Ninfeias negras

Ninfeias negras Michel Bussi

Resenhas - Ninfeias Negras

Ju 30/12/2021

FODA PRA C4R4LHO
Um assassinato. Três mulheres. Uma obra de arte. Ninféias negras?

Meus amigos, arrisco dizer que esse talvez tenha sido o melhor livro de suspense que já li até hoje. Me prendeu do início ao fim, cumpriu o que prometeu e provavelmente entregou até um pouco mais do que prometido. Eu fiquei extremamente curiosa durante todo o livro, ele é perfeito, a forma que o autor constrói os personagens, os diálogos, o cenário e absolutamente tudo nesse livro foi feito com bastante precisão, minuciosidade e profissionalismo. O que mais me encantou de longe foi o cenário, eu literalmente me senti dentro de uma tela em que o pintor acabara de concluir. Asseguro a você, que provavelmente você vai se pegar desejando conhecer mais sobre Claude Monet e suas obras, ou melhor, vai desejar conhecer Giverny pessoalmente. O que mais gosto dos livros de suspense, é essa necessidade desesperada de saber qual o final, e posso te afirmar que todas as teorias que você criar, nenhuma delas vai ser a conclusão de fato. Leiam e apreciem. É PERFEITO, LEIAM!!!!!!!

Dri 20/07/2020

Ninfeias negras
Minha gente, que livro! Fazia um tempinho que não lia um livro que me deixasse louca como esse me deixou. A história se desenvolve sobre vários aspectos da pequena cidade, três mulheres são o foco da narrativa, elas têm alguma relação com o assassinato, mas apenas uma das mulheres conta em primeira pessoa o seu ponto de vista.
Sério, qualquer coisa a mais na história pode ser um possível spoiler. Recomendo muito que vocês leiam. Até metade do livro você fica perdida na história, sem entender muito bem o que está acontecendo, mas em nenhum momento achei a narrativa maçante, só queria ler mais e mais para desvendar os mistérios. O autor foi genial, jamais esperaria aquele desenrolar. Quando ele dá uma primeira pista concreta sobre o mistério eu só conseguia pensar em como eu não tinha percebido antes. Excelente!
Janaina 28/06/2022minha estante
Comecei a ler ele. Espero gostar tanto assim tbm

Dri 28/06/2022minha estante
Janaina, acho que esse foi o único livro do gênero que eu favoritei. Amo muito.

Janaina 29/06/2022minha estante
Agora minhas expectativas aumentaram ainda mais ??????

Caio Dantas Cabral 07/08/2023

O final é incrível, mas o livro é chato!
O autor tentar fazer uma narrativa com descrições poéticas e informações históricas de uma cidade que vc nem se importa. é tudo tão longo e exaustivo que você quer pular tudo e só ler os diálogos.

o mistério é grande, mas a enrolação é maior.

dei 3 estrelas pq o plot twist do final é incrível. e digo mais, nas últimas páginas do livro, vc descobrir o assassino é o que menos importa, pq a revelação sobre uma certa personagem é o que choca você.

mesmo a reviravolta sendo incrível, eu ainda n indico o livro, pq é mto maçante.

vica 24/11/2022

Bookesfera você me prometeu?
Aguardei ansiosa o momento em que esse livro ficaria bom? bookgram você me prometeu!

Mais de duas semanas pra ler um gênero que normalmente termino em menos de dois dias.
Péssimo.

Diferente de alguns outros títulos o plow twist nas últimas páginas não compensa a decadência do livro todo.

Mari Noguti 05/12/2021

É uma excelente indicação para quem ama plot twist
Tudo começa falando das três mulheres. A primeira é má, a segunda mentirosa e a terceira egoísta. Me prendeu por exatamente por isso, por descrever as três mulheres que vivem em um vilarejo, presas e desejam sair dessa prisão. A regra era cruel, uma delas teria que escapar. As duas tem que morrer e apenas uma escapar.

Quem vocês acham que escapam?

Recomendo com toda força, não tenho nem o que expor palavras porque é uma escrita muito bem construída, tudo está interligado e te deixa sem fôlego.

dreamfool 25/09/2023

As Três Mulheres
Amantes, ninféias, crianças. Os três pontos que nosso caro assistente nos apresenta sobre esse assassinato que se apresenta ser um verdadeiro enigma. Quantos mais pistas vão sendo apresentadas, mais confuso parece ficar, e ainda mais quando vimos como o ponto de vista dessas três mulheres parecem se chocar em alguns momentos ou como o pensamento da senhora idosa parece tão estranho em relação às duas outras mulheres.

