Caraval

Caraval Stephanie Garber

Resenhas - Caraval

ju 07/02/2022

Não se esqueça de que tudo é um jogo.
"Caraval" me surpreendeu de uma forma que não imaginava.

Contada do ponto de vista de Scarlett Dragna, é a história de uma garota que sacrifica tudo para salvar sua irmã no jogo de Caraval. Mas assim como Scarlett, esquecemos que desde o início, nos é dito que tudo é apenas um jogo, e você pode ficar confuso entre jogo X realidade.

Eu adorei a ambientação, foi um dos melhores pontos fortes do livro.

Já deixo claro: sem representação alguma, apesar de que é pouco nos dito sobre características dos personagens, apenas pontos cruciais para entender eles no jogo.

Voltando aos pontos fortes, está os plots twist (no plural). Sinto que a autora conseguiu mesclar pequenos plots pelo livro, que se juntaram ao grande e final plot twist, que me surpreendeu bastante.

Tivemos algumas pontas soltas, que serão desenvolvidas no segundo livro da trilogia.

Personagens envolventes, história fluida, desenvolvimento e conclusão adequados...eu amei Caraval (apesar de gostar mais dos outros livros da trilogia).

Queria Estar Lendo 24/04/2017

Resenha: Caraval
Bem-vindos, bem-vindos ao Caraval! A história complexa e deslumbrante que fala de um jogo, ou talvez de muito mais do que isso. Da estreante Stephanie Garber, esse é um livro fantástico do início ao fim. Sombrio e audacioso, mescla loucura e magia com uma narrativa impactante e cheia de emoções.

Scarlett sonha em conhecer o Caraval. É uma atração fantástica que arrebata apreciadores todos os anos, e ela envia cartas desde pequena para que o Mestre Lenda traga Caraval para sua morada. Ele nunca respondeu, e a atração nunca apareceu ali. Até que uma carta chega para ela junto a três convites, e, nessa carta, Lenda a convoca como sua convidada especial. Scarlett acaba embarcando para Caraval por causa da irmã, que anseia por fugir do controle aterrorizante que o pai tem sobre elas. Ao chegar na ilha misteriosa, nada é como Scarlett imaginava; Caraval é um jogo e um enigma, e ela precisará desvendá-lo para salvar a vida da audaciosa irmã.

"Os portões fecham à meia-noite. Qualquer pessoa que chegue depois disso não será capaz de participar do jogo, nem de conquistar o prêmio deste ano, que é de um desejo."

A editora Novo Conceito cedeu o e-book do seu próximo lançamento para que os blogs parceiros pudessem conhecer e falar sobre a história antes que ela chegue às livrarias, e que os deuses os abençoem por isso!

Caraval é uma história sombria, tempestuosa e cheia de pequenos segredos criados para te enganar. A narrativa se desenvolve através de Scarlett, de sua ingenuidade e seus sonhos contidos, da ideia de aceitação e submissão à qual foi forçada para impedir que coisas ruins acontecessem à ela e a à sua irmã. Scarlett é uma personagem bem interessante exatamente pela jornada de redescobrimento, quando ela começa a se encontrar nos sonhos que esqueceu e nos que escondeu. Criada por um pai cruel, abandonada pela mãe e forçada a baixar a cabeça diante dos horrores para que mais horrores não se abatessem sobre sua irmã Donatella, uma vez em Caraval, Scarlett é forçada a confrontar coisas longe da sua zona de conforto. A menina amedrontada com os próprios terrores, que vê cores nas emoções e espera por um futuro menos sombrio, vivencia a magia em todas as suas nuances.

"O que quer que tenha ouvido sobre Caraval não se compara à realidade. É mais do que só um jogo ou apresentação. É a coisa mais parecida com magia que você verá neste mundo."

Adorei como a autora criou essa fragilidade sobre a protagonista. Fraca e facilmente domável pelo medo, ela escapa dessas correntes conforme entra mais e mais fundo no jogo sombrio ao qual foi convidada. Scarlett está ali para salvar a irmã impetuosa, sim, mas também está ali por ela mesma - e é descobrindo isso que sua personalidade se torna evidente. Ao confrontar a ideia de que a liberdade é mais do que apenas o que ela espera, que pode desejar e lutar por coisas melhores, que Scarlett se torna uma personagem tão autêntica. Todo o crescimento dela na narrativa foi bem trabalhado.

"Os sentimentos de Scarlett vieram em cores mais vívidas que o normal. O vermelho urgente do carvão em brasa. O verde ávido dos novos brotos de grama. O amarelo frenético das penas dos pássaros em movimento."

Inclusive, a maneira com que a Scarlett sente as coisas através de cores é fantasticamente bem descrita. O tipo de coisa que marca uma narrativa e uma autora. Eu me apaixonei por ver seus sentimentos conforme cores diversas apareciam nos parágrafos, um artifício peculiar e único.

