Resistência

Resistência Affinity Konar

Resenhas - Resistência

Jéssica Menegardo 22/07/2020

Segunda Guerra Mundial por crianças
Baseado na história real das irmãs Eva e Miriam, em Resistência vamos acompanhar os sofrimentos de Pearl e Stasha durante a Segunda Guerra Mundial, duas irmãs gêmeas judias entregues aos cuidados de Josef Mengele, o Anjo Da Morte.
Em uma tentativa de salvar as filhas, a mãe as entrega a Josef, numa das seleções dos vagões de gado em Auschwitz. Começa então toda a descrição das atrocidades que Dr. Mengele fazia com seus prisioneiros no Zoológico, como era conhecido o galpão de experimentos de Mengele.
Nesta história conhecemos também outros irmãos gêmeos, albinos e anões, que serviam para os experimentos de Mengele. O que me deixou encantada neste livro foi a maturidade e a sensibilidade das crianças, o sonho da liberdade, a esperança dos parentes estarem vivos, os amores vividos, as amizades cultivadas em meio às torturas e a guerra.
Eu adorei o livro, sou suspeita pra falar pois amo guerra e histórias narradas por crianças, mas essa vale a pena a leitura..

?A noite tinha esquecido que não devia ser bela em Auschwitz.? Página 101

?O trabalho jamais nos libertaria, por mais que tivessem prometido isso. Mas e a beleza? Sim, pensei, a beleza talvez nos fizesse passar pelos portões.? Página 123
Ronaldo 22/07/2020minha estante
Gostei da resenha, mais um que vai pra lista de desejados

Jéssica Menegardo 22/07/2020minha estante
Garanto que não vai se arrepender, Ronaldo.

Pamella 19/09/2022

Não é novidade pra ninguém que me conhece que eu amo livros que tenha a Segunda Guerra como cenário. Apesar de sempre quase morrer de tanto chorar, e ficar revotada com os responsáveis e perder completamente a fé na humanidade, é um assunto que desperta muito o meu interesse.
Resistência é o primeiro e único livro sobre a vida dos gêmeos em Auschwitz que tive contato e mesmo sendo uma ficção histórica, saber que as crianças realmente passaram por tudo que foi descrito no livro, e talvez por algo até pior, me enoja.
Mas eu acredito que, não sendo um assunto que te dê gatilhos, é importante expandir sua leitura para além da sua zona de conforto.
Eu amo uma fantasia, um romancinho de vez em quando e uma distopia sempre. Mas as vezes sinto a necessidade de algo mais sério, mais dolorido. Algo que me lembre do que o ser humano pode ser capaz pq o mundo não é um livro de romance young adult.

Silva.gab 29/03/2023

Jardim de Papoulas
Triste e esperançoso na medida certa. Tava precisando de algo emocionante para limpar meu paladar dos últimos livros que li.

De uma beleza inocente e sufocante. Uma crueldade sem fim, mas a resistência e desespero de sobrevivência venceu pelo menos para alguns.

Michelle.Leonhardt 17/11/2022

Um livro difícil de ler
Um livro com a temática da guerra, mas com a perspectiva dos experimentos que eram realizados por Joseph Mengele com gêmeos. É um livro bem forte, bem pesado, com uma carga emotiva extremamente alta já que é baseado em história real.

Ele se divide meio que em duas partes. Na primeira parte o artifício da escrita meio lírica, cheia de metáforas e poética do livro é ótimo para suavizar o impacto da história que é contada. E faz sentido, visto que as protagonistas são muito crianças.

Entretanto, na parte 2, essa mesma escrita deixa toda a história confusa. Não dá para saber com certeza o que é real e o que é fruto de artifícios da mente das protagonistas tentando minimizar os sentimentos e os horrores vividos. Nessa parte o estilo da narrativa cansa já que todos os acontecimentos são mais complexos e isso deixa tudo confuso.

