1808

1808 Laurentino Gomes

Resenhas - 1808

Fernanda 01/07/2022

1808
Para quem gosta de história, é um prato cheio!
A história do Brasil de forma menos didática, super fácil de entender e com pitadas de humor.
Um conteúdo super pesquisado e aprofundado, mas trazido ao leitor de forma leve.
Excelente livro e excelente narrativa.
psraissafreire 01/07/2022minha estante
Eu li 1822 dessa coleção (a edição infantojuvenil e amei)

rafanishikawa 29/06/2022

Ótimo!!!
Adorei demais o livro, já estou pronta para os próximos.
É um excelente livro, ao começar achei que pudesse ser muito pesado, cheio de informações e cronologia complicada, daquele tipo que fica difícil de acompanhar e guardar. Porém, desde o início a história é super bem contada, com muitas informações, mas de forma leve, didática, sem sobrecarregar.
Enfim, achei um livro muito bom, super recomendo!!!!!

Marcos 23/06/2022

Adorei o livro. Muitos detalhes sobre a vinda da corte portuguesa ao Brasil e a sua importância até hoje para a nossa história como país. O texto fácil de ler, que nos envolve a cada página. Li até antes do tempo.
Um dos meus favoritos. Vou ler os próximos de Laurentino Gomes.
Nota: 10
Ricarda Caiafa 23/06/2022minha estante
Me animou a ler!!!

Marcos Nandi 22/06/2022

Muito bom.
Li por agora a biografia de D. Pedro I, escrita por Isabel Lustosa. Um livro muito bom que fala sobre a vida,reinado e morte de D. Pedro I, falando também sobre os eventos que acontecem em 1808.

Porém, nesse livro, Laurentino Gomes esmiúça de maneira ímpar todos os detalhes da fuga da família real de Portugal para sua colônia, Brasil.

Um livro-reportagem, fruto de dez anos de estudos e que tem como fito mostrar a história como ela foi (e é) de forma acessível para leigos em linguagem acadêmica.

A fuga se deu por causa de Napoleão, isso todo mundo sabe, mas o autor explica que exectuando a Inglaterra e Portugal, todo o continente europeu estava sob o domínio de Napoleão, que conseguiu seu poder devido a revolução francesa.

D. João, que estava como regente por causa da loucura que acometia sua mãe, estava sobre a cruz e caldeirinha. De um lado, pressão da França napoleônica, de outro, pressão da Inglaterra que era sua tradicional aliada, que em troca da fidelidade, financiaria a longa (e perigosa) viagem e protegeria a família real, em troca, o Brasil poderia receber os navios ingleses, coisa que antes não acontecia, podendo a colônia receber apenas navegações de Portugal.

O que eu não sabia, era que essa mudança da corte já tinha sido levantada em outros momentos.

Portugal, considerada a menor economia da Europa, tinha como principal fonte de economia a colônia latina-americana.

Devido a fragilidade econômica, falta de desenvolvimento na ciência, e forte fanatismo religioso, Portugal era sempre ameaçado por países fronteiriços, sendo até governado por um tempo pela Espanha.Assim sendo, um país pequeno, rural e atrasado, e que usava de uma economia extrativista.

Com a fuga da corte para o Brasil, os portugueses se sentiram traídos e abandonados a própria sorte, com milhares de mortes e fugas por causa das guerras peninsulares.

Para conseguir fugir, D. João, fez um engodo dizendo que ia se entregar a Napoleão e chegou a declarar uma falsa guerra com a Inglaterra para conseguir fugir de Portugal. No princípio, só D. João iria fugir, mas depois, foi decidido que toda a corte iria junto (era MUITA gente).

Uma coisa interessante que eu não sabia, era sobre o desalojamento de casas para a corte morar e consequentemente (isso é óbvio) o aumento do preço dos produtos e aluguéis. Além disso, não sabia também, que existia uma "justiça" específica para julgamento dos ingleses que moravam no Brasil, entre outros privilégios que não eram recíprocos para os portugueses que moravam na Inglaterra.

D. João foi descrito como já conhecemos, medroso,depressivo, feio, esquisito, sujo, metódico ao ponto de nunca sair da rotina, o que incluía o uso das mesmas roupas, mesmo elas rasgadas. Considerado um monarca bom com o povo, era desprezado por sua covardia e fraqueza.

Já sua esposa, Carlota Joaquina, era manca, considerada feia, e autora de cinco conspirações contra o marido que não deu certo. Sabemos que os dois moravam em lugares separados, e também, que Carlota se casou por procuração ainda criança e desde sempre, foi geniosa.

Era uma corte corrupta e que tentava disfarçar a escravidão, o momento mais horrível da nossa história. Onde os escravos não podiam mais ser espancados em lugares públicos, mas sim, em lugares próprios e pela polícia.