Seu relacionamento com a irmã foi um dos pilares para o drama da história. Onde Scarlett era cautela e medo, Donatella era rebeldia e coragem. Com o anseio de encontrar liberdade para as duas, Donatella aceita riscos maiores do que se pode imaginar, e acaba colocando ambas em meio ao perigoso jogo de Caraval. Uma vez desaparecida, a garota se torna um espectro das lembranças de Scarlett, a ideia de desfecho. Para terminar o Caraval, ela deve ser encontrada - e, para encontrá-la, tudo o que Scarlett teme e evita deve ser vivenciado.

"- Se quiser vencer, terá que ser um pouco impiedosa. O Caraval não é uma lição sobre gentileza."

Como espírito impetuoso, a Donatella acabou fazendo muitas burrices em seu tempo na história. O tipo que te faz querer sacudi-la e gritar para que pare e ouça a voz da razão!

Mas o legal é como suas atitudes são compreensíveis, especialmente em relação ao crescimento e à criação em meio ao abuso do pai medonho. Tella, como Scarlett a chama, é um espírito indomável que, por muito tempo, sofreu terrores dos quais não conseguia se libertar. Com a chance para isso em meio a magia e ao desconhecido, ela aceita todo tipo de risco.

Agora vamos falar sobre meu favorito: Julian. Um marinheiro misterioso e bem humorado com interesse sutil no Caraval acaba por ser o companheiro da aventura de Scarlett. Quando ela se separa da irmã e a perde em meio ao jogo, Julian é a única figura familiar e "confiável" ali dentro. Sua aproximação é em meio às investigações do desaparecimento de Donatella e provocações sarcásticas e divertidas, e de repente Julian é tudo de novo e emocionante que a protagonista jamais esperou desejar. Ele é instável e sedutor, firme e melancólico. Julian é um rapaz sombrio em muitos momentos, mas está sempre disposto a ajudar Scarlett e levá-la a provações em busca da própria coragem. Eu amei profundamente como a autora deixou pistas dos mistérios envolvendo Julian em todo o livro, e também como o final com ele foi surpreendente.

O romance entre os dois também me pegou de jeito. É forte e inesperado, o tipo de sentimento que aparece e se torna uma base para sustentar os personagens, ajudá-los a superar as coisas medonhas e perigosas que vêm pela frente. Julian e Scarlett dividiram tantas cenas boas que foi impossível não rolar no chão e querer que encontrassem felicidade, ainda que não parecesse possível diante do perigo em que se encontravam e do que encontrariam fora de Caraval.

"Imaginou que amá-lo seria como se apaixonar pela escuridão, assustadora e voraz, mas absolutamente linda quando as estrelas surgiam."

Afinal de contas, o pai das garotas é tão monstruoso quanto as partes mais escuras da magia daquele jogo. Ele negociou o casamento da filha com um conde misterioso e é o tipo de homem capaz de atravessar céus e terras para tê-la sob seu controle. Longe do pai, Scarlett vivencia a liberdade, mas ela está sempre sombreada pelo medo do que o homem pode fazer caso descubra sobre sua aventura.

Esse não é um livro sobre grandes reviravoltas, mas elas existem e são bem encaixadas na trama. A magia está ali, mesclada à loucura, medo e perigos. Caraval é um jogo de escuridão e de bravura, o tipo de atração que leva as pessoas aos seus limites. É um mistério e uma revelação, o começo de uma aventura e o final dela.

"- Também avisou que todo desejo tem um preço, e, quanto mais ele se apresentasse, mais se transformaria nos papéis que desempenhava. Se fizesse o papel de vilão, Lenda se tornaria um na vida real."

É comandado pela figura enigmática do Mestre Lenda, que permanece em anonimato durante boa parte da trama, mas também se faz muito presente nela - uma vez que ele e Caraval são quase a mesma coisa, enigmas a serem desvendados. Quando você acha que está entendendo alguma coisa na história, ela se revira em uma revelação inesperada e chocante e tudo o que faz com seu emocional é deixá-lo no chão.

Me perdi em Caraval e seus segredos tenebrosos. Na história que cerca a magia sombria daquele jogo. As páginas passaram em um piscar de olhos, e o final prometeu respostas para as coisas que ficaram em aberto. Caraval é um jogo e é muito mais do que isso. É uma leitura enérgica, perturbadora e altamente recomendada para quem quer viver grandes mistérios.

O livro está em pré-venda e será lançado em Junho. Então aproveita pra reservar teu exemplar porque esse é o tipo de história que precisa estar na sua vida!
Hellen Buckel 24/04/2017minha estante
Eu ja estava interessada nesse livro faz tempo, mas ao ler sua resenha fiquei doidinha para tê-lo em minha prateleira ?

