Sábado à Noite Babi Dewet

Resenhas - Sábado à Noite

Annalisa 10/11/2020

Sábado à Noite
A leitora de Fanfic de 2008 que habita em mim saúda o(a) leitor(a) de Fanfic que habita em você! \o/

Sério, lembrar que li essa mesmíssima história em 2008 e agora reler e relembrar basicamente de toda a história foi uma grande surpresa. Recordar é viver!
Era simplesmente uma das minhas favoritas da época, adorava como a Babi conseguia colocar vida às musicas, e que eles se encaixavam direitinho na história. Ficava ansiosa aguardando a postagem dos capítulos no site.

Vai, quem nunca passou noites em claro lendo uma fanfic na internet escondidinho dos pais, e quando descoberto, ter que explicar que estava simplesmente lendo(?) haha ô vida

A história em si, é rápida, direta e sem muita enrolação, não há muitas descrições, sendo pautada quase toda em diálogos, sem aprofundamento, não consegui me re-conectar com as personagens da forma que havia feito no passado, é uma narrativa bem leve e um pouco crua. Acredito que de 2008 para cá evoluí muito como leitora, e talvez esse tipo de leitura seja realmente para iniciantes, para aqueles que desejam ainda entrar nesse mundo maravilhoso dos livros e histórias.

A galerinha de 12 a 16 anos vai total se identificar com todos os conflitos, confusões e aflições das personagens, é completamente aceitável toda essa insegurança nessa idade, nós mal sabemos quem nós somos, e a sociedade / escola vai impondo uma gama de responsabilidades onde não sabemos lidar. Para aqueles mais velhos, talvez um simples conversa resolveria tudo.

A leitora atual que habita em mim sentiu falta de um "tcham" na história, de um aprofundamento emocional e uma narrativa mais "gorda", de um algo a mais. Não consegui sentir toda aquela emoção que havia sentido no passado.

Maaaaas, jamais deixarei de me orgulhar da Babi Dewet por toda coragem e audácia, e de parabenizá-la por sua conquista, tenho certeza que não foi um caminho fácil chegar onde ela chegou, de sair das páginas da internet e ir para as páginas de um livro real. É um inspiração para muitos iniciantes nesse mundo.

Enfim, adquiri os três livros de Sábado à Noite em homagem a essa época boa da vida. E pretendo guardá-los de recordação pelo resto dela.

Ariane 27/09/2020

Comprei esse livro na Bienal de 2014 e entrei na filinha pra Babi autografar pra mim ("Beijos com brócolis", ela escreveu. É preciso ler a história pra entender), e eu queria muito ler desde a minha compra. Li ano passado e foi decepcionante. Uma verdadeira fanfic (bom, era uma fanfic até ela conseguir publicar independentemente) com uma protagonista enrolada e chata. As personagens masculinas do livro são muito melhores que as femininas, o que é muito triste.
Não pretendo me livrar do exemplar por conta do autógrafo, mas isso não quer dizer que eu vá ler os outros 2 livros da trilogia.

Bru 11/09/2020

O livro nos mostra como é estar apaixonado na adolescência e como isso nos motiva. É um livro envolvente

vica 11/09/2020

Um dos primeiros ...
Eu tenho um carinho muito especial por esse livro, já que eu estava muito viciada em blogs literários e ainda não tinha independência financeira para comprar os livros que queria e lembro que era meu maior DESEJADO de todos! E aí quando consegui comprar era só felicidade, lembro também que eu chorei MUITO HAHAHHA ( ADOLESCENTE NÉ) por isso eu carrego com muito carinho ele comigo, porque me marcou muito.
Já tenho a segunda versão, livro dois e só falta o três e aí quero terminar a leitura! ?

Vinny 22/07/2020

Problemático porém amorzinho
Jovens colegiado, populares, "perdedores", amizades e amores...

Nos últimos dias eu ouvi a seguinte frase: "Eu quando assisto filmes penso: 'um única conversa resolveria esse problema'. Em resumo é isso que eu penso sobre esse livro.

Os personagens são cativantes e apesar da história ser ambientada no Brasil, a autora construiu um cenário americanizado da vida dos estudantes em um colégio.

