Praticamente Inofensiva

Praticamente Inofensiva Douglas Adams

Resenhas - Praticamente Inofensiva

Leo 22/10/2010

The end!
Louco, insano, perfeito, realmente as maluquices e dobras mentais exigidas neste livro extrapolam toda a capacidade do leitor, afinal que raio de livro é esse que voce está nas ultimas 30 paginas e ainda não sabe do que se trata?

A ironia, e as piadas do Ford faz dele com certeza um dos meus personagens favorito entre minhas andanças nas bibliotecas.

Para quem é fã do estilo fora de qualquer estilo do autor é um livraço. Lí em alguns lugares que este é o pior livro da série, mas isso acreditem, vem de pessoas que não gostaram do final, pois o livro é doido, deixa qualquer um doido e no final, a impressão que fica é que o autor pensou, "quem não gostou que fale mal a vontade".

Eu gostei, foi um susto daqueles que voce lê, fecha o livro, pensa um pouco, não consegue absorver direito o que leu, então volta ao livro de novo para ter certeza do que leu, lê outra vez, pensa mais um pouco e fala.

Caracas não acredito que o cara fez isso ...
A partir daí é gosto de cada um, uns como eu acham demais, outros odeiam, mas é isso mesmo, gostando ou não.

Em tempo: Estava vendo o episódio 3 da 3ª Temporada de Fringe e alí mostrava um homem com a capacidade de ver 10 passos à frente as conseqüências matematicas do evento que estava ocorrendo.

Não tive como não pensar nos Vogons quando assistí aquele episódio e isso me fez lembrar que não tinha escrito a resenha do último livro do Arthur Dent. Agora escreví, missão cumprida!
filipefreeman 31/12/2010minha estante
Mais do que me animou a ler o último capítulo da série, mal posso esperar!

Guilherme Vieira 20/01/2011minha estante
"...foi um susto daqueles que voce lê, fecha o livro, pensa um pouco, não consegue absorver direito o que leu, então volta ao livro de novo para ter certeza do que leu, lê outra vez, pensa mais um pouco e fala."
Concordo com tudo! Só não concordei com o começo pq eu não gostei haha

Mihh :) 14/01/2012minha estante
Não entendo como tem gente que não gosta desse livro. (Talvez por ser um dos mais malucos,)Eu achei um dos melhores da série! *-*

Bárbara 17/05/2013minha estante
Terminei de ler o livro hoje. Concordo com tudo que você disse. Também tive que voltar para o livro pra ter certeza do que tinha lido kk E concordo sobre Fringe tbm. Impossível não associar... Pensei que fosse só eu.

dharihq_ 26/05/2013minha estante
Eu gostei.. apenas fiquei MUITO revoltada com o final .____. e fiz exatamente o que você descreveu hahaha mas no desenvolvimento gostei mais desse livro do que dos outros.

Rodrigojean 28/01/2016minha estante
quando terminei o livro fiquei pensando e entao voltei ao trecho final do livro e reli novamente e disse so isso eu esperava mais......mais 4 livros ou mais ah um autor novo poderia continuar a historia

Crisna @tinyowl.reads 01/06/2020minha estante
Engraçado que você deu 3 estrelas tendo amado e eu dei 3 estrelas achando que é o pior da série. E nem foi pelo final, o final é a melhor parte do livro. É todo o resto dele que não se compara aos outros.

George. 11/07/2016

Frustrante
O que dizer de uma série que é um dos marcos na história literária?
Muitos dizem que esse último livro não foi escrito pelo célebre Douglas Adams, e que só existe esse livro para "tentar" por fim a estória dos personagens.
Fato é que o livro é muito ruim, chato e decepcionante em quase todos os sentidos.
Nem de longe é o final que os fãs esperavam.
Suelen 19/04/2018minha estante
Agora me diz, qual a ideia do ?42??