Eu demorei bastante para terminar o livro e achei ele bom sim, mas não é o meu preferido de guerra. Acho que a escrita que tanto ajudou na primeira parte foi o que me fez diminuir a nota deste livro.

Yasmin 18/07/2019

Não sei muito bem o que dizer.
Resistência. Um nome forte pra um livro que aborda um dos assuntos mais terríveis que a humanidade já presenciou. Aqui, lemos a história de duas menininhas gêmeas, que foram presas em Auschwitz e sofreram demais nas mãos de Mengele, médico nazista da segunda guerra mundial que usava gêmeos para suas experiências macabras. Assunto incrível e com muito potencial? Sim. Affinity abordou isso da maneira correta? Não tenho tanta certeza. Apesar da história magnífica e da força incrível dessas duas personagens, a escrita dessa autora me confundiu mais do que me explicou. Sinto que li 100% das páginas mas absorvi menos de 50% da história em si. Em diversos momentos me peguei sem entender o que estava acontecendo e perdida em diversos diálogos. Muitos defendem dizendo que isso se deve por ser narrado por crianças e por elas terem imaginação fértil e também para trazer leveza a escrita, mas isso não funcionou muito no meu ponto de vista. Temos livros sobre nazismo narrados por crianças, como A Guerra Que Salvou Minha Vida e O Menino de Pijama Listrado, que tem uma escrita impecável do início ao fim, e com a leveza e inocência que precisa ter. Dou nota 3 pra esse livro pelas personagens e pelo enredo, mas fico triste em saber que poderia sim ser um livro nota 5, se tivesse sido abordado de maneira melhor.
Ieda.Marques 17/12/2020minha estante
Fiquei lendo as resenhas e me perguntando: será que só eu não gostei da forma como foi escrito? Ainda bem que encontrei alguém com o mesmo sentimento que eu. Assino embaixo do que você comentou. Obrigada!

Helena_ 27/12/2022

Poético
O livro retrata a história de irmãs gêmeas e os horrores que enfrentaram na segunda guerra mundial. A escrita dele é bem poética e em alguns momentos fica confuso e cansativo.

Guilherme Dehon 13/08/2021

Marcante... Profundo... Belo...
A história é muito marcante, profundidade, poética...

Cada capítulo é narrado por uma das irmãs, que tem a imaginação como forma de escape para as crueldades que presenciaram e que sofreram.

Como eu havia comentado, a história é bem cadenciada, intimista, peculiar... e parece que não irá desenvolver...

Ao meu ver, foi proposital, a autora dá ênfase às divagações das gêmeas, às seus pensamentos, aos seus momentos lúdicos...

A violência, crueldade, mais implícitas na primeira metade da obra, são mais explícitas do meio para o fim da história...

Marcante... Profundo... Belo...

Leiam.

Mari 09/07/2021

Impossível não chorar
Eu nunca tinha lido um livro desse gênero, sinceramente fiquei impressionada com a quantidade de detalhes sobre os horrores que elas e mais tantos outros passaram, é muita crueldade e pra quem é sentimental é impossível não chorar e ficar sentida pelo resto do dia, mesmo a escrita sendo leve e simples é algo para se ler com o Google ao lado pq tem muuuitos termos (q creio eu q sejam judeus) q vc precisa entender o contexto pra entender a frase e q infelizmente não são explicados no livro, e oq dizer sobre o final? EMOCIONANTE

Deise.Maria 10/12/2020

Uma história fictícia que têm como protagonista as gêmeas Stacha e Pearl dias garotas que tiveram sua infância interrompida pela guerra, e que sofreram todo tipo de tortura nas mãos de Mengel o anjo da morte .
Como o próprio título sugere as irmãs gêmeas lutam pela sobrevivência e resistem as forças do mal lideradas pelos Nazistas .e apesar de terem escolhido caminhos diferentes uma a da vingança e a outra a do perdão, o destino levará as duas a encontrarem o caminho do recomeço.

