A Pequena Livraria dos Corações Solitários

A Pequena Livraria dos Corações Solitários Annie Darling

Resenhas - A Pequena Livraria dos Corações Solitários

Aione 22/06/2017

Que atire a primeira pedra o apaixonado por livros que não se encanta com uma leitura recheada de citações literárias. E quando essas menções vão ao encontro de seu gosto pessoal, a combinação não poderia ser mais perfeita. É isso o que Annie Darling proporciona aos românticos de plantão em A Pequena Livraria dos Corações Solitários: uma história sobre livros (e outras coisinhas mais) totalmente voltada aos bookaholics; em especial, aos entusiastas da ficção romântica.

Posy cresceu na Bookends, livraria de Lavinia (herdada de sua mãe, Agatha) e administrada por tempo considerável pelos pais de Posy. Quando eles falecem, Lavinia permite que Posy e seu irmão, Sam, continuem morando no apartamento sobre a Bookends e que Posy continue trabalhando nela. Então, quando Lavinia é quem falece, ela deixa a livraria de herança à Posy – que herda, também, as implicâncias constantes de Sebastian, neto de Lavinia. Considerando-se que a Bookends vem trilhando cada vez mais um caminho em direção à falência, Posy terá apenas seis meses para reestruturá-la e trazê-la de volta à vida, enquanto lida com seus problemas pessoais e com o próprio Sebastian.

Em terceira pessoa, a narrativa se desenvolve de maneira aconchegante e convidativa, de forma a rapidamente imergimos na leitura, que traz, também, seus traços de humor e ironia, ainda que mais sutis. Também, há alguns trechos de capítulos de uma história de época escrita por Posy, que não só trazem uma quebra positiva na leitura como também a torna ainda mais interessante.

São vários os elementos que me atraíram em A Pequena Livraria dos Corações Solitários, além desse seu ar de aconchego, a começar pelo próprio cenário familiar da história (e que intensifica ainda mais a atmosfera envolvente). O fato de Posy ter perdido os pais reflete não só em seu emocional como também em suas responsabilidades, já que ela é tutora do irmão mais novo. Essa ligação entre ambos certamente dá um tom todo especial ao enredo e se estende também aos demais funcionários da Bookends; afinal, são todos tão amigos que funcionam como uma grande família, e é essa união que dá o tom da história.

Ainda, por Posy ser uma aficcionada por livros, há inúmeras referências literárias ao longo de A Pequena Livraria dos Corações Solitários, principalmente ligadas à ficção romântica – gênero favorito da protagonista e sua especialidade. Esse foi, sem dúvida, o ponto alto da obra de Annie Darling para mim. Posy defende com unhas e dentes sua preferência e combate, a todo instante, as visões preconceituosas sobre o gênero, visto, muitas vezes, como inferior por seu teor romântico. Ao defendê-lo, ela dá voz a todos que compartilhamos de sua visão e oferece um ombro a nós, que nos sentimos confortados por sua defesa. Simplesmente amei encontrar tantas de minhas autoras queridinhas – de Jane Austen a Sophie Kinsella – sendo citadas em um só livro.

O ponto ambíguo da história é justamente seu romance, no sentido de que Sebastian, ao longo de toda narrativa, é um personagem absurdamente insuportável. Compartilhei da visão irritadiça de Posy em todos os instantes e, surpreendentemente, acabei me encantando pelo mocinho. Annie Darling foi bastante habilidosa em conseguir esse efeito: desenterrar o lado positivo de Sebastian mesmo que seu lado negativo seja tão visível. Dessa maneira, acabei sorrindo com o desfecho romântico e, principalmente, compreendendo como ele se constrói: há coerência na maneira de como o personagem é desenvolvido e apresentado.

