Hebe

Hebe Artur Xexéo

Resenhas - Hebe - A Biografia

1 | 2 | 3 | 4

Michele @leituraempauta 16/09/2017

Biografia da apresentadora, cantora e atriz Hebe Camargo, escrita pelo jornalista e grande fã de Hebe, Arthur Xexéo.
O livro começa com os bastidores da entrevista que Hebe concedeu ao programa da TV Cultura Roda Viva, em agosto de 1987, na qual Hebe quase desistiu de conceder, pois estava muito nervosa e não se achava a altura de ser entrevistada pelos jornalistas presentes.
Fala sobre sua infância, o início da carreira como cantora e alguns anos depois como apresentadora, o complicado romance com Luis Ramos, seu primeiro casamento com o empresário Décio Capuano, o nascimento de seu único filho Marcello, grandes amigos como Agnaldo Rayol (sempre presente em seus programas), Lolita Rodrigues, Nair Belo e Mazzaroppi, os períodos em que se afastou da vida artística, seu segundo casamento com o também empresário Lélio Ravagnani, sua relação com seu querido sobrinho e empresário Cláudio Pessutti, sua passagem por diversas emissoras (a principal delas foi o SBT, onde trabalhou por mais tempo) e o carinho e simpatia com o qual sempre tratou seus entrevistados.

site: @leituraempauta

Junior.Silva 03/08/2017

Resenha: Hebe – A Biografia – Artur Xexéo
Geralmente escrevemos aqui no Leitor sobre romances, fantasias, dramas, suspenses… Dessa vez, mergulhei na vida de uma das mais brilhantes artistas do rádio e TV brasileira, a história real, toda uma trajetória que consagrou Hebe Camargo como um nome único na história do rádio e da TV brasileira. Dificilmente quando falamos “Hebe” qualquer pessoa, seja das gerações mais antigas ou mais novas, não tem naquela mulher loira de sorriso largo a primeira referência que vem a mente. Hebe foi exatamente isso, uma referência para a história brasileira, uma artista que cantou e encantou, foi polêmica, influenciou, estava a frente do seu tempo. Ela nasceu em 1929, mas sua vida poderia começar agora, que ainda assim iríamos considerá-la um ícone. Hebe foi vida e levou alegria a milhares de lares brasileiros ao longo dos seus 83 anos de vida.

Particularmente sempre fui apaixonado pela Hebe, quando soube desse lançamento, falei tanto sobre ele com tanta gente que em um mesmo dia ganhei dois exemplares de pessoas diferentes em lugares diferentes. Minha referência sempre foi a mulher sorridente que recebia personalidades de todo o Brasil em seu sofá toda segunda no SBT, mas ela era mais e eu não fazia ideia de toda sua trajetória.

A jovem menina do interior de São Paulo vinha de uma família de músicos e seguiu pelo mesmo caminho após ganhar, na adolescência, um concurso musical. Vendo nos concursos uma forma de ajudar os pais que passavam por dificuldades foi rapidamente tragada pela música e daí começou a construir uma carreira que aquela jovem jamais poderia imaginar aonde chegaria. Na época em que o rádio era absoluto nos lares brasileiros, se tornou uma referência ao lado de outras grandes personalidades. Mais tarde, com a chegada da TV, Hebe se tornaria uma referência com seus programas de auditório, passando por várias emissoras como Bandeirantes, Record, Tupi e SBT. Desde a década de 70, ser entrevistado por ela era sinônimo de prestígio, afinal de contas, ela entraria para a história como rainha da televisão brasileira.

Na vida pessoal, o livro nos mostra outro lado da cantora e apresentadora. Uma Hebe que teve seus problemas, suas dores, amores perfeitos até nas imperfeições. A sensação que cada página nos passa é que independente de qualquer coisa a máxima “Fazer valer a pena” era o signo de Hebe. Das festas aos dramas familiares, temos a oportunidade de conhecer e, imortalizar, os momentos que roteirizaram todos os seus dias. Jamais poderia imaginar uma mulher como ela insegura para dar uma entrevista para o Programa Roda Viva (1987), onde ela imaginava que os mais de 20 jornalistas estavam ali não para entrevistá-la, mas para fazê-la parecer boba e sem cultura e no final ser aplaudida de pé no centro daquela arena de leões. Curiosamente, a mesma Hebe insegura, abriu cantando um especial em homenagem ao rei Roberto Carlos (por quem ela era declaradamente apaixonada) e do medo fez uma das mais belas apresentações da noite.

Obviamente é impossível esperar que um biógrafo não seja apaixonado pela sua personagem. Nesse livro, Artur Xexéo transborda emoção em cada página, é um livro escrito cheio de amor e admiração que faz qualquer pessoa rir e chorar com cada passagem. É um retrato fiel e perfeito, mergulhado na intimidade da vida dessa grande personalidade, com declarações de personagens que fizeram direta ou indiretamente parte dessa história. O autor nos dá uma aula de história do rádio e da televisão brasileira e dá a oportunidade para que todas as gerações conheçam quem foi Hebe Camargo, a maior estrela da TV brasileira.

