Mau Começo

Mau Começo Lemony Snicket

Resenhas - Desventuras em Série: Mau Começo

gabi¹³ 01/01/2024

Mau começo
??:No fim dessa resenha comento um fato do livro que para algumas pessoas pode ser spoiler msm eu achando que não é

Como agr eu decidi que não vou ligar para superticoes mau começo foi meu primeiro livro de 2024 e eu amei
Os Baudelaire são uns amorzinhos principalmente a Violet q eu me apeguei mais por motivo nenhum em especial. Essa natação explicando as palavras é ótima e a leitura é MT fluida no geral
O objetivo é fazer com que você odeie o conde Olaf mas dq o resto e eu odeio ele MT ele é um homem velho nojento que queria se casar com uma menina de 14 anos e msm ele tendo feito isso por dinheiro ainda é nojento, mas o personagem mais irritante é o Sr Poe ou como eu carinhosamente chame Pou (fazendo referência ao cabeça de batata do joguinho) pq além dele ser um catarrento sem precedentes ele é burro que dói, felizmente em contraste ao cabeça de batata os irmãos Baudelaire são inteligentes
Thais 02/01/2024minha estante
Tbm vou meu primeiro livro do ano

gabi¹³ 02/01/2024minha estante
Vale MT a pena além de ser uma história incrível rende uma boa piada

moonstruck 03/01/2024minha estante
Também foi minha escolha de primeiro livro do ano

Sarah 20/01/2017

Resenha no blog Sincerando.com, escrita por Sarah Sindorf
Acredito que esse livro não precise de muitas apresentações, mas vamos lá. Ele foi publicado como "Mau começo" aqui no Brasil, pela Companhia das Letras, e conta a história de três órfãos, Violet, Klaus e Sunny, que num incêndio horrível perdem os pais e a casa onde moravam, tendo que ir morar com um parente distante e desconhecido, o Conde Olaf. Como o próprio nome da série diz (Desventuras em Série), a história dos três não é nada feliz.

Os três irmãos são muito apegados e muito inteligentes. Violet é uma jovem e brilhante inventora, Klaus absorve tudo o que lê e é muito perspicaz e a pequena Sunny, como toda criança de colo, adora morder tudo o que vê. Como esperado, o baque de perder tudo em um dia é grande, mas tudo piora quando caem na guarda do Conde Olaf, um homem perverso, e vão morar na sua casa suja e caótica, com uma única cama para os três.

Os adultos no geral me irritaram bastante no livro, uma vez que não parecem dar muito importância ao que as crianças tem a dizer (infelizmente vemos muito disso na nossa sociedade também), o que as expõem ainda mais a riscos que poderiam ser evitados. Mas, de forma geral, gostei da construção dos personagens e espero rever alguns deles nos próximos livros da série.

Essa foi uma releitura, eu comprei o box completo (são 13 livros) tanto em inglês quanto em português, e li a tradução brasileira em 2014. Na época eu não gostei muito do livro e confesso que as várias explicações de vocábulos me irritaram bastante. Já tinha assistido ao filme e acabava comparando os dois e preferindo a adaptação.

Dois anos depois, peguei a edição na língua original, e foi como ler outro livro. Ainda é difícil separar o livro do filme, mas as explicações fizeram mais sentido, já que não tenho tanto vocabulário em inglês e até desconhecia algumas das palavras. De alguma maneira a leitura pareceu fluir melhor também e eu me envolvi mais na história, tendo mais vontade de continuar a série.

Estou curiosa para saber das aventuras que os irmãos ainda vão viver e não vou contar muito mais do enredo porque no final, é um livro pequeno. Gostei bastante das ilustrações e da qualidade das duas edições, mas preferia que a edição original não tivesse as folhas com corte irregular, pois as pontas de algumas páginas amassaram enquanto eu fazia a leitura. A edição brasileira é em capa mole, enquanto a edição em inglês é hardcover e nas duas edições cada volume tem uma cor de lombada diferente.

Vou acompanhar as desventuras dos irmãos e espero continuar gostando da série!

site: http://www.sincerando.com/2017/01/the-bad-beginning.html
Shelly Migoto 20/01/2017minha estante
Gostei da resenha ! Pretendo ler em breve.

