Inventei você?

Inventei você? Francesca Zappia

Resenhas - Inventei você?

Thayssa 19/02/2021

Livro: Inventei você - Francesca Zappia
Ok, o meu eu interior amante de romance clichê está completamente feliz???
Confesso que não esperava muito desse livro, mas fui completamente surpreendida!!! A forma como esse livro me deixou não consigo descrever. Quando cheguei ao final não acreditei que não tinha continuação.
O livro conta a história de Alex, uma menina que está no ensino médio e tem esquizofrenia. Não sabendo diferenciar o imaginário do real, aos 7 anos conhece um menino em um supermercado, a qual dá o nome de "olhos azuis". 10 anos se passa e ela não consegue se esquecer dele, não conseguindo descobrir se ele era real ou fruto da sua imaginação.
Após ter problemas com sua antiga escola, ela muda para East Shoal, e lá conhece Miles. "Será ele o "olhos azuis?" Mas ele era só a imaginação dela, não era? Não é possível, "olhos azuis" não seria tão babaca quanto Miles.
O resto você só descobrirá lendo o livro!!!
Gostei do fato da autora não ter feito um clichê tão comum colocando a personagem principal como a "menina que é o centro das atenções, linda e popular". Através desse livro pude conhecer um pouco mais sobre a esquizofrenia e o que essas pessoas passam. A autora fez um grande acerto fazendo com que pessoas com problemas diferentes ajudassem um ao outro.
Leia esse livro, vale a pena, você não vai perder tempo!

"-Minha imaginação... bom, a pouca imaginação que eu tenho na faz jus à realidade.
-Concordo - respondi. -A realidade é muito melhor."
AAAA manooo

eu preciso ler ne

Thayssa 20/02/2021minha estante
Precisaaaaa

socorro

Bella.Novaes 10/02/2021

gostei do livro, mas me decepcionei com o final.
sem dúvida foi o livro mais agonizante que eu já li pelo fato de nunca saber se o que a Alex conta é real ou não. quando a gente descobre que @ morreu, é um choque enorme, porque ela conta sobre essa pessoa em vários momentos do livro e depois você fica tipo ?meu deus nada daquilo era real?, e isso faz o livro ser muito interessante. tudo se encaixa no final, varias partes são surpreendentes, alguns plot, mas esperava mais do final.
no mais, é um bom livro, foi interessante estar na mente de uma garota esquizofrênica por um tempo.

larilarissa 06/02/2021

Resposta nebulosa Tente outra vez
Alex com o seu ponto de vista duvidoso e pouco confiável, as vezes me fez desconfiar da minha própria sanidade. Apesar de abordar um tema que eu considero delicado, sendo ele a esquizofrenia e outras surpresas em relação aos demais personagens, a leitura também era leve (?). Me senti numa montanha russa a cada capítulo que passava.

Mizoca 05/02/2021

O que é real e o que não é? Nem eu sei...
Alex é uma garota que acabou de mudar de escola por causa um "problema" na anterior e por isso, ela vai ter que fazer serviço comunitário na sua própria escola atual em um clube em que o "líder" é Miles, um garoto que todos odeiam por ser "babaca". Mas não o babaca que estamos acostumados (pegador, rei do baile). Ele faz serviços para outros alunos, pagam pra ele fazer "serviços" como zoar com alguém na escola e todos praticamente "odeiam" e morrem de medo dele. Ai você me pergunta, um super clichêzinho de colegial não? Sim e não. O que difere do padrão é o fato de que Alex é uma garota que tem esquizofrenia e toda a história é contada pelo seu ponto de vista, logo... conversas que ela ouve, cenas que ela vê... você fica o tempo todo se perguntando se aquilo é real ou não. No início confesso que fiquei um pouco desconcertada, incrédula se estava gostando ou não... Mas a história conseguiu me envolver de uma forma que eu não consigo explicar em palavras, não é só sobre um romance (apesar de que você fica torcendo pra que os dois fiquem juntos), o livro é bom porque ele trás uma visão diferente da realidade que nós, pessoas que não tem esquizofrenia, jamais poderíamos ver. Cada cena faz você refletir sobre o que está sendo passado, e conforme vai se desenvolvendo, o livro trás mistérios, dramas, revelações, dramas... mistério... Enfim. A leitura é muito fluída, você lê que nem vê. Sério. Os capítulos são minúsculos e te prende de uma forma que você não quer mais parar de ver (só por isso ganhou uma estrelinha). É um livro perfeito pra você que quer sair daquela ressaca literária pois é simples, profundo e tem uma mensagem muito bacana sobre um transtorno que muitas pessoas sofrem.

Angi 28/01/2021

Ilusão ou realidade?
O que é real? Esse foi o pensamento gerado em praticamente toda a leitura. Achei que a autora foi muito boa em desmistifica a esquizofrenia e apresentar ao leitor uma visão sensível diante o transtorno. A leitura por vezes foi difícil e confuso (que provavelmente foi proposital) mas também emocionante e divertido. Vale a leitura!

