Hebe

Resenhas - Hebe - A Biografia

1 | 2 | 3 | 4

Riva 18/12/2020

Hebe...
Eu era criança e a Hebe já era ?A? Hebe, contudo sabia muito pouco a respeito da vida dela, tanto a pessoal quanto a profissional, por isso resolvi ler o livro.
Contudo, embora goste das crônicas do Xexéu, sou obrigada a dizer que o livro (da forma como foi escrito) não me prendeu.
Porém, cumpriu o seu objetivo, que era conhecer a Hebe.

Ana Caturelli 06/12/2020

Dama da televisão brasileira
O livro conta a história de sucesso de uma das melhores apresentadoras da televisão brasileira, todos os dramas e dificuldades até o topo do estrelato.

Leo Vieira 03/12/2020

Uma Estrela no Ar
Eu já era fã da Hebe desde criança. Lembro bem do seu primeiro programa no SBT e logo se tornou um hábito assistir a Hebe de noite. Ela era como se fosse uma tia avó chique da televisão. Me fazia companhia; ela sempre foi animada e engraçada.
Esta biografia muito bem construída, narra a trajetória da maior figura feminina da história da televisão brasileira. A sua popularidade ao longo das décadas, junto com a evolução da televisão e da comunicação, mostrou como a Hebe foi influenciadora e crítica de vários aspectos no desenvolvimento da comunicação do país. Ela era crítica ferrenha de questões políticas, o que acarretou em vários dissabores para ela e para as emissoras em que trabalhou. E isso desde a época da censura. Hebe era valente, afrontosa e ao mesmo tempo amável e pacificadora. Terminou a vida sem inimigos e com muitos admiradores.
A sua minissérie, estrelada brilhantemente por Andrea Beltrão aborda muita pouca coisa do que tem no livro.
Hebe era uma espécie de Batman. Tinha a sua fortaleza toda equipada com camarins, se carregava com penteados, joias e vestidos, utilizando todo o armamento televisivo e também tinha o seu "Hebemóvel", que era uma imensa Mercedes conversível que ela mesma dirigia por São Paulo.
De heroína vigilante das noites televisivas, ela foi evoluindo para uma estrela, porque brilhava cada vez mais por onde passava. Em momentos tão ruins que o país passava, ela trazia luz e alegria e mesmo após sua morte, sempre é lembrada com muita nostalgia, fazendo parte da vida de cada um de nós.

Ronan 25/11/2020

Biografia chapa branca?
Ultimamente séries televisivas nos introduzem a um determinado tema ou nos fazem relembrar de outros já nossos conhecidos, caros às nossas infâncias e adolescências. Foi assim com Hebe do canal Globoplay, me vi transportado aos 90 (quando comecei a me dar conta do que passava na TV), lembro-me vagamente do programa da Hebe nas segundas à noite, que acabava tarde e que, eventualmente, minha mãe assistia. Depois disso só me lembro de ela já bem idosa saindo do SBT e indo para a Rede TV, gravando um disco ou coisa assim, mas aí já estava ocupado trabalhando e estudando.
Fato é que a série me instigou a ler o livro, e, ao ler o livro, percebi que de certa forma a história da biografada está entrelaçada à de da TV brasileira e ao cotidiano de muitos de nós. Não sou dado a ler biografias, até onde me lembro essa foi a primeira, não sei se impressionado pela série (que é ficcional) achei a biografia “chapa branca”, o autor inclusive se diz fã e em certa medida próximo da biografada, talvez aí esteja a explicação.
É uma leitura bem prazerosa, como eu já mencionei a biografia dela esta interligada à História do Brasil, à emancipação das mulheres em nossa sociedade, à ascensão dos meios de comunicação em massa e aos diferentes momentos políticos que ela experimentou e através dos quais, entendo eu, foi se repertoriando e amadurecendo. Programas televisivos como “O mundo é das mulheres”, o formato dos primeiros anos da TV com programas ao vivo e patrocinadores que pagavam por um programa inteiro, ou o fato de que ela participou das “marchas da família com deus e pela liberdade” (que pediam o golpe militar em 1964) me surpreenderam assim como seu apoio a Maluf, não deixa de ser uma história do showbiz e da política.
Se você quer uma biografia “chapa branca”, gostosa de ler, que navega pela história da mídia brasileira através de seu biografado esta é uma boa pedida.