Sarah 21/01/2017minha estante
Obrigada! :D

Sarah 21/01/2017minha estante
Obrigada! Depois comenta o que achou :)

Diego Lima 01/05/2022

O livro é uma introdução sobre o universo, os personagens e suas motivações. Nele conhecemos os irmãos Blaudelaire, onde logo nas primeiras páginas já perdem os pais, se tornando órfãos e herdeiros de uma grande fortuna.

Algo bastante interessante é saber das habilidades especiais de cada Blaudelaire: uma é inventora de máquinas, outro um leitor capaz de ter um vasto conhecimento e a caçula tem uma mordida potente - espero vê-la com mais ações nos próximos livros.

O livro é infanto juvenil, bem básico na sua estrutura, justamente visando introduzir jovens leitores ao mundo do imaginário, todavia, é uma história a qual pode prender leitores de outras faixas etárias pelo entretenimento e o teor cômico do autor. Vale a pena conhecer um pouco mais dessa série.
Thami Zambrano 01/05/2022minha estante
Relendo agora, dez anos depois, acho tudo tão triste ? Kkkkkk

Selma 06/05/2022minha estante
Li os 3 primeiros e pretendo retomar em breve a leitura dos demais da série.

Klaus Costa 17/05/2022minha estante
Comecei a ler ele

Nicole 24/02/2020

Amei demais
Achei muito parecido com o filme.
Carol Mayara 24/02/2020minha estante
Meninaaaa, eu pretendo ler a série toda primeiro,para depois ver o filme e a série da Netflix, mas já fico feliz em saber que é parecido rsrsrs ;)

Nicole 25/02/2020minha estante
Eu amei mais o filme do que a série é irei ler a série toda.

Isabela 07/10/2015

Mau começo
Você já leu um livro tão bom que teve a sensação de que fazia parte dele? Lhes apresento esse livro:
O primeiro volume de " Desventuras em série" nos faz entrar no contexto dos órfãos Baudelaire - Pronuncia-se "Bodler", com e tônico e aberto como "mulher" -.
Nesse primeiro conto, somos apresentados aos três jovens Baudelaire, que após um acidente levando a morte de seus pais, são obrigados a ir morar com Conde Olaf (um parente distante das crianças).
Em meio ao caos de sobreviver ao lado do Conde, com suas milhares maldades, os irmãos Baudelaire ganharam meu coração! Violet com seu jeito esperto para criar as coisas, Klaus com sua paixão por livros - devo assumir que temos algo em comum, certo? - e Sunny com suas mordidinhas constantes.
O escrito interage constantemente com o leitor, e isso acaba deixando a leitura mais leve e encantado.
São 13 livros no total e garanto a vocês que são poucos para esses três irmão incríveis.
Estão escutando isso? São os Baudelaire me chamando para a próxima aventura!!
Alinne.Spagnollo 21/11/2016minha estante

?????

Ana 07/05/2021minha estante
????????

Bibliotecária 16/06/2021

Essa não é uma história com um final feliz.
O livro mais engraçado do mundo. Eu dei tanta risada e com certeza Sunny será o nome de minha filha .
mona vicenzi 07/08/2021minha estante
Eu quero muito ler eu vi a sério e gostei muito

Bibliotecária 09/08/2021minha estante
É muito engraçado ? você vai amar ?

psraissafreire 04/05/2021

O começo da desgraça dos Baudelaire
EU. AMEI. COM TODO. MEU. CORAÇÃO!

Os irmãos Violet, Klaus e Sunny Baudelaire perderam os pais em um incêndio terrível, de forma que uma série de desventuras começam em suas vidas a partir desse momento. Por causa dessa perda, eles têm que viver com seu mais novo tutor, o desprezível Conde Olaf, que fará de tudo para pôr as mãos na fortuna das crianças.

Essa história chegou até mim em 2017 por meio do seriado produzido pela Netflix. Demorei bastante tempo para ter a informação de que era baseada em livros e demorei MAIS ainda pra ler um deles, porém essa demora valeu super a pena.

Um livro curto, fácil e com um cenário que pode ser ainda mais explorado, "Mau Começo" é não só uma introdução perfeita para uma série de 13 obras, como também para novos leitores, já que a narrativa é bem instigante e dá vontade de querer saber mais e mais sobre os (infelizmente) infortúnios dos irmãos Baudelaire.

O narrador que conhecemos por Lemony Snicket tem um jeito de contar essas desventuras que me conquistou de uma forma totalmente única. Ele não se aventura juntamente com os protagonistas, mas tem um fundo de mistério que faz ele parecer um protagonista também.