Amabile.Debortoli 03/12/2021

Livros sobre Auschwitz são sempre pesadíssimos e esse não poderia ser diferente. Muito linda a história dessas duas irmãs e imaginar como foi pra elas passar por tantos desafios é muito assustador

Andréa Bistafa 16/07/2017

Resistência é um livro baseado na história real de irmãs gêmeas, Eva e Miriam Mozes, duas das poucas crianças que sobreviveram as terríveis e desumanas experiencias do Anjo da Morte, Dr. Joseph Mengele, durante a segunda guerra mundial, no campo de concentração e extermínio Auschwitz.

O livro usa como base boa parte da história real do holocausto, alguns nomes reais como o de Mengele, mas a trama em si, com o toque fantasioso na cabeça das protagonistas, não é a história como realmente aconteceu. Tendo isso em mente, vamos para a ficção.

"- Eu nunca quis crescer - eu disse.
Era verdade. Crescer representava um risco muito grande de me afastar de Pearl.
A enfermeira Elma deu aquele seu sorriso perfeito demais.
- Então vocês estão no lugar certo - disse ela."

No livro conhecemos Stash e Pearl, irmãs gêmeas de aproximadamente treze anos, aproximadamente pois elas mesmas não sabem ao certo quantos anos tem ao longo da trama, já que o tempo passa descompassado por elas, entre tanta dor e sofrimento. Ambas chegam a Auschwitz pela linha férrea com muitos outros judeus, acompanhadas de sua mãe se seu avô. Órfãs de pai até ondem sabem, apesar do boato de suicido elas creem que ele foi assassinado enquanto tentava ajudar uma outra criança, enquanto médico.

Esse início do livro já é direto e objetivo, com uma atmosfera muito pesada nos é apresentado sem rodeios um campo de concentração cruel, desumano. Com essa apresentação da trama o leitor já é conectado a separação das irmãs de sua familia, e logo apresentadas aos seus carrascos, entre os soldados, enfermeiras e doutores nazistas.

Toda a trama é descritiva quanto as mortes das crianças por doenças, frio, fome e experimentos cruéis. Crianças brincando, dormindo entre corpos, saqueando a roupas e as meias furadas dos colegas já sem vida.

"Isso parecia impossível. Então compreendi que não podia dizer que tal benção era improvável, porque também nunca achei que a crueldade de Auschwitz fosse possível."

É um livro muito perturbador. Foi muito difícil conclui-lo. Eu particularmente gosto muito de história, e gosto especialmente de tramas desenvolvidas durante o holocausto, por prazer de aprender, mas acho que aqui não funcionou com agilidade pra mim, já que me tornei muito sensível após a maternidade, e o foco do livro justamente sobre crianças, foi carregado de dor.

Stash e Pearl apesar de gêmeas, são muito diferentes em suas personalidades, tão bem moldadas pela autora que fica até difícil imagina-las tão idênticas. Enquanto Pearl, a mais velha, é centrada, protetora e realista, Stash é fantasiosa e duela com si uma pequena inveja de Pearl, ao mesmo tempo que não sabe nem respirar sem a irmã ao seu lado.
Temos as duas narradoras como primeira pessoas, ficando assim mais claro o que cada uma pensa sobre tudo que está acontecendo e como elas lidam com isso de modos diferentes. Enquanto Pearl é capaz de perdoar, Stash só espera vingança.

Quando Pearl desaparece, fica um enigma pro leitor: ela fugiu ou ela foi raptada? Até certo ponto não entendemos bem o que se passa, nem conseguimos separar a realidade da imaginação, principalmente na narrativa de Stash, que acredita ter tornado-se imortal para lidar com tudo isso, tem muito trauma psicológico envolvido na trama.

Boa parte da história acontece no começo de 1945, quando as tropas soviéticas estão libertando o complexo de Auschwitz, então não temos o livro todo acontecendo lá dentro, temos uma parte de fuga, vemos os subordinados dos soldados - enfermeiras e cuidares poloneses - ajudando as crianças a fugirem, vemos o que tudo isso causou psicologicamente em cada um dos personagens até seus desfechos.

