Um amor incômodo Elena Ferrante

Resenhas - Um Amor Incômodo

Francini.Lessa 23/09/2023

O título faz jus?
Estranhamento! Linha de raciocínio se perde no meio dos devaneios da narradora Delia depois que precisa lidar com os fantasmas que ressurgem depois da morte da mãe.

fev 13/01/2021

Eu achei confuso e sem fundamento.

A escrita de Ferrante é instigante, mas a história de Um Amor Incômodo não me conquistou. Apesar dos temas trabalhados aqui estarem presentes em outros livros da autora achei esse não tão bom.

Eu duvidei da personagen em todos os momentos de reviravolta. Ela não conseguiu me convencer e fazer com que eu ficasse do lado dela. Isso não me traz tranquilidade por ser uma história cheia de abuso e violência contra as mulheres.

Em nenhum dos outros livros, todos narrados em primeira pessoa, eu fiquei tão desconfiando quanto nesse. Eu fico mal por não conseguir me afeiçoar a tal personagem e sua história.

Recomendo só pra quem é fã da autora e quer saber como é.

Milla131 29/08/2023

Essa leitura foi meio desgastante. Achei o livro meio confuso, mas depois consegui compreender sua complexidade. Bom, mas não leria novamente.

Thamires 01/05/2021

Primeiro livro da Ferrante
Depois de ter lido a série Napolitana, este livro deixou a impressão de ser o início da ideia da história de Lina e Lenu. A relação entre mãe e filha muito bem ilustrada pela ambiguidade da narradora. Com o jeito Ferrante de narrar e prender o leitor, é um bom livro, mas não é o melhor da autora.

motivacaoliteraria 14/08/2020

um amor incomodo
Falar sobre leituras que causam sentimentos conflitantes é sempre muito difícil, anteriormente eu compartilhei com vocês minha primeira experiência com a escrita e trabalho da autora Elena Ferrante. Em A Filha Perdida tive a chance de me introduzir no estilo de narrativa que a autora usa e foi muito bacana, agora trago mais uma vez minha opinião sobre "Uma Amor Incômodo" que também irá abordar o relacionamento familiar, porém dessa vez da filha para com sua mãe. Espero que gostem da resenha!

Delia recebe a notícia de que sua mãe foi encontrada morta boiando em um rio, no fundo ela sabia que tinha alguma coisa errada principalmente porque teve alguns contatos com a mãe por telefone antes de sua morte, Amália parecia outra pessoa o que fez Delia desconfiar de suas palavras. Ao ir de encontro com o local onde o corpo foi achado ela logo observou três coisas, sua mãe ainda estava com a aliança de casada, mesmo não sendo mais casada com seu pai há algum tempo, ela estava ainda com os brincos que usava frequentemente e o mais curioso e perturbador para Delia, Amália usava um sutiã de uma marca fina para senhoras de sua idade muito diferente dos trapos que costumava usar até onde Delia se recordava.

Tudo na morte de Amália se torna um mistério, sua filha está perdida em pensamentos durante o enterro da mãe ao lado de suas duas irmãs na cidade onde cresceram, cada uma delas vive em um lugar diferente casada e com filhos e se reuniram para a despedida da mãe. A única que que não tem para quem voltar é Delia, nesse retorno a sua cidade natal ela irá enfrentar algumas coisas como sentimentos e aflições do passado, sua memória fará com ela se apegue aos fiapos de existência da mãe.

Confira a resenha completa no blog!

site: www.motivacaoliteraria.com.br
Nath 28/08/2020minha estante
gostei demais da sua resenha! eu estou atrás de outros livros que abordem a relação mãe-filha com essas problemáticas ou parecidas. você conhece algum outro livro?

Gabriela3872 19/07/2023

E temos aqui mais uma canetada da minha patroa Elena Ferrante. Assim como Dias de abandono tive uma levíssima dificuldade nas primeiras páginas, mas logo eu estava totalmente rendida pela história.

