Resistência

Resistência Affinity Konar

Resenhas - Resistência

Lu Vello 16/06/2021

Um processo
Ler este livro foi um processo de digestão. É pesado, lindo, real, triste... Mas é imensamente bonito. Obrigada, Affinity, por me trazer essa leitura com os dois pés na cara

Laís 19/05/2017

Auschwitz - campo de concentração onde eram levados alguns dos muitos prisioneiros do regime nazista. Entre os que foram levados a esse inferno na terra, estão as irmãs gêmeas Pearl e Stasha. Os gêmeos, ali, tinham um valor especial: o médico os adorava, pois era com eles que dedicava grande parte do seu tempo, fazendo experiências inimagináveis e, pra falar o mínimo, cruéis.

As gêmeas, antes uma só, são pela primeira vez na vida separadas. As marcas da guerra estão impressas no corpo, dentro de suas entranhas, dentro de seus corações. É no meio de tanta tristeza, destruição e sofrimento, agulhas e bisturis, que ambas precisam encontrar forças pra sobreviverem e, assim como antes, se tornarem uma.

Resistência é mais um livro que fala sobre a destruição em massa que foi o Nazismo. Mais um livro que choca o leitor, porque embora seja ficção, não deixa de conter informações reais. Esse assunto mexe com o nosso imaginário. Qualquer pessoa que já tenha ouvido sobre a Segunda Guerra Mundial, sabe que os campos eram conhecidos como campos de morte e tortura.

Mas, embora tenha me sentido angustiada com a tocante história contada no livro, Resistência não foi uma das minhas melhores leituras.

Esse tema é algo que exige muita empatia do leitor. Logo nas primeiras paginas, a autora já nos joga no meio de um quarto em Auschwitz. Eu senti falta de mais introdução, algo que me permitisse conhecer as meninas. Sem isso, eu senti que de certa forma ficou superficial, um sofrimento forçado. Como não senti empatia pelas personagens logo no início, demorou muito para que eu me conectasse com a história. Aliás, somente na segunda parte do livro que isso aconteceu - onde a história está mais amadurecida.

Também não gostei muito da escrita da autora. Em diversos momentos achei bem confusa e carente de informações.

Eu pretendo reler esse livro. Acredito que agora, depois de conhecer melhor as personagens e a história, eu consiga sentir mais carinho pela trajetória delas e aproveite mais o livro. Eu estava com muitas expectativas e, embora tenha sido uma boa leitura, senti que poderia ter sido muito melhor.

Elidiane 01/06/2017

''Auschwitz nunca se esqueceu de mim. Implorei para que esquecesse.''

Histórias sobre a Segunda Guerra Mundial, e consequentemente o Holocausto, sempre me chamaram a atenção, é difícil acreditar que isso realmente tenha acontecido, mas cada pesquisa que realizo sobre o assunto, cada documentário e filme que assisto sobre o massacre dos Judeus pelos nazistas me faz perceber o quanto ainda sou ingênua sobre esses fatos. E quando li Resistência, da autora Affinity Konar descobri ainda mais o quanto as crianças judias sofreram no campo de concentração de Auschwitz nas mãos de um homem insano que se intitulava médico mas que na verdade marcou a vida e o corpo dessas crianças inocentes de uma forma inimaginável.

As irmãs gêmeas Pearl e Stasha são inseparáveis. Mas quando as duas são enviadas para Auschwitz com a família, o mundo que elas conheciam deixa de existir completamente. Separadas da mãe e do avô, as duas ficam a mercê de Josef Mengele um homem que era a própria morte em pessoa, que se intitulava médico, e era o responsável pelo Zoológico de Mengele. Para lá, ele levava todas as crianças, a maioria delas gêmeas, mas ele também aprisionava crianças albinas, anões ou aquelas que lhe chamassem mais a atenção, eram todas selecionadas para terríveis experimentos cientísticos nazistas que não tiveram valor nenhum, apenas sequelas, mortes, e sofrimento.