Tenho que admitir que demorei para entrar no ritmo do livro, mas à medida que o caso ia se desenrolando minha curiosidade sobre quem matara Morval só ia crescendo. E todas as minhas hipóteses sobre quem seria o assassino só caíram por terra no final.

Outro ponto que gostei foi a ambientação, um local onde um pintor impressionista viveu. Mesmo não sabendo muito sobre arte, gosto de como o autor nos apresenta esses pintores, nos conta um pouco sobre a vida deles e os próprios artistas que iam nesse lugar para encontrar inspiração. Também gostei de como ele descreveu em alguns momentos os acontecimentos e paisagens como se fosse uma verdadeira tela de arte.

O plot twist era algo que eu não estava esperando e com certeza me atingiu em cheio. No final esperava a resolução de assassinato e o que recebi foi uma enxurrada de emoções. Por alguns instantes me imaginei como seria estar na pele dessa mulher, e pude entender um pouco de tudo que ela teve que passar.

?Não me importo de fazer o papel de testemunha muda, de ratinho preto invisível, mas nem sempre é tão simples ficar indiferente?

E por último e não menos importante, essa citação me lembrou um pouco o próprio leitor. Que é como uma testemunha do que está acontecendo com os personagens e que às vezes não conseguimos ficar indiferente com os que lhe acontecem.

Aione 22/02/2017

Michel Bussi me conquistou com O Voo da Libélula, uma de minhas melhores leituras de 2015. Agora, com Ninfeias Negras, o autor comprovou sua habilidade em tecer tramas repletas de mistério com pontas habilmente unidas, de maneira a me fazer ansiar por mais e mais de suas obras.

Na pequena cidade de Giverny, lar de Monet e paisagem de suas telas, o assassinato de um de seus habitantes dá início a uma investigação. Contudo, as pistas parecem levar a lugar nenhum, demonstrando que o caso é muito mais do que aparenta. Enquanto isso, a vida de três diferentes mulheres, em três diferentes idades, se desenrola paralelamente, estando todas elas de alguma maneira conectadas aos acontecimentos.

Assim como em seu outro livro, Michel Bussi inicia Ninfeias Negras atiçando a curiosidade do leitor ao máximo: apresenta um certo panorama do que será encontrado nas páginas que se desenrolarão, porém, sem revelar seus mistérios, de forma a intensificá-los. Dessa maneira, começamos a desenvolver inúmeras hipóteses conforme a leitura segue, ávidos pela verdade que só será revelada ao final. E, mais uma vez, o autor me surpreendeu por completo.

Fiquei completamente de boca aberta ao compreender a trama de Ninfeias Negras. Não imaginei em momento algum o final do livro e só pude admirar Michel Bussi por sua capacidade de conduzir o leitor pelo enredo e, ao mesmo tempo, conseguindo despistá-lo. Com isso, a surpresa final é ainda mais intensificada, nos fazendo repensar toda a história até então lida.

Devo dizer que, infelizmente, realizei a leitura da obra em um momento terrível de ressaca literária, de maneira que não consegui me prender a ela quase que pelo livro todo. A consequência é que certamente não me ative aos detalhes e sequer me esforcei para tentar compreender sozinha o caso. Porém, quando tudo é revelado, foi imediatamente fisgada para as páginas e senti imensamente por todas anteriormente perdidas.

Ninfeias Negras foi um dos thrillers policiais mais bem construídos que já tive a oportunidade de ler, que não perdeu seu brilho mesmo comigo não sendo capaz de me entregar por completo à leitura. Michel Bussi é certamente grandioso no gênero, sendo capaz de combinar uma escrita poética e primorosa com uma trama extremamente bem construída e desenvolvida, que, também, traz pitadas certeiras de romance. Recomendo suas obras a todos apreciadores de um bom mistério e que buscam por leituras surpreendentes; as chances de se decepcionar com o autor são um tanto quanto baixas.

site: http://minhavidaliteraria.com.br/2017/02/22/resenha-ninfeias-negras-michel-bussi/

Diego 13/03/2024

De tirar o fôlego
Um suspense policial maravilhoso que leva o leitor a conhecer a cidade de Giverny, lar do falecido pintor Claude Monet, e a conhecer a história de 3 mulheres que tiveram suas vidas marcadas pelos encantos da cidade e por uma série de acontecimentos que são impossíveis de se parar. O final me pegou completamente desprevenido e me fez ter uma grande vontade de reler só pra ver essa história de novo.

