Prisioneiras

Prisioneiras Drauzio Varella

Resenhas -

Mimi1milen 18/06/2023

Do TCC para a vida
Iniciei a leitura do livro para pesquisa do meu TCC, foi uma leitura muito difícil, onde tive que parar diversas vezes, não por ter uma escrita difícil, mas sim por abordar temas bem pesados, temas que normalmente eu nunca imaginaria acontecer no sistema penitenciário, o autor consegue trazer a realidade do presídio feminino de uma forma que conseguimos ter empatia pelas condenadas mas não deixando de ser contra os seus crimes, apenas entendemos o que levou elas a comete-los. Um livro que vai enriquecer meu trabalho e já enriqueceu minha vida, irei levar eternamente comigo as histórias aqui presentes.

Júlia Dell'Orto 14/06/2023

Considerações sobre minha leitura
Prisioneiras mudou minha forma de ver não somente o lugar que as mulheres ocupam no mundo do crime, mas o mundo do crime em si.

Drauzio escreve com maestria e nos faz viajar nas histórias das presas. Me senti visitando a prisão e conversando com elas. Entender também como as leis do PCC influenciam a vida delas e dos funcionários da prisão bem como a sociedade fora dos muros me abriu os olhos.

Leitura indispensável para todos os brasileiros!

Josiany.Frediani 07/06/2023

Drauzio fazendo Drauzisse, excelente
Gosto da forma como o Drauzio trás as histórias e vivências das detentas e como ele joga uma luz humana sobre as histórias que ouve lá dentro.
Livro de fácil leitura, dinâmico e necessário pra ver que existe muito mais por traz dessas mulheres além de algemas nos pulsos.

Ah! E esse livro me lembra o quanto eu tenho zero aptidão pro crime, porque eu fico nervosa só de ler o que elas fizeram / faziam kkkk

Fer 31/05/2023

Um livro muito triste
Nesse livro Drauzio nos conta a rotina do presídio feminino.
Diferente do livro Carandiru, aqui ele revela a verdade com mais detalhes e mais sentimentos.
Sem considerar o motivo ao qual as mulheres foram presas, mesmo na cadeira elas sofrem demais com o machismo do sistema, do abandono da família, da separação dos filhos. Elas perdem muito mais nos relacionamentos do que os homens presos.
Drauzio faz uma introdução de como é o presídio, a rotina. Nos capítulos finais cada um é sobre a história de uma presa. Em alguns capitulos s capítulos chorei muito, precisei parar de ler para digerir e continuar.
Essas histórias são sempre sobre a vida delas fora da cadeia e como foram parar lá.
O autor nos mostra tanto nesse livro quanto no Carandiru, histórias que muitas vezes desconhecemos.
O livro é sensacional!

Rayssa 27/05/2023

Necessário!!!
Drauzio, aqui, entra na realidade carcerária feminina através de várias histórias curtas e marcantes!

É triste, mas muito engrandecedor para qualquer um que queira discutir, com alguma propriedade, prisões no Brasil.

Leitura fácil e envolvente, mas forte.

MarianaR94 19/05/2023

Gostei muito do livro! Várias histórias tristes e pesadas. A narrativa do Dr. Drauzio é extremamente envolvente. É um livro que faz refletir sobre vários dos problemas da nossa sociedade. Com "Prisioneiras" termino a leitura da trilogia que ele escreveu sobre o sistema carcerário brasileiro.

Robtavares 14/05/2023

Gostei
Histórias muito tristes. mas o livro eh muito bom. Gostei de conhecer a realidade das mulheres brasileiras encarceradas.

camiscaarvalho 11/05/2023

Leitura bem interessante, fluida. O autor já é conhecido pela sua familiaridade com os temas acerca da criminalidade e mostra bastante domínios sobre as regras e nomenclaturas do mundo do crime, ele realmente conhece o assunto. Em alguns pontos acho que ele exagerou nas comparações entre o presidio feminino e o Carandiru, utilizando algumas frases algo machistas (poucas vezes), por exemplo: "em presídios masculinos nunca se ouviria tantos gritos", "num presídio masculino a hierarquia é completamente respeitada"... Isso me incomodou um pouco em alguns trechos. A parte final do livro se tornou repetitiva com as várias histórias das detentas, muito parecidas, o que acabou cansando. Mas no geral é uma leitura que vale bastante a pena :)

Jubs 01/05/2023

Drauzio Varella traz histórias de prisioneiras e temas sobre cárcere feminino no Brasil. Como funciona o dia a dia de uma prisão feminina, as regras, riscos, dificuldades e como a sociedade se porta diante dessas mulheres.

Camila.Haverroth 28/04/2023

Que livro incrível. Nós faz ver as diferentes realidades. E como é difícil sair de uma realidade ao qual você já está inserida

Rayane.Carvalho 25/04/2023

Agregador
Não dá nem pra explicar em palavras o tanto de conhecimento que eu adquiri com essa trilogia do Drauzio, sério, se tem como descrever esses três sao como agregadores.
Faz parte do nosso cotidiano, dos boatos, das notícias, mas este - Prisioneiras - livro em específico, mostra situações que realmente são de nos fazer refletir e sensibilizar.
Obrigada Drauzio, por compartilhar suas descobertas mais profundas de algo tão "distante" para nós!

@jeffersonluizpersonaltrainer 21/04/2023

Emocionante
A pobreza, ignorância, drogas e uma sociedade corrupta joga pessoas nas cadeias anos após anos.
Vidas perdidas, famílias destruídas... Uma pena

Histórias emocionantes se mulheres que tiveram parte de suas vidas ceifadas por decisões ruins, pagando as consequências por suas escolhas.

Bom livro, ótimo escritor

Julia Moraes 20/04/2023

?Há anos procuro entender as razões que levam as famílias a visitar o parente preso, enquanto esquecem a irmã, a filha ou a mãe no cárcere.
Talvez porque a prisão de uma filha ou da mãe envergonhe mais do que a de um filho ou do pai, já que a expectativa da sociedade é ver as mulheres ?no seu lugar?, obedientes e recatadas.
O preconceito sexual faz parte desse contexto. O bandido pode ser considerado mau-caráter, desalmado, perverso, mas ninguém questiona sua vida sexual. A mulher, além dos mesmos rótulos, recebe o de libertina, ainda que virgem. Fica subentendido que se ela rouba, trafica ou assalta é sexualmente promíscua.?

Anne727 11/04/2023

Humanização
Dr.Drauzio nos mostra a realidade dos presídios femininos por sua experiência vivendo nos prédios nos últimos anos, por meio da sua visão e pelos relatos pessoais das carcerárias. Uma realidade que pensei ter ideia mas não tinha 10%, a realidade é dura e difícil de digerir pelo estômago em diversas partes do livro.

Mas vale SUPER a leitura, é uma das realidade que precisamos ter noção pra entender, querer melhora e não sair por aí falando e julgando o que não temos conhecimento.

Diego 08/04/2023

Esse é um dos maiores tratados antropológicos já feitos no Brasil. Os contos são muito eletrizantes, Drauzio escreve absurdamente bem. E o tópico é espinhoso demais. Te deixa pensativo. Ele inevitavelmente vai repetir alguns tópicos de Carcereiros e Estação Carandiru.

"A violência urbana é uma doença altamente infecciosa de etiologia multifatorial. "
"E o que fazer? Ninguém sabe."