Num primeiro momento podemos acompanhar Delia numa "jornada" para compreender as versões de Amelia, sua mãe, que ela tinha em sua cabeça e os motivos que levaram a sua morte, que acabam desencadeando descobertas sobre si mesma, quem ela realmente era, o que ela passou, os sentimentos que tinha em relação a mãe.

O livro é cheio de uma violência explícita e suja que te deixa com ódio de 100% dos homens citados. Mas de alguma forma o livro consegue ser "bonito" e tocante.

Dani Monteiro 08/06/2021

Tive dificuldade de me conectar.
Não foi uma leitura fluida pra mim. Um livro curto que demorei bastante tempo para terminar de ler. Já li outros da autora que pra mim foram melhores.

MelQuezado 06/09/2020

Achei a leitura bem pesada. Me incomodou muito a violência doméstica e o machismo muito presente no livro. Achei sinistro a forma como mãe e filha de fundem no livro... Essa busca da filha em conhecer mais sobre a mãe e acabar 'se tornando' ela.

liviavision 14/02/2022

Um Amor Incômodo
A história se passa em Nápoles, a cidade precária onde Delia, a personagem principal, viveu durante sua infância com a família. Atualmente, com seus quarenta e cinco anos, Delia vive em Roma e de início percebe-se que ela se sente incomodada com a presença da mãe sempre quando essa a visita. Tudo começa quando Delia recebe um telefonema estranho de sua mãe, Amalia, e em seguida vem a notícia de que ela está morta, usando apenas um sutiã caro e sofisticado, algo que a filha nunca imaginou que a mãe iria usar.

Quando comecei a ler o livro, pensei que seria uma daquelas histórias onde a personagem principal começa uma investigação para saber o que realmente levou a acontecer uma morte que veio de forma tão esquisita, cheia de lacunas abertas e foi muito mais que isso. Enquanto Delia começa a suspeitar a situação em que sua mãe é encontrada morta, a personagem fica surpresa muitas vezes por perceber que não conhecia a própria mãe completamente como ela imaginava, e pelo relacionamento complicado que as duas tinham, Delia nunca quis se parecer com a mãe, porém durante essa busca por respostas ela percebe que fica cada vez mais parecida com Amalia.

Durante a leitura, eu tive algumas dificuldades em perceber se o que estava acontecendo era verdade, uma ilusão ou uma mistura dos dois. Assim, acho que esse livro é aquele onde cada leitor terá uma perspectiva diferente sobre a história, que sim, é profunda, com situações que são bem reais e também bem pesadas.

É um livro que faz você parar para pensar, aquele que eu sei que vou reler quando for mais velha, talvez minha perspectiva mude e continue mudando e isso é o que eu acho genial nessa escritora, o modo que ela nos faz pensar sobre tudo o que foi apresentado.
Mah 27/02/2022minha estante
Siim, também achei que a história teria um teor investigativo e me surpreendi muito positivamente!! Acho que essa atmosfera ilusória a que você se refere vem muito pelo fato de que estamos lendo meras especulações feitas por Délia a respeito de fatos que só a mãe dela conhecia e que ela, assim como nós leitoras, não temos condições de conhecer verdadeiramente.... É apenas uma versão da história de Amália criada por Délia. Além disso, durante a leitura, tem um momento em que percebi uma nítida evidência de que a memória de Délia a estava traindo... e afinal, o livro parece ser também sobre isso mesmo... a fragilidade da memória e das fantasias infantis.

liviavision 07/03/2022minha estante
sim Mah, exatamente isso

Jade 30/09/2023

Esse livro é péssimo! Demorei 9 meses pra ler esse livro que só tem 160 páginas enquanto devorava livros de mais de 500. Pq não é só o amor que é incômodo nesse livro é simplesmente essa história horrorosa. Me recomendavam tanto essa autora, elena ferrante, mas essa minha experiência com ela me faz nunca mais querer ter outra experiência sinceramente. Fazia muito tempo que eu não lia um livro tão RUIM quanto esse. Não recomendo pra ninguém, comprei ele barato na amazon, mas sério eu deveria ter gastado o dinheiro com um hambúrguer e eu seria mais feliz. Não gosto de fazer resenhas negativas, mas serio, esse livro não tem nada de positivo para se falar