''Para onde quer que olhássemos, havia um duplo, uma idêntica. Todas meninas. Meninas tristes, meninas pequenas, meninas de lugares distantes, meninas que podiam ser do nosso bairro. Algumas dessas meninas estavam quietas, pousavam feito passarinhos em seus colchões de palha e nos examinavam. Quando passamos por elas em seus poleiros, vi as escolhidas, as selecionadas para sofrer certas coisas enquanto suas duplas continuavam intocadas. De quase todos os pares, uma gêmea tinha a coluna defeituosa, uma perna quebrada, um tampão no olho, um ferimento, uma cicatriz, uma muleta.'' Página. 19

Stasha e Pearl quando chegam a Auschwitz tentam manter as memórias do passado, e também a esperança de um futuro incerto, elas inventam brincadeiras para fugir um pouco da realidade em que vivem, mas a cada encontro com o Anjo da Morte, o doutor Mengele, mais difícil se torna as suas vidas, pois a crueldade com essas crianças e todos os testes que ele impõe principalmente para Pearl a deixa cada dia mais debilitada. Stasha pensa que se tornando uma das ''favoritas'' de Mengele, deixando ele fazer os experimentos que desejasse com ela, talvez diminuísse o sofrimento da irmã, inocente, não saberia o mal que estaria por vir.

Quando Pearl desaparece, não existe mais vida para Stasha, ela se transforma em uma completa infeliz sem a sua metade, e promete a si mesma que um dia irá matar Mengele, e ela contará com a ajuda de um grande amigo, Feliks, um garoto que também teve perdas, e que possui os mesmos desejos que Stasha. Os dois partirão em busca de vingança, mas encontrarão grandes perigos pela frente, será uma aventura repleta de grandes decisões a serem tomadas, momentos inesquecíveis e encontros que mudarão as suas frágeis vidas para sempre.

''Desviamos para lá e pra cá naquela passagem indo ao zoológico de Versóvia e no caminho imploramos às nossas respectivas autoridades, que eram Deus para Feliks, e o destino para mim, para nos darem força para acabar com o homem que gerou aquele ódio terrível em nossos corações.'' Página. 247

O livro é dividido em duas partes, são vários capítulos com a narrativa intercalada entre a Stasha e a Pearl. O final de cada capítulo mexe com todas as nossas emoções, sentimos uma ansiedade por tudo ainda o que está por vir. E enquanto realizava essa leitura fiz várias pesquisas na internet sobre as irmãs Eva e Miriam Mozes que deram origem a essa história criada pela Konar, e também sobre o abominável e temível Mengele, eu fiquei chocada com tudo o que li, e descobri. Pois é, caro leitor pode ter certeza que quando você descobre que vários fatos realmente aconteceram, a leitura se torna muito mais rica e significativa

Gostaria de dar todas as estrelas do céu para esse livro, é sem dúvida nenhuma um dos melhores livros que li esse ano. É impossível não ser cativado pela narrativa da Affinity Konar, me vi em vários momentos bem triste, mas a forma como a autora narra os acontecimentos, de modo doce, e muitas vezes poético me fez sentir como se eu fosse uma irmã mais velha de Pearl e Stasha, pois eu sofri cada vez que as mutilavam, senti a felicidade do amor de irmãs que compartilhavam e torci desesperadamente para terminasse unidas e felizes.

A beleza desse livro é tão tocante, essas papoulas na capa tem um significado incrível na história. Resistência despedaçou o meu coração, mas me deixou embevecida quando fechei a última página, também me mostrou a crueldade humana, e o sofrimento que foi a época terrível do Holocausto. Porém renovou a minha fé, e a esperança de que dias melhores sempre virão, e de como o amor puro entre irmãos é uma dádiva, que tudo pode suportar.