E claro que eu tenho que dar destaque ao que já mencionei aqui: o mistério. Se você acha que a história é simplesmente os irmãos fugindo do vilão de tutor para tutor e fica por isso, você está enganado. Pelo que vi na série (que se mostrou MUITO, mas MUITO fiel à obra original) temos também coisas ainda mais interessantes a serem desvendadas, que vamos acompanhar com a inventora Violet, o leitor mais que excepicional Klaus e a de dentes afiados Sunny.

Mais um para meta do ano e finalizado com grande felicidade. Obrigada por ler até aqui e te vejo na próxima!

"A primeira opinião que você tem sobre qualquer coisa poder mudar com o tempo." ??

PS: se puderem também, vejam a série! Ela complementa muito bem os fatos já que vemos outras cenas que não são narradas nos livros.??
Gezebel 04/05/2021minha estante
É uma série perfeita!!!

psraissafreire 04/05/2021minha estante
Nossa, já o primeiro livro mostrou-se um favorito... E eu amo o seriado da Netflix! Estou ansiosíssima para ler os próximos ????

Juuj 03/07/2021

O que falar desse livro? Com certeza só elogios.
Desventuras em série conta a história de Klaus, Violet e Sunny, que ao chegar de um dia nada ensolarado da praia descobrem que seus pais morreram misteriosamente. Daí em diante, só desgraça acontece, uma delas é morar com o conde Olaf (o parente mais próximo da familia).

Eu acho muito interessante a forma que o ator conta a história, que é pelo narrador observador e já no começo somos avisados de não ter nenhuma esperança com um final feliz...

A escrita do autor na obra é maravilhosa, além de ser bem rápida e você não consegue parar de ler. Só elogios para esse livro e até já adquiri o segundo, por favor LEIAM! ?
Ar_thurr 05/07/2021minha estante
O melhor é acharmos que vai acontecer algo feliz, mas Lemony sempre avisa que ñ. Enfim o iludido kkk

Juuj 05/07/2021minha estante
Sim Kkkkk

Guilherme.Ballas 16/01/2017

"Para Beatrice - querida, adorada, morta".
Os irmãos Violet, Klaus e Sunny Baudelaire são umas das pessoas mais azaradas que você vai conhecer.
Violet é a irmã mais velha, tem 14 anos, é uma incrível inventora; Klaus é o irmão do meio, adora ler livros de variados assuntos e Sunny ainda é um bebê, tem quatro dentes que usa para morder qualquer coisa!
Logo começamos a história deles com um trágico acidente que muda a vida dos nossos três protagonistas, colocando eles nas mãos Conte Olaf.
Conde Olaf agora é tutor das crianças, pertence a uma trupe de teatro, fascinado por olhos, ignorante, sujo, asqueroso, ganancioso, desumano, etc, etc e etc...
Quando Violet completar 18 anos toda a fortuna dos Baudelaire estará em sua pose e claro que o Olaf está de olho nessa fortuna. Não quer saber da felicidade ou da saúde dos órfãos e nem esperar 4 anos para que Violet tenha 18. (Eu disse órfãos?)

----------------------

Esse ano eu comecei muito bem nas leituras. Apesar de passar raiva com os acontecimentos do livro, que são realmente feitos para que você tenha raiva, eu estou amando.
Eu procurei mas não achei nada falando se o Daniel Handler (verdadeiro nome do escritor dos livros) se inspirou nas obras do Douglas Adams para escrever, mas achei muito parecido, o que me surpreendeu e me fez gostar mais ainda. Se alguém souber de algo, por favor, me fale!
A história que ele criou para os irmãos Baudelaire é realmente muito triste mas o narrador, Lemony Snicket, alivia isso pra gente deixando um pouco mais engraçado.
Tudo é escrito pela visão desse narrador que se comunica muito com a gente e com o seu editor. Sempre no final de cada livro tem uma carta que o Lemony Snicket manda para o seu editor, logo depois de uma imagem que faz referência ao livro seguinte.
Não tem como não notar o cuidado que foi criada essa história, a escolha de palavras (pelo menos em inglês, mas que não deixa a desejar em português) e os desenhos.