Queria Estar Lendo 25/04/2017minha estante
Que bom que a resenha serviu de incentivo, Hellen! O livro é MARAVILHOSO, vale muito a pena!

nat4liaz_ 01/04/2024

"And it's all fun and games
'Til somebody falls in love
But you already bought a ticket
And there's no turning back now"

Que livro, meus amigos, que livro!
Tudo nesse livro é incrível.. o romance, a trama, a ambientação... Tudo! Aquele tipo de livro que vc desconfia de tudo e de todos e ainda assim é enganada no final ?

Teve uma hora que eu já estava quase coringando, pra combinar com a vibe do livro de circo e afins kkkkkkkkkk

Estou ansiosa pra ler a continuação, estou com altas expectativas e sinceramente espero favoritar pelo menos um da trilogia kkkkkkkk Estou com medo de que minhas expectativas não sejam supridas, mas não espero nada menos do que algo digno de um espetáculo de Caraval: incrível e arrebatador.
Viriato.Monteiro 01/04/2024minha estante
Esse livro é bom mesmo? Do que se trata a história?

Paola 01/04/2024minha estante
Tava ouvindo Agr

nat4liaz_ 01/04/2024minha estante
Então amg, eu gostei muito (como dá pra perceber)

O livro fala sobre duas irmãs... A irmã mais velha, Scarlett, sempre sonhou em conhecer Caraval, que é um espetáculo mágico e arrebatador.
Em determinada circunstância, Scarlett e sua irmã, Donatella, recebem convites para visitarem o espetáculo, só que a Scarlett estava receosa em ir... Mas Donatella acaba indo na frente e Scarlett acaba a seguindo. Só que quando Scarlett chega em Caraval, ela descobre que a sua irmã foi sequestrada, e pra poder encontrá-la, ela precisará jogar o jogo de Caraval.

Ana mart 25/04/2024

Maravilhada e surpreendida
Esse livro me prendeu bastanteee!!!
Infelizmente eu demorei um pouco pra ler ele devido a um problema que tive com o meu exemplar, que veio com o encarceramento mal feito, o que resultou em inúmeras folhas soltando do livro a medida que eu ia abrindo ele.
Por mais que tenha me atrapalhado eu ignorei, e isso não afetou a minha experiência com a história em si.
Adorei o universo e a ambientação incrível do Caraval. Achei a construção da protagonista um pouco óbvia, mas o livro compensa com diversas aventuras e surpresas a medida que os protagonistas tentam solucionar o mistério do Caraval.
Apesar de ter adorado os personagens e a relação entre eles, confesso que não fiquei muito motivada a ler os próximos, mas de qualquer forma adorei cada momento da leitura!

Malu 24/07/2022

Caraval
Atingiu minhas expectativas:
Livro cheio de mistérios sendo desvendados, plot twist ótimo, cenário PERFEITO ( meu ponto preferido do livro ) e personagens cativantes, com histórias próprias muito boas.
Gostei muito, vale a pena ler.
Duda 24/07/2022minha estante
EU AMO

Melissa 23/07/2022

Lembre-se, é apenas um jogo.
Um dos melhores livros que já li.
Como toda boa fantasia eu comecei o livro sem entender muitas coisas, confesso que estava bem confusa, mas com o decorrer dos capítulos eu comecei a me encantar por todo o enredo de Caraval.
A história tem um toque de tudo que um livro de fantasia tem de melhor: magia, romance, mistério, dentre outras coisas.
Foi ótimo poder acompanhar a história de Scarlett e Donatella!
Beka 23/07/2022minha estante
Eu quero muito ler ?

Bill 15/01/2023

Um livro muito curioso
Uma leitura verdadeiramente envolvente, com uma atmosfera de circo sombria e brilhante, magia estranha e personagens mais estranhos ainda

mariagabim 27/04/2024

Me surpreendeu!
Não esperava nada dessa leitura, mas ele conseguiu me prender do início ao fim. Uma fantasia diferente e cheia de reviravoltas. Incrível. Todas as minhas teorias foram erradas até o final do livro kk!
Amei, recomendo!