Apesar disso, a corte tentou melhor o Rio de Janeiro, abrindo estradas, portos, universidades, e incentivando as artes trazendo artistas franceses para o Brasil.

O livro menciona a revolta em Pernambuco e a consequência dela, como o desmembramento de Alagoas do seu território. E também, como Portugal ficou a ver navios sem a corte, e sobre o domínio rígido dos ingleses, obrigando D. João a voltar para Portugal.

O livro tem mapas e muitas imagens (históricas, obras de artes, etc) e muita notas de rodapés que demonstram a extensa pesquisa do autor. Quero ler mais coisas do autor.

Por fim, achei interessantíssimo a análise em como o Brasil seria, caso não houvesse, a fuga da família real portuguesa para o Brasil.

Celso 13/06/2022

Trabalho brilhante de Laurentino Gomes
O livro 1808, que abre a trilogia do jornalista Laurentino Gomes, é um brilhante trabalho de pesquisa sobre a vinda da família real para o Brasil e as transformações que isso causou no nosso país. Não sei por que demorei tanto tempo para ler...

Elizabeth 04/06/2022

História
O bom de ler este livro, que aprendi que os outros países também se aproveitaram da riqueza do Brasil e deixaram a culpa para Portugal. Portugal foi um fantoche. A leitura é um pouco repetitiva, mas vale para, para as pessoas que lerem ver que muitas coisas se repetem até hoje.
Kleber 04/06/2022minha estante
A verdade é que poucas coisas mudaram daquela época no que diz respeito as nossas riquezas naturais, continuam sendo levadas diariamente.

Laura 30/05/2022

Livro super didático, ótima experiência de leitura.
Leitura obrigatória pra quem gosta de história..

KakauSoares 25/05/2022

Livro importante...
A leitura é ótima, a linguagem simples, mas não sei se pq li a versão extendida, em determinado momento achei arrastado. Mesmo assim, todo brasileiro deveria ler.

Bheatriz.Lessa 20/05/2022

Infelizmente, divertido
Amei a escrita do Laurentino, parecia um amigo contando uma fofoca, e que fofoca kkkk
O livro é jornalístico e se utilizou de cartas e jornais para descrever como provavelmente foi a chegada da família real ao Brasil, e o período até o retorno de Dom João à Portugal.
Uma boa porta de entrada para entender melhor a história do país.
Apesar de ter gostado da escrita, algumas vezes tive a impressão que a mesma coisa estava sendo contada. O autor começa a contar em ordem cronológica, mas conforme chegamos em algum personagem ele volta na história para contar detalhes desse. Como a maioria dos personagens viveram no mesmo período e ambiente, acabam vivendo as mesmas situações, e foi nesse momento que eu tive a impressão q estava lendo a mesma coisa. Acredito que poderia ter sido melhor ordenado para evitar essas repetições.
Pretendo ler toda a coleção e inevitavelmente vou reparar se o autor melhorou nesse aspecto ou se é característica dele mesmo.

Nanda 20/05/2022

Um belo livro pra entender um pouco mais sobre a história do Brasil, desde o começo.
Mostra o quanto a corrupção sempre existiu, fala bastante dos costumes da época e contextualiza bem com a história do mundo.
Ouvi o livro através do audiobook disponível no skeelo e super recomendo.

Pedro.Paolucci 18/05/2022

Livro muito interessante, que me fez entender melhor a história do Brasil e algumas explicações do porque ele é do jeito que é hoje. Acho que eu deverei relê-lo em alguns anos

Richard O. Silva 15/05/2022

Mudanças profundas que se refletem até hoje
Livro essencial pra quem gosta de história do Brasil, aborda o contexto histórico do mundo na época, tal qual os hábitos e costumes da corte portuguesa, e um retrato de como era o Brasil colonial no início de século XIX. Também é abordado as relações econômicas e sociais entre o nosso país com o Portugal e o restante da Europa.

Nina Pina 12/05/2022

A corrupção nunca faltou no Brasil
Um belo trabalho de pesquisa do autor Laurentino Gomes, com lindas ilustrações. Conta a história da família real portuguesa, que veio para o Brasil fugindo de Portugal, a fim de evitar o confronto com Napoleão Bonaparte.
Enquanto esteve preso em Santa Helena, Napoleão ditou suas memórias, nas quais fez um balanço da vida e da carreira militar, com suas conquistas e derrotas. Para Dom João VI reservou uma só frase, lacônica: "Foi o único que me enganou".

Myria.Viana 07/05/2022

Não era conto se fadas
Laurentino Gomes não decepciona, segundo livro que leio e como o 1889 mostra tudo que está por trás da história contada na escola. O narrativa histórica é extremamente rica em detalhes e fatos que marcaram a época.