Quem era ela JP Delaney

Resenhas - A Menina Que Morreu

Núbia Cortinhas 20/06/2022

Nada é o que parece!
Thriller psicológico intenso onde o autor instiga o leitor a avançar fluidamente cada capítulo que são curtos. Gradualmente eles vão se tornando cada vez mais tensos, aumentando assim a curiosidade em descobrir o que de fato aconteceu e acontecerá com cada personagem dessa estória sinistra.
O cenário é uma casa que é o ícone da arquitetura minimalista e é altamente tecnológica. Para morar lá os candidatos interessados deverão preencher um questionário incomum, e se aprovado, o futuro inquilino deverá cumprir inúmeras exigências como parte do contrato.
Não entrarei em detalhes, pois vale a pena ler esse livro sem saber muito do que se trata, pois é muito legal as surpresas das descobertas e sentir o frisson da tensão sobre os acontecimentos e o seu desenrolar faz toda a diferença.
Só digo que tem mortes. Será que foi acidente ou assassinato? Qual é o mistério que assombra Folgate Street, n° 1?
Elaine 20/06/2022minha estante
Adorei a resenha, Núbia. Me deu vontade de ler este livro. Estou com saudade deste gênero.

Andressa1296 20/06/2022minha estante
Tô com esse livro a anos aqui e agora me fez ficar com vontade de ler.....

Núbia Cortinhas 20/06/2022minha estante
Elaine, um bom suspense é muito bom! Ainda mais se ele for psicológico... Aí o friozinho na barriga aumenta rsrs.

Núbia Cortinhas 20/06/2022minha estante
Dessa, eu também estava com esse livro esquecido na estante... Eu achava que tinha terror e ficava adiando. Até que numa manhã resolvi ler e percebi que não tinha nada de assustador, era só a capa...

DANILÃO1505 20/06/2022minha estante

Michela Wakami 30/07/2022minha estante
??????????

Andressa1296 17/10/2022

Chocada
Não espera nada desse livro peguei porq estava na estante a muito tempo... Não sei se foi isso mais fiquei chocada com a história não esperava ler tão rápido e um leitura tão fluida... Nossa queria muito saber o q ia acontecer.... Não sei porq a nota dele é tão baixa no skoob.... Amei os acontecimentos de toda a história os plots, me prendeu do início ao fim....
CPF1964 18/10/2022minha estante
Fiquei interessado. Obrigado Andressa.

Carolina165 18/10/2022minha estante
Esse livro é excelente mesmo

Núbia Cortinhas 22/10/2022minha estante
Esse livro é muito bom!! A gente devora mesmo! Kkk

Andressa1296 23/10/2022minha estante
Núbia eu peguei pra ler porq vc falou muito bem dele... kkkk porq ele tava na estante a um tempão....

Núbia Cortinhas 23/10/2022minha estante
Ahhhh! Fiquei feliz em saber que foi uma ótima influência ????

CPF1964 23/10/2022minha estante
Núbia é a ótima influência. Cassius é a péssima influência para a Andressa....????

Núbia Cortinhas 23/10/2022minha estante
Conversa fiada!! Kkkk

Andressa1296 24/10/2022minha estante
Kkkkkkkkkkkk

Fernanda.Deniz 31/10/2022minha estante
Eu gostei bastante desse livro. Me espantei dele ter avaliação baixa ..

Andressa1296 31/10/2022minha estante
Pois é Fernanda eu não entendi tmb.. porq ele é muito bom...

Fernanda.Deniz 01/11/2022minha estante
Bom, ?A última festa? é chato pra caramba e está quase com a mesma avaliação? vai entender. Kkk acho que o gostar ou não, tem muita relação com o momento de leitura que estamos. Talvez seja isso.

eufontinele 21/03/2023

DE ROER AS UNHAS
Muuuito bem escrito, os detalhes, me prendeu demais, li em um dia!
A história e todo o suspense é extremamente interessante. Você desconfia de todo mundo, mas não final acaba sendo bem óbvio, mesmo assim me surpreendeu muito.
(acabei de descobrir que tem série na HBO hihi)

AVISO DE MUITOS GATILHOS

@vcdisselivros 15/03/2022

"Você pode tornar o ambiente em que vive tão refinado quanto quiser, mas isso não importa se você ainda estiver bagunçado por dentro"
O COMEÇO

Para morar na Rua Folgate Street, n° 1, é necessário responder muitas perguntas e se comprometer a cumprir uma lista de tarefas. A linda casa minimalista é peculiar, um marco da arquitetura que desperta o interesse dos moradores de Londres.

No entanto, há um preço a se pagar para viver ali, já que o imóvel tem um passado curioso e difícil de desvendar. Segredos se escondem nas paredes e a sensação de ser observada ameaça a paz de quem passa muito tempo no espaço.