''Em meu rosa fetal, tive de encarar essa verdade: sem ela eu seria apenas um pedaço, uma coisa sem valor algum, um ser humano incapaz de amar.'' Página. 9

site: + resenhas: http://www.leituraentreamigas.com.br/

Larissa Destro 30/11/2022

"Nem sempre nos conhecemos, ou sabemos em que vamos nos transformar, o que podemos fazer, depois que o mal fez o que quis conosco."
??
Gente... eu sempre amei livros sobre a segunda guerra mundial, mas esse aqui foi MUITO difícil de ler. Escrita muito lenta e confusa. Levei quase 2 meses pra terminar. ?

A história das gêmeas que sofreram nas mãos de Mengele tinha tudo pra ser muito boa. Mas acho que a autora não conseguiu desenrolar muito bem.
??
"E naquele momento, sem ninguém com quem dividir minhas responsabilidades, assumi todas. Assumi a esperança e o risco, a determinação imprudente, a crença teimosa de que, mais uma vez, eu ia sobreviver."

Carla.Zuqueti 28/03/2020

Brutal
Como muitos sabem, sou muito curiosa sobre a história das guerras e em especial, a segunda guerra mundial. Saber como chegamos ao ponto de achar normal algo como o Holocausto é algo que me inspira a procurar saber sempre mais sobre esse assunto.
?????????????????
Porém o livro Resistência, foi inspirado em outra face da guerra , tão cruel quanto o Holocausto: o zoológico de Menghele.
?????????????????
Josef Menghele foi um médico alemão que, com a justificativa de criar artificialmente uma raça ariana pura, usou cobaias judias, principalmente crianças gêmeas, anões e albinos, para cometer as maiores atrocidades já vistas, as quais chamava de experiências.
?????????????????
O livro é de ficção, mas tem por base uma longa lista de depoimentos de pessoas que estudaram e sobreviveram ao médico alemão.
?????????????????
Conta a história de Pearl e Stasha , gêmeas judias polonesas que foram para Auschwitz com sua mãe e seu avô, e se tornaram cobaias de Menghele.
?????????????????
É um livro muito poético e muito pesado. A história das gêmeas é linda, triste, desesperadora é angustiante.
?????????????????
É um livro de ficção mas que conta coisas que realmente aconteceram. Não com Pearl e Stasha , mas com inúmeras outras crianças cobaias do zoológico de Menghele.
?????????????????
Eu recomendo ler se você tem estômago e tem interesse pelo tema. Pois é um livro brutal.
???????????????

Sandrics 07/02/2019

Pearl e Stacha são gêmeas inseparáveis, daquelas com direito a "poder de gêmeos", que compartilham sensações e segredos sem precisar de palavras. Estamos na Polônia, em plena Segunda Guerra Mundial, e as meninas, judias, são levadas ao campo de concentração de Auschwitz e deixadas "aos cuidados" do Dr Mengele, Anjo da Morte, criatura desprezível cujo único objetivo é destruir a vida dessas crianças na tentativa de expandir seus estudos sobre genética da maneira mais desumana possível.

Baita enredo não é mesmo? O que incomoda nesse caso é que essa é uma história baseada em fatos reais. Gêmeos separados, despidos, torturados, e mortos em nome da ambição e crueldade de um homem.

A história é narrada em primeira pessoa pelas duas meninas alternadamente e é possível perceber o quanto elas são diferentes apesar de lutarem para serem iguais e permanecerem ligadas apesar das tentativas do monstro de separa-las. .
Esse é um livro intenso e difícil de digerir, apesar de extremamente fluído, há momentos em que é necessário parar a leitura, dar uma respirada, e tentar acreditar que o bem prevalece, pois a quantidade de ódio e crueldade direcionada às pessoas no campo de concentração é insana.

Achei interessante que a parte final do livro foca no momento em que as pessoas são libertas do campo, e não é assim tudo lindo como vemos em filmes. O perigo era constante. O frio e a fome eram intensos.
Quando a inocência vence o medo, a tortura, o ódio, ela se torna resistência.

