Um amor incômodo

Um amor incômodo Elena Ferrante

Resenhas - Um Amor Incômodo

Milena 18/07/2021

Um amor incômodo
Após a morte suspeita de sua mãe, Delia se vê as voltas com as figuras masculinas de seu passado. A medida que a trama avança, sinto mais do que incômodo e longe de sentir amor. Talvez seja esta a ironia trazida ao resgatar o passado de Amalia.

Marcianeysa 21/05/2022

Confuso
Já havia lido a tetralogia napolitana e mais dois livros da Elena. Achei esse fraco, confuso, não reconheci a autora que tanto admiro nele. A segunda metade do livro melhora pouca coisa, só tem a vantagem de ser curto.

Ju Abreu 04/08/2022

Elena Ferrante e sua escrita incômoda.
O livro é angustiante e o tema mãe e filha é abordado de forma bastante complexa. A incompreensão que a personagem principal sente a todo momento em relação a sua mãe e, após sua morte, a necessidade que ela tem de relembrar antigos traumas para tentar entendê-la trazem um misto de sentimentos no leitor.
Não é um tema fácil e a abordagem é bem complexa. A leitura é mais nostálgica e lenta que os outros livros da autora. Ainda assim, muito bem escrito!
samuca 04/08/2022minha estante
Tá na minha lista faz um tempinho. Quero muito ler

Félix 15/11/2022minha estante
Siiim, nossa finalmente achei uma resenha falando disso, n tinha ninguém falando sobre esse pedófilo fdp, o causador de toda desgraça, a raiva q ela tem da mãe dela vem disso tbm, pq a mãe dela não quis saber da onde ela tirou aquela "mentira" só usou a informação pra??? Nem entendi pq q ela nunca falou a verdade pro escroto do marido, deixou a coitada jogada no mundo. Carambolas eu tô mt horrorizado

larissa708 21/11/2022minha estante
Eu só quis ler pq falavam que era maravilhoso e bem curtinho, entretanto eu tbm fiquei horrorizada com tudo e em choque

algumabookstan 28/05/2024

Uma leitura bem forte
Tem alguns gatilhos de violência doméstica e assédio sexual, mas eu achei uma leitura profunda. não achei fácil de ler, mas foi!

berry 15/05/2022

um amor incômodo que de incômodo teve tudo e de amor nada
?amalia existira. eu era amalia?

achei que seria alguma jornada de auto conhecimento e até mesmo algo do tipo investigação para desvendar a morte de Amália, mas não...

o livro me presenteou algumas frases boas soltas por aqui e por ali, mas a narrativa de três/quatros dias descritas no livro me deixou angustiada, passei a maior parte do tempo me sentindo realmente incomodada e enjoada com toda a situação, a estória toda trouxe à tona traumas do passado como estupro de vulnerável, agressões físicas, psicológicas, assédio...

me senti absurdamente mal com essa leitura, por isso a nota 2/5, ?razoável? com base na minha vivencia, minha opinião e interpretação, não significa que o livro seja ruim, mas não é algo que me agrade

esse vaivém de amor, ódio e frustração que Delia supria por Amália me deixou confusa, não sei até agora qual foi o desfecho dessa batalha sentimental, é complicado como toda e qualquer relação humana

para não falar apenas dos pontos negativos, digo que a ideia da autora de fazer a protagonista passar por todos os locais, como se estivesse fazendo um ?tour? pelas memórias e se desvencilhando de cada coisinha, relembrando e aprendendo conforme visitava os lugares foi bem interessante

enfim, é isso, um amor incômodo que de incômodo tem tudo, mas de amor não teve nada
Douglas Finger 02/06/2022minha estante
Otima resenha!

Aylana Almeida 17/11/2020

Poderia ter sido melhor!
Primeira obra que leio da autora. Livro curtinho e mesmo tratando de temas interessantes, não fui cativada pelos personagens. Vou procurar outros livros da autora para dar mais uma chance de conhecer sua obra.

Alice Vilhena 13/01/2024

Uma leitura incômoda
Terminei com um nó na garganta. Tem uma escrita mais arrastada, com muitas camadas e delírios. Vou precisar de mais uns dias pra digerir por completo isso aqui.

Tangerina 31/05/2022

Um livro curto, uma leitura pesada!

Essa história carrega, como já diz em título, uma sensação incômoda. Traz consigo, um passeio em memórias, delírios e doenças da sua protagonista e narradora, que possui uma mente extremamente perturbada por um passado violento, abusivo e danoso.

A escrita da autora é tão boa, que nas condições que lhe fora apresentada, lhe causa um certo impressão de sufocamento diante de pensamentos tão íntimos.

?Durante o funeral, fiquei surpresa ao me flagrar pensando que finalmente não era mais obrigada a me preocupar com ela??
??minhas irmãs haviam partido para sempre. Meu pai estava em sua velha casa, na frente do cavalete, pintando ciganas. Minha mãe, que havia anos existia apenas como uma obrigação incômoda, as vezes como um tormento, estava morta?.

