Um amor incômodo

Um amor incômodo Elena Ferrante

Resenhas - Um Amor Incômodo

Aline327 17/03/2024

Não peguei a vibe?
Bom, este foi o primeiro livro da Elena que li, então acho que não entendi a escrita dela.
Achei confuso, estranho e um pouco de alucinação da personagem.

byjessicadeoliveira 17/03/2024

A Elena, em cada um dos seus livros que li até então, consegue mexer com a gente de uma forma profunda, incomoda e até mesmo dolorosa.

A mim é impossível terminar o livro sem ficar refletindo sobre por um bom tempo, e vez ou outra me lembrar de algum trecho e ficar pensando nele. Acho que essa é uma característica da escrita dela, um Miscô de incômodo e amor perene.

Terminei o livro reflexiva, mexida, e com sentimentos e pensamentos densos e profundos. O que nomearei de efeito Ferrante porque não tem outro nome que eu possa dar ?, e enquanto isso eu penso, 🤬 #$%!& o que aconteceu aqui?

Bom, a forma como é retratada a relação familiar, somada a autoestima da protagonista, a relação de amor e ódio entre ela e os coadjuvantes e as pessoas que participam da história nos faz pensar bastante sobre a criação de filhos e como essa criação forma esse adulto e tem impacto em sua personalidade, vontade, desejos e até mesmo reações orgânicas do corpo em determinadas circunstâncias.

Dani 17/03/2024

Vertiginoso
Eis que vou ler o único livro ainda não lido por mim da Ferrante, e o primeiro livro lançado por ela. E vou com expectativas mais baixas, e me frustro: Que bom!
Que paulada, que narração vertiginosa. Muitas vezes me senti sem ar, incomodada real com os desenrolares...rs
Da pra ver tudo o que Ferrante faria daqui pra frente, de forma mais delicada, misteriosa. Mas aqui é tiro, porrada e bomba, rsrs

Káh 17/03/2024

Sempre sinto dificuldade de falar sobre os livros da Elena Ferrante. É sempre um misto de: eu odiei, com eu amei.

Achei difícil me prender a essa história no começo, até entender o que estava acontecendo, mas o final me pegou demais.

No geral, é um bom livro, mas acho que fica muito nos pensamentos da personagem principal e é difícil de pegar o que é realidade do que é fantasia.

naclara20 17/03/2024

Vi varias reviews negativas desse livro, então achei que não fosse curtir muito. Mas, apesar de ter demorado bastante pra terminar de ler por causa da falta de tempo, eu aproveitei a leitura. Não vou mentir que esperava mais, até porque a Elena Ferrante é muito bem falada e tal, mass não é um livro ruim, achei ele bem cheio de sensibilidade e gosto desse tipo de leitura. Espero ler outros da Elena mais pra frente.

Beea 15/03/2024

A leitura é incômoda e confusa, mas não deixa de ser boa. Elena Ferrante sabe como ninguém descrever uma relação complexa entre mãe e filha.

09/03/2024

Acredito que por esse ser o primeiro livro da Elena, ele tem um ritmo e escrita diferentes dos outros, o que, definitivamente, não é uma coisa ruim; Eu amei esse estilo mais experimental e abstrato, mas foi uma certa quebra de expectativa.
Falando em abstrato, essa é a melhor definição para essa história, o leitor se perde nas memórias, verdadeiras ou não, de Delia e em algumas partes se afunda em um sentimento profundo de confusão que nem sempre é agradável.
Em resumo, é uma história que trata de temas recorrentes nos livros da Elena: relações conturbadas pelas pequenas violências impostas por uma sociedade doente, mas com uma escrita diferente que pode não agradar tanto o leitor médio da Ferrante.

mjjlene 08/03/2024

Acho curioso o fato de Elena sempre ter algum atrito com a mãe em quase todas as suas obras.
Denso e marcante como tudo que ela escreve.

Muita gente não gosta desse por ser a primeira obra dela, pra mim a singularidade de primeira obra me fez adorar a escrita única e muito íntima, é como se tivéssemos na cabeça de Adélia.

Paula.Campos 06/03/2024

Elena não erra
Elena Ferrante é uma das minhas autoras favoritas, não tinha como não gostar desse livro. Acho que me perdi em alguns momentos, e não consegui interpretar tão bem. De qualquer maneira, uma pedrada.

Vanessa 05/03/2024

Um livro maravilhoso da escritora mas uma história muito triste da filha que ama muito a mãe mas que esse amor incomoda

Ana 05/03/2024

"Um Amor Incômodo", de Elena Ferrante, é um livro que me deixou com sentimentos mistos. Embora a escrita de Ferrante seja boa, achei a história um pouco perturbadora. A narrativa mostra os relacionamentos familiares e sociais de forma detalhada, mas em alguns momentos senti que era um pouco arrastada. Os personagens são bem construídos, mas suas ações e motivos às vezes me deixaram desconfortável. No entanto, o livro aborda temas interessantes como identidade, segredos familiares e o impacto do passado. No geral, "Um Amor Incômodo" é uma leitura que provoca reflexão, mas pode dividir opiniões sobre seu valor.

Bruna3810 05/03/2024

Posso falar com toda tranquilidade e precisão do mundo Que eu não gostei não Apesar de gostar da temática do livro Achei meio paia
liceq 05/03/2024minha estante
carai meia estrela kkkkkkkkkk deve ser terrível mesmo

Bruna3810 05/03/2024minha estante
Era 1.5 KKKKKKK arrumei

Gabi.Costa 04/03/2024

Imersivo
A protagonista é tão perturbada que vc fica perturbado junto sem entender muito bem p que tá acontecendo pq de primeira ela parece normal.
Quase uma história de origem do Norman Bates.

Vitória 03/03/2024

Envolvente
Terminei hoje ?um amor incômodo? e o que eu tenho pra dizer é: simplesmente bizarro. apesar disso, não desgrudei do livro, é totalmente envolvente, me deixou mt curiosa. a autora escreve mt bem, mas a história em si me deixou meio maluca (igual a narradora). o livro tem uma relação mt forte com psicanálise, porém as vezes acho essa abordagem meio perturbadora (talvez minha infância tenha sido muito saudável para ser analisada por essa perspectiva).

BiaMadeira 03/03/2024

Esperava mais
Eu amo a tetralogia da Elena Ferrante e, desde que eu li, me tornei uma grande fã. Estava ansiosa para começar a ler outros livros, mas esse em especial, não me conquistou.
A trama é envolvente, você quer ler mais para saber o que aconteceu, mas em alguns pontos ele fica confuso e o leitor pode se perder.
Um bom livro, mas bem longe do que eu esperava por ter lido antes a história da ?Amiga Genial?.