Eu poderia falar muito mais sobre esse livro, que vai muito além da história, quando alcançamos os fatos e tentamos entender como algo assim pôde acontecer, e não sofrer nenhuma punição. Quantas vidas e famílias e almas foram quebradas e despedaçadas. Mas acredito que seja impossível expressar em palavras.

Erika Alcantara @literandofotos 17/03/2018

Jamais diga que chegou ao fim
Quando céus de chumbo anunciarem um futuro amargo;
Pois certamente a hora que desejamos ainda vai chegar
E na marcha nossos passos serão trovoadas: sobreviveremos.
A música da guerrilha, a música da resistência judaica.

O livro é narrado por as duas protagonistas, Pearl e Stasha, dividido em dois tempos, dentro de auschuwitz e após a queda do campo na devastação que a guerra deixou. Pearl e Stasha são gêmeas e por isso caiu nas mãos do médico mengele conhecido como anjo da morte, as crianças gêmeos são objetos de pesquisa e experimentos no ?zoólogo? humano.
Resistência conta através das crianças os horrores dentro do campo de concentração.
Inspirado na história real das gêmeas Eva e Miriam Mozes.

umavidabookstan 06/12/2022

Marcante
Acho que esse é um dos livros mais marcantes e chocantes que já li. É bem profundo, traz a história de duas irmãs gêmeas que foram usadas para experiências na Segunda Guerra Mundial. A história é real, com mesclas de ficção. Extremamente tocante e faz chorar muito. Leitura muito importante para manter viva a história dos que sofreram na crueldade do nazismo.

Bia Kollenz 11/06/2018

Resistência
Resistência é o primeiro livro publicado da autora Affinity Konar e conta a história de duas irmãs gemas: Pearl e Stasha. O livro começa quando as irmãs são levadas de um trem de carga para Auschwitz, enquanto tentavam escapar junto da mãe e do avô. Ambas são meninas muito inteligentes e curiosas, Pearl se destaca por suas aptidões artísticas enquanto Stasha pela sua animação e eloquência. O romance se passa a em 1944 e é centrado no Zoológico de Mengele. Misturando fatos reais ao mundo ficcional, o livro é um retrato doloroso dos horrores da segunda guerra mundial.

Pearl é responsável pela tristeza, pela bondade e pelo passado. Stasha é responsável pela diversão, pelo futuro e pelo mal. Essa divisão de responsabilidades entre as duas logo no início do livro retrata muito bem o caminho que seguirão, e o que um campo de concentração é capaz de fazer. A inocência das meninas é tomada muito cedo, bem como a esperança de um futuro melhor. Ao longo das páginas vemos uma degradação física e emocional das irmãs que são obrigadas a enfrentar sessões e mais sessões de testes e experimentos científicos, sem nenhum embasamento. A parte mais cruel disso tudo, é que foi real.

Josef Mengele realizava experimentos com gêmeos, albinos, anões, ciganos, judeus, deficientes e a lista não para. Suas experimentações iam desde tentar criar gêmeos siameses costurando pessoas até injetar substâncias e vírus para “testar” as reações. Gêmeos eram os seus preferidos, e por mais terrível que pareça, pertencer ao Zoológico era um destino muito melhor que o dos demais dentro de Auschwitz. Lá ainda existiam mais chances de você ser alimentado, de ter algum conforto e de sobreviver.

Affinity Konar se inspirou na vida das irmãs Eva e Miriam Mozes que viveram no campo de concentração e sofreram com os experimentos de Mengele. Apesar de terem sobrevivido carregaram seqüelas pelo resto da vida. Elas tiveram várias doenças como câncer, tuberculose, falência dos rins, além de Eva sofrer com diversos abortos espontâneos, tudo conseqüência dos experimentos.

