1808

1808 Laurentino Gomes




Resenhas - 1808


939 encontrados | exibindo 76 a 91
6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 |


spoiler visualizar
comentários(0)comente



Maria.Eduarda 29/09/2023

1808
Livro muito bom, um dos meus preferidos sobre a história do Brasil, adoro a abordagem do Laurentino, parece que eu estou lendo um livro de fofocas históricas, e eu amo uma fofoca kkkkkk
Recomendo a todos que estão estudando sobre ou que pelo menos tenham curiosidade sobre o tema.
comentários(0)comente



Dudu Menezes 27/09/2023

Melhor livro sobre o tema...
Chego ao final desse livro espantado com a capacidade do Laurentino Gomes em tornar leve e interessante um assunto que, normalmente, poderia ser considerado maçante para a maioria das pessoas.

Em "1808" temos um grande trabalho de reportagem, que durou 10 anos. Tempo utilizado pelo autor para pesquisar mais de 150 livros e diferentes fontes, tanto impressas quanto digitais, frequentando as cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Lisboa e Washington.

O livro faz parte de uma trilogia, que é composta, ainda, por "1822" e "1889", em referência, respectivamente, aos anos que marcam a declaração da Independência e a proclamação da República.

Em "1808" o texto flui de forma leve, mas com rigor histórico. Além de conhecermos detalhes íntimos da vida de Dom João VI, sua mãe Maria I (a louca) e Carlota Joaquina (a esposa conspiradora), também ficamos sabendo da história de figuras como Luiz Joaquim dos Santos Marrocos (o arquivista real), que teve um papel decisivo em registrar a vida no Brasil, ainda enquanto Colônia de Portugal.

Ao narrar a fuga da família real, Laurentino conta um pouco da história do surgimento da imprensa, com o Correio Brasiliense, de Hipólito José da Costa, e traz dados importantes para se compreender a origem da exclusão social em nosso país. Como, por exemplo, o fato de que, entre os séculos XVI e XIX, cerca de 10 milhões de escravos africanos foram vendidos para as Américas, tendo o Brasil (maior importador do continente) recebido 40% desse total (algo entre 3,6 e 4 milhões de cativos).

Durante os 13 anos em que a família real passou no Rio de Janeiro, muitas transformações estavam ocorrendo no mundo. Napoleão, obviamente, é figura central nesta obra, tendo afirmado, já no final de sua vida, que Dom João VI teria sido "o único que teria conseguido enganá-lo", ao deixar Portugal, com o apoio da Inglaterra, não aderindo à imposição do bloqueio continental.

Ao falar da Guerra Peninsular, dentre os conflitos provocados pela ofensiva napoleônica, Laurentino crava essa: "entre 1807 e 1814, Portugal e Espanha foram para Napoleão o que o Vietnã seria para os Estados Unidos um século e meio depois".

Como se vê, esse é um livro indispensável!
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Jose213 14/09/2023

Excelente livro. Uma forma deliciosa de contar a história da fuga da família real ao Brasil, e como isso gerou mudanças profundas no Brasil, e foi crucial pra formar a nação Brasil como é atualmente.
comentários(0)comente



LuccySwan 12/09/2023

"1808" é como um passeio turbulento pelo túnel do tempo, nos levando diretamente à época da chegada da corte portuguesa ao Brasil. O autor, Laurentino Gomes, nos presenteia com uma narrativa que se move entre a comédia e a intriga palaciana.

Esta obra, que poderia ser um mergulho profundo na história, acaba por se tornar um espetáculo de peculiaridades da corte. D. João VI e Carlota Joaquina, longe de figuras solenes, são retratados com todas as nuances de suas excentricidades.

Embora o livro tenha seu valor, é difícil não sentir que poderia ter ido além. O enredo segue uma linha cronológica dos eventos relacionados à permanência da família real no Brasil, proporcionando uma visão interessante dessa fase crucial.

No entanto, para aqueles sedentos por um entendimento mais aprofundado da história do Brasil, há obras que oferecem uma exploração mais densa e completa. O próprio Gomes, em suas outras obras, nos brinda com um olhar mais meticuloso sobre o passado do nosso país.