George. 19/04/2018minha estante

Suelen 23/04/2018minha estante
42 é o número do local que todos estavam no fim, isso não é resposta kkk

Kelvin 13/06/2020

Uma aventura intergaláctica
Eu comprei todos os livros antes mesmo de ler o primeiro ou de saber a história. Me arrependo hahaha. Mas tenho que admitir que este é o melhor livro da série.
Iguer 13/06/2020minha estante
Meu deus, que loucura comprar sem saber do que de trata!! Kkkkkkk mas te arrependeste por que?? Essa é uma das minhas sagas favoritas! :D

Kelvin 13/06/2020minha estante
Hhahaha eu só fiz isso pq estava na promoção e todo mundo indicava. (Coisa de quem compra o livro pela capa)

Iguer 13/06/2020minha estante
Já fica aí a lição para as próximas vezes então kkkkkkkkkk

Kelvin 13/06/2020minha estante
Me arrependo, pois não consegui gostar de boa parte dos personagens. Entendo que o livro tem toda um contexto de crítica, mas não me cativou. Acho que é por isso que eu gosto mais deste livro, pela forma que ele termina (risos hahhaha)

Kelvin 13/06/2020minha estante
Pior que eu já tinha aprendido a lição com outros meninos (cof cof diários de um vampiro) hahaha

Arthur Peixoto 03/12/2021

Final bem fraco...
O desfecho das aventuras de Arthur e companhia foi bem fraco... Personagens simplesmente sumiram, os rumos que cada um tomou foi mal elaborados e o final foram simplesmente frustantes e sem emoção... Infelizmente, e provavelmente, o fim dessa maneira se deu pelo hiato de tempo que o autor demorou para finalizar a história (se é que precisava de uma finalização)...
Luciana 03/12/2021minha estante
Pior ainda foi a sequência que nem foi feita pelo autor - E tem outra coisa de Eoin Colfer.

Arthur Peixoto 03/12/2021minha estante
Essa nem quis ler kkkkk

Luciana 04/12/2021minha estante
Nem sei como consegui ler. Kkkkk

Bruno 18/12/2021minha estante
Conclusão desnecessária desta história.

Jaíne 13/11/2015

CRÍTICA
Bom, agora que finalizei as cinco torturas, ops, quero dizer, as cinco leituras dos mini livros dessa saga, posso expressar minha opinião e passar a ser odiada pelos milhares de fãs (pelo menos a contracapa diz que essa saga tem milhares de fãs) ao redor do mundo (ou do Brasil, pelo menos).
Primeiramente, começarei com uma citação, a qual vem impressa em todas as contracapas dos 5 livros, que é a seguinte: “Trinta anos celebrando a genialidade cômica de Douglas Adams”. Por favor, quem escreveu isso? O pai ou a mãe dele? O editor? Por que em cinco livros, eu vi ZERO de genialidade e ZERO de “cômica”. Por cômica você espera encontrar um livro recheado de ironias, mas o que você se depara é com um livro, onde só existe ironia ao se tratar de Deus (pelo bonitinho que escrever ser ateu) e outras tentativas fracassadas de fazer graça.
Segundamente, o primeiro dos livros, traz um textinho enorme no início, com uma mini biografia da vidinha do autor, onde diz diretamente e explicitamente, que o senhor Douglas Adams DETESTAVA escrever, que seu editor precisava trancá-lo em um quarto sem acesso ao mundo para que ele escrevesse alguma coisa. Meu querido, se você DETESTA escrever, por que diabos escreveu 5 livros? Simples: DINHEIRO. AMOR POR DINHEIRO E NÃO PELA PROFISSÃO, é por isso que os livros em si não prestam, como algo feito sem amor pode prestar? Desculpem pessoal, mas é a verdade.
Terceiramente, que história mais fraca, os livros já são curtos por si só e a história não tem enredo, fica dando voltas e mais voltas em torno de chatices, ah o planeta tal, agora no planeta tal, agora os personagens se perderam um do outro, agora se encontraram. Poxa, é simplesmente idiota, fraco, sem sal. SEM FIM.
Aí vocês vão falar: “caramba, se essa garota detestou tanto assim, por que leu toda a saga?” E eu respondo: eu gosto de ter certeza de algo antes de sair criticando, então para eu poder fazer a crítica completa, precisava da leitura completa, caso contrário só poderia dizer, ah, o primeiro livro não presta, provavelmente os outros não prestarão, MAS como li todos, posso afirmar que de TODOS, NENHUM presta.
Douglas, nada contra você querido, apenas contra o fato de você ter feito na sua vida algo que detestava (que no caso era escrever) e provavelmente foi esse o único sentimento que eu consegui tirar de toda uma história, algo escrito por alguém que sequer queria ter escrito aquilo.
Antes de ler a história, inicialmente, eu achava que era uma história voltada para o público infanto-juvenil, achava que os personagens seriam crianças, então basicamente já foi a frustação pura ver que tudo era envolvendo adultos e com pensamentos adultos.
E a frustação mais pura ainda quando me deparei com a última página do quinto livro e falei “ISSO É O FINAL?”
Totalmente em aberto, faltou a conclusão sobre personagens como Zaphod, por exemplo, que em determinado ponto da saga sumiu e nunca mais apareceu.
Enfim, está aí um exemplo de saga que eu não recomendo nem pros inimigos, mas se vocês quiserem ler, boa sorte. Há gostos e opiniões divergentes, então, o que eu odiei, você pode amar, embora eu ache difícil.
Até a próxima!