Nicole.Bassi 07/04/2021

A expectativa foi toda minha
Eu fiquei muito ansiosa pra ler os livros dessa autora porém, minhas expectativas estavam muito altas e o jeito cru de escrita me pegou de surpresa, esperava um livro mais dinâmico e envolvente, ou talvez ele seja mas não para mim.
A história conta do amor incômodo que rodeia a história tanto de Delia pela mãe quanto de qualquer outra relação entre os personagens na história o que deixa a leitura incomoda quando combinado a maneira da escrita da autora.
Gostaria de ter tido uma experiência melhor com essa autora, fiquei muito desanimada pra ler qualquer outro livro da autora.

yas 15/03/2023

A sinopse faz parecer que o centro da história é uma morte, porém o foco mesmo é na relação mãe-filha, uma relação feia, estranha e confusa, com a protagonista fugindo e voltando pra imagem da mãe. a leitura é mais voltada pro psicológico, pras divagações fantásticas e nostálgicas da protagonista. enfim, sinto que não teria aproveitado tanto a leitura se não tivesse mommy issues

Larissa Tabosa 05/01/2024

Felizmente li outros livros da Elena Ferrante antes, pois se tivesse começado por esse com certeza não voltaria para um próximo. Achei tudo muito confuso e caótico, mesmo que este fosse o objetivo, não foi feito de uma maneira que criasse alguma ligação entre leitor e livro.

Além disso, a protagonista é extremamente sem graça, chata, apagada, nem sei explicar direito. Mas não há identificação ou ao menos um pingo de carisma que nos faça querer ouvir o que ela fala. Para ter uma ideia, até a narração em português, coisa que já elogiei exaustivamente, estava me irritando. Délia é viajada demais, de um jeito nada atraente, tudo o que ela expressa me fez querer furar meus tímpanos, nem sei porque continuei o audiobook, acho que só porque odeio abandonar livros.

Enfim, infelizmente esse não funcionou para mim, mas espero ler outros para apagar essa péssima impressão.

Katia Góes 15/01/2024

Nem sempre é tudo tão cor de rosa...
? ?Devia ter largado a máquina de costura somente para ser fotografada; em seguida, após aquele instante, tenho certeza de que voltou a trabalhar, curvada, e nenhuma foto jamais a imortalizou naquela miséria da labuta comum, sem um sorriso, sem olhos brilhantes, sem cabelos arrumados para que parecesse mais bonita.?

Por mais que a relação entre mães e filhos sejam romantizadas pela nossa sociedade, vendida como um paraíso cor de rosa, muitas vezes, a realidade pode não ser tão colorida assim. Às vezes, apesar de uma superfície alegre, essa relação pode ter diversas camadas de dúvidas e suposições. Uma enorme escala de tons nebulosos e cinzentos.

Publicado em 1992, ?Um Amor Incômodo? é o primeiro romance de Elena Ferrante, e foi publicado no Brasil pela Editora Intrínseca (2017). Um thriller psicológico narrado em primeira pessoa por uma mulher napolitana com sérios problemas de relacionamento com a sua família. Embora já adulta, e independente financeiramente, ela é atormentada por segredos e desavenças de sua infância.

O título do romance explica muito bem a relação das duas personagens principais. Não é saudável a idealização exagerada de uma em relação a outra, e vice-versa, assim como, a renúncia da própria felicidade, em favor da família e, injusto, o desejo de liberdade. Não pode ser normal, mas acontece, inclusive fora dos livros, e é amor. Um amor incômodo.

? Um Amor Incômodo é a conflituosa construção da personalidade diante da ideia abusiva do amor. Ficou curioso (a)?! Leia e viva essa experiência com Elena Ferrante.

Até loguinho! ?

Gabriel 07/06/2021

É okay.
Dos livros da Ferrante, esse foi o que menos me despertou interesse. A trama dá uma despontada no final, mas nada de tão significativo pra mim... Acredito que a experiência 'mais ou menos' também possa ser fruto das expectativas altas demais pelas leituras de A Vida Mentirosa dos Adultos e A Filha Perdida.

Em alguns momentos, pela sequência frenética dos acontecimentos e o embolado de elementos que vão se multiplicando exponencialmente nas descrições (sempre incrivelmente bem detalhadas), me senti até angustiado. Sensação bem parecida com a que tive ao assistir Uncut Gems. São algumas páginas bastante generosas quando se trata de provocar ansiedade kkkkk

À parte disso, é sempre prazeroso demais ler Ferrante. O contato com a escrita dela é sempre maravilhoso! Mesmo a história em si não tendo me segurado tanto, a forma como a narrativa foi conduzida preencheu um pouco dessa lacuna.
isabellebessaa 07/06/2021minha estante
amei amg, vou fazer minha resenha tbm :D

Gabriel 07/06/2021minha estante
aaa perfeito, xuxu! já no aguardo da sua ??