IG literário: @naomelivro
Dadá 17/01/2017minha estante
Esse ano vc começou mal nas leituras. Tem histórias mais felizes por aí. Vc não é obrigado a ler essa. Esses pobres Baudelaires só sofrem infortúnios. Kkk

Guilherme.Ballas 17/01/2017minha estante
Verdade, comecei mal! Só desgraça kkkkkkkkk

Gabriel2278 06/07/2021

Mau começo
Pessoalmente eu amo desventuras em série, pois assisti a serie um tempo atrás e esperei esquecer para ler os livros e realmente vale MUITO a pena, além de bonito o livro é ilustrado e super rapido de ler, os personagens são MUITO inteligentes e os adultos incrivelmente burros, eu amei essa livro e mal posso esperar pra ler o próximo, achei o conde Olaf pior nos livros (mais mau) e os personagens mais mirabolantes, enfim eu amei e super recomendo porque além de rapido é muito bom.
Ely 22/07/2021minha estante
Quando li pela primeira vez, era novinha e morria de medo do Conde Olaf kkkkkk

Gabriel2278 23/07/2021minha estante
KKKKKKKKJ eu teria tbm

allfaleta 15/04/2020

Os Baudelaires
Tinha interesse nos livros antes da série de TV ser lançada, mas sempre acabava por adiar a compra/leitura. Tentei resistir, mas acabei assistindo toda a série antes de iniciar o livro, então comecei com certa expectativa.
A série tem um tom engraçado e trágico, o que não aparece no primeiro livro. O livro é sério e as coisas acontecem rapidamente e até Conde Olaf parece ser menos mal do que retratado na série.
Gosto que tem alguns detalhes que fugiram aos produtores da série, o fato de ter muitos olhos na mansão de Olaf e que as crianças entram em conflito moral já no primeiro livro(quando se questionam porque não ficam com a juíza).
Outros personagens foram menos irritantes, como a esposa de Poe e até ele mesmo, no livro parecem mais “reais” mesmo com ações estranhas.
O livro em si é bom, uma leitura rápida e os Baudelaires continuam crianças incríveis e assim como os outros personagens ganharam esse tom mais real e menos cômico ou exagerado da série. Eles demonstram inteligência e capacidades acima da média, mas é mais real, eles pesquisam e estudam e nunca tem certeza sobre tudo.
Adorei o narrador e a interação dele com um mundo que os irmãos Baudelaires ainda não falaram, como Beatrice. As falas dele com o leitor, jogando o leitor para dentro da história é incrível.
E também foi muito bom descobrir um motivo concreto do porquê Violet sempre prende o cabelo quando pensa em uma nova invenção.

Manucat 17/04/2020minha estante
Hey alice nunca mais falei com vc. Trocou de numero?

allfaleta 23/04/2020minha estante
oi manu, eu estou sempre trocando de número, porque meu chip sempre invalida, mas vou te mandar mensagem com o número novo.

Marci 21/09/2018

O primeiro livro da série "Desventuras em série".

Comecei a ler o livro por causa da série que comecei a assistir na Netflix. Como sou apaixonada pela série, já sou suspeita por ter avaliado o livro tão bem.

O livro é apenas o começo (o mau começo) da história dos Baudelaires. Três crianças que perderam os pais em um terrível incêndio e são encaminhados para um tutor que tem um único objetivo: roubar a herança que um dia irão herdar. Conde Olaf (é esse o nome da peste) é muito mal com eles e a cada página, você quer que eles se deem bem, mas como o próprio autor diz "o livro que você tem nas mãos é bastante desagradável" e ainda aconselha: "...não há nada que o impeça de largar o livro imediatamente e
sair para outra leitura sobre coisas alegres, se é isso que você prefere.", mas quando se mergulha na história, você não quer mais sair. :D

A leitura é beeem clara e o autor quebra a terceira parede conversando com os leitores, o que torna o livro diferenciado.

Recomendo muito a leitura!
PABLO DIEGO GARCIA 27/09/2018minha estante
Eu vou começar a ler em breve. To amando a série tb

Marci 15/10/2018minha estante
Pablo, a série é muito boa mesmo e inclui alguns mistérios que não tem no livro.. Estou acompanhando os dois..

Denise.Marreiros 01/03/2021

Leitura fácil, bem rápida e super acessível. Me vi angustiada pela ingenuidade da maioria dos personagens e irritada com a vilania do Conde Olaf que é bem caricato.
Gostei mas não me apaixonei, vamos ver o que os próximos livros tem pra me oferecer.
nicholasmojana 02/03/2021minha estante
Insiste um pouco, tenho certeza de que você não vai se arrepender!

Denise.Marreiros 03/03/2021minha estante
Farei isso ?