Vemos alguns fatos reais presentes no livro: as irmãs Mozes aparecem em um ponto da narrativa, observamos cenas de injeções de substancias nos olhos bem como de vírus, uso de água fervente como tortura, vivisseções, alguns dos vários horrores causados pelo conhecido Anjo da Morte. Além das irmãs temos a presença de uma família anã, provavelmente inspirada na família Ovitz que viveu no campo de concentração.

O próprio Mengele é um ator central da trama. Famoso por ser um dos principais médicos nazistas, curiosamente ele possui uma ligação com o Brasil. Mengele fugiu para o Paraná depois de uma operação do Mossad em Buenos Aires que capturou Adolf Eichmann. Josef morreu em 1979, vítima de um afogamento em São Paulo.

A autora não nos poupa em nenhum momento da história. Pearl e Stasha perdem todo seu orgulho e humanidade nas mãos dos médicos de Auschwitz, personagens coadjuvantes também fazem parte dessa sinfonia macabra que não perdoa ninguém aos olhos do nazismo. A esperança é tomada a cada tortura, no final não sobra muito de ninguém. A escrita da autora é muito bela. Ela consegue dar uma voz diferente para cada uma das irmãs.

Percebemos isso ao longo dos capítulos que são intercalados, hora narrados por Pearl que é mais realista, hora narrados por Stasha que vive em um mundo próprio, repleto de magia e que se torna mais assustador a cada página. Outros personagens também se destacam como Bruna uma albina russa que protege as meninas da sua maneira, o Pai dos Gêmeos que trabalha no campo na seleção de gêmeos, Feliks um gêmeo que sofre nas mãos de Mengele e Peter, um menino que trabalha como garoto de recados no campo. Cada personagem tem sua cor e sua voz e o mais importante, tem seu crescimento dentro da trama.

Apesar de possuir uma história forte, considero Resistência um livro muitíssimo recomendado. Minhas expectativas não só foram atendidas como também superadas. Infelizmente não foi um livro que eu consegui ler rápido, senti a necessidade de digerir aos poucos o que acontecia e de também pesquisar mais sobre o assunto. Ler sobre pessoas sendo torturadas pode ser perturbador, mas encarar isso como um fato da nossa história é importante para evitar que isso ocorra no futuro.

site: https://www.laoliphant.com.br/resenhas/resenha-resistencia-affinity-konar

Paula.Martuchelli 06/09/2017

História comovente, porém...
Indo na contramão de 99% das opiniões e resenhas desse livro, confesso que ele simplesmente não funcionou para mim. Explico o porquê:
Há tanta literatura sobre segunda guerra e suas mais variadas faces no mercado ( principalmente sobre auschwitz) e fiquei curiosa com um livro que parecia trazer uma perspectiva diferente e original ( gêmeas que foram alvos das experiências de Josef Mengele, o anjo da morte), mas logo me decepcionei, pois, na minha opinião, a originalidade da narrativa e a crueldade dos acontecimentos foram sub aproveitados devido a uma narrativa cansativa e arrastada, principalmente a partir da segunda metade, onde a autora arrasta situações que poderiam ser desenvolvidas mais rapidamente (a primeira parte por sua vez, que realmente traz os horrores do campo de concentração é muito curta);
Também se você planeja ler este livro para conhecer como se davam as experiências do anjo da morte, só irá conhecê-las por alto, pois são só vagamente mencionadas, ficando a maior parte a critério da imaginação das narradoras (duas crianças) e dos leitores. Eu costumo gostar muito de histórias narradas por crianças, mas essa especificamente não gostei pois tanta imaginação e inventividade me atrapalharam a entrar na história e imaginar o cenário descrito.
Contudo, a história possui sim passagens bonitas e emocionantes, mas não me prendeu como outros livros desse período, talvez pela grande expectativa que o cercava.
Rose.Agra 10/11/2017minha estante
Concordo! Foi difícil chegar ao fim desse livro. Tbm adoro histórias sobre a Segunda Guerra mas essa foi decepcionante.

