Prisioneiras

Prisioneiras Drauzio Varella

Resenhas -

Duda 01/04/2023

O retrato de um microcosmo social
Li esse livro por indicação numa palestra de criminologia e me apaixonei.
É um livro incrível, retrata a história de inúmeras mulheres diferentes com suas histórias de vida diferentes que acabam convergindo em um ponto: o encarceramento.
Foi muito interessante ler as histórias de cada uma, aprender mais sobre o crime organizado e sobre o sistema prisional. Mas o que mais me chamou atenção no livro foi a demonstração do microcosmo social que surge nas cadeias: as relações, os laços, a religião, o trabalho, a família, a homosexualidade e os conflitos.
O dr. Drauzio trouxe reflexões muito interessante nesse livro que, como estudante de direito, me fizeram refletir muito sobre várias coisas.
Recomendo muito a leitura e já quero ler os outros livros da trilogia.

Camila1399 30/03/2023

Excelente!
Excelente livro! Sem dúvidas um dos melhores que já li. Trata de histórias reais (e duras) que desvelam a realidade social e econômica do nosso país e, ainda, conta com apontamentos valiosos do Dr. Drauzio. Penso que todos deveriam realizar essa leitura

Duane.Quintino 05/03/2023

Um dos melhores livros que já li.
Tô muito impressionada com a qualidade desse livro. Logo eu, leitora enrolona, que passa semanas e até meses pra terminar um livro, devorei essas 277 páginas em apenas 3 dias.

Ele trás história e atualidade , tem escrita leve e de fácil entendimento, trás uma enxurrada de informações, conta histórias fortes e faz críticas sociais, tudo num mesmo livro. O Drauzio é genial.

Em vários momentos, minha sensação era que se tratava de um livro de ficção, e não um retrato de vida real, de tão surreais que eram as histórias das presas.

O livro causa desconforto em vários relatos tristes, que trazem pena e também asco.

Já coloquei na minha lista de leitura os outros dois livros da trilogia (Estação Carandiru e Carceireiros), bem como o Por um fio, onde ele fala dos pacientes oncológicos. A escrita do Drauzio me conquistou!

Biancarodriguesj 20/02/2023

Quantas histórias...
Simples sensacional. A dor do cárcere e a forma como as mulheres foram parar ali é contada de forma muito palpável.

Uma tristeza sem fim ver o nosso sistema tão alheio a seres humanos.

Esse livro colaborou muito para o meu TCC, inclusive ?

Scarllet 13/02/2023

Sem palavras!
Sem palavras novamente para o misto de sensações que esse livro me trouxe. A escrita do Doutor Drauzio é extremamente sensível, e traz de forma nua e crua tudo oq acontece por detrás dos muros. As histórias de cada mulher, suas motivações, a inserção delas no crime por pobreza, preconceito, xenofobia, violência doméstica, abuso e miséria. Qualquer ser humano se dói com cada relato. A perversidade humana não tem limites, muitas desenganadas por seus cônjuges, quando são presas são deserdadas de suas famílias, seus filhos são tirados de seus braços, elas perdem tudo e até a si própria.
A narrativa sobre a homossexualidade em presídios femininos, a busca pelo afeto, carinho e atenção perdidos com a reclusão.
A medicina que esse homem praticou nesses presídios é de encher os olhos de lágrimas, tratar de todos sem ver a quem, acompanhar e ouvir cada história, cuidar e não julgar. Relatos como esse me fazem continuar tendo fé na área da saúde e saber que escolhi a coisa certa.

maria6637 30/01/2023

Prisioneiras
"Poder é um espaço abstrato que jamais permanece vazio. O massacre do Carandiru e o aumento explosivo da criminalidade no Brasil roubaram do Estado o controle da disciplina nas prisões."

Drauzio faz um trabalho excelente em trazer uma discussão sociologica sobre o papel do Estado na manutenção dos encarcerados, em contrapartida com o surgimento e fortalecimento das facções. Para além de enxergar os presos como criminosos, lida com eles com carinho e procura entender o passado de cada um. Fantástico!

