Ninfeias negras

Ninfeias negras Michel Bussi

Resenhas - Ninfeias Negras

Leilane 19/05/2024

Chato. O começo do livro até instiga, mas só o comecinho mesmo. O meio do livro é muito chato, os personagens são chatos - e não do tipo chato intencionalmente, só são chatos mesmo. Terminei pq não queria abandonar, mas que luta...

Breno Vasconcelos 18/05/2024

Ninfeias negras
Escrito por Michel Bussi, é um romance policial ambientado na vila de Giverny, na França, famosa por ser a residência do pintor impressionista Claude Monet. A história se desenrola em torno de três mulheres cujas vidas estão entrelaçadas com um misterioso assassinato que abala a tranquila comunidade.

A narrativa é construída em três camadas, cada uma centrada em uma das protagonistas: uma menina talentosa de onze anos, uma professora de uma escola da vila e uma idosa reclusa que observa tudo da sua casa próxima aos famosos jardins de Monet.

O enredo começa com a descoberta do corpo de Jérôme Morval, um renomado oftalmologista, encontrado morto em um riacho. Ao lado do corpo, uma misteriosa carta menciona a beleza das ninfeias de Monet e faz alusão a um segredo sombrio. A partir deste ponto, o investigador Laurenc Sérénac e seu colega Sylvio Bénavides começam a desvendar uma complexa teia de segredos e mentiras que remonta ao passado da vila.

Kah 16/05/2024

Maçante!
Meu Deus, que livro chato! Não consegui me apegar aos personagens e não aguento mais ouvir sobre Monet. Comecei o livro com altas expectativas por conta das diversas resenhas positivas e no final, sai decepcionada. Foi uma luta não abandonar esse livro.

Elizabeth 15/05/2024

Gostei do livro, da forma como a história foi contada e do final sem pontas soltas, mas o início é meio arrastado.

Giulia Trazzi 15/05/2024

Jardins de Monet
É até difícil saber por onde começar essa resenha, mas vamos pelo começo. O prólogo é muito bem escrito e te deixa com muita vontade de devorar o livro. Porém as primeiras 100 páginas são muito arrastadas, parece que a história não flui. Ela é contada do ponto de vista de vários personagens, a escrita é um pouco rebuscada e por vezes até um pouco ?teatral?, o que me distanciou um pouco. Sem falar que tem citações a Monet em praticamente todas as páginas, o que cansa em certo momento. Precisei me forçar a continuar, porque todas as recomendações diziam que o final compensa. Acabei dando 4,5 estrelas por esse começo arrastado.
Apesar disso, a descrição do cenário é encantador, faz a gente querer conhecer Giverny. Quando ouvi falar do livro, a primeira ideia que tive era o que realmente acontece, ao longo do livro fiquei pensando ?Será??, ?não pode ser isso?, e no fim era isso sim rsrs
Mas o plot twist do final é muito bem escrito, amarra todas as pontas soltas e faz todo sentido a história ter sido contada dessa forma. Só acho que demorou muitas páginas pra chegar lá.
É um ótimo livro para reler e pegar todas as referências ao longo da história. Com certeza será uma experiência melhor.
Enfim, vale a pena o esforço por um excelente final? Pra mim valeu! Mas entendo quem não gostou!

Vanessa1503 15/05/2024

Do arrastado ao surpreendente
Gostei muito da história, os dilemas, crimes, a forma com que foi desenrolando até o momento em que revelam o assassino, e nesse momento é revelado também tudo o que foi citado ao longo das investigações, não ficando nenhum ponto em aberto (se ficou não foi algo que considero relevante). Teve um plot twist e o final não é como a gente espera, com um final fofo e mega feliz, o que torna o livro quase perfeito.
Dei uma nota mediana (3.5) por tê-lo achado arrastado no início, levei aproximadamente 100 páginas para achar a história interessante, e só não desisti por saber que até o término ele se tornaria surpreendente.

Maria 13/05/2024

O cenário de Monet não é mais o mesmo
O livro já começa com uma chamada incrível, analisar um crime na perspectiva de uma senhora da praça e acompanhar uma investigação policial é, de certo, o banquete para pessoas fofoqueiras.
A descrição do autor me fez sentir em Giverny, perto da casa Rosa de Monet, passeando pelo regato. Como se eu fosse a própria senhora sentada no banco analisando toda a cena.
Tentei criar diversos desfechos para a revelação do assassinato, mas ficava cada vez mais confusa. Não era possível identificar!!!
Me fixei na trama do início ao fim. Para melhorar a sensação do livro, pesquisei algumas obras citadas com o objetivo de acompanhar o raciocínio dos personagens.
O final me surpreendeu a ponto de ter que parar para conseguir raciocinar o que tinha acabado de ler.
MUITOOO bem construído a narrativa, não identifiquei raciocínio solto ou sem acabamento.
Aquele livro que da vontade de esquecer e reler para experimentar novamente a sensação do mistério sendo revelado.