Amei ter conhecido os marotos, com certeza seria o grupo de amigos que eu gostaria de andar na escola hoje em dia, o oposto das populares que se enrolaram em uma vida na qual as opiniões externas a colocaram.

O maior problema aqui são as problematizações que poderiam sim ocorrer no passado mas hoje em dia dificilmente aconteceriam dessa forma.

Se você quer uma leitura pra distrair a mente, deixo aqui a minha indicação e também um aviso, as vezes é preciso fingir que não leu alguns pontos pra poder seguir em frente.

@injoyce_ 27/05/2020

Sábado à Noite
Amanda é a garota popular do colégio, ela cresceu em meio aos nerds perdedores (os marotos), mas quando floresceu, fez novas amizades e esqueceu os moleques.
Graças a um trabalho em dupla, a garota volta a ter contato com um dos rapazes e faz com que a garota relembre seu passado e a deixa na difícil missão entre ser feliz ou ser popular.
Sábado à noite é muito fofo e divertido, você morre de amores, depois morre de raiva, mas você ver que é mais que uma história de amor, é uma história de amizades verdadeiras e quando se fala de amizade né gente, vale tudo.

SueSouza 06/02/2020

Eu gosto da escrita da Babi, amo os livros da cidade da música, e esse mesmo se tratando da mesma temática, me deixou irritada a maior parte da história, porque os personagens é o tempo todo brigando, e sem personalidades.

nina | @bookbloomari 15/08/2019

meta: 14/40
A primeira coisa que eu poderia dizer sobre SAN é que eu sou muito suspeita para falar algo. Sábado à Noite entrou na minha vida repentinamente e me trouxe uma das melhores coisas, amigos e o McFLY. Ao contrário de muita gente, foi através da história que eu conheci a banda, e não me arrependo em nada de fazê-lo.
Na época que eu li o nome da personagem principal era Marina, por obviamente ser uma fanfic interativa, mas mesmo lendo como Amanda foi como se eu continuasse a ser a personagem principal. Ela é uma garota mimada por todos, extremamente impulsiva, uma verdadeira adolescente. Da mesma forma que eu aos 16 anos não tinha lá meus comportamentos mais maduros, ela também não, e faz muita burrada ao longo do caminho. São adolescentes sem muito controle dos pais, o que foi posto a prova por algumas pessoas, mas eu posso garantir que existem muitos jovens reais que são e vivem da mesma forma. O personagem principal é Daniel, vulgo Danny (HIHIHI), o tão esperado par romântico de Amanda. E a medida que as coisas vão se desenrolando na história, os personagens tomam atitudes que os levam, sem dúvida alguma, ao contexto final.
Confesso que não curtia muito o grupinho de Amanda, a única que eu gostava e ainda gosto é a Anna, acho que ela combina muito mais comigo hoje do que a personagem principal em si. O Bruno, que era o Harry pra mim (e pelo visto pra Babi também, bate!) sempre foi um dos meus personagens mais queridos, ele era o melhor amigo que eu queria ter, e que anos depois tive e tenho até hoje, um cara que me apoia em todas as minhas empreitadas, mas que nunca deixa de me dizer umas verdades nas horas mais absurdas (te amo, Ed).
Deixando uma palavra de amor e carinho pra um personagem muito secundário no primeiro livro, mas que eu me apaixonei (REAL OFICIAL) completamente quando tinha 12 anos, o Kevin. Mesmo depois que é revelado o seu “segredo” – que não deveria ser segredo mas que infelizmente ainda é a realidade de muita gente e tudo por culpa de uma sociedade preconceituosa – eu continuei amando ele ainda mais.
É uma história clichê, com um amor clichê e com relações bem clichês, mas que incrivelmente não é clichê, o rumo que a autora dá era e continuou sendo condizente com as músicas do McFLY, mas com detalhes e empecilhos inesperados. Dizia antes e repito, uma história muito bem escrita e construída. Claro que foi preciso avaliar o tempo que ela foi escrita, na época as autoras e os jovens leitores, não debatiam e viam a necessidade de abordar assuntos importantes como representatividade ou machismo. Lembrando sempre que as obras representam seus contextos históricos e sociais também, com problematização ou não. Porém, nada disso atrapalhou a leitura ou o decorrer da história.
Sábado à Noite me causa muitos – repito, MUITOS – feelings. Foi impossível não lembrar de todas as emoções que senti ao ler a primeira vez, lá em 2011 mais ou menos. E eu tenho muito a agradecer a Babi por ter enchido a minha adolescência com tanto amor, me proporcionar conhecer uma das bandas que segue comigo até hoje, e me ajudar a passar por muitos problemas. Além de, confidencialmente, marcar o meu posicionamento com relação a amizades e relacionamentos amorosos.
Relendo esse livro eu pude lembrar um pouco do porque eu comecei a escrever, e de como isso me faz tão bem que eu até me esqueci do porque parei, e de como enfrentar alguns monstros que eu mesma tinha criado na minha cabeça, não que seja uma leitura que te faça repensar os rumos da política nacional, mas que te faz pensar sobre os rumos das suas relações interpessoais. Que tipo de relação você está criando com quem ama? Qual o valor da amizade? Mas, sempre reforçando o quanto o amor e o diálogo devem prevalecer.

