Inventei você?

Inventei você? Francesca Zappia

Resenhas - Inventei você?

shuhua 07/12/2022

Acho que desde o começo me senti incomodada com a doença da Alex justamente pelo modo como é apresentada, no livro todo a personagem só apresenta um sintoma, as alucinações, e talvez os delírios. Mas e o resto? O isolamento social, pensamento desorganizado, movimentos anormais, falta de concentração? Enfim, parece que a autora só se baseou em um estereótipo para falar de esquizofrênia. Além de muitas vezes nem parecer que a Alex possui a doença, mesmo não tomando os medicamentos.
Os personagens secundários também não são muito bem explorados, acho que senti falta de alguma coisa a mais em relação a eles porque não consegui me conectar com nenhum.
A história em si é um clichê de filme americano e o final é um pouco confuso. Mas o livro não é tão ruim assim, só sinto que faltou mais aprofundamento na doença de Alex e no enredo, que pareceu meio vago.

Leandro Emanuel 15/11/2022

No início, esperei ler uma história meramente romântica, fico feliz em dizer que estava enganado.
Com a leitura é fácil e confortável, nesse livro, apesar de a maioria dos personagens serem pouco aprofundados, são todos únicos e cativantes.
Também é uma característica da história, a presença de muitas cenas cômicas e grandes plots, interessantes e inesperados (a não ser que você preste atenção em certos detalhes).
Fico satisfeito em ver a protagonista ser tratada como qualquer outra pessoa, sendo muito bem acolhida pelos amigos, apesar de certos valentões que aparecem em qualquer lugar, na ficção ou na vida. O crescimento da Alex, também é um desenvolvimento lindo de se observar.
Espero que pessoas diagnosticadas com esquizofrênia tenham se sentido tão tocadas quanto um leitor leigo.

julia.martinez96 22/10/2022

Animalia Arthropoda Malacostraca Decapoda Nephropidae
Foi uma experiência cheia de emoções. Contando a história da Alex e a sua doença. Como ela vê o mundo e como vive.
Fiquei tensa algumas vezes tentando entender o que era realidade e o que era alucinação. Como é difícil a vida de alguém com essa doença.
O romance e a amizade com Miles foi muito fofo, gostei bastante de como ela lidava com ele e com os sentimentos, mesmo tendo suas dificuldades ela tentava aprender como se relacionar com ele foi o que me fez gostar tanto desse livro.

Bia 22/10/2022

Que loucura!!
Fiquei na dúvida se dava 4,5 ou 5, resolvi dar 5.
Pense em um livro que me deu crise existencial, me deixou sem saber o que era realidade ou ilusão e me fez pensar que tudo não existe, pensou? E esse, porque que louco!!

chuwanning 03/10/2022

então
li faz tempo, mas confesso que após pensar sobre a história ela se torna meio seca, não sei explicar. eu gostei, porém.

Larissa 24/09/2022

Uma leitura agradável
Uma leitura fluida rápida, um pouco confuso as vezes não vou negar, mas no geral gostei da leitura. Vale salientar que a forma que escritora falar da esquizofrenia não é como realmente acontece, mas como eu disse é uma leitura boa.

Soda Káustica 27/08/2022

Eu gostaria poder dizer que se livro é muito bom ou não retratando uma pessoa com esquizofrenia, mas eu infelizmente não sei nada sobre esse assunto.

O enredo em si é bom, apesar de ter aqueles clichês de High School americano que eu já estou meio de saco cheio, mas tirando isso a história é muito boa e dá aquele quentinho no coração gostoso.

iris 05/08/2022

Inventei Você?
Eu não dava nada por esse livro mas me surpreendi! Mergulhei na história da Alex desde o início, o livro deixa a desejar em algumas partes mas em geral achei uma leitura ótima. Aborda assuntos sérios como a esquizofrenia e a dificuldade do dia a dia, em saber o que é real e o que não é, a dúvida fica até entre nós leitores que nos pegamos pensando se aquilo está ali mesmo ou é a mente da Alex. A leitura me trouxe várias emoções, me fez chorar, rir, tem momentos muito fofos e divertidos!