Em suma, "1808" é uma leitura que proporciona uma visão animada e muitas vezes divertida da chegada da corte portuguesa, mas para uma compreensão mais substancial da história, pode ser apenas o ponto de partida.
comentários(0)comente



Danilo224 12/09/2023

Esboços de uma nação
Sempre tive interesse em ler as obras do autor, mas tinha um pé atrás se seria um bom investimento. Agora aqui estou.

1808 não é um livro acadêmico. Laurentino se propõe a contar uma história de uma forma acessível. A leitura é dinâmica e atrativa, chamando sua atenção e a prendendo durante todos os capítulos, uma façanha surpreendente levando em conta a história do Brasil, um tema que pra muitos não é atrativo.

Vejo esse livro ? e a trilogia em geral ? uma grande iniciação ao tema. Eu mesmo nunca ? com exceção dos estudos do colégio ? tinha lido a fundo sobre o período e o livro me jogou uma leve luz que me fez interessar em outras leituras sobre o tema. Então considero que a missão do autor comigo foi bem sucedida. Espero que gostem assim como eu.
comentários(0)comente



Ramond 10/09/2023

A chegada da família real: a grande fofoca
O cara conseguiu explicar um processo chatissimo de forma bem lúdica. Gostei demais, só aumentou meu gosto pela história desse lindo país pentacampeão. ????????
comentários(0)comente



Sarah587 09/09/2023

Uma visão inovadora sobre a corte no Brasil
O que eu mais gostei no livro é a linguagem clara e objetiva sobre os fatos históricos. Foi muito interessante entender os processos até a chegada da corte portuguesa ao Brasil, as influências históricas para tal e as consequências para colônia brasileira. O livro traz fatos documentados e uma visão bem realista do reinado de Dom João VI.
comentários(0)comente



Go vegan 24/08/2023

Explica o Brasil
Não é de se espantar que o Brasil seja assim, tão estranho, temos uma herança que nos proporcionou ser vítima de todas essas mazelas
comentários(0)comente



Lizandra.Mirelle 22/08/2023

Vale leitura
Desde de criança, sempre fui aquela que gostava de ler os livros de história da escola e saber sobre os acontecimentos que moldaram o mundo que vivemos hoje e nisso, não poderia deixar de ler esse livro.
Rico em informações muito boas, de escrita envolvente e leitura fluída, mergulhamos nas descrições de um Brasil que recebia uma corte portuguesa e começava a transformação: saindo de colônia para se tornar país.
Infelizmente, a história do nosso país é regada a escravidão e os capítulos sobre isso são dolorosos de ler.
Portugal foi um país totalmente dependente do nosso, porém em nada dependemos dele.
Valeu demais a leitura.
Marcia 22/08/2023minha estante
Livraço!




Cirloam 14/08/2023

Relato interessante sobre a corte portuguesa no Brasil
Eu não sabia da importância do tempo em que a corte portuguesa esteve no Brasil.
Fiquei impressionado com a precariedade, em vários níveis, da vida naquela época; desde o saneamento precário, aos modos dos colonos.
Sem falar no caos que a escravidão provocava.
Quero ler os demais livros: 1822 e 1889.
Também quero ler os livros sobre escravidão, do mesmo autor.
comentários(0)comente



Rebecca.Valenca 13/08/2023

Acho um bom livro para se entender esse período histórico brasileiro. Narrativa fácil, ágil e agradável. Recomendo .
comentários(0)comente



Isabela 08/08/2023

1808
Eu gostei muito do livro, como eu já esperava. Este é um assunto que eu gosto muito. Por mais que seja um livro ?pequeno? tem bastante coisa, então é bem mais demorado de ler, mais eu gostei mesmo assim.
Nota: 3.5/5 ??
comentários(0)comente



Juliana2623 07/08/2023

Ah se os livros de história fossem assim ?. Contados de uma forma simples, tão mais fácil seria de aprender. Amei! Achei que não iria gostar, pois o tema nunca me chamou atenção, mas quis ler para relembrar a história do Brasil e simplesmente adorei. Uma leitura muito positiva e de muito valor.
comentários(0)comente



939 encontrados | exibindo 76 a 91
6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 |