"- Cozinha há muito tempo?
Ele apenas concordou, mentindo. Nunca tinha ido para a cozinha sozinho, porque quem cozinhava na sua casa era sua mãe, e na de Bruno, o dono da pizzaria mais próxima."

"Podemos ser muito mais do que as pessoas acham que somos, não é? Eu amo quem você é."
Rafaela 20/08/2019minha estante
Oi, vc sabe me dizer se a narração do livro vem com um tal de undefined o tempo todo? Eu comecei a ler, mas achei estranho.

nina | @bookbloomari 23/08/2019minha estante
Oi anjo, você pode me explicar melhor sobre? Pra eu poder te esclarecer melhor.

Rafaela 23/08/2019minha estante
? que estou lendo no kindle e o nome do personagem aparece escrito como undefined. Achei mt esquisito.

nina | @bookbloomari 24/08/2019minha estante
Isso com certeza deve ser o um erro. A mudança de nome acontecia quando era lido no site de fanfics, há tempos, mas não deveria acontecer no Kindle. Veja se você pode fazer alguma reclamação formal, ou coisa do tipo.

Marta 22/06/2019

Bem maroto mesmo
O que falar deste livro? Bem se você quer passar um pouco de raiva, então leia-o.
Eu estava com uma espectativa muitooo alta, porque ouvir muito bem desse livro em resenhas. Porém, foi uma grande decepção. Já li outros livros da autora e gostei muito, porque ela falar de amor e música. Mais esse vamos lá... O livro tem vários personagens, porém não gostei de nenhum. Amanda e sem personalidade, ela não amadurece no decorrer da história o Daniel e o garoto bonzinho que aceita tudo dela. Muita enrolação. Os "marotos" não são assim taooo ruins como o livro diz. Revirei os olhos em muitas cenas e quase abandonei o livro. Queria muito ter gostando mais não me agradou.

Guynaciria 25/01/2019

Esse livro está na lista de leituras do clube do livro do qual participo, por esse motivo fiz a leitura, é confesso a vocês que muitas vezes tive o desejo de desistir do mesmo.

Aqui temos narrada a historia de um grupo de 5 amigas, consideradas as mais bonitas e populares da escola, sendo as mesmas objeto de desejo e inveja dos demais alunos.

Por outro lado temos um grupo de meninos super do bem, mas que tem uma predisposição para se meterem em confusão, e eles apesar de seu espirito de união, seu humor e lealdade, são vistos como perdedores.

Daí já dá pra ver a inversão de valores, onde os bonzinhos só se ferram, enquanto aqueles prepotentes que vivem de aparência, tem todas oportunidades em suas mãos.

Para piorar temos um relacionamento entre integrantes dos dois grupos, onde o garoto apaixonado, vive a mercê das vontades imediatas da garota fútil, que se diz apaixonada, mas que o esconde de todos, abalando a auto-estima do rapaz.

Os motivos da suposta mocinha são tão bobos, que é difícil sentir simpatia pela mesma, até mesmo porquê uma simples conversa resolveria tudo. Como defender Amanda, se os motivos que fazem com que ela não assuma um relacionamento com Daniel não são nem ao menos suficientes para que ela não fique com ele. Será mesmo que esse é o real motivo? ou o ego e o status da moça é o que realmente pesa na decisão.