De maneira geral, A Pequena Livraria dos Corações Solitários é aquela típica leitura para se fazer em uma tarde chuvosa acompanhada de uma boa xícara de chocolate quente e um cobertor, ainda que a leitura da obra de Annie Darling, por si só, seja suficientemente capaz de aquecer nossos corações. Vale lembrar que esse é o primeiro livro da série A Livraria dos Corações Solitários, cujos livros serão protagonizados, cada um, por um diferente funcionário da Bookends. Até o momento, apenas os dois primeiros livros foram publicados, sendo que, no Brasil, somente o primeiro volume da série foi lançado até o momento.

site: http://minhavidaliteraria.com.br/2017/06/22/video-resenha-pequena-livraria-dos-coracoes-solitarios-annie-darling/

Camila 04/05/2020

Exatamente o que eu precisava!
Falei detalhes sobre como foi a leitura desse livro para mim no meu podcast literário Mil e Um Capítulos, disponível no Spotify, Deezer, Apple e Google Podcasts! ??
Amanda Bento 15/05/2020minha estante
Legal! vou procurar seu podcast pra ouvir!!

Viviane.Lopes.Costa 03/11/2021

Eu amo esse tipo de literatura (me julguem!), mas sempre, sempre sinto vergonha alheia da mocinha… acho que me identifico com as situações embaraçosas mais do que gostaria…

Instagram: @bibliotecadepemberley

Duda 11/01/2023

cara eu não tinha tantas expectativas pra esse livro, e ainda bem.

é um livro extremamente repetitivo, sério, toda hora a protagonista falava a mesma frase, fora que os personagens não tem nada dms, o protagonista (o mocinho vamos dizer assim) não tem nada dms, vc não se prende ele ao ponto de se apaixonar pelo personagem, pelo contrário eu só quis que acabasse logo.

quando você acha que o fim vai ficar interessante, adivinha não, o fim do livro é mt forçado, parecia que a autora não sabia muito que fazer e só enfiou goela abaixo.

a escrita tbm não ajuda em nada, eu achei extremamente cansativa e quando eu olhava a porcentagem do Kindle eu via que não saia do lugar.

não recomendaria.

Lara jean 14/01/2022

Decepção
Esperava muito mais desse livro,achei que ia terminar ele em um dia e que seria uma leitura rápida. A única coisa que eu senti o livro todo foi raiva do sebastian e a única razão de eu ter dado 2 estrelas foi porque eu achei o final fofo.
A autora foi muito repetitiva na parte de chamar o Sebastian de groço,perdi as contas de quantas vezes foram.
Não indico a ninguém,a não ser que queira passar raiva.

Fabricia 08/05/2022

? Amizade

Música: A Sunday Kind Of Love - Etta James

SPOILER

? Quotes:

Aquele sempre tinha sido seu lugar feliz, sua estrela-guia, um cobertor quentinho feito de madeira e papel

Tipo, se você me cortar, vou sangrar palavras, então quem melhor para assumir a Bookends do que eu?

?Se não se pode ter prazer em ler um livro repetidas vezes, não há por que lê-lo vez alguma.? ? Oscar Wilde

? Não há nada errado com chick lit ? ela declarou. ? O único problema é que romances escritos essencialmente para mulheres, sobre mulheres e por mulheres são desdenhosamente e depreciativamente chamados de ?chick lit?, como se não tivessem nenhum mérito.

?Melhor uma noite em casa com um bom livro do que uma noite fora com algum cara chato que nem se importa o bastante para vestir uma camisa limpa?

Onde estava o romance? Onde estavam dois estranhos se avistando de lados opostos de uma sala lotada, aquela faísca de reconhecimento, de algo profundo e mágico, de dois corações se encontrando? Sem corações envolvidos, só houve uma conversa sobre a calcinha de Nina. Não havia diferença entre os encontros modernos e uma compra online em um supermercado. Pelo menos, se você fizesse uma compra online em um supermercado e não tivessem seu item no estoque, eles o substituíam por outro mais caro.

Posy sempre tivera admiração profunda pelas pessoas com talento e determinação para escrever um livro. Especialmente para terminar de escrever um livro.

"Nenhuma delas disse uma palavra sequer, porque palavras não eram necessárias naquele momento."

?Sei que ela vai ser tão inteligente, divertida e bondosa quanto você é agora. Também sei que você pode ser tudo o que quiser. Mas eu sempre estarei aqui para você, Posy. Até as mulheres mais incríveis às vezes sentem medo e insegurança. E ainda precisam dos beijos e do colo da mãe.?

? Eu amo o Sam. Você pode me tirar a livraria, pode queimar todos os meus livros, pode quebrar tudo o que eu tenho e eu conseguiria superar, mas, se fizer alguma coisa para magoá-lo, Sebastian, eu te caço onde você estiver e te torturo de todas as formas que puder imaginar, mas não vou te matar. Só vou garantir que cada respiração pelo resto da sua vida infeliz te cause uma agonia indizível. Está entendendo?