GotikaOMG 29/01/2023

Escrita e vivencia huminazada
Drauzio produziu uma obra incrível ao adentrar na perspectiva feminina e todos seus flagelos atras das grades, que ao longo da obra vemos que não se delimita apenas aos portões gradeados dos presídios. A trajetória feminina em qualquer contexto é marcado pela opressão e em "Prisioneiras" é evidente como a mulher sempre é colocada em um nível hierarquico inferior.
A solidão e a angústia são o que mais define as histórias de cada uma detenta.
Drauzio traz reflexões para além do crime e sua punição prescrita pela lei.

Livros da Bebel 24/01/2023

Forte e necessário
Li o livro no meu último ano de faculdade para me auxiliar no meu projeto de pesquisa e tcc cujo tema foi ?necessidade de reforma estrutural nos presídios brasileiros?

Já conhecia o trabalho do Drauzio nos presídios por conta das reportagens que via na televisão mas através do livro pude admirá-lo ainda mais.

O livro é narrado pelo autor e ele conta o dia a dia dos 11 anos em que foi voluntário no Presídio Feminino em São Paulo.

Drauzio relata mais que as condições precárias nos presídios. Ele faz uma crítica social, falando sobre o machismo. Afinal grande parte dessas mulheres entram para o crime por conta de seus parceiros (muitas são presas levando dr0gas para seus maridos na prisão por exemplo).

Entretanto, diferentemente de quando um homem vai preso e a sua esposa continua ao seu lado visitando-o na prisão, quando uma mulher vai presa a grande parte dos homens a abandona ?.

Uma frase que me marcou no livro foi que ?as famílias conseguem tolerar um pai, irmão, filho ou marido encarcerado, mas não uma mãe, irmã, filha ou esposa na cadeia.?

A prisão não retira das mulheres somente o direito de ir e vir. A prisão retira delas os filhos, o companheiro, os amigos, vizinhos, a casa, o trabalho, a dignidade e muito mais. Sem contar no preconceito que a sociedade têm com uma ex presidiária. É muito mais difícil conseguir trabalho, mesmo que seja ?bico? para quem não tem a ficha limpa. E aí que eu me pergunto: se elas não conseguirem um emprego ou mesmo um trabalho informal como vão se sustentar ?

Gostei muito do livro, ele realmente nos faz analisar criticamente a situação. E preciso dizer que não estou passando a mão na cabeça das mulheres presas. Para estarem ali elas praticaram um crime e devem sim serem punidas perante a lei. Mas o que estou criticando são as mazelas da sociedade e principalmente o machismo.

Jimmy Deyvid 21/01/2023

Bem legal
O mais legal desses livros do Drauzio são os relatos das presas, bastante carregados de emoção e raiva, vale a pena demais se você se interessa pelas questões carcerarias sejam elas pessoais ou sociais que levaram a qualquer uma chegar até ali, bem como as atitudes governamentais no tocante ao sistema carcerário

Sofia 18/01/2023

?Prisioneiras? de Drauzio Varella
Prisioneiras faz você entrar num mundo desconhecido pra grande maioria. de realidades tão distintas, apesar de homogeneizadas pra quem não as vivi, Drauzio Varella consegue aprofundar nos vários aspectos das vida dentro de uma prisão feminina.

as dinâmicas sociais e o código social tão particulares da a riqueza do livro. dentro dela, a homossexualidade foi um dos aspectos que mais me chamou atenção. diferente dos presídios masculinos, as relações entre as mulheres traz a cumplicidade e o afeto - para muitas negados fora da prisão. ainda que com a reprodução binária dessa relação, mulheres menos femininas entendidas como ?homens?, essas relações vem como uma forma de fuga (e sobrevivência dentro da cadeia, em alguns casos). mas vem também pela liberdade da possibilidade se relacionar com uma mulher - novamente, afeto reprimido fora das cadeias para a maioria d nós.

o livro faz você compreender um pouco das experiências de algumas mulheres e na vida em penitenciárias no brasil. abre os olhos.