E para ler a essa e outras resenhas, acessem:

site: mundodasresenhas.com.br
Gilmar 25/11/2015minha estante
No começo surgiu a dúvida: "caramba, se essa garota detestou tanto assim, por que leu toda a saga?”" - mas você já respondeu...haha

Leio, logo existo 14/12/2015minha estante
Gostei, mas não concordo ! kkkk
Sou apaixonada pela série !
Acho que para gostar do livro é preciso ser fã do besteirol inglês.
Talvez esse não seja o seu caso e por isso não tenha gostado do livro.
Enfim, respeito sua opinião !

VIRGÍLIO GABRIEL 18/02/2017minha estante
Quanto ódio nesse coraçãozinho. A paz de Bob pra você.

Marcos Nandi 26/01/2018minha estante
Você foi forte. Abandonei o último livro.

Milena.Saleh 23/08/2022

Uma não finalização da série do Mochileiro das Galáxias
Os livros 1 a 4 da série são monumentais. Realmente originais e engraçados, coisa que é difícil de se fazer em livros. Têm diversos pontos soltos que, naturalmente, nós leitores contamos que serão resolvidos no livro de encerramento. Infelizmente, não é o caso. Esse livro é arrastado, sem humor e extremamente decepcionante. Em vez de resolver questões, cria novas, cada vez mais improvisadas e aleatórias (para quem já leu, me perdoe o jogo de palavras). Parece que o autor se frustrou muito na vida e resolveu frustrar também seus fãs. Vale a pena ler, afinal é parte do conjunto, mas diminuam suas expectativas pois elas não serão supridas. Desapontada.
Marafa 30/08/2022minha estante
Hauahauahaua fiquei com essa sensação também

Milena.Saleh 30/08/2022minha estante
Bah chata essa situação. E o sexto livro, de um tal de Eoin, é muito ruim, não consegui ler metade. Mas dizem que dá um fim mais condizente pros personagens.

Marafa 30/08/2022minha estante
Cara, pior q eu nem fui atrás de ler esse sexto livro. E o quinto eu ignoro como o fim da série. Achei chato pq não responde nada, como vc falou kkkkk. Mas tipo, eu considero que a série acabou no quatro e o cinco é um delírio kkkkkkkkkkkkkkkk

Marafa 30/08/2022minha estante
Esse Eoin aí tem um livro chamado Colin Cosmo e os Supernaturalistas que é bem legal

Jamayra Greyce 25/03/2019minha estante
na vdd eu mudei de idéia mais uma vez e agr quero ser vegana..

Jamayra Greyce 31/05/2019minha estante
agr n sei mais se para mim eh possível ser vegana..

Jamayra Greyce 20/10/2019minha estante
outra mudança de ideia: lavei minhas mãos para humanidade e agr quero mais é que o mundo se acabe mesmo então não me empenharei mais em questões a respeito de veganismo

Iskandar 06/02/2021minha estante
eu concordo com tudo o que você disse

Lucas Pereira 20/12/2009

Dispensável
Não precisava existir.
Gustavorf 13/12/2011minha estante
Nenhum livro é dispensável. Se alguém não gosta de uma história não significa que ela é ruim. Há gostos e gostos e todos devem ser respeitados. A diferença é que esta série necessita de muito mais interesse do leitor, exige muito mais do pensamento lógico e inteligência analítica e, alguém que não goste disso, não gostará da história, certamente

Lucas 05/04/2013minha estante
O próprio autor dizia que queria um final diferente mas, para mim, foi um ótimo final, uma ótima historia e uma ótima mensagem.