Após ter uma grande perda, Jane é uma mulher que busca um recomeço. Ela precisa se recuperar e decide que a casa na Rua Folgate Street é o lugar ideal para isso.

Depois da mudança, Jane descobre que a inquilina anterior morreu de modo trágico nas escadas e as condições do ocorrido sugerem ter sido mais que um acidente simples.
Enquanto tenta descobrir quem era aquela mulher, Jane sente que a vida se entrelaça à da outra garota e se apressa para descobrir a verdade antes que tenha o mesmo destino.

ADAPTAÇÃO

Uma minissérie em quatro episódios chegou no streaming HBO Max e por mais que tenha a essência do livro, pode decepcionar. Podemos dizer que a “licença poética” foi grande e até mesmo o desfecho da obra foi alterado. Em algumas ocasiões, uma mudança ou outra é aceitável para funcionar em tela, mas se a adaptação tivesse seguido um pouco mais à risca o título, com certeza o resultado seria mais positivo.

POR FIM

A obra do autor que escreve sob o pseudônimo de JP Delaney, possui capítulos curtos e se passa em duas linhas de tempo, exibindo ao leitor o “Antes” (Emma) e o “Agora” (Jane), ato que prende a atenção e deixa nos deixa ávido por respostas.

Por mais que a sinopse tente sugerir algo a mais e atrair os fãs de casas assombradas, a verdade é que o livro é um thriller do começo ao fim com uma pitada de sexo, o que desagrada aqueles que não curtem cenas picantes.

Ainda que a casa seja o ponto forte do começo, o laço, ela é coadjuvante no enredo e deixa o foco nas vidas das duas mulheres e de um homem que tem em comum. Com isso, entramos no tópico de relacionamentos abusivos, no qual as duas se entregam a pessoas obsessivas, que as colocam em um pedestal e as sobrecarregam com a expectativa de um relacionamento perfeito.

Uma coisa é certa, o final não irá agradar a todos e possivelmente esse foi o motivo da adaptação ter alterado o desfecho. Pessoalmente, aprecio o mesmo por ser sombrio e reforçar que não somos perfeitos, somos feitos das escolhas que fazemos.
Nine 01/04/2022minha estante
Discordo que esse livro seja um Thriller. Para mim ele entra na categoria de "Drama" com um pequeno quase inexistente suspense. Não acho certo venderem esse livro com Thriller psicológico.

Tatiane554 24/07/2021

É um thriller Psicológico muito bom!
A leitura flui pois os capítulos são pequenos e prende bastante, dá uma aflição em querer saber o que vai acontecer kkk
Gostei,porém o final eu achei que faltou um pouquinho de ação, de emoção, mas mesmo assim eu recomendo a leitura!

Micaela 23/06/2020

Quem era ela
Quem Era Ela se divide em ?Antes?, contando a histo?ria de Emma, e ?Agora?, focado em Jane. O que une as duas personagens e? a casa que escolheram para morar. Uma casa incomum, marco da arquitetura, integralmente controlada por tecnologias com sensores inteligentes, e com um contrato de aluguel que traz uma lista de exige?ncias e regras para os locata?rios. O arquiteto responsa?vel e proprieta?rio do imo?vel, Edward, e? um minimalista compulsivo que buscou aproveitar ao ma?ximo o espac?o disponi?vel e evitar o acu?mulo de assesso?rios, objetos, mo?veis e utensi?lios. Para morar nesta casa voce? precisa aprender a viver com o mi?nimo do mi?nimo necessa?rio.

Emma e Jane passaram nos testes e foram aprovadas para alugar o imo?vel e, apo?s traumas diversos sofridos anteriormente em suas vidas, cada uma tem um motivo especial para encarar o novo lar, e suas muitas regras, como um recomec?o. Ate? o momento em que elas se envolvem amorosamente com Edward e comec?am a descobrir o seu passado sombrio e misterioso. Falar mais do que isso e? entregar o jogo, enta?o vamos a alguns pontos interessantes da obra.

Quem Era Ela ja? comec?a com ritmo de thriller desde o primeiro capi?tulo. O livro tem pegada para envolver o leitor, e a alterna?ncia entre as histo?rias das duas protagonistas so? colabora para a velocidade da narrativa. E?, de fato, um suspense para ser devorado.
No jogo de Quem Era Ela, na?o da? pra saber quem sa?o os vilo?es e quem sa?o os mocinhos. A intrincada trama criada coloca diante de no?s o desafio de descobrir, em meio a tantas mentiras, onde esta? a verdade. Se e? que ela existe?

Fabiano133 28/03/2020

Ou quem é quem
O livro te fisga e te prende do início ao fim. Te faz querer saber a próxima informação, entender os passos que se seguirão. Personagens fortes e de personalidades fortes. Quem são os responsáveis? A casa? As escolhas que fazemos? As pessoas com quem convivemos? Ou será que somos o que somos e não conseguimos fugir disso, não importa o quanto se corra?!

