Ninfeias negras

Ninfeias negras Michel Bussi

Resenhas - Ninfeias Negras

Isabela 25/03/2024

Você me prometeu Paulo Ratz!!
Fui ler por indicação do amado Paulo Ratz e na sua resenha deu a entender que a leitura realmente é mais lenta.
É um livro policial bom com um plot bom, mas o que fez eu tirar uma estrela foi a dinâmica de leitura, e olha que geralmente eu não me importo com isso mas esse livro tem 350 páginas e parece que eu li 600.
joi 29/03/2024minha estante
penso o mesmo!! (também li por conta do Paulo, aliás

Nice Freiry 14/02/2023

No geral gosto de livros de mistério e assassinato, mas na metade desse livro há uma "barriga" na história que me tirou algumas estrelas na avaliação.
Como ponto positivo coloco a ambientação e a história do próprio Monet que se estrelaça com a nossa história principal.

Giany.Alves 12/01/2023

Uma leitura muito boa, uma estória intrigante, envolvente e cheia de reviravoltas. O grande final é sem dúvidas a melhor parte. A estória retrata a infância de Fanette, uma linda criança talentosa no mundo da pintura que vive numa pequena cidade/vilarejo Giverny, reduto de Claude Monet, após uma tragedia a pequena Fanette desiste do sonho de pintar. Stephani uma jovem professora residente no mesmo local vê no jovem policial responsável pela investigação de um homicídio, a chance de finalmente ser feliz e viver um grande amor, e temos nossa narradora, uma senhora idosa amargurada pela vida.

AnnaFernani (@maeefilhaqueleem) 05/03/2022

Giverny é uma pequena cidade da França movida pelo turismo. Todos estão em busca das lindas paisagens q serviram durante anos de inspiração p/ o famoso pintor Claude Monet. Porém, quando o médico da cidade é encontrado morto no famoso laguinho de ninfeias, começa uma grande investigação p/ descobrir quem teria motivos p/ cometer esse brutal assassinato q manchou a paisagem.
Girando em torno de 3 mulheres, acompanhamos a visão de uma misteriosa senhora q consegue saber e ver tudo q acontece, mas q parece invisível aos olhos dos investigadores. Uma bela professora presa em um casamento sem amor e q sonha em sair daquela cidade e a uma aluna de 11 anos q possui um talento p/ a pintura q poucos viram igual naquela cidade.

Essa foi a minha primeira leitura do ano e em meio a muito mistério e histórias q vc tenta encaixar p/ desvendar o assassinato, só uma coisa é certa... vc não vai descobrir até chegar o final, rsrs.
Eu tive várias teorias e até q cheguei perto, mas foi impossível de fato acertar, por isso eu adorei o final!!
Me cansou um pouco falar tanto da paisagem, mas entendo, já q o lugar em si é como um importante personagem tb.

Cris 12/06/2020

Intrigante
Uma investigação sobre um assassinato que vai muito além. Após o início um pouco lento, a história ganha um ritmo excelente, que te prende até enfim descobrir o que aconteceu em Giverny.

joi 29/03/2024

O final salva
Achei o início do livro legal, mas em uns 40% começa a ficar MUITO tedioso e até os 75% eu estava lendo a força. mas no final a reviravolta é incrível. muito bom o plot final, mas apenas isso. os personagens não me cativaram e achei a história muitooo lenta.

Camila 19/03/2024

Investigação policial e a arte de Monet
Demorei a conseguir me prender na leitura, pensei em abandonar, mas depois 30% se torna mais fluido.
Sobre a o conhecimento do autor a respeito do trabalho e da vida de Monet, não se tem o que questionar. Quem gosta de arte, vai amar o livro, pois o autor faz loooooooongas e minuciosas descrições nesse tema.
A respeito do plot, chegou a passar pela minha cabeça, mas deixei a ideia de lado e mesmo assim fiquei surpresa. Realmente o autor foi original, mas eu percebi que ele induziu o leitor a concluir erroneamente devido a um fato importante.
É um bom livro, mas não agradará a todos. Não me empolguei, não queria ficar sem comer só pra ler... No fim, eu sinto que li só pra saber o final.
Não pretendo ler de novo.
as descrições exaustivas do Monet MATOU O LIVRO

só salva o final

Camila 19/03/2024minha estante
Sinto que só serviu pra tirar o foco do leitor e prolongar o livro... Mas pra quem gosta de arte, vai ser o deleite. Infelizmente, não foi meu caso :/

Caio Dantas Cabral 19/03/2024minha estante
isso mesmo!! como tbm n é meu caso, achei um porre :/

Adriane 26/05/2020

Extremamente Inteligente !!
A história é contada de um jeito maravilhoso, você não faz ideia do final do livro, envolvente, sabe manter o leitor curioso.
E o final ainda aquece o coração!
É um excelente livro!!
Me desculpem as expectativas geradas mas todos tem que ler essa história maravilhosa
?(???)?

Clara.Simielli 20/03/2024

Eu comecei esse livro por causa do Paulo Ratz, vi uma resenha dele no YouTube e decidi começar a leitura, como no vídeo ele já sinalizava que o livro era um pouco devagar, eu fui lendo com calma, porque ele disse que o plot fazia tudo se encaixar e valer a pena.
Eu discordo totalmente, embora eu achei o livro uma experiência extremamente rica artisticamente, a leitura não me apeteceu em nenhum momento. Eu adorei a ambientação, conhecer Giverny, saber um pouco mais sobre Monet e o impressionismo, mas em questão do mistério apresentado no livro, eu achei muito fraco.
A forma como o autor fecha as coisas no final me pareceu muito cansada, ele simplesmente usou uma justificativa rasa pra juntar todos os pontos, me frustou MUITO esse final.
AVISO DE SPOILER ABAIXO

Me perdoem, mas pra mim não é crível uma criança de 10 anos ter assassinado duas pessoas da forma como é revelado no livro, além do feito, ele ainda esconde o corpo, fala sério gente, é uma criança.
Tirando isso, quando a gente fala sobre o ponto principal, que são as três mulheres serem uma só, me deixou muito frustrada, por volta da página 250, tem um episódio em que a Fanete conversa com a professora, e pasmem, a professora chama Stephanie (??).
Pra mim, o pior de tudo, é o detetive principal ser um babaca que está o tempo inteiro objetificando mulheres, se apaixona pela Stephanie pela beleza física dela e o autor quer que a gente compre a ideia de que é um romance lindo.
Essa leitura foi difícil, NENHUM personagem me cativou, senti ódio por todos, pelo fato de serem pessoas rasas e chatas.
Só dei 3 estrelas pro livro porque aprendi muito sobre o impressionismo e o Monet.
Tamara 21/03/2024minha estante
Concordo! Não comprei o romance como amor em momento nenhum.. Pra mim foi só atração física da parte do detetive e vontade de ir embora por parte da Stephanie.

babi 25/03/2024minha estante
Essa parte da fanette conversando com a professora ficou muito perdido mesmo

Geovana Costa 08/05/2022minha estante
Sua resenha descreveu tudo que senti lendo esse livro, sério! Concordo demais

Sofia.Oliveira 08/05/2022minha estante
Ai, esse autor me surpreendeu bastante. Já tenho outro dele na estante pra ler kk tô curiosa

Lindsey 28/04/2017

Tão incrível quanto um quadro de Monet
Duvido, mas duvido muuuito, alguém desvendar os mistérios dessa história antes do último capítulo. Inclusive, duvido alguém deixar de se sentir muito confuso até bem depois do meio do livro, rs. Mas não por ser uma história complicada, muito pelo contrário, é uma trama bem agradável de se ler, só que são tantas as perguntas. Quem é o assassino, o que tem a ver os acontecimentos com o famoso pintor Claude Monet, e principalmente, qual é a ligação entre as três personagens principais?! A história se passa na cidade onde realmente viveu o pintor impressionista, Giverny, na França, onde a morte de um colecionador de artes inicia uma investigação que gira em torno de três mulheres: uma criança com dons artísticos, uma jovem professora e uma senhora mal-humorada. Não posso contar muito para não perder a graça, mas já adianto que você vai se sentir dentro de uma tela de Monet, rodeado por ninfeias de todas as cores, envolvido nesse mistério até a última pincelada. E pro final prepare-se pra ficar deslumbrado, perturbado, comovido, chocado e impressionado, tudo ao mesmo tempo.
* Confira minhas outras resenhas no Instagram @livro100spoiler

site: https://www.instagram.com/livro100spoiler
Luan.Lima 28/04/2017minha estante
Excelente resenha. Já inclui nos meus livros desejados rsrs

Jorge 29/04/2017minha estante
Quero muito ler. O Voo da libelula se tornou o meu romance policial favorito!

Hélio Cezar 01/05/2017minha estante
Lindzey, você vai notar que nem todas as chamadas histórias, mitologias, seja da literatura, ou de qualquer área, faz um questionamento nem que seja superficial de sua área de investigação, quando muito contentam-se em descrever muito vagamente os diversos períodos com o seus respectivos autores, estilos, etc., e nunca questionam os mantras universais de que "ler é sempre bom", de que a cultura esclarece sempre, de que livros trazem sabedoria, etc., e muitos, não sei se é o caso desta que você está lendo, se não escondem, escamoteiam o fato de muitas culturas, civilizações, povos e ou indivíduos aqui e ali faziam questão de destruir bibliotecas inteiras como medida saneadora, como uma praga ser evitada como se evita uma peste, e os homens das letras, etc., botando tais atos na conta da ignorância de povos atrasados culturalmente, ditos, como ação de pura insanidade, mas, será na sua totalidade? Veja, os grandes mestres na sua maioria não deixaram qualquer registro escrito e será por acaso? Será pelo fenômeno pouco notado do discurso escrito apresentar os seus perigos, as suas armadilhas, um encantamento que pode ser mortal? E um deles não será o de nos prender no mundo dos signos em vez de no mundo da realidade? Será que todo texto vazado no "discurso positivo" não nos insere na ilusão de que entendemos alguma coisa quando assimilamos tais conhecimentos expresso nesta forma, e estando iludidos de que já sabemos, será que vamos nos abrir à verdade, e portanto, fadados a ficar patinando nas causas das guerras, etc.? E o conhecimento não é o fruto proibido, a maçã do Éden, que alimenta o dragão/serpente/demônio do pensamento em forma de ego e causa de todas as nossas misérias e nos expulsa do paraíso do estado "B" da mente? E a palavra escrita também não traz embutida na sua estrutura, como se funcionasse como um "circuito integrado", uma placa eletrônica, e que esta energia que passa por ela seja assimilada a nível inconsciente, e que traz todos os tipos de condicionamentos, perversões, trazendo estas informações a nível subliminar e funcionando como um tipo de hipnose, fazendo com que influencie nossos comportamentos? O psiquiatra Rubén Feldman Gonzaléz, conta em um de seus livros um problema de uma paciente sua que passou por uma trajetória permeada por todos os tipos de problemas complexos, justamente porque ela meio que entronizou em seu inconsciente a trama de um romance que tinha lido na adolescência e à partir daí sua vida meio que incorporou o papel daqueles personagens, criando uma situação de vida muito traumática em termos relacionais e psicológicos. E veja bem a maioria dos especialistas da literatura desconhecem estes e outros dos principais problemas que permeiam as obras escritas nestes 2.500 anos desde Aristóteles, só se preocupando com o estilo, com suas qualidades formais, e sem nem mesmo supor que em sua maioria sejam falsas, equivocadas e errôneas, servindo mais como um laço que prende a humanidade numa condição exasperantemente insuficiente para a existência humana. Entre eles, a limitação do "discurso positivo", já visto acima; a questão de que todas elas foram escritas por pessoas que operam no mais baixo nível cognoscitivo que é o estado "C" da mente, ou seja, por pessoas que "acham que sabem" e em muitos casos, de gente mentalmente doente, que é a condição de indivíduos que operam exclusivamente neste âmbito inferior; a tragédia que é o de buscar a solução do problemas nos chamados ideais, a chamada "dualidade", etc. E se estes homens da cultura fizessem isto, poderíamos considerar todas esta produção literária de milênios como literatura, ou ela passaria apenas como um registro de todas as nossas psicopatias, de todas as nossas ilusões, como retrato da nossa pré-história cultural, que infelizmente se estende até aos nossos dias? Eis um material para uma séria reflexão.

deelabooks 12/06/2020

belo.
Eu me estendi bastante nessa leitura, mas foi mais por eu não dar prioridade do que pela história ser cansativa ou complexa, não é uma história consideravelmente curta, ela se prolonga o suficiente pra falar sobre os personagens e mostrar o que eles passam no dia a dia.

é uma leitura que mesmo se tratando de um assassinato e a procura de quem cometeu o crime, é muito bela, a descrição sobre giverny e seus arredores é tão tranquilizante que as vezes você até esquece q estava lendo um mistério sobre a morte de um homem.
quem gosta de arte vai adorar essa história, pois descreve tantas coisas sobre a vida e trajetória na arte de monet, e sua obra ninfeias.
este livro deve ser lido com atenção, pois mais para o final algo muito complicado será revelado e será necessário relembrar momentos que foram lidos em capítulos anteriores.

indico essa leitura para pessoas que estejam dispostas a focar totalmente nessa história, que não façam como eu e intercalem com outras leituras kkkk.

é preciso deixar claro que essa história foca muito mais no processo de descobertas e envolvimento do que em um final definitivo e que responda a principal pergunta proposta pelo autor.
não é sobre um assassinato, investigação e resposta com o nome de quem matou. tem muitas outras coisas envolvidas fazendo com que essa história seja mais detalhada e de certa forma chocante.