Como podem ver, eu não gostei da leitura, e por esse motivo não posso recomendar à mesma.
Maria 03/04/2019minha estante
Concordo totalmente. O drama que a Amanda faz em torno dos seus problemas extremamente fúteis e que poderiam ser facilmente resolvidos com uma conversa, me fez revirar os olhos durante a leitura inteira.
Desse jeito foi muito difícil acreditar quando ela dizia que não tinha vergonha de ficar com o Daniel, porque as ações e pensamentos dela demonstravam o oposto!
Uma pena...

Alida Rinara 23/01/2019

Ouvi falar muito bem desse livro e estava muito ansiosa para ler, mas sinceramente, não achei isso tudo!!
O livro retrata a história de dois grupo de adolescentes. Um grupo composto por 5 amigas, focando na história de Amanda e, outro grupo composto por 5 amigos focando na história de Daniel. As cinco meninas são as mais bonitas e populares do colégio, enquanto os garotos são classificados como perdores e marotos.
Daniel e Amanda são apaixonados a 2 anos, mas Amanda sabe que sua amiga também gosta dele, então fica dividida em se envolver com Daniel ou ser leal e não magoar sua amiga. Um garoto seria mais importante do que sua amizade?
Paralelamente ao romance de Daniel e Amanda, tem o baile que acontece todos os sábados à noite. Onde uma banda misteriosa mascarada cantam músicas que dizem muito a respeito de Amanda e seus amores. Quem será esses mascarados?

Achei a leitura muito leve e rápida, mas não gostei de alguns fatores:
1. Tem muita enrolação na história.
2. Os adolescentes não possuem maturidade em relação a idades deles.
3. A Amanda é muito dramática e na minha opinião, a mais imatura de todas.
4. Não aparecem os pais de alguns personagens, eles fazem o que bem entender sem ser corrigidos pelos pais.

Mas apesar desses pontos ainda gostei bastante da história e quero ler a continuação.

lavinia.pontes 07/11/2018

Mais fama do que tudo
Essa não é a primeira história da Babi que eu leio, mas já fiquei feliz em não ter a sensação de ser um rascunho, dessa veza achei mais bem desenvolvido. Em compensação, não consegui compreender porque gostam tanto dele. Eu adorei a capa, ela sempre me deu curiosidade, esperava uma história super emocionante, até relacionado a musica mesmo (e não com essas letras tãaao melosas). Ela tem uma narrativa fácil e fluida, ok, mas ainda assim…
No começo tive que reler varias vezes para pelo menos absorver os nomes dos personagens já que eles são apresentados praticamente de uma vez só (e até o fim fiquei meio perdida com alguns que não tem relevância alguma como a Maya). Depois disso, me frustrei um pouco ao perceber que as personalidades não correspondiam tanto as descrições feitas, mas ao menos os marotos conseguem ser mais carismáticos do que as meninas, que por sua vez são praticamente um bando de cópias, que fazem as mesmas coisas e pensam igual. E elas são ao meu ver muito mais imaturas do que a idade delas deveria (não que os meninos sejam muito melhores, mas pelo menos parecem ter mais senso), galera de 16/17 anos agindo como pré adolescente...
Gente, não sei pra vocês, mas muita coisa me incomodou nessa história. 1- Um grupo de amigos inteiro se apaixonar por um grupo de amigas inteiro, e todos virarem casais 2- a garotada menor de idade consumindo alcool 3- não existem pais nessa história né? Nunca estão em casa e dane-se o fato de uns viverem na casa dos outros, dormindo e tudo, sairem tarde da noite pra se encontrar… 4- ninguém tem pique de todo sabado ir pra mesma festa, com a mesma banda, vendo as mesmas pessoas. Isso tudo de irrealidade afastou e muito minha conexão com a história. Mas mano, que final foi esse? Eu tinha visto spoiler de que dava ruim no final, mas não imaginava que seria tão besta e tão detestável sabe? A atitude de Amanda pra mim foi a gota d'água. Isso não se faz com ninguém. Era só falar pra amiga depois "Ah, ele queria falar alguma coisa e fui ver o que que era", se o problema todo era esse, eu hein. Achei as amizades meio superficiais, pois as pessoas não conversam tão abertamente, e o motivo de os dois grupos não se falarem é o mais besta possível. O grupo mais legal cai totalmente de paraquedas na história, quase no fim, e quase não tem relevancia na história, gostaria de ter visto bem mais deles. E com apenas uma conversa o livro poderia ter sidos resumido em alguns capítulos. Mas o que esperar de personagens que a vontade é de se agarrar o tempo inteiro e ao invés de conversas, acabarem brigando, não é mesmo?
Pensando nisso fiquei com a sensação de que a trilogia poderia na verdade ser apenas um livro, e por isso não acredito que vá continuar a leitura da série. Até porque já vi falarem que rola um amadurecimentos dos personagens, mas não boto fé alguma nisso. Depois dou um jeito de descobrir o fim de outros personagens.