Apesar da narrativa em primeira pessoa, estão contando seus passados, então somos agraciados por flashs do que aconteceu ao longos dos anos após a guerra. Esses trechos são maravilhosos, foi um dos pontos que mais gostei.

Por fim, é um livro pesado, nu e cru, com realidade contida na narrativa que emociona e faz refletir. Todos deveriam ler.

"Livros nunca me levaram na direção errada. Parecia tolice tentar sobreviver sem os conselhos deles ao meu lado."

site: http://www.fundofalso.com/2017/07/resenha-resistencia-affinity-konar.html

28/05/2023

"perdoá-la não trazia de volta a minha família(...) Meu perdão era uma repetição constante, o reconhecimento do fato de que eu ainda estava viva. Era prova de que as experiências deles, seus números, suas amostras não tinham servido para nada. No meu perdão, o fracasso deles de me matar ficava patente."

Sandrics 07/02/2019

Pearl e Stacha são gêmeas inseparáveis, daquelas com direito a "poder de gêmeos", que compartilham sensações e segredos sem precisar de palavras. Estamos na Polônia, em plena Segunda Guerra Mundial, e as meninas, judias, são levadas ao campo de concentração de Auschwitz e deixadas "aos cuidados" do Dr Mengele, Anjo da Morte, criatura desprezível cujo único objetivo é destruir a vida dessas crianças na tentativa de expandir seus estudos sobre genética da maneira mais desumana possível.

Baita enredo não é mesmo? O que incomoda nesse caso é que essa é uma história baseada em fatos reais. Gêmeos separados, despidos, torturados, e mortos em nome da ambição e crueldade de um homem.

A história é narrada em primeira pessoa pelas duas meninas alternadamente e é possível perceber o quanto elas são diferentes apesar de lutarem para serem iguais e permanecerem ligadas apesar das tentativas do monstro de separa-las. .
Esse é um livro intenso e difícil de digerir, apesar de extremamente fluído, há momentos em que é necessário parar a leitura, dar uma respirada, e tentar acreditar que o bem prevalece, pois a quantidade de ódio e crueldade direcionada às pessoas no campo de concentração é insana.

Achei interessante que a parte final do livro foca no momento em que as pessoas são libertas do campo, e não é assim tudo lindo como vemos em filmes. O perigo era constante. O frio e a fome eram intensos.
Quando a inocência vence o medo, a tortura, o ódio, ela se torna resistência.

Eu poderia falar muito mais sobre esse livro, que vai muito além da história, quando alcançamos os fatos e tentamos entender como algo assim pôde acontecer, e não sofrer nenhuma punição. Quantas vidas e famílias e almas foram quebradas e despedaçadas. Mas acredito que seja impossível expressar em palavras.

Bia Kollenz 11/06/2018

Resistência
Resistência é o primeiro livro publicado da autora Affinity Konar e conta a história de duas irmãs gemas: Pearl e Stasha. O livro começa quando as irmãs são levadas de um trem de carga para Auschwitz, enquanto tentavam escapar junto da mãe e do avô. Ambas são meninas muito inteligentes e curiosas, Pearl se destaca por suas aptidões artísticas enquanto Stasha pela sua animação e eloquência. O romance se passa a em 1944 e é centrado no Zoológico de Mengele. Misturando fatos reais ao mundo ficcional, o livro é um retrato doloroso dos horrores da segunda guerra mundial.

Pearl é responsável pela tristeza, pela bondade e pelo passado. Stasha é responsável pela diversão, pelo futuro e pelo mal. Essa divisão de responsabilidades entre as duas logo no início do livro retrata muito bem o caminho que seguirão, e o que um campo de concentração é capaz de fazer. A inocência das meninas é tomada muito cedo, bem como a esperança de um futuro melhor. Ao longo das páginas vemos uma degradação física e emocional das irmãs que são obrigadas a enfrentar sessões e mais sessões de testes e experimentos científicos, sem nenhum embasamento. A parte mais cruel disso tudo, é que foi real.