Lucas Pereira 05/04/2013minha estante
Gustavo, se tu acha que quem não gosta é porque não entende, ainda tem muita coisa pra aprender.

Concordo que se eu não gostei, não significa que outras pessoas não vão gostar. Mas na minha opinião, ele é horrível. E aquela é a minha opinião (que é a única que eu posso dar).

E ele é dispensável sim. Como fã de longa data da série, eu acho que nesse livro a história é ruim, mal escrita e traz os personagens que eu gostava, numa versão horrível. Antes eles eram pessoas que se envolviam em situações absurdas (quando não criavam elas). Nesse livro, são apenas idiotas.

Os 3 primeiros são ótimos.

etsilvio 06/08/2015minha estante
Achei bem ruim também, deu um gosto amargo numa série de livros até bastante interessante.

none 14/07/2018

Marvin tinha razão de estar deprimido
Praticamente me tornei o androide paranoide no fim da leitura. Decepcionado. Era melhor ter ido ver o filme do Pelé. Uma chatice repleta de personagens sem noção que entram em situações bobas e saem sem resolver nada. Já chegou o disco voador?
dido4 15/07/2018minha estante
Nem terminei o livro tô achando um saco, confesso que só não abandonei pelo fato se ser um livro fino e que é pra acabar a série como um todo, mas desde o 3, que é muito mais do mesmo, e o 4 que eu já senti um grande declínio, o quinto livro da trilogia conseguiu superar o quarto de uma forma q eu não consigo ler 30 páginas sem me cansar do que tô lendo.

none 15/07/2018minha estante
O livro 5 é um pouquinho maior que os anteriores. Só que foge muito do propósito de brincar com o leitor. Ele é bastante cansativo. As cento e poucas páginas são a impressão de multiplicar-se. Não entendi com o tem gente que ainda classifica o livro como excelente.

Paulo A.A 12/01/2020minha estante
Gostei da Fenchurch no 4, mas no 5 ela simplesmente é descartada e ignorada.

Bruno 20/07/2010

Decepção
Bem... Esperei ler toda a saga pra dar minha opinião sobre a mesma. O Primeiro livro é bastante divertido dei 5 Estrelas pra ele, pois só nesse livro que agente consegue ter uma idéia do que está acontecendo. O 2º e 3 livro colocaram milhares perguntas na minha cabeça, mas não deu nenhuma resposta. No 4º livro eu voltei a gostar da série, finalmente o Arthur (Protagonista) teve um romance, mas acontecem coisas sem explicação como a volta da Terra, sendo que ela foi destruída no 1º livro. O último livro foi o pior de todos, uma grande complicação, uma hora existe a Terra, em outro momento ela foi destruída, aparece uma filha do nada, Aparece uma Tricia e uma Trillian (parece que eram a mesma pessoa, só lendo pra vocês entederem (ou não)²). No fim, pelo menos para mim não teve resposta nenhuma. Pensei que teria um grande final, mas na verdade foi uma grande DECEPÇÃO.
Julie 06/05/2012minha estante
SPOILER SPOILER SPOILER NAO LEIA SE NAO LEU O LIVRO.
SPOILER SPOILER SPOILER NAO LEIA SE NAO LEU O LIVRO.SPOILER SPOILER SPOILER NAO LEIA SE NAO LEU O LIVRO.
Como não explicou?
Existem várias dimensões paralelas, em algumas a Terra foi explodida e em outros não. Mas é um ponto fixo da realidade, seja ela qual for, o fato de que a Terra é explodida com todos os seus habitantes dentro (isso inclui o Ford), então em todas as realidades, os Vogons buscam explodir o planeta.
As Tricias, Trillians, etc., sao parte dessas realidades diferentes, cada uma é parte da sua. A Random não surgiu do nada, ela foi concebida por inseminação artificial.