Me fez refletir bastante e a mensagem final foi extremamente importante. Recomendo!

Ana Carolina 14/07/2022

Não me chame de louca, mas...
Esse livro me lembra muito os clichês que eu gostava quando era um pouquinho só mais nova, talvez tenha me lembrado eles e por isso continuei. A história em si deixou a desejar em algumas partes, mas não é nada que não dê para ler. Foi muito chocante para mim, principalmente nas partes finais quando um certo personagem "deixa de existir". Mas através dele, podemos ver como uma pessoa com esquizofrenia forte vive, suas dificuldades etc etc
Enfim, o livro é legalzinho até.

Julia.Costa 12/07/2022

Fofo, romântico e tocante. Esse livro me fez entender um pouco mais sobre a esquizofrenia e como é a cabeça de uma pessoa esquizofrênica. Confesso que fiquei confusa em algumas partes pois nunca sabia se tinha acontecido ou se a Alex tinha inventado. Achei seus pais muito tóxicos e quase morri pensando que o Miles não era real. A leitura é muito fácil e fluida e to apaixonada pelo casal

clara 06/07/2022

“Se nada é real, então por que você se importa? – ele disse. – Você vive aqui. Isso não torna tudo real o suficiente?”
Não dava nada de início por que nunca tinha visto ninguém falar dele, mas a partir da primeira página e toda a narração das lagostas eu me apaixonei completamente pela Alex, todo o drama da vida dela é extremamente intrigante, e o jeito que ela usa as fotos pra diferenciar o real do inventado é muito bom.
A jornada é sobre ela entender que não precisa ser sozinha só por conta da doença.
Ela e o Miles são extremamente apaixonantes e predestinados, mas todo o arco da Charlie é beeem doloroso.
A Francesca faz um trabalho sensível com um tema quase não explorado, lindo de ler.

Luiz 06/07/2022

O que é real?
Vamos acompanhar a história da Alex, uma menina que lida com as emoções de ser uma adolescente no ensino médio que acaba de mudar de escola, se preparando para talvez ingressar numa faculdade, ao mesmo tempo em que luta contra a sua esquizofrenia. Por conta da doença, Alex tem dificuldade de diferenciar o que é real e o que é alucinação, e para tornar sua vida mais fácil ela encontra maneiras de se ajudar tirando foto daquilo que vê.
Até que Alex se depara com Miles, uma figura importante de seu passado, e que ela tinha absoluta certeza de que não era real.

O livro é uma leitura gostosa, você se envolve na trama das personagens e muitas vezes se questiona durante a narrativa sobre o que é de fato real, e o que é coisa da cabeça de Alex. Gostei muito da sutileza da autora ao descrever algumas alucinações e situações que não parecem se adequar à realidade de Alex, e até mesmo as que parecem. Particularmente eu vi um plot chegando já na metade do livro, então não me surpreendi quando tivemos uma revelação, mas acho que é muito interessante e essencial pra narrativa. Vale muito a leitura.

manusousaa 26/06/2022

Inventei Você? - Francesca Zappia
" Inventei você? " foi um livro super interessante do início ao fim.

Esse livro conta a história de Alex. Ela está no ensino médio e é diagnosticada com esquizofrenia e paranoia. E ao decorrer do livro, fica a nosso cargo descobrir (junto com ela) se o que ela está vendo e vivendo é real ou não.

Os personagens são incríveis. Miles principalmente, além da Alex, ele foi um personagem que me intrigou MUITO. E me questionei várias vezes se ele era de fato real, ou apenas fruto da imaginação da Alex. Charlie também foi uma personagem linda, que amei a cada segundo. E o plot do livro foi SUPER inesperado para mim. Me machucou MUITO, mas fez com que eu me apegasse mais a Alex e sua história.

Os pais da Alex me irritaram muito. Mas tiveram a lavada de cara que mereciam. Graças ao Miles. Eu amo o Miles.

E o mais importante, a esquizofrenia. Foi especial ver um pouco de como essa doença funciona e ter uma ideia de como uma pessoa portadora vive seu dia a dia com ela. Alex me ensinou muitas coisas. Esse livro é lindo. Leiam.