Josef Mengele realizava experimentos com gêmeos, albinos, anões, ciganos, judeus, deficientes e a lista não para. Suas experimentações iam desde tentar criar gêmeos siameses costurando pessoas até injetar substâncias e vírus para “testar” as reações. Gêmeos eram os seus preferidos, e por mais terrível que pareça, pertencer ao Zoológico era um destino muito melhor que o dos demais dentro de Auschwitz. Lá ainda existiam mais chances de você ser alimentado, de ter algum conforto e de sobreviver.

Affinity Konar se inspirou na vida das irmãs Eva e Miriam Mozes que viveram no campo de concentração e sofreram com os experimentos de Mengele. Apesar de terem sobrevivido carregaram seqüelas pelo resto da vida. Elas tiveram várias doenças como câncer, tuberculose, falência dos rins, além de Eva sofrer com diversos abortos espontâneos, tudo conseqüência dos experimentos.

Vemos alguns fatos reais presentes no livro: as irmãs Mozes aparecem em um ponto da narrativa, observamos cenas de injeções de substancias nos olhos bem como de vírus, uso de água fervente como tortura, vivisseções, alguns dos vários horrores causados pelo conhecido Anjo da Morte. Além das irmãs temos a presença de uma família anã, provavelmente inspirada na família Ovitz que viveu no campo de concentração.

O próprio Mengele é um ator central da trama. Famoso por ser um dos principais médicos nazistas, curiosamente ele possui uma ligação com o Brasil. Mengele fugiu para o Paraná depois de uma operação do Mossad em Buenos Aires que capturou Adolf Eichmann. Josef morreu em 1979, vítima de um afogamento em São Paulo.

A autora não nos poupa em nenhum momento da história. Pearl e Stasha perdem todo seu orgulho e humanidade nas mãos dos médicos de Auschwitz, personagens coadjuvantes também fazem parte dessa sinfonia macabra que não perdoa ninguém aos olhos do nazismo. A esperança é tomada a cada tortura, no final não sobra muito de ninguém. A escrita da autora é muito bela. Ela consegue dar uma voz diferente para cada uma das irmãs.

Percebemos isso ao longo dos capítulos que são intercalados, hora narrados por Pearl que é mais realista, hora narrados por Stasha que vive em um mundo próprio, repleto de magia e que se torna mais assustador a cada página. Outros personagens também se destacam como Bruna uma albina russa que protege as meninas da sua maneira, o Pai dos Gêmeos que trabalha no campo na seleção de gêmeos, Feliks um gêmeo que sofre nas mãos de Mengele e Peter, um menino que trabalha como garoto de recados no campo. Cada personagem tem sua cor e sua voz e o mais importante, tem seu crescimento dentro da trama.

Apesar de possuir uma história forte, considero Resistência um livro muitíssimo recomendado. Minhas expectativas não só foram atendidas como também superadas. Infelizmente não foi um livro que eu consegui ler rápido, senti a necessidade de digerir aos poucos o que acontecia e de também pesquisar mais sobre o assunto. Ler sobre pessoas sendo torturadas pode ser perturbador, mas encarar isso como um fato da nossa história é importante para evitar que isso ocorra no futuro.

site: https://www.laoliphant.com.br/resenhas/resenha-resistencia-affinity-konar

Elisa.Gomes 08/04/2024

Esse livro é perfeito
Não sei nem como começar a descrever esse livro.
Ele conta a vida de gêmeas no holocausto e os experimentos que elas passaram é um livro muito difícil por ser tão triste e pesado
Foi baseado em histórias reais o que torna tudo mais difícil
Além de contar muito bem a vivência delas e seus sentimentos, faz entrar no livro e sofrer junto com elas
Super recomendo, mas ja digo que não é fácil