Bruno 07/05/2012minha estante
Julie, li essa série faz bastante tempo. Ainda era criança, e entendi muito pouco do livro, rsrsrs. Em breve estarei relendo e fazendo uma resenha que faça mais sentido. Obrigado pelo comentário.

Beijos!

Vinicius 21/06/2012minha estante
Realmente, sua resenha foi totalmente infantil, você claramente não entendeu a história, sugiro que leia de novo com mais atenção, mas pra isso você precisa lembrar de alguns fatos de outros livros.

Liah 04/01/2013

~~Este texto pode conter SPOILER, só leia se você realmente quer saber um pouco do que acontece na história~~

Fechando a trilogia de cinco, finalmente. Mas não foi um "finalmente" no sentido de "não aguentava mais", mas sim, no sentido de "missão cumprida".

Apesar de ter várias histórias paralelas (de Tricia, de Trillian, de Random, de Arthur e de Ford), é possível compreender perfeitamente bem o que acontece. Os universos paralelos, o espaço-tempo, a busca por lugar no qual se encaixar... Tudo faz sentido.

O final foi, surpreendente, ou não. Vou tentar explicar, não esperava por esse desfecho, mas é uma coisa que se encaixa na frase "o que tem que acontecer, vai acontecer, não importa o quanto se adie ou evite, no final acontece".

As únicas coisas que não gostei do livro, não foi a história em si, mas sim a falta que fez Marvin, Zaphod e Fenchurch.

Vou começar a ler "E tem outra coisa" e ver o que acontece no 6º livro da trilogia de cinco.

PS: Acho que vou acabar relendo todos os livros, para ver se não deixar passar nada da história, mas quem ler essa resenha e puder me ajudar a entender apenas uma coisa: a Terra foi destruída no 1º livro, certo? No 4º livro acontece alguma coisa e a Terra está lá novamente. E no 5º livro a história conta que ela havia sido destruída pelos vogons como contou no 1º livro. Então qual era a Terra do 4º livro, na qual Arthur voltou e conheceu Fenchurch? É como se o 4º livro não tivesse existido, ah não ser por uns dois comentários da narrativa sobre o desaparecimento de Fenchurch e a falta que Arthur sente dela.
Lucas C. 05/04/2013minha estante
Fiquei só um pouco perdido nessa passagem que citou da terra do 4º livro para o 5º

NathaliaGarrido 10/07/2013minha estante
Uma das minhas muitas duvidas com essa saga, mas essa é minha principal mesmo, o quarto livro é como se não pertencesse a historia, que Terra é essa? E a Fenchurch que no começo era pra ser a grande peça da historia e do nada some e no quinto livro é como se o Arthur nunca há tivesse conhecido? Não entendi mesmo.

Lyh 11/02/2017

Uma das coisas mais extraordinárias da vida é o tipo de lugares nos quais ela está preparada para sobreviver
E nossos mochileiros preferidos estão de volta para mais uma aventura!

Arthur Dent, após começar a viajar com Fenchurch para o espaço, sem querer a acaba perdendo, e como não pode mais voltar para a Terra, pois a mesma foi destruída, ele então começa a procurar lugares que se pareçam com ela, lugares onde seja possível ele viver. Vende seu próprio DNA para pagar as viagens interestelares, primeiro vai parar em alguns planetas um pouco excêntricos, tem um em que as pessoas nem dizem bom dia, mas depois ele acaba encontrando (por acidente) Lamuella, um planeta parecido com seu antigo lar. E então segue seus dias lá como Fazedor de Sanduíches utilizando carne de Bestas Perfeitamente Normais, e para ele está tudo muito bem, obrigado.

Ford Prefect está bem revoltado, O Guia do Mochileiro das Galáxias foi vendido, e a editora que o comprou quer vender somente um Guia para todos os universos possíveis e prováveis cobrando um valor bem alto. Ford não entende o novo Guia, não compreende a venda repentina, e também não gosta de seu novo cargo como crítico de restaurantes, e para piorar, parece que os Vogons têm algo a ver com isso tudo. Ele então envia o novo Guia para ele mesmo aos cuidados de Arthur Dent, onde acha que sua encomenda vai estar devidamente segura (infelizmente ele estava enganado).

