/2020

Adeus, DNA!
Estou muito realizado de ter terminado de ler essa série, pode-se notar o quão influente ela até hoje.
Este é o quinto e último livro que o Douglas idealizou para a série O Guia do Mochileiro das Galáxias. Em relação a série como um todo, os três primeiros livros são os que mais se encaixam, mesmo não se encaixando muito em momento algum. É como se cada estória tivesse sido escrita após um intervalo de tempo bastante grande. E isso aconteceu na verdade. Personagens vão sendo deixados para trás (meus preferidos), mas com o decorrer da trama eu me apeguei a todos, e gostaria muito que nesse último volume todos estivessem juntos. O desfecho de tudo foi um tanto que vago comparado a quantidade de situações vividas, mas eu me contentei. Tudo foi esclarecido, de um jeito bem absurdo e irônico

Fer Paimel 31/05/2020

Gostei!
Os cinco livros do Guia do Mochileiro são muito bons. Leitura divertida, que entretém. Recomendo!

Biemoraes 09/04/2024

Legal
Gostei muito do livro em geral, mas o modo que terminou foi muito abrupto.

Em geral, toda a série do mochileiro foi excelente, perfeita para a imaginação! Apesar dos pesares, recomendo a leitura a todos!

beccaqs 08/06/2021

Inesperado
Nesse livro, diferente dos quatro anteriores, o autor não se prendeu tanto a descrições grandes e informações complexas (que eu confesso que me deixavam bem perdida às vezes).

A saga pela galáxia continua, Arthur finalmente encontra um lugar para morar e uma profissão importante e que lhe agrada, e Ford continua suas viagens, dessa vez fazendo uma descoberta importante sobre o futuro do Guia. Como nos outros livros, continuei me identificando muito com o Arthur.

O livro tem algumas referências muito boas, novos personagens, momentos divertidos e acontecimentos totalmente inesperados, além de nos apresentar outras funcionalidades da toalha, o que é bem útil.

Confesso que senti muita falta dos outros personagens, até mesmo da Trillian, que foi importante para a história mas não teve tanto destaque nesse livro.

Sobre o final, tive que conferir se o livro tinha mesmo acabado ou se havia mais algumas páginas com outro desfecho. Durante a leitura, quando estava me aproximando do final, pensei que não teria como concluir a história em tão poucas páginas, mas jamais imaginaria aquele final. Eu fiquei tipo "uai, como assim???" durante alguns minutos.

Apesar de não ser o final que eu esperava, não fiquei tão decepcionada. Acho que a sensação foi mais de surpresa mesmo, e de que aquele realmente seria o fim.

Enfim, gostei bastante de todos os livros, valeu muito a pena ler.

E lembre-se: tenha sempre uma toalha com você e, seja qual for a situação, NÃO ENTRE EM PÂNICO!

Derek 10/04/2021

Felizmente o livro finaliza bem a saga d'O Guia, com uma diversão louca, muito sarcasmo e que prende mais a atenção, como acontecia nos dois primeiros livros.
Adriana Naves 10/04/2021minha estante
???

antonio aguiar 10/09/2011

Conforme a introdução na edição da editora Sextante narra, Douglas Adams era um gênio, mas tinha um pequeno problema: Não sabia (ou pelo menos não conseguia) escrever uma história. Uma pena que isto fica evidenciado em sua trilogia de cinco, na mais louca aventura já contada no tempo-espaço. De qualquer forma, não entre em pânico, pegue sua toalha, e vamos lá.
No primeiro volume, somos apresentados aos personagens principais: Arthur, humano normal, perde sua casa. Seu amigo, Ford, de última hora revelando-se um e.t., o salva da destruição da Terra. Na bagagem, uma toalha, alguns amendoins, roupas (no caso de Arthur, só um roupão. Simplesmente não havia tempo para malas...) e uma cópia do mais sensasional livro de todos os tempos - e dimensões -: O Guia do Mochileiro das Galáxias.
Pesquise qualquer coisa. Anything at all. O Guia responde. É a Desciclopédia de níveis galáticos. Tudo que um mochileiro precisa está ali.
Curioso pensar que Adams imaginou um formato de e-book para o Guia nos anos 70~80. Visionário? Ou simplesmente pensou que era surreal demais para ser verdade e colocou em sua obra? Quem liga?
Uma pena que, como mencionado anteriormente, a escrita seja deficiente, como uma criança muito empolgada com um brinquedo novo, mas logo o esquece.
Os dois primeiros volumes são irretocáveis. O terceiro, um tanto sem graça, decepciona com Arthur e Ford sempre irritantes devido a alguns acontecimentos do final do segundo livro, apesar do mais genial sistema de propulsão já imaginado para uma nave ser apresentado aqui. Os trechos onde a viagem da nave é explicada com base em cálculos de improbabilidade em uma mesa de restaurante, principalmente nas contas da caderneta do garçom, são hilários. Mas o verdadeiro drama começa no quarto livro.
Para começar, a história se passa praticamente toda na Terra (sim, a que foi destruída.). Arthur está apaixonado, e basicamente só isso durante o livro todo, como se o autor tivesse cansado de desenvolver situações surreais para a história. E, no quinto e último volume, um aparente "desisto de vez".
Praticamente Inofensiva, o polêmico volume final. Muitos fãs o consideram uma história à parte, outros, continuação direta das anteriores. O problema é que são deixadas de lado as características que tornaram a série tão especial e o resultado é uma história lenta, cansativa e que nada acrescenta à saga.
Solução? Tratar a trilogia de cinco como trilogia de três mesmo. O leitor tem só a ganhar lendo uma coletânea de filosofias, talvez não absolutas, mas inteligentes, sem dúvida.

Há ainda um filme baseado no primeiro volume, produzido com a ajuda de Adams, que morreu antes de finalizá-lo. Uma história, digamos, livremente adaptada. Vale a pena? O filme, talvez. A abertura musical com golfinhos? Must see.

Lembre-se: Até mais, e obrigado pelos peixes!

P.S: Aqueles que já leram a obra devem estar se perguntando por que não citei o robô Marvin. Simples: eu não conseguiria condensar seu intelecto maior que um planeta num simples blog. Para os que não leram, digamos apenas que vale a pena conhecer o robô mais querido da história da ficçao científica. Xô, xô, R2, seu ábaco.

livrosdevinil.blogspot.com

Horrível 03/07/2023

Delicioso!
Essa saga é maravilhosa, envolvente e de leitura extremamente fluida! Foi uma incrível jornada. Adorei!

Layziane 19/10/2022

Perto do fim desta "saga", é um dos livros mais dinamicos e engraçados. Fico na expectativas do últimos agora.

astro1 09/07/2022

a saga terminou do jeito que começou
nem toda a história tem final feliz e tá tudo bem sabe. felicidade é um ponto de vista. as coisas começam com um acaso e terminam com um acaso. não conseguimos prever o que acontece. é isso que faz a nossa mistureba generalizada de todas as coisas ser o que ela é. e ela é DOIDA. que nem essa saga pq meu deus

Roberta 12/05/2021

Um final absurdo para uma saga absurda, coisas doidas do começo ao fim, um estilo de livro que foge totalmente a qualquer estilo.
Wenwen 12/05/2021minha estante
?Volume cinco da trilogia de cinco? ISSO BUGOU MINHA MENTE

Roberta 12/05/2021minha estante
Hahahah sim, todos os livros da saga bugam a mente