Gabriela 11/11/2020

Recomendado!
É uma história onde conhecemos muito além da Hebe apresentadora, mergulhamos em sua carreira musical e o como essa parte moldou o que conhecemos de Hebe na TV. Me pensar quais seriam seus posicionamentos sobre acontecimentos atuais e aumentou minha admiração por uma das rainhas da televisão brasileira.

Shirley.Moral 04/10/2020

Gostei de saber mais sobre a história da mulher fora de seu tempo, Hebe Camargo. Mas esperava mais histórias...

vict568 03/10/2020

Estonteante
Uma doce jornada pela vida da rainha da televisão, inteligente e perspicaz o livro entrega tudo para àqueles que querem conhecer mais a Hebe. Talvez minha única crítica seja quanto ao final da narração onde o autor da uma apressadinha, porém trata-se apenas de um detalhe em meio a um texto envolvente e delicioso. Um brinde à vida! E a esta obra.

Maciel 01/10/2020

A biografia da Rainha da Televisão escrita por um dos mais conhecidos jornalistas brasileiros. Hebe Camargo é um dos grandes nomes da história da televisão brasileira. A estrela, que começou sua carreira cantando no rádio, foi convidada para a primeira transmissão ao vivo da televisão brasileira e nela ficou até sua ultima gravação, em 2012, sendo conhecida por sua irreverência e autenticidade. Nesta biografia, o jornalista Artur Xexéo se dedica a contar toda a trajetória da cantora e apresentadora que marcou a história do rádio e da televisão no Brasil. Com depoimentos de artistas que acompanharam de perto a carreira de Hebe e relatos dos familiares da apresentadora, este livro vai encantar tanto aos fãs dessa mulher que deixou sua marca na TV brasileira e os aficionados pela história da televisão e do rádio.

Josiane 18/09/2020

Nunca assisti a um programa da Hebe. Nada contra ela. Apenas o tipo de programa que ela apresentava não faz meu gênero. Mas gosto de biografias e resolvi conhecê-la um pouco melhor. O livro é interessante porque contando a história da Hebe conta também um pouco da história do rádio e da televisão no Brasil.

nanci 17/09/2020

Memória
Este livro me fez lembrar de muitas coisas de minha infância. Muito bom!

Gerson 14/07/2020

Gosto muito de ler biografias em geral, sejam de artistas do cinema, escritores, políticos, celebridades em geral e mesmo pessoas não tão conhecidas.

Acredito sinceramente que todos nós, mortais comuns, podemos render uma grande e bela história.

Agora, imaginem uma mulher de família humilde, que estudou até o ensino fundamental e que enveredou pela carreira artística a partir dos 15 anos, em plenos anos 40, quando ser atriz ou cantora era algo visto com maus olhos por uma sociedade conservadora e preconceituosa e, nada obstante, se transformou na grande dama da televisão nacional com uma carreira de mais de 65 anos?

Esse foi o caso de Hebe Camargo, que apesar de não ter conseguido escapar de momentos bastante contraditórios em sua vida - quem não os têm que atire a primeira pedra - não deixa de ser uma daquelas personalidades raras que conseguem fugir do lugar-comum e ser considerada quase uma unanimidade nacional.

Confesso que eu mesmo cheguei a torcer o nariz várias vezes para a "Loira", mas ao final me deixei contagiar pela sua irreverência, espontaneidade e, sobretudo, paixão pela vida até o fim em setembro de 2012, após mais de 2 anos lutando contra o câncer.

A biografia de Artur Xexéo em minha modesta opinião é quase perfeita, faltando apenas, talvez um pouco mais de emoção, parecendo (talvez até seja essa a intenção) muito mais uma narrativa meramente jornalística, que afinal de contas não tira o brilho de um trabalho (no sentido de esforço) concluído com êxito. E é com a visão desse êxito que o resultado cumpre sua missão.