Ana Lícia - @livroedelirio 31/08/2020

"Resistência" tem como plano de fundo a 2º Guerra Mundial e se passa no campo de concentração de Auschwitz. Nesse livro acompanhamos a vida de Pearl e Stasha, gêmeas judias que foram entregues ao médico Josef Menguele, mais conhecido como "Anjo da Morte". Pearl e Stasha têm uma conexão muito forte e se complementam, mas são separadas bruscamente. Pearl desaparece e Stasha se vê sozinha e com um sentimento: esperança de encontrá-la de volta. Como parte do experimento do Zoológico de Menguele, acompanhamos a trajetória das irmãs - e de outros gêmeos - e de toda a crueldade, dor e sofrimento que foram obrigadas a passar.
Ler esse livro foi de uma experiência ímpar, e saber que a história foi baseada em fatos reais me deixou embasbacada. As protagonistas têm uma personalidade forte e única. Como o livro é narrado do ponto de vista das duas personagens, me senti mais conectada com ambas e acho que isso deixou a história mais cativante. A todo momento ficava apreensiva e nervosa porque não tinha como saber o que iria acontecer, e essa surpresa toda me deixou presa na história. A todo momento queria saber o que iria acontecer e torcia para que elas saíssem ilesas das mãos dos nazistas.
O interessante nesse livro também é a questão do final da segunda guerra. Quando os alemães perderam a guerra e os campos de concentração foram libertados, os prisioneiros estavam perdidos e com medo do que ainda esperava por eles. Além disso, ainda tinha aquele receio e também a sede de vingança, e esse livro demonstrou tudo isso, e ver essa ótima foi interessante haja visto que em muitos livros, filmes e séries essa questão passa um pouco despercebido.
É um livro cruel principalmente porque é narrado na visão de duas crianças, e observamos como a questão da esperança e vingança são construídas. Apesar de todo o sofrimento que o livro aborda, é lindo observar o quão resistentes e resilientes a Pearl e a Stasha foram, e isso é inspirador. Infelizmente não encontros palavras suficientes para dizer o quanto esse livro me surpreendeu e me marcou, então fica aqui a minha recomendação para quem se interessa por essa trama histórica.

site: @livroedelirio

Rayane139 18/10/2022

bom, mas poderia ser melhor.
A história é bastante envolvente, mas a narrativa do livro não. Leitura extremamente arrastada, a narrativa de Stasha me deixou bastante estressada, tinha que me esforçar bastante para manter o foco. O livro tem várias atrocidades e são bastante explícitas, é muito triste e doloroso saber que a maioria dessas coisas realmente aconteceu. Não me emocionei como eu estava esperando, creio que pode ter sido porque não consegui criar um vínculo com as personagens. Leitura poética ainda não é meu estilo, não consegui me adaptar e gostar desse tipo de escrita. Mas o livro é interessante, as reviravoltas são intensas e angustiantes. É uma leitura pesada e eu não considero um romance.

lilibovio 27/07/2020

4,5??
Pearl e Stasha gêmeas idênticas foram levadas para Auschwitz, campo de concentração, onde dr Mengele fazia atrocidades desumanas com crianças...

o livro tem muitas cenas de cortar o coração ?

Ao mesmo tempo que vc vê destruição, ainda pode encontrar um pouco de esperança na humanidade!

Thay 14/11/2022

Tenso
Um livro muito pesado ao meu ver por ser contado na perspectivas de crianças, uma triste realidade do holocausto.
Por eu ter uma irmã gêmea acredito que levei o livro muito ao lado pessoal por isso talvez achei tenso e demorado para ler, visto que me comparava a elas.

maria @mariandonoslivros 17/12/2017

Um aprendizado em forma de livro.
Resistência é o romance de estreia da escritora Affinity Konar, que retrata a historia real das irmãs gêmeas Eva e Miriam Mozes sobreviventes da Segunda Guerra Mundial. É sempre narrado em primeira pessoa (pelas duas irmãs) ao longo de suas 320 paginas. A cada capitulo você sofre pela história das pequenas e se enxerga em suas peles, fazendo com que a leitura chegue a um nível pessoal muito forte. E posso dizer que esta experiência foi uma das mais perturbadoras, essenciais e especiais que já tive.

