Praticamente Inofensiva

Praticamente Inofensiva Douglas Adams

Resenhas - Praticamente Inofensiva

Carol.Alves 28/06/2020

Praticamente inofensiva ?
No último volume da série de 5 do Guia do mochileiro das galáxias, Arthur, Ford e Trilhan se reentram em cenários e situações importante e definitivas para eles. Como será esse encontro, quer surpresas aparecem nesse volume cheio de referências musicais, televisivas.

davicoltrin 15/02/2020

É o livro com mais páginas entre os 5, ritmo menos acelerado que os 3 primeiros, a exemplo do quarto, então demorei um pouco mais pra ler. Ainda assim, que fechamento zica, não tenho do que reclamar.

Douglas Adams, te amo (parte 5)

Vee 07/09/2020

Bonzinho
Acho que a saga que Douglas Adams criou é realmente genial, ao terminar ficou um sentimento de saudades, Praticamente Inofensiva é bom, um final necessário, mas sigo achando o primeiro o melhor de todos.

Isis.Amorim 17/07/2018minha estante
Marvin morreu no final do quarto livro. :(

@lucassntn 03/11/2009

Confesso que fiquei decepcionado com o final dessa ótima série. Além de não ter Marvin, esse último volume ficou um pouco chato - com histórias que não prenderam minha atenção ou simplesmente não convenceram. O final pareceu ser apelativo e o Douglas Adams poderia ter feito algo melhor sim.

Júh 21/01/2022

Eu não consigo explicar nada dessa leitura, porquê nada fez sentido, e eu não consegui entender nadica

Márcio 11/12/2009

Foi o primeiro livro de Douglas Adams que eu li. Começar pelo último livro da série me deixou confuso, mas ao ler o restante da série eu percebi que não fazia muita diferença, já que a história é só um pano de fundo para as críticas sagazes desse gênio das idéias absurdas.

Tata 18/01/2010minha estante
Por que vc começou pelo fim? hauhauhau

Dinarte Guedes 01/12/2011

Um livro praticamente Inofensivo
De todos da série esse é o menos ilário. Até metado do livro a história não vêm e ele mais parece um livro de contos desconexos, já que cada um dos personagens está num lugar diferente do universo. Aos poucos as coisas vão se entrelaçando. Dessa vez a questão dimensional entra em voga, tem até uma versão de Trillian que nunca foi para o espaço com Zaphod (que só aparece em flashbacks) e chama-se apenas de Tricia. Senti falta dos capítulos menores como nos primeiros livros, achei que alguns capítlos de cerca de 20 páginas foram monótonos. Achei, erroneamente, que esse último exemplar da série de alguma forma iria de alguma maneira atar as pontas soltas e responder as pertuntas ou descobrir a pergunta das respostas que firam em suspenso durante toda a jornada da trilogia de 5 livros. Mas nada de resposta, nesse último exemplar não há um única referência sequer a Fenchurch a garota com que Arthur teve um relacionamento em Até Mais e Obrigado Pelos Peixes. Marvin, o robô maníaco depressivo sequer foi mencionado nesse livro.
Mas, apesar de tudo que mencionei acima e que me pareceu negativo no livro, há de se ressaltar a habilidade de Douglas Adams com as palavras. Achei que nesse último volume, Douglas Adams se despediu da série de uma forma bem mais sentimental, já que é sem dúvida um livro mais carregado de emoções, boas e más, do que os outros. Muitas pessoas consideram esse livro como um capítulo à série do Guia, depois de ler esse livro dá para dizer que essa história frente ao resto da série é "Praticamente Inofensiva".

Paula 21/02/2020

O quinto livro, diferentemente do quarto, é cheio de aventuras. Traz toda aquela ansiedade que se sentia no primeiro pra descobrir o que vai acontecer no final. Acredito que seja o segundo melhor livro da saga.

Alessandro @possati.ale 12/02/2020

Fraco
Péssimo final pra uma série que é construída sobre uma base tão sólida que são os dois primeiros volumes. Desnecessária a criação da filha para Arthur e Trillian, e um final que é confuso de um jeito ruim para o que Adams costuma escrever.

Cecí 11/09/2021

Só mesmo Douglas Adams pra fazer da confecção de sanduíches um dos capítulos mais geniais que li em muito tempo. Quero um sub de Besta Perfeitamente Normal no cardápio pra ontem, dona Subway ?