Tricia McMillan está na Terra (sim, é isso mesmo que vocês leram, leiam o livro que irão entender) vivendo sua vidinha pacata, e decepcionada por não ter partido para outro planeta com Zaphod Beeblebrox somente por que perdeu tempo indo buscar sua bolsa. Trabalha como repórter e vai para Nova York em busca de um cargo que paga bem melhor, o que acaba não dando muito certo. Após estar de volta à Londres, sua casa é invadida por seres de um planeta chamado Rupert, que não sabem nada sobre eles mesmos, e que querem levá-la para que ela conheça seu Líder e possa esclarecer algumas coisas de astrologia para eles.

Como deu para ver, todos estão tentando seguir sua vida como podem da forma mais normal possível, mas a normalidade acaba quando Tricia vai até Arthur com uma garota que aparentemente é filha dos dois e pede para que ele assuma suas responsabilidades de pai e cuide dela, uma menina adorável que ama atirar pedras nas pessoas. Então, Arthur recebe o pacote de Ford Prefect, e como ele mesmo diz: “Qualquer coisa que venha de Ford definitivamente não pode ser uma coisa boa.” E é aí que a confusão está formada.

Será que nossos mochileiros vão conseguir mais uma vez sair das enrascadas que se envolvem sempre?
Lucas 19/07/2017minha estante
Olha, eu livro o livro e ainda não sei dizer se a terra foi explodida ou não kkkkk me explica

Lyh 12/05/2018minha estante
Pelo que eu entendi é que a Terra explodiu, sim, a outra que surgiu era tipo uma Terra de outro espaço tempo, como se fosse um mundo paralelo ou uma realidade alternativa kkkk

Pry Salomão | @leitoraredglasses 18/06/2015

Engraçado!
Estou completamente viciada em Douglas Adams, essa série o Guia do Mochileiros das Galáxias te faz dar muita risada, pensar e bem se divertir. Apesar de alguns dizerem que esse é o livro mais chatinho da série eu realmente gostei e bem aos que gostam de ficção científica vale muito a pena.
liberthai 19/06/2015minha estante
Quero muito ler todos!

Pry Salomão | @leitoraredglasses 24/06/2015minha estante
Estou no ultimo agora.... Muita risada em.cada págin... Uma leitura muito boa :D

ana !! 24/08/2017

Esperava mais do símbolo do orgulho nerd
25 de maio é não só o dia do orgulho nerd, como também o Dia da Toalha, uma clara homenagem aos livros do Guia do Mochileiro das Galáxias, era de se esperar essa série de livros fosse algo incrivelmente elaborado do começo ao fim e que ninguém pudesse botar defeito, mas não passou nem perto disso.
A história começou muito boa, era realmente cômica e ao mesmo tempo irônica, mas com o passar dos livros foi como se Douglas Adams estivesse se afogando num mar da própria loucura, são páginas e mais páginas de descrições e histórias aleatórias que não levam os personagens à lugar nenhum. A parte cômica da história deixou de existir e a ironia foi forçada o tempo todo, além de que os personagens ficam cada vez mais monótonos e desenvolvendo um sentimento de apatia uns pelos outros que me fez desenvolver um sentimento de apatia por todos eles.
Além disso, o autor mudou o estilo da escrita dele, esse último foi publicado mais de uma década depois dele ter começado essa história e se for pra comparar o jeito como ele contou a história no primeiro livro e o jeito como contou nesse, dá pra ver que é muito diferente, e com diferente eu quero dizer ruim.
A importância dos livros é por serem algo inédito na literatura, não por serem incrivelmente bons.
Arthur Peixoto 25/08/2017minha estante
Concordo com o que você disse, tive essa mesma sensação desta saga...

ana !! 25/08/2017minha estante
Que bom que não fui a única!

Volnei 19/03/2017

Praticamente inofensiva
O motivo que me fez abandonar a leitura desta série é que me desagradou muito a forma como o autor escreve . Achei muito desorganizado suas idéias
AlexZop 17/08/2017minha estante
Os dois primeiros livros são empolgantes, depois começa a virar uma bagunça e você precisa reler o capítulo pra entender. Eu concordo.

none 14/07/2018minha estante
Praticamente virei o Marvin no final do livro.