Camomila8 16/04/2024

AAAAA
Simplesmente DEVOREI esse livro em 1 dia!! Perfeito demais! Eu amei a Scarlett e o amor que ela e a irmã sentem uma pela outra é lindo, o pai delas é um filho da mãe! Incrível como você consegue odiar e amar TODOS os personagens em algum momento.
QUE JOGO DESGRAÇADO, MANO, QUE TERROR PSICOLÓGICO! Não achei normal esse final, não tem condições de você sair de uma situação como essa com saúde mental.
É INCRÍVEL ESSE LIVRO

Luana Lima 16/04/2024minha estante
E isso tudo apenas no primeiro livro, o segundo vem pra aumentar o nível kkkk

Isabelle333 16/04/2024minha estante
Saúde mental não existe neste livro

Isabelle333 16/04/2024minha estante
Perdi a minha antes da metade

Nossa o 2 e o 3 ---

Isa.ssup 16/04/2024minha estante
Saúde mental nem sei oq é isso

Maria 16/04/2024minha estante
Esse livro é incrível mesmo!! Essa é a minha trilogia favorita, então se vc gostou desse, vc precisa ler o 2° e o 3° livro! São muito bons!! ?????

Isabelle333 16/04/2024minha estante
Cara é uma trilogia mto boa msm desculpa mas nada NADA supera minha trilogia favorita que é nada menos que Era uma vez um coração partido ??

Maria 16/04/2024minha estante
Eu não li o coração partido ainda, mas falam q realmente é mto bom( Jacks rs) vou esperar as provas acabarem pra começar a ler

Isabelle333 16/04/2024minha estante
Mto bom é pouco esse livro é simplesmente prft e maravilhoso recomendo DMS

ViPrad 28/05/2024

Que fantasia incrível.
Juro, fazia um tempo que não lia uma fantasia que não achava TÃO LEGAL e bem escrita e emocionante. O mundo de Carraval é incrível, os segredos, os espetáculos, a história, os acontecimentos... AAAAAA. Você não consegue parar de ler. Achei muito bacana no final do livro a autora ter explicado grande parte dos pontos mas ter deixado uns em aberto para o próximo livro (o que faz sentido). E só pela maneira que terminou esse, e o que nos foi revelado, acho que vai ser muitoo bom também.

Obs: só não dei 5 estrelas porque achei que os plot finais iriam me surpreender mais. Não foram ruins, mas achei que ia ficar mais surpresa, mas suspeitava de grande parte das questões. Mas mesmo assim foi incrível.
Luana1648 28/05/2024minha estante
Eu so queria ler esse livro como se fosse a primeira vez???

crislina 28/05/2024minha estante
Já faz quatro anos e ainda não superei essa trilogia ?

Lais544 28/05/2024minha estante
Essa trilogia é perfeita!!!

Maria 05/06/2024minha estante
Mdsss, deu super vontade de ler o livro

Maria 05/06/2024minha estante
???

sofia :) 27/04/2021

meu deus gente, que livro envolvente. nao consegui parar de ler os ultimos capitulos pq me deixou muito curiosa pra saber o que ia acontecer em seguida. achei o livro muito bom mas algumas cenas nao conseguia imaginar. deixou pontas soltas no final que deixam curiosidade para ler o próximo livro. recomendo!!

Clara 12/02/2024

É uma história cativante e envolvente. Confesso que foi um tipo de livro novo pra mim, então precisei de um tempo maior pra compreender a história, mas super recomendo pra quem quer uma leitura que brinca com a realidade e o mistério.

marina frança 20/05/2021

tempo de leitura
[ ] miojo
[ ] um filme
[X] uma série
[ ] infinito

compreensão
[ ] da pra ler dormindo e entender tudo quando acordar
[ ] da pra ler enquanto assiste TV
[ ] requer atenção
[X] requer material de apoio
[ ] só o autor entendeu

personagens
[ ] é um monólogo
[ ] meia dúzia
[X] uma penca
[ ] enche um trem
[ ] thanks temos um problema

originalidade
[ ] pode copiar só não faz igual
[ ] homenagem
[ ] eu entendi a referência
[ ] original
[X] pessoas vão copiar isso daqui pra frente

ps: obg myzlen
Amo influencer

????

?????

????????

Melinda05 20/05/2021minha estante
Meo, amei tua resenha

amanda 20/05/2021minha estante
verdade qm nn sabe copia

Gabriel.Rodrigues 20/05/2021minha estante
KKKKKKKK mano olha essa resenha

Joana 22/05/2021minha estante
Manoq
Mano que resenha incrível, agora só quero fazer assim kkkkjkkkkkk

gabi 02/07/2021minha estante
sua resenha é um ícone KKKKKK

Aisha Andris @AishandoBooks 09/01/2022minha estante
Sobre esta resenha:

[x] Outros bookgrams copiariam se tivessem menos vergonha na cara (ou talvez ainda copiem um pouco porque a vergonha não é tão grande assim, afinal)

Raissa.Scarpa 21/05/2021

Perfeito!
Esse livro fluiu tanto pra mim, que quando vi, já estava no fim. Amei os personagens, o mistério, a construção do cenário e da magia! Tudo muito envolvente, fiquei morrendo de vontade de conhecer o Caraval kkkk!
Ansiosa pelo próximo livro!!