Se você tiver a oportunidade leia esse livro, você não irá se arrepender!

site: http://leitorcompulsivo.com.br/2017/08/03/resenha-hebe-biografia-artur-xexeo/

Telma 20/07/2017

Hebe e a história da TV
Além de conhecer a vida pessoal e profissional de Hebe o livro traz um importante histórico da TV brasileira.

Suka - Pensamentos & Opiniões 28/06/2017

Quando Hebe começou a sua carreira eu nem sonhada em nascer e na minha infância lembro que minha tia adorava assistir ao programa dela, mas como eu era criança e só queria brincar, não dei muita atenção e ao ler a biografia dela eu me arrependo amargamente de não tê-la acompanhado, pois ela era uma mulher brilhante!
Desconhecia o fato de que ela sonhará em ser cantora e havia lançado alguns LP's, mas lembro de vê-la cantar com Roberto Carlos e aquilo ficou marcado em minha memória, foi fabuloso.
Nessa biografia escrita por Artur Xexéo vamos conhecer um pouco sobre essa personalidade feminina, seus medos, seus defeitos, suas qualidades, sua intimidade e o quanto ela lutou para chegar onde chegou.
Hebe amava a vida, amava viver e aproveitou cada segundo, cada momento e cada oportunidade concedida a ela.
É alguém para se espelhar!

site: www.suka-p.blogspot.com

Cheiro de Livro 07/06/2017

Hebe – A Biografia
Estava no final da faculdade, últimos períodos e não sabia sobre o que fazer a minha monografia de final de curso, sabia apenas que queria falar sobre televisão, fiquei um tempão tentando achar um tema e aí liguei no SBT em uma noite de segunda-feira e o tema estava escolhido: Hebe. Passei meses pesquisando a trajetória dela, entrei em contato com o empresário, mandei perguntas que me disseram que teriam respostas e elas nunca chegaram, uma tristeza que tenho. Com esse histórico com a apresentadora quando a biografia dela escrita por Artur Xexeo chegou na minha mão eu devorei.

Hebe sempre teve o sobrenome Camargo atrelado mesmo que no Brasil ao se pronunciar apenas Hebe todos já sabem de quem estamos falando. É essa personalidade da TV, essa loira que tinha uma coleção de joias invejável e que reunia no seu sofá todas as mais diferentes personalidades que está no livro de Xexeo. Não é um livro para se conhecer a Hebe por inteiro e sim um para deixar registrado a importância dela na história da TV brasileira.
Não há grandes revelações ou grandes momento no livro e isso não é um problema. O que se expõe nas páginas é a trajetória de uma menina do interior de São Paulo que começou a cantar em shows de calouros porque dava mais dinheiro do que trabalhar como doméstica e que se transformou em um ícone televisivo. Hebe passou anos cantando e esbanjando cabelos pretos. Nunca foi um sucesso, seus discos nunca venderam muito, suas músicas nunca estouraram, foi só com a chegada com da TV que Hebe se estabeleceu como a figura emblemática que todos conhecemos.

Em um mundo dominado por homens, até hoje por sinal, o dos programas de auditório, Hebe se estabeleceu nos anos de 1960. Sua gargalhada, suas tiradas (“que gracinha”, “linda de viver”) e até as suas gafes foram conquistando os telespectadores e estabelecendo uma audiência cativa que a acompanhou até a morte. É essa história de sucesso que é reportada no livro. Nas páginas temos a Hebe apresentadora e poucas pinceladas da Hebe Maria Monteiro de Camargo. É uma viagem pelos primórdios da TV no Brasil e como ela foi se modificando, tudo isso sob a ótica da carreira da biografada.

Um dos elementos mais citados no livro é o sofá, Hebe recebia seus convidados e os fazia interagir sentados naquele sofá. Uma das coisas que sempre me chamaram a atenção é como programas de auditório comandado por homens é sempre apresentado de pé, como os convidados são entrevistados de pé e raramente permanecem no programa até o final. Não era assim na Hebe e não é assim nos programas de auditório comandado por mulheres na TV brasileira. Hebe fazia todos ficarem até o final do programa, todos muito bem acomodados no sofá. Pense em como é exatamente essa a dinâmica de “Conversa com Fátima Bernardes”, por exemplo. Era nesse momento, com pessoas bem diferentes, que Hebe mostrava toda a sua genialidade. Ela conseguia incluir nas conversas todos que estavam em seu sofá e os fazia interagir entre si e com os temas. Essa habilidade lhe garantiu o título de rainha da TV, que como conta Xexeo ela ganhou em votação popular.

Talvez a maior importância dessa biografia seja nos fazer lembrar de Hebe e tudo o que ela representou para a TV, seja fazer novas gerações que tiveram pouca oportunidade de vê-la comandando com maestria o palco busquem conhece-la melhor. Hebe merece todas as homenagens e reverencias.

site: http://cheirodelivro.com/hebe-a-biografia/
Fernando Lafaiete 07/06/2017minha estante
Excelente resenha!

judeaquino - @juentreestantes 28/11/2017minha estante
Excelente mesmo! Fiquei com mais vontade de ler por causa dela

1 | 2 | 3 | 4