Tamirez | @resenhandosonhos 06/09/2018

Sábado à Noite
Quem me acompanha a algum tempo sabe que eu tenho alguns problemas para ler autores nacionais. O único que li quase todos o livros foi o controverso Paulo Coelho que possuí uma relação de amor e ódio com 90% dos brasileiros, mas é idolatrado no exterior. Minha primeira incursão ao mundo dos autores nacionais começou com A Princesa Adormecida da Paula Pimenta e, devido a todas as ótimas referências que ouvi desse livro resolvi dar uma chance.

Ele vai contar a história de dois grupos de jovens, um de garotas onde a história central vai se focar em Amanda e o outro de garotos que tem como principal personagem Daniel. A trama se passa no ensino médio, onde as meninas são bonitas e populares, porém ascenderam a essa posição de forma natural e tentam lidar com isso da melhor forma, tendo suas próprias regras entre si.

Já os garotos são considerados bagunceiros e não são “boa companhia” pra se ter com você. Porém um dos garotos, Bruno, é o melhor amigo de Amanda e já namorou Carol, outra das meninas do grupo que é composto também por Maya, Guiga e Ana. Dessa forma, os meninos, também chamados de Marotos, estão sempre envolvidos em alguma coisa onde Rafael, Fred e Caio fecham o quinteto.

Toda a trama começa quando a escola tenta propor bailes aos sábados à noite para que os jovens tenham um lugar seguro para ir e os garotos, secretamente, montam uma banda chamada Scoty para se apresentar na festa. Usando máscaras e cercados pelo mistério, eles fazem o maior sucesso e deixam todos intrigados para saber suas identidades, incluindo as cinco meninas.

Em paralelo vamos viver o drama de Amanda, que foi apaixonada por Daniel e vê esse sentimento aflorar novamente, mas não pode se envolver com ele porque Guiga também gostava do garoto e existe uma regra entre as cinco de não se envolver com as “paixões alheias”. Daniel, que também gosta de Amanda, não entende o porque que ela o rejeita e tanta, através de seu anonimato na banda Scoty conquistar Amanda com suas canções.

A história foi um pouco lenta no início, até aprender a ligação e nome de todo mundo, e acho que há bastante enrolação no meio da história. Minha relação com a protagonista é controversa, porque acho e;a bastante imatura. Apesar dessas pontos gostei bastante da história e já estou louca pra dar continuidade e ler os outros dois livros que compõe a trilogia.

O livro acaba de forma devastadora, ao mesmo tempo em que pensei: “que coisa mais bem feita e merecida!”. Fiquei com dois corações e, pelo que vi por ai, a autora vai usar a mesma fórmula no segundo livro.

A história por trás desse livro também é bem bacana. Tudo começou com uma fanfic e a autora publicou o livro pela primeira vez de forma independente, até que chamou a atenção da editora e teve seu primeiro volume republicado, com nova capa e os outros dois pra concluir a trilogia, na sequência. Apesar de alguns pontos apreciei bastante a leitura e recomendo pra quem curte histórias bonitinhas (ou nem tanto) de amor

site: http://resenhandosonhos.com/resenha-sabado-a-noite-babi-dewet/

Amanda Thais 24/08/2018

Leitura fluida, bem rápida, terminei em um dia. Tem coisas que me irritaram, como o caso desses personagens que são tão fora da realidade (todos são: populares, boas condições de vida, lindos, moram sozinhos, vão onde querem e etc). Típico novela Malhação!

O casal principal só sabia irritar com diálogos cheios de ironias, não sabem conversar direito.
E por acaso, cadê os pais dessas crianças? Que mal aparecem... kkkkkk