Pearl e Stasha são inseparáveis. Após serem enviadas juntamente de sua família para o campo de concentração Auschwitz, ambas ficam a merce de um homem que podemos considerar ser uma das criaturas mais horripilantemente cruéis que já existiram: Josef Mengele, ou Anjo da Morte, um suposto medico que fez atrocidades com inúmeras crianças em nome de sua suposta ciência. Mengele, criou o chamado "Zoológico de Mengele", onde sequestrava e mandia sobre carcere privado crianças gêmeas, albinas e com algum tipo de deformidade para fim de utilizá-las e suas insanas experiencias. Ou final, estas crianças era usadas e a unica coisa que restava era uma imensidão de dor e sofrimento.

O livro se desenvolve a partir do momento em que nossas gêmeas começam a fazer parte destes tais experimentos. Ambas tem a noção do que esta acontecendo, e aqui fica claro o quanto elas lutam para continuarem a ser quem elas são, mesmo com tantas coisas ruins acontecendo ao mesmo tempo. A inocência beirando a insensatez é posta a prova quando nos deparamos com uma Stasha quase submissa a Mengele, o que nos mostra a personalidade de cada uma, além do que se passa em seus interiores, em suas próprias confusões.

Contudo, quando achamos que sabemos de tudo, nos deparamos com um tipo de sentimento que hoje pode ser muito subjugado: o amor entre irmãos. Assim, quando a pequena Pearl desaparece, Stasha contanto com a ajuda de Feliks, um garoto que assim como ela tem muitos desejos e sofreu grandes perdas, move seus e terras para encontrá-la e assim juta vingança a aquele que lhe tirou seu bem mais precioso, sua irmã.

Com caminhos tortuosos pela frente que os farão enfrentar variadas situações colocando a prova suas vidas, ambos mostram o quanto a vida é uma bela e desagradável experiência para a nossa eternidade na Terra.

O ritmo do livro é incrível, e a cada capitulo você se depara com um novo sentimento que o faz querer continuar a ler sem querer parar. Aqui todos os personagens são impecáveis e digo isto por conta se apenas uma características: eles são reais. Seus anseios e desejos são tão reais quanto o ar que respiramos, e nos sentimos tão próximos a eles que quando algumas situações acontecem você se sente tão emocionalmente abalado que fica difícil pensar/sentir/falar em alguma outra coisa tanto que o desejo de abraçá-los e dizer que tudo ficará bem é o que fala mais alto. Os últimos capítulos foram a experiencia mais inquietante que já passei, e assim que o livro terminou fiquei algum tempo sentada tentando assimilar tudo o que li e vivi em poucas horas, e chorei.

Chorei pelas crianças e adultos que sofreram em nome de um ditador. Chorei por tantas vidas perdidas em nome do poder ou da religião. Chorei pela vida que elas perderam e não poderão aproveitar. Chorei pelo mundo ser cruel.

É com toda a certeza, um dos meus livros favoritos e um dos melhores que existem. Me sinto sortuda por não ter desistido dele. Por isso fica aqui a minha dica de leitura. Não será nada fácil, por isso se prepare emocionalmente e se entregue a ele. No final, tudo terá valido a pena, pode apostar.

"Em meu rosa fetal, tive de encarar essa verdade: sem ela eu seria apenas um pedaço, uma coisa sem valor algum, um ser humano incapaz de amar.''

Beijos de luz, Maria ノ゚ο゚)ノミ★゜*。・+☆
Blog: mariandonoslivros.blogspot.com.br