Manu 16/01/2023

"A separação dos filhos e a solidão são os castigos mais duros" (p.270).
Apesar da escrita boa e fluida, esse é um dos livros mais difíceis que já li, por conta do seu conteúdo.
O autor, como observador e médico de muitas mulheres encarceradas, relata como se escrevesse um diário histórias que vivenciou e ouviu dentro da penitência feminina, onde trabalhou por mais de uma década.
Mesmo partindo da perspectiva de um homem, o livro trás com muita sensibilidade histórias que elucidam um pouco porque mulheres são presas e como é para elas estarem nessa situação.
Ressalta principalmente o abandono e a diferença de tratamento da sociedade e dos familiares quando a infratora é uma mulher.
Recomendo muito a leitura. É, sem dúvidas, uma forma de enxergar um pedaço da realidade que muitas vezes é ignorado, escondido e estigmatizado.

Silvia Luques 10/01/2023

Choque de realidade
O livro é muito bem escrito e surpreendente pra quem vive fora da bolha da periferia e suas dificuldades.

palombr 08/01/2023

fantástica
obra grandiosa reflexo do grande profissional e escritor que é o Drauzio. a leitura nos guia a uma perspectiva que, muitas vezes, é óbvia mas deixamos de enxergar.

Letícia 04/01/2023

Excelente leitura!
Li a trilogia de livros na ordem incorreta, mas tudo certo, vai ficar faltando ?carcereiros? que pretendo ler ainda em 2023.

Eu sou suspeita para falar, pois adoro o modo como o Drauzio identifica seus ?personagens? e a delicadeza que consegue contar até as histórias mais escabrosas. Nessa leitura não foi diferente e confesso que em muitas histórias precisei fechar o livro e respirar; em algumas parecia que estava vendo um filme, em outras senti pena das presidiárias que muitas vezes foram presas por ?ajudar? o amado que já estava preso.

É interessante perceber pontos em comum na histórica de várias mulheres, presas por ajudar o parceiro, presas por tentar ?aliviar? as dívidas contraídas pelos maridos viciados, presas por terem tido uma infância difícil e sem estrutura e também presas por fazerem justiça com as próprias mãos em casos de estupr0 ou viol3ncia doméstica de familiares. Apesar de haver casos de garotas rebeldes, a maioria está presa por estar passando necessidades, por não ter condições de sustentar a família, os filhos que são tidos na infância/adolescência, enfim?

Um livro que nos ajuda a refletir sobre a desigualdade social, sobre violência de gênero, sobre a carência afetiva dessas mulheres quando são presas e familiares e maridos abandonam? Nos faz entrar em um mundo que a gente vive a vida inteira fingindo que não existe.

Fica aqui uma frase do Drauzio que me fez refletir muito e que já estava martelando na minha cabeça a um tempo: ?A tendência natural é a de nos aproximarmos de pessoas da mesma classe social, com gostos, ideias, posições políticas e estilos de vida semelhantes aos nossos. Embora esse formato de convivência nos traga conforto, não abre espaço para o contraditório nem da acesso a modos de pensar e de viver radicalmente diferentes.?

@gabrielamangini 04/01/2023

A importância dos livros para conhecer outras realidades
Eu sou advogada civilista, não tenho contato com presídios, nem com pessoas que tiveram a sua liberdade privada e tampouco com seus familiares. Não conheço suas histórias. O pouco que sei são de relatos de colegas e por meio da leitura.

O livro Prisioneiras de Drauzio Varella é essencial. Não podemos conhecer todas as realidades dos brasileiros pessoalmente, por vezes vamos precisar nos apegar as experiências de outras pessoas.

Prisioneiras nos conta sobre a experiência do trabalho voluntário de Drauzio Varella no presídio feminino, conta as histórias de vida das presas, a forma como é tratado e explica também sobre a influência do crime organizado nos presídios.

O livro é essencial para notar que os presídios lotados não servem como ressocialização, mas que são escolas do crime. Dívidas com o PCC apenas aumentam a ficha criminal de presidiários e de seus familiares.

Drauzio Varella, por meio das histórias que ouviu, conta a vida das presidiárias com famílias desestruturadas, vítimas de estupros, pais viciados em drogas, namorados e amigos envolvidos no tráfico. Não há outra realidade e o fim das meninas e mulheres é o presídio.

Também consta no livro uma importante reflexão sobre o Sistema Penal Brasileiro e sobre a criminalização das drogas. A guerra da polícia contra o tráfico que nunca vai acabar.