Se algo merece ser feito, merece ser bem feito.

?Ela recolhia livros como nuvens e as palavras se despejavam como chuva?

As estantes estavam repletas de livros, cada um esperando que alguém o comprasse para que pudessem partir juntos em uma aventura. Apaixonar-se perdidamente. Talvez as palavras impressas nas páginas fossem as palavras que o leitor ouvia há tanto tempo bem no fundo de sua alma, sem que nunca tivesse conseguido expressá-las.

Cada livro prometia a seu leitor que, por mais dificuldades e tormentos que a vida pudesse lançar em seu caminho, ainda havia finais felizes a serem alcançados.

Jane Austen: ?Eu declaro, afinal, que não há maior prazer que a leitura!?

?Um brinde à Felizes para Sempre e a todos os que navegarem nela!?

Leitor, ela se casou com ele.
LuaTeresa 10/05/2022minha estante
Desculpa a pergunta mas pode me dizer se tem hot? Não gosto.

Geo 18/12/2022

Eu amei a esfera desse livro. Achei ele fofo ao extremo, por conta dos assuntos envolvidos, como a livraria e a relação entre os personagens.

Posy Morland é um exemplo de força, além de ser uma irmã e uma amiga incrível. Me peguei rindo das cenas dela com o Sam, e pensando na tamanha responsabilidade e cuidado que ela tinha.

Confesso que só comecei a gostar mais ou menos do Sebastian, quando ele começou a se enturmar com o Sam. Antes disso eu achava ele chato, insuportável, burro e idiota.?

Faltavam menos de 50 páginas pra mim acabar o livro e eu mandei mensagem no grupo dos meus amigos, dizendo que tava triste porque achei que era um livro de romance, mas não tinha tido romance nenhum. E confesso que pra mim, essa parte foi um pouco corrida, e só foi realmente acontecer ela pelas últimas 20 páginas. Mas o jeito que foi escrito foi bem gostosinho. Então não irei reclamar tanto.

Enfim, recomendo demais a leitura. É algo leve e que te faz, principalmente, pensar e rir bastante em algumas cenas.

Espero que as sequências sejam boas também.

Jess 09/04/2020

Posy Morland tem 28 anos, mora com o irmão mais novo a quem ela teve que criar após a morte dos pais há 7 anos e acaba de herdar uma livraria. O que seria maravilhoso se a Bookends, a livraria em questão, não estivesse à beira da falência.

Mas junto com os seus amigos e colegas de trabalho Posy cria o plano perfeito para tirar a livraria do vermelho e transformá-la em um negócio de sucesso em Londres. Isso, é claro, se Sebastian, o neto da sua falecida patroa e benfeitora, conhecido como o "homem mais grosso de Londres" não fizer de tudo para atrapalhá-la...como ele fez a vida toda.

Apesar da capa muito linda e de um cenário perfeito para um romance incrível, A Pequena Livraria dos Corações Solitários deixa muito a desejar. Não consegui gostar dos protagonistas e nem da forma como a trama se desenvolveu, se arrastando até tudo ser resolvido num passe de mágica nas últimas páginas. Só mesmo os personagens secundários para deixar a história um pouco mais interessante.

Luany.Carvalho 28/05/2021

A proposta do livro é ótima... estava ansiosa pra ele, mas a leitura demora pra engatar, demorei muito pra acabar, é só no finalzinho do livro que a história acontece... só 2 estrelas

Dulci 13/03/2021

Felizes para sempre!
Bom, talvez não tenha sido uma grande história de amor pois os personagens não pareciam tão ligados assim...apenas ela que tentava em vão disfarçar o q sentia...porém da parte dele, era só grosseria mesmo, e uma grande dificuldade em expressar sentimentos bons. No entanto, ele é um modelo diferente daqueles homens perfeitos q estamos acostumados a ver em quase todas as histórias...seus defeitos estão mais visíveis e isto pode tornar a relação mais realista, e assim, ela tem a oportunidade de saber com oq está lidando. Afinal, este deve ser o felizes para sempre: com os aspectos bons e ruins.