Lalis17 31/03/2024

Amo suspense, e esse me deixou elétrica pra terminar logo e descobrir o assassino. A narrativa me prendeu, criei vários suspeitos, mais ao finalizar, fiquei chocada! Se vc gosta de suspense, vai devorar essa leitura ?. Recomendo.

Paula 18/05/2020

Surpreendente
Que livro! Um romance policial que já te deixa desde o começo intrigado, do meio pro final você não consegue desgrudar querendo saber quem realmente é o assassino. E nos última capítulos você acha que sabe o que vai acontecer, mas acredite você não sabe. É o tipo de livro que você termina e precisa de um tempo pra entender tudo que leu.

Dieneffer 28/06/2022

Investigação ou lembranças?
O livro é muito bom
Retrata uma investigação de assassinato na pequena cidade de giverny.
Todo o enredo está em volta de 3 mulheres, o Detetive, o caçador e as criancinhas.
É muito interessante e divertido tentar descobrir quem é o assassino, já que ouve mais de 1 assassinato realmente.
Há um enorme plot twist neste livro.
Recomendo muito

Laura.Schmidt 28/02/2024

Ninfeias Negras
Lido pro clube do catarse do Paulo Ratz e MEU DEUS. Não dava nada pra esta leitura e cá estou eu dando 5 estrelas e favoritando essa obra prima. Não sei o que gostei mais: toda a atmosfera de Giverny, da história de Monet e suas ninféias ou da forma que o autor escolheu pra conduzir a sua narrativa (diga se de passagem mt fod*). Amei tudo do início ao fim, mas não vou entrar em muitos detalhes pois acho que os leitores merecem ter a mesma experiência incrível que eu tive de apenas me deixar levar por essa história e me surpreender a cada capítulo. BOM DI MAIS!!
Carolina2762 08/03/2024minha estante
O final!!!!
Qndo ela tá no moinho e fala que a Patricia Morval é boca aberta!!!
Eu só pensava: NÃO ACREDITO!!

Marlonbsan 06/09/2019

Ninfeias Negras
O livro se passa em Giverny na França, local conhecido por ter sido palco de grande inspiração para as obras do pintor impressionista Claude Monet. A narrativa do livro mescla aulas de história da arte e vida de Monet (fatos reais) com uma investigação policial (inventada pelo autor). O prologo instiga bastante a leitura pela forma que é apresentado e o fato de haver três mulheres fundamentais para a história que está por vir, uma menina com grande talento para pintura, a professora da única escola local e uma idosa que observa tudo o que acontece.
E o enredo se inicia com a morte do médico Morval e a partir daí acompanhamos a investigação acerca do assassinato e seu desenvolvimento, mas o foco principal está nas subtramas que envolvem os personagens principais.
A narrativa é construída em capítulos curtos com alternância de perspectiva entre os personagens, ora em primeira pessoa, quando acompanhamos a idosa, ora em terceira pessoa, tanto na investigação quanto com outros personagens. A linguagem é bem simples e a narrativa é bem fluida, apesar de haver trechos muito densos nas explicações históricas ou quando acompanhamos a idosa que faz muitas observações sobre o que está vendo ou devaneios. De maneira geral, a leitura é bem agradável e traz informações interessantes sobre Monet.
Alguns pontos na condução da investigação me incomodaram, parecia que tinha algo de errado nela, com o plot no final do livro sanou algumas perguntas, porém abriu brecha para outra análise. A história funciona devido à omissão de informações, já que há o paradoxo, o que faz parar pra pensar sobre os fatos expostos depois, mas senti que havia pontas soltas que não condiziam muito com o que foi apresentado a partir da explicação final, além de depender de muitas coincidências para encaixar o que é narrado. É um livro que vale a pena ler e talvez reler para uma melhor análise.

Resenha e foto lá no meu Instagram, @marlonbsan, quem puder, segue lá (: