Ninfeias negras

Ninfeias negras Michel Bussi

Resenhas - Ninfeias Negras

Débora 19/04/2024

Li por causa do Paulo ratz
Definitivamente um livro bom, muito bem pensado e executado, só não dei nota mais alta pq o meio é cansativo e arrastado em alguns momentos, porém o final do livro amarra tudo e faz sentido, em resumo um livro bom!

nana 17/04/2024

Não combino muito com a lentidão
Com que o livro é conduzido. Achei o plot beeeeem legal mas eu já tava tão cansada de toda trajetória que nem consegui aproveitar como deveria.
Susan Meireles 22/04/2024minha estante
Estou lendo e tenho a mesma sensação. 60% e as coisas nem começaram a se amarrar ?

Mariana 07/05/2024minha estante
Exatamente....me deu preguiça...q arrastado...ficou chato

Vic feitoza 17/04/2024

Simplesmente genial
Quem disser que adivinhou o plot pode ganhar um prêmio ou é muito mentiroso. Esse livro foi a coisa mais diferente que eu já li nos últimos tempos. Como uma pessoa consegue pensar isso????? Tô impactada, merecia muito mais reconhecimento, paulo ratz obrigada por tudo.

Stephanie.Lauria 16/04/2024

Muito bom, mas...
Tive dificuldade de engrenar a leitura no começo, mesmo querendo ler acabava pegando no sono. Mas depois foi fluindo de um jeito melhor.

A história é interessante e muito bem ambientada, dá vontade de conhecer Giverny. A estrutura do roteiro da história me lembrou Dan Brown: capítulos intercalados com diversos pontos de vista e histórias paralelas, menções a lugares e obras de arte reais gerando aquela curiosidade que te faz passar a leitura inteira procurando no google e vendo imagens dos locais e das obras descritas.

Achei só que a construção de alguns personagens e acontecimentos meio estranhos... crianças de 11 anos agindo e falando de forma muito mais madura, um amor recíproco fulminante a um primeiro olhar... sei lá. Algumas coisas me irritaram um pouco.

O final é de fato uma surpresa e as pontas são bem amarradas, mas não dei 5 estrelas porque achei o texto desleal com o leitor em nome de manter o segredo/plot twist (coisa que, pra mim, é imperdoável em um roteiro).

Mas vale a leitura.

malu 16/04/2024

Brilhante!
Sempre que vou ler algum livro de suspense já me preparo para a surpresa, porque eu quase nunca consigo adivinhar o final. Pra ser sincera, essa é a parte mais legal inclusive. Mas em ?Ninfeias Negras?, eu não só não adivinhei como nem se quer pensei na possibilidade de o desfecho ser da forma que foi.
Quando o final chega e as coisas se encaixam, você fica completamente embasbacado, e indignado por saber que tudo estava ali, o tempo todo, você só não foi capaz de enxergar.
Fiquei um pouco revoltada com o final, de lembrar que as coisas na vida real são meio merda mesmo e que o ser humano sempre se supera quando o assunto é: ser horrível.
Senti pena dos personagens, e ainda não consigo acreditar que passei 3 dias dentro desse universo e não captei o que de fato estava acontecendo.
Obrigada Paulo Ratz por sempre indicar os melhores livros possíveis, simplesmente absurdo.

Fabmatos_ 15/04/2024

Merci, Bussi!
Completamente influenciada pelo Paulo Ratz, me embarquei no envolvente mistério de Ninfeias negras. Cara, que livro! Primeiro que o prólogo já te instiga para a história e olha, faz tempo que não lia uma introdução tão incrível. Segundo, que a história é sensacional! Tudo me deixou curiosa, inclusive as obras de artes. Então, foi uma experiência única. Eu fiquei surpresa com o plot twist e mais surpresa ainda com meu marido, pois ele adivinhou praticamente tudo (leitor voraz esse) (lemos juntos). Achei excelente e estou curiosa para as outras obras do autor. SUPER RECOMENDADO!

Juliana2496 15/04/2024minha estante
Ta na minha lista, influenciada por ele tbm kkkkkk

Fabmatos_ 15/04/2024minha estante
Leia, Juh! Acho que você vai gostar!

Ju5336 15/04/2024

Livro incrível. Me envolvi na história, quebrei a cabeça para tentar descobrir a resolução dos crimes (não cheguei nem perto) e me surpreendi com a resolução final, para mim fez sentido e encaixou todas a peças.

dafnebug 14/04/2024

Livro com excelente plot e muita sensibilidade
Comecei a ler pela indicação do maravilhoso Paulo Ratz, e não me arrependi da leitura. Meu deus, que livro genial! Jamais imaginaria esse final! Algumas suspeitas minhas estavam certas, mas nunca com esse desfecho.
A contextualização sobre Monet e tudo mais, faz parte pra compreender a história em si, e acho que foi até uma manobra do Bussi pra confundir, muitas vezes. O final me fez chorar muito, quanta sensibilidade do autor. Recomendo pra quem gosta de um policial à lá Ágatha Christie.

Jane Mary 14/04/2024

Confesso que este livro já estava na minha lista a uns 2 anos e resolvi ler agora por insistência da minha sobrinha que tbm estava lendo como ela disse que o livro ficava meio arrastado no meio decidi fazer uma pesquisa sobre Monet e sua história para não ter esta mesma experiência e foi ideal para que me conectasse de forma diferente com o livro, achei a dinâmica da narrativa muito inteligente por parte de Autor e amei e odiei com a mesma intensidade vários personagens o plot do final e impecável e me surpreendeu muito pois em nenhum momento desconfiei do que seria justamente por sua narrativa tão perfeita.. O Livro nos leva e várias reflexões que não vou citar aqui para não dar spoilers..
Mas adorei o livro o desenvolvimento dos personagens e cada desenrolar em volta dos Mistérios que envolvem toda história.
Netuno sem dúvidas rouba a cena, mas ele é só a cereja do bolo.
Mas uma vez reforço a brilhante construção da história por parte do Autor Confesso que fiquei chocada com as descobertas no final.
Recomendo muito a Leitura.
Vale a pena mesmo para os que acharem a leitura arrastada que não foi o meu caso vale a pena insistir e ir até o final.
Ninfeias Negras é uma doce e dolorida surpresa..

Vicmayimona 14/04/2024minha estante
Tô louca pra ler esse, mas como n tenho costume com o gênero vou pegar outros antes aí acho q vou gostar mais

Bia 14/04/2024minha estante
O melhor é começa com que seja mas fácil de ler ,esse é um pouco complicado.

Bi Faria 12/04/2024

| Resenha
Que história intrigante com arte, obsessão e amor. Foi uma leitura de tirar o fôlego em meio ao passado, um assassinato e o que o presente representa na vida de quem mora em Giverny.

Esse foi o meu primeiro contato com a escrita do autor e eu estou impressionada com a originalidade trazendo arte com os jardins de Monet, um assassinato, o passado carregado de tragédias e um amor que trancafiou o talento e a vontade de viver. O cenário real e bem descritivo nos permite entrar na vida de Monet e no seu recanto em Giverny e o quanto suas obras com jardins passam sentimentos e profundidade. As transformações do lugar para mantê-lo intacto enquanto estava produzindo são incríveis. E com um final que me deixou sem palavras, emocionada com a imensidão de sentimentos carregados por uma vida que tinha tudo para brilhar. Também não posso deixar de falar do jogo de nomes que se entrelaçam durante a narrativa dividida por datas depois do assassinato, nada prepara o leitor para o seu desfecho.

Giverny é a cidadezinha de Monet, seus quadros atraem multidões onde morou, onde construiu um cenário perfeito para suas obras, as ninfeias em um laguinho.
E é nesse lugar deslumbrante e que vive com turistas, que ocorre um assassinato, um oftalmologista é encontrado morto.
A investigação começa e há muita suspeitas, amantes, uma viúva recusa, uma professora deslumbrante, uma menina prodígio, uma idosa que observa tudo e todos do alto de seu moinho.
São muitas as teorias, até mesmo com um caso de 1937 que aconteceu no local. As amantes e o ciúme, os investigadores correndo contra o tempo e o interesse de um deles na professora.
A menina prodígio de onze anos sonha em ser pintora e vivencia momentos únicos e inesquecíveis com a arte.
A professora busca um amor verdadeiro que a deixa voar, não um casamento que a está prendendo. A idosa nos permite sentir junto à cidade e seus moradores todos os obstáculos em relação à investigação, a arte e o amor.

O autor traz um romance policial inédito em seus contornos artísticos, personagens enigmáticos, uma investigação intensa que nos faz entrar em Giverny junto aos moradores, quem foi Monet, e com um desfecho que surpreende e traz reflexões sobre amar sem medidas.

Vitor 11/04/2024

GENIAL
O prólogo já é fascinante por si só, e ali você já fica preso na história. Os personagens são interessantíssimos e a dinâmica entre eles é muito bem explorada no decorrer da história. As reviravoltas deixam a história cada vez mais interessante e pode até parecer que o mistério vai ser solucionado de um jeito simples mas aí o autor vem e vira a história de cabeça pra baixo e você fica sem acreditar no que tá lendo. O plot twist final desse livro é simplesmente GENIAL especialmente pela forma com que o autor conseguiu esconder ele durante todo o livro. Uma história muito boa e que merecia uma adaptação pra tv em forma de série.

Renata 11/04/2024

Um suspense que trapaceia com um dos detetives mais incompetentes que eu já vi
Ninfeias Negras é um livro difícil de resenhar. Uma proposta que começa muito interessante e tem um final... complicado. Desde o começo, o livro me prendeu na trama misteriosa envolvendo o vilarejo impressionista. Mesmo para uma pessoa leiga em arte como eu, as telas coloridas de Monet sempre foram muito atrativas, o que só aumentou meu interesse no livro.
Muito se fala do começo "arrastado" que esse livro apresenta, mas eu discordo. Como uma leitora de Agatha Christie, estou habituada a esse gênero de romance policial que toma seu tempo para desenrolar os acontecimentos. Acredito que seja mesmo uma questão de costume e gosto.
Foi um livro que eu devorei em 2 dias, o que o faz merecedor de crédito. Realmente, o mistério envolvente me prendeu desde o começo, e li esse livro movida por muita curiosidade. O problema é que você começa a perceber que o autor é um grande trapaceiro. O plot twist final, sinceramente, deixou um sabor amargo na boca, me causou sentimentos conflitantes. Por um lado, entendo a ideia do autor e sua busca por inovar na resolução. Por outro, as mudanças de datas e interações entre certos personagens parecem um truque barato para confundir. É possível solucionar esse mistério se você analisar de uma forma metalinguística, se você ler o prólogo e se perguntar: "qual pode ser o pulo do gato?". Agora, se você analisar de forma lógica os acontecimentos, é impossível desvendar, porque não faz sentido. Por isso soa trapaceiro.
Enfim, está longe de ser um livro ruim. A proposta é interessante e funciona, mais como a história dessas mulheres que como uma investigação policial propriamente dita.

AVISO DE SPOILERS
O meu MAIOR problema com esse livro pode ser resumido em um nome: Laurenç Sérénac, o detetive. Meu deus, que homem INCOMPETENTE, machista, burro. Um homem que objetifica mulheres o tempo todo e que se envolve com uma suspeita do crime!! Ele tenta prender o Jacques a todo custo com a desculpa de que é sua "intuição", sendo que ele tem seus próprios interesses pessoais nessa investigação! Quem conhece true crime sabe o perigo que são essas investigações que buscam provar a culpa de uma pessoa ao invés de INVESTIGAR. Não interessa que ele estava certo, não justifica essa busca incessante de prender uma pessoa sem provas. Sem contar esse "romance" dele com a Sthéphanie, que pode ser resumido como um cara com tesão numa gostosa. Bem aquela vibe de histórias de homens para homens onde o protagonista se dá bem com uma mulher bonita. O detetive não gosta da professora por seu interesse em arte, por seu interesse em literatura, pela sua personalidade e gostos, pelas conversas. Ele gosta dela por ser bonita. Aí você quer me dizer que ele voltou depois de velho atrás dela? Como diria a Boscov: ora, tenha santa paciência.
Outro problema são as crianças de 11 anos agindo muito avançadas para a idade. Gente??? Um menino de 11 anos arrastando e escondendo o cadáver de um homem? Eu acho que se as idades fossem algo na casa dos 16~17 anos, não mudaria muita coisa na história e seria muito mais verossímil. Mas 11 anos?
Enfim, Sylvio e Netuno rainha, Laurenç nadinha

Angela 10/04/2024

Só três mulheres sabem o que aconteceu?
Comecei a leitura muito empolgada, mas na metade do livro ela foi ficando lenta e mais arrastada, porém o final fechou todos os pontos e entregou tudo e mais um pouco!!

Super recomendo!!
Obrigada Paulo Ratz pela indicação ??

Livia 10/04/2024

Impecável
Se eu não tivesse ouvido falar tão bem deste livro, provavelmente nunca teria tido interesse de ler só pela capa ou pela sinopse, e mesmo que tivesse, talvez abandonaria. Este não é um livro rápido. A leitura se arrastou em alguns momentos, embora eu tenha ficado curiosa. Mas perseverei e valeu totalmente a pena. Apesar de ter sido uma leitura demorada, eu entendo que cada detalhe da história é importante. Não senti que o autor "encheu linguiça" ou enrolou demais. Cada detalhe, cada diálogo foi necessário para o desenvolvimento da história. O final me surpreendeu muito e eu amei a forma que o autor construiu o desfecho desse mistério. Nota máxima por ter tido uma ideia tão interessante e por tê-la executado com perfeição!