É uma excelente leitura, não perca.
Luciana.Lira 13/06/2020minha estante
Amei sua resenha. Tenho o livro, e, agora fiquei mais empolgada para lê-lo.

Fabiano133 29/12/2020minha estante
Oi Luciana, só hoje li seu comentário. Mas então, leu o livro? Gostou??

Luciana.Lira 03/03/2021minha estante
Ainda não li Fab, mas, está na minha lista.

Fabiano133 03/03/2021minha estante
Ah Sim, não vai se arrepender da leitura

Bia 10/08/2021

Só não gostei do final
Com capítulos curtos e com um leitura fluida, gostei da maneira que o autor intercalou entre o passado e o presente . Fazia muito tempo que um livro não me prendia tanto. Se não fosse esse final ! Foi vago e sem nenhuma explicação.

matheusfellpps 10/01/2022

?livro ruim| nota: DÓ??
olha, vou tentar não ser muito chatão mas vamo lá...
a premissa do livro é boa, realmente pelo menos até uns 40% é bom (dependendo até mais um pouco), mas você vai ficando naquela tipo "vamo lá, tem que acontecer alguma coisa", às vezes acontece mas tipo QUASE NÃO AGREGA EM NADA.
o suspense que vai se desenrolando pode até te prender, mas você vai ficando aos poucos decepcionado.
no começo vc vai achando que se trata de tal coisa, mas na vdd não era bem assim.
o final tem um "plot" que de início tinha até me deixado surpreso, mas depois caí na real e vi que era ruim.
enfim, horrível e horrível. única nota é dó. ??
eu não recomendo pra ninguém mas se quiserem ler, boa sorte. ??
caspaeletrica 10/03/2022minha estante
Nota dó kkkkkkkkm

matheusfellpps 10/03/2022minha estante
horrível, passa longe

Nine 01/04/2022minha estante
Finalmente alguém que leu o mesmo livro que eu hahaha
Vendo essas outras resenhas eu já tava achando que tinha lido um livro diferente deles.

Minha nota tbm seria Dó.

matheusfellpps 01/04/2022minha estante
@Nine, nossa eu tenho trauma desse livro horrível jkkkkkkkkkkkkk, eu tbm fiquei de cara que várias pessoas deram 5 estrelas, falaram que amaram, e eu bem ??

Mi Rubin 19/04/2023

Não tinha nenhuma expectativa e axho que por isso me surpreendi tanto.

Narrativa começa meio lenta, mas quando flui não para mais.

Só o final que poderia ser melhor acabado, acho que foi meio corrido.

De resto, valeu muito à pena.

Francielle Braghiroli 17/01/2021

Surpreendente
O livro te faz mudar de lados várias vezes. É intrigante e tem um toque de suspense legal. Recomendo

Gabriela3420 03/04/2020

Quem era ela
Após uma terrível perda e buscando uma forma de recomeçar, Jane procura um novo local para morar em Londres. Porém enfrenta dificuldades devido ao seu orçamento limitado, como última aposta o corretor decide mostra-la uma peculiar propriedade na Folgate Street, nº1. Trata-se de uma casa extremamente minimalista, a obra-prima do famoso arquiteto Edward Monkford, para habita-la há um rígido processo de seleção, onde a maioria dos solicitantes é rejeitada. Decidida a arriscar-se Jane se submete a todas as etapas da seletiva e consegue se mudar para o imóvel. Porém ela passa a se sentir constantemente vigiada dentro de sua própria casa, não só pelo seu moderno aparato tecnológico e pelas avaliações periódicas a que é submetida mas também pela descoberta a morte trágica da inquilina anterior. suspeitando que se não descobrir rapidamente a verdade, ela mesma pode estar correndo o risco de ter o mesmo destino.
Quem era ela , é um thriller psicológico muito bem desenvolvido, especialmente pelo cenário onde se passa a maior parte da história, a casa da Folgate Street nº1, que na minha opinião é também uma das personagens principais do enredo.
O livro é bem instigante, repleto de reviravoltas e com as histórias das personagens principais se entrelaçando a todo momento. Alternando entre passado e presente, pelos pontos de vista de Jane e Emma, o autor consegue manter um ritmo ágil do início ao fim e o suspense realmente só termina na última página.

Cinara... 15/10/2023

Todos os personagens precisam de terapia...
"Faça uma lista de todos os bens que você considera essenciais para sua vida."

Incrível como um livro onde todos os personagens são completamente fora da realidade onde o leitor não consegue criar vínculo com ninguém pois tamanha é a loucura da cabeça de todos mesmo assim tenha um enrredo que prenda tanto.
Adorei a narrativa passado e presente.

Michela Wakami 25/01/2021

Um livro envolvente, com uma escrita muito fluida e cheia de mistérios.
A cada página, a curiosidade aumenta.
Gostei muito da leitura!