Médonne Pattz 12/05/2024

Só não dou nota 5 porque no início foi muito difícil, demorei muito pra me afeiçoar aos personagens e ao livro... Mas vale a pena seguir com a leitura. Um livro muito bem escrito, muito inteligente e que te deixa desconfiado de todo mundo. Muito bom

Jess 12/05/2024

Ninfeias Negras
Que livro maravilhosooo!

Infelizmente, só não ganhou nota máxima pq uma parte é bemmm arrastada. Mas tudo bem, o final faz tudo valer a pena, aliás, MUITO a pena!

Preciso dizer que to inconformada com esse final kkk queria muito mais! Enfim, vim pela indicação do Paulo Ratz e AMEI! Já quero reler e pegar o que não peguei lendo pela primeira vez.

zzzeeeh 11/05/2024

Eu amo esse tipo de livro, que te permite bancar o detetive! Foi uma leitura coletiva de dois hahaha (eu uma amiga) e foi muito bom poder compartilhar as teorias mais loucas com alguém, eu peguei muitos detalhes e apesar de ter errado o assassino(a) boa parte da minha teoria estava certa. Ótimo livro pra sair de uma ressaca, ainda mais eu que vinha devastado de ?uma vida pequena?. Foi uma ótima leitura, entregou o que prometeu, e o final foi muito especial, amei!

julianaraposo 11/05/2024

Até a metade do livro a leitura foi bem arrastada pra mim, assim como foi A Vida Invisível de Addie Larue, mas a escrita é muito boa e a "bruxa do moinho" foi um personagem que me intrigou desde o início. Conhecer mais sobre Monet, o movimento impressionista (o que foi um plus a mais no livro pra mim, o que pra pessoa que recomendou, foi um sofrimento kkk), a ambientação do livro ser Giverny, depois de você dar um google na cidade e a riqueza de detalhes e descrições que o autor traz do local, fez total diferença pra que mesmo achando a leitura um pouco cansativa, eu nao abandonasse. O plot me chamou de burra em francês e outras línguas, eu não achei que caira em um desse tipo, sinceramente.
É o tipo de livro que eu tenho vontade de reler logo em seguida de terminar só pra pescar os detalhes que deixei passar e não percebi. Amei!

Thais Caroline 10/05/2024

Esperava mais
Até a metade do livro a história é extremamente massante, quase desisti muitas vezes.
Comecei a engajar na história quando faltava mais ou menos 1/4 pra acabar o livro. Não sei se devido ao fato de mencionar muito detalhes sobre a arte e o período impressionista achei a leitura bem chatinha em algumas partes.
No mais, achei uns furos na história mas a reviravolta final é boa.

alicia 10/05/2024

Cidade dos pintores torturados
Esse livro veio pra desempatar as indicações que o Paulo Ratz faz kkkk já que não gostei de "O impulso", e gostei muito de "A estranha Sally Diamond", já Ninféias, virou favorito.
Não sei nem por onde começo falar kkkkkk terminei o livro ontem, decidi deixar a resenha pra hoje, para poder assimilar a história melhor, e quanto mais eu penso, melhor fica hehe. Com certeza é um livro que deve ser relido, será uma experiência completamente diferente de ler pela primeira vez! Pretendo reler daqui uns anos.
Gostei muito da ambientação dessa história! Você fica 100% imerso, deu até vontade de conhecer Giverny kkkkk
Também é muito interessante toda contextualização de artes citada na história, eu gostei bastante pq curto esses assuntos, pra quem não curte muito essa temática, entendo que vai ser cansativo. Porém esse livro necessita ter essa carga artística, pois a história contada e a forma como o autor desenha essa narrativa é de uma sensibilidade artística absurda!! Quando eu entendi o plot twist fiquei: MEU DEUS, THIS IS ABSOLUTE CINEMA KKKKKKKKKK
Não vou mentir, a reviravolta passou pela minha cabeça em alguns momentos, porém achei que seria inviável (ps: foi viável) kkkkkk Preciso nem dizer que esse é um daqueles livros que o melhor é você ler sem saber muita coisa, a experiência é mil vezes melhor, por isso não darei muito detalhes.
O meio do livro é bem arrastado, começa a engrenar em 70%, não desista dele por favor kkkk você entenderá que era necessário que fosse assim, juro que no final vale a pena.
O mistério em si é bem interessante, mas o que é grandioso de verdade nesse livro aqui é a sua história e como ela é contada, masterpiece!! É importante prestar atenção na leitura pq cada detalhe é importante, e engrandece a obra.
Apesar de ser um livro de suspense, ele entrega muito mais, e tem um dos finais mais emocionantes que já li na minha vida (chorei demais, tem livro que é de drama e não entrega isso aqui).
Vários personagens são uns queridinhos, mas faço menção honrosa a Fanette, a Stephanie e a Senhorinha que são personagens grandiosas e com uma profundidade ímpar. (Os capítulos da Senhora me arrepiavam kkkk)

Kayra.Frois 09/05/2024

Achei o começo da leitura um pouco difícil, por conta dos pintores, artes, mas eu amei o livro.
Criei várias teorias, certas e erradas. Me diverti muito lendo e tentando identificar quem assassinou Morval.