Mutante X 13/07/2020

Brilhante
Qualquer coisa que se diga sobre Hebe Camargo é cair na redundância. A gente já sabe que ela era uma grande estrela, autêntica, talentosa, espontânea, ferina, mas sem nunca perder a classe, divertida, com grande amor pela arte de viver. No entanto, o autor, Artur Xexéo, relembra momentos importantes da trajetória da rainha da televisão sem esconder sua admiração pela artista - e talvez aí esteja o defeito do livro - e apresenta relatos que nos faz ficar ainda mais encantados pela pessoa que Hebe era. Mas como não admirar essa mulher vencedora, que enfrentou Governo, empresas, artistas e abusos conjugais com coragem e dignidade? Então, o livro não tem defeito algum. É uma declaração de amor muito bem feita que termina de forma melancólica e deixa o leitor com os olhos marejados mas, ao mesmo tempo, motivados pelo exemplo da estrela que espalhou sua alegria de viver em todo lugar em que brilhou. Li este livro em exatos sete dias, de tão deliciosa que é a narrativa. Ou, como Hebe dizia, "uma gracinha, lindo de viver!"

site: http://mutantexis.wordpress.com

Ju 17/06/2020

“'Não tenho medo da morte. [...] Só tenho pena de deixar de viver.'" - pág. 252
A Hebe esteve muito presente na minha formação. Tenho lembranças claras de sentar na cama da minha avó junto com minha mãe e minhas tias para esperar os programas dela. É dela que tenho lembrança de, pela primeira vez, ter escutado sobre assuntos polêmicos e cotidianos. Tenho uma lembrança muito forte dela, associada a minha avó: sempre admiramos o jeito dela de falar, de se fazer ouvir, de se vestir, de exibir suas joias, de tratar bem as pessoas e de tantas outras boas características que ela carregava e que conheci melhor com essa leitura.

É uma leitura muito diferente quando se lê biografias, acredito que um pouco mais vagarosa, mas é incrível conhecer a vida de alguém através das páginas de um livro. E conheci muitos lados da Hebe que eu nem fazia ideia que existiam. No começo do livro, me senti até um pouco perdida – claro, falava-se de uma Hebe que existia quando eu mesma nem existia ainda.

Foi sensacional conhecer tantas outras facetas delas e, à medida que lia, apresentar essa leitura sob meu ponto de vista a minha avó, que foi quem me apresentou a Hebe. Quis esse livro desde que soube de sua existência, pra poder compartilhar mais da Hebe com quem tanto amo e que me apresentou essa verdadeira personalidade da indústria de entretenimento brasileira. A Hebe batalhou muito e muitos a criticam por não saber de onde ela vem, pelo que passou. Esse discurso é conhecido, né? Acontece todo dia. As pessoas (não me incluo fora, embora lute bastante contra) adoram falar do que não conhecem.

E que bom que tenho a oportunidade de conhecer. Que bom que tive a oportunidade de passar a admirar ainda mais a personalidade da Hebe. Agora, vou assistir ao filme dessa vida sensacional junto a minha avó. Obrigada, Hebe. Obrigada, dona Terezinha.

Marcia 06/06/2020

Hebe
Uma ótima biografia, que nos conta a vida e a carreira da Rainha da Televisão , .. Além de uma bela homenagem , o livro é também uma aula de história sobre os tempos do rádio e a chegada da TV no país .
Ana Paula FZ1 06/06/2020minha estante
Essa é uma das minhas biografias favorita .. boa mesmo

Ju Furtado 20/05/2020

Às vidas!
Quantas mulheres cabem em uma mulher? Hebe foi pioneira e protagonista de muitas coisas. 100% das pessoas que falaram sobre ela faziam alguma referência ao Sol, a uma energia vital que só mesmo a morte foi capaz de domar. Xexéo presenteia seus leitores com um texto delicioso, divertido e emocionado, sobre a maior representante que o povo brasileiro já teve. Que mulher! Que registro!

1 | 2 | 3 | 4