Citação:
"Sobreviver significa ter o pior jogado na sua cara e, ainda assim, ser capaz de seguir em frente. Significa se esforçar pelo que você mais quer, mesmo quando parece fora do seu alcance, mesmo quando tudo está trabalhando contra você. E aí, depois de ter sobrevivido, você supera. E você vive.

mai celestino 25/01/2021

Livro intrigante e confuso na mesma proporção
A história é sobre uma adolescente com esquizofrenia, e por ser narrado em primeira pessoa é realmente "quase" impossível diferenciar o que é ou não real descrito na vivência dela. Esse é o ponto que percorre toda a narrativa, envolver o leitor no mundo de Alex e fazer pensar como ela. Não posso negar que esse propósito foi certeiro comigo. Tanto que chega a ser perturbador em algumas partes. Ou seja, é uma leitura que PODE SER GATILHO para quem tem sensibilidade ou algum transtorno, distúrbio mental. Quanto a escrita, é cheia - até demais - de detalhes. Um ambiente com elementos bem descritos. O final foi bem desenvolvido e agradável.

CITAÇÃO: "Mas as histórias não são tão boas como a coisa real... "

Mila 24/01/2021

Inventei você?
?? Gatilho sobre: doenças mentais.

"Inventei você?" foi um dos livros mais diferente que já li. Trata sobre problemas psicológicos e entrar na mente de uma pessoa assim foi algo... intenso. Em certos capítulos mexeu com o meu próprio psicológico trazendo alguns sentimentos ruins. É uma estória cheia de elementos, as vezes elementos demais. Não é um livro que recomendo pra todo mundo justamente por causa dos gatilhos.

Skyllar 15/01/2021

1ª leitura do ano é um sucesso ?
?Inventei você?? é um livro que chama atenção pelo título e o questionamento já começa por aí.

Conta a história de Alex, uma adolescente que enfrenta uma batalha para diferenciar o que é realidade e o que é ilusão. Tudo se inicia quando Alex conhece Miles, um garoto que, cuja características a faz lembrar dos Olhos Azuis (figura importante que ela conheceu em seu passado, mas nunca soube se o mesmo era real).

Como é contado em 1ª pessoa, somos pegos de surpresa com essa luta diária de Alex (onde a mesma trava uma guerra contra a esquizofrenia), pois é nesse momento que nos questionamos se: aquilo está realmente acontecendo ou é uma invenção de Alex?

Teve o plot twist que me deixou sem palavras e que fizeram algumas coisas e desencontros (que até então eram formados pela minha cabeça) se encaixarem perfeitamente.

Alex e Miles têm uma sintonia incrível e fazem deles um casal que sabem protagonizar e aquecer os nossos corações. Fico feliz que ?Inventei Você?? foi a minha primeira leitura do ano ?

Citação do livro:

? ?Então pensei: se eu não fosse louca segundo a definição de ninguém, pelo menos era insana de acordo com a definição de Einstein.?

Ana Paula 12/01/2021

Alex é uma garota que tem esquizofrenia e tem dificuldade em distinguir o que é e o que não é real. Isso faz com que o leitor também tenha, o que me levou a imaginar como deve ser a vida de uma pessoa que passa por isso.
É um livro gostoso de se ler, é sensível, inteligente, divertido, por vezes difícil, as vezes irritante, dramático, enfim, tem todas as características de um adolescente da idade da protagonista. Vale a leitura.

Sabrina.Varges 08/01/2021

Amorzinho ?
vim compartilhar com vocês o segundo livro que concluí esse ano, Inventei você?
Esse livro eu recebi da @jucout_ em um projeto de livro viajante, e foi uma Maravilhosa surpresa pra mim.
Não conhecia o livro, nem a autora e por isso não tinha grandes espectativas, mas foi ainda nos primeiros capítulos que fiquei completamente apaixonada pela Alex, a protagonista e o Miles.
Alex é uma garota com esquizofrenia e que muitas vezes tem dificuldade em saber o que é real ou não. Munida com sua máquina fotográfica ela tenta vencer os obstáculos de sua doença e conquistar seus objetivos.

Esse é um livro sensível que nos faz enchergar os problemas dos outros e sentir empatia.

Só posso dizer que amei a leitura, amei a escrita, amei vários personagens, enfim, indico muitooo esse livro para você que não tem medo de um bom drama.
5?

Mars 07/01/2021

Foi uma experiência interessante, a oportunidade de olhar pelos olhos de uma personagem tão singular!

Tacha 02/01/2021

Plot interessante
Adorei a história e o desenvolvimento dos personagens. O enredo me envolveu muito!!
Vemos o ponto de vista da Alex e como ela vê o mundo. Apesar de não abordar profundamente a esquizofrenia, podemos ver um pouco como uma pessoa com essa condição vê o mundo. Inclusive me surpreendi algumas vezes e fiquei em dúvida se certas coisas eram reais ou imaginárias.
A escrita é bem fluida e tem vários momentos engraçados kkkkkkk e também um toque de romance muito fofo.
Acompanhar o último ano da Alex na escola é bem interessante, não consegui largar o livro até terminar!