Juliane.Motta 08/10/2022

Freud corre aqui
Um amor incômodo foi o livro de Elena Ferrante mais denso e difícil de digerir por trazer aspectos psicológicos profundos e por não seguir uma narrativa explicativa que busca esclarecer os fatos logo de cara. Não. Como na saga de Delia, uma mulher de meia idade que busca compreender a morte obscura da mãe e se depara com fatos do passado que a constituem e estão prestes a ser mudados, a narrativa de Ferrante me fez viajar pelos detalhes brutais de Nápoles, pelas personagens tão bem construídas e pelas angústias universais de todos nós.
Identidade, maternidade, machismo, violência, liberdade e desconstrução foram pano de fundo para essa brilhante obra.

Maísa 11/08/2021

Provavelmente, este não é o melhor livro de Elena Ferrante
Como feminista que sou, ouvi muito falar dos livros de Elena Ferrante e de como sua escrita era sensível às questões das mulheres. Minhas expectativas estavam um pouco altas, confesso. Acabei comprando Um Amor Incômodo numa promoção da Amazon, como uma espécie de teste.

No geral, a autora escreve bem. O livro flui sem grandes problemas. Ela consegue realmente tratar das questões que envolvem ser mulher dentro do patriarcado com bastante propriedade e profundidade. O contexto geográfico é italiano, mas poderia facilmente ser no Brasil. O protagonismo das mulheres é bem forte e nítido na história.

Mas senti falta de algo. Não consegui me afeiçoar a Delia, a protagonista. Tenho conflitos com minha mãe, então pessoalmente eu tinha tudo pra dar match com essa história, mas não rolou. Por vezes me senti confusa no enredo. Cenas que cortavam do nada e pulavam para a etapa seguinte sem uma finalização adequada, ao meu ver. No momento crucial da história, onde ela vai descobrindo o passado da mãe e o que aconteceu de fato com ela, fiquei perdida sem saber se aquilo era real ou só os pensamentos de Delia. O real se misturou com a fantasia/imaginação e eu fiquei literalmente: ??????.

Acho que a palavra confusão define essa leitura pra mim. Talvez defina a protagonista também e seja isso que a autora quis passar.

No mais, uma salva de palmas para Ferrante no quesito criar personagens masculinos odiosos. Não se salva um homem nessa história!

Após o término dessa leitura, muito frustrada, conversei com uma colega que ama Ferrante e ela me convenceu a dar uma segunda chance para a autora. Acho que vou partir para a tetralogia napolitana, saga consagrada dela.

Maria 15/10/2022

Um amor incômodo
Delia descobre que sua mãe, Amalia, foi encontrada morta em uma praia, vestindo apenas um sutiã de grife. Assim Delia volta a Nápoles, sua cidade natal e viaja de volta ao passado, resgata lembranças, reencontra pessoas que podem dar a ela pistas sobre as circunstâncias do trágico falecimento de sua mãe.
O livro nos mostra que nem sempre conseguimos fugir do passado e nossos familiares, justamente por expor sentimentos e conflitos que tentamos esconder da sociedade ou de nós mesmos.
Este livro destrincha de uma forma bastante visceral uma relação entre mãe e filha.
As mulheres são descritas exatamente como elas são: nem guerreiras imbatíveis e nem totalmente vítimas. Elas têm seus defeitos e qualidades como qualquer outra pessoa. E isso foi o que mais me impressionou na obra.
A autora narra de forma fragmentada e muito descritiva, o presente, as memórias e o passado da relação entre mãe e filha, o machismo latente na sociedade e a violência doméstica.
Recomendo muito!

Lia 27/10/2020

Um amor incômodo
Li em dois dias, o que significa que me prendeu realmente. Algumas descrições são um pouco longas e cansam, mas são elas exatamente que te prendem a ler c ansiedade para chegar ao páragrafo que volta à realidade.