1808 Laurentino Gomes

Resenhas - 1808

brendaflleal 29/11/2023

A escrita do autor é bem tranquila. É um livro interessante para quem não conhece a história do Brasil. O pano de fundo é a fuga da família real e grande parte da nobreza, de Portugal para o Brasil, pois o exército de Napoleão Bonaparte estava invadindo para atacar Portugal.
Quero ler os outros dois livros do autor: 1822; 1889.
Mas creio que não precisava de tantas páginas para trazer a história.

Vehalcantara 23/11/2023

1808
Ok, eu não estava esperando por isso. Sério, eu nem sei que bicho me mordeu pra me dar vontade de ler esse livro mas digo e repito: QUE SABOR!
A escrita do Laurentino é simples, clara e atraente. Ele me fez ver essas pessoas de uma maneira que eu nunca tinha sequer cogitado antes. Ele me fez sentir na pele de cada um, desde a corte até os escravos.
Ele me fez sorrir, me emocionar e entender um pouco mais sobre nosso país. Foi uma aula de história da maior qualidade.
É pena que um país tão lindo e rico em recursos naturais tenha sido vastamente explorado no passado e, 200 anos depois, continue sendo. Desigualdade e injustiças marcam a história do Brasil. Mas foi tão bom ver como o povo comum tirava sarro e se divertia diante das mazelas, característica que o Brasil ainda não perdeu, basta ver nossos memes de qualidade kkkkk
Brincadeiras a parte, todo mundo deveria ler esse livro, é perfeito!!!

Dani Scheibler 20/11/2023

Gostei bastante da leitura e de me aprofundar um pouco mais na história da corte portuguesa no Brasil, o qual tinha um breve conhecimento pelas aulas de história do ensino médio e de alguns conteúdos isolados.

Angelo Siriano 18/11/2023

Um dos melhores livros sobre o tema, a visão de Brasil, monarquia e colonização muda totalmente após a leitura.

airamlaceratti 28/10/2023

Mais um livro pra me fazer mudar a mentalidade que história do Brasil é chata e alheia ao restante do mundo.

Rosana.Montenegro 27/10/2023

1808
O livro é muito interessante, conta a chegada da corte de Portugal ao Brasil fugindo de Napoleão e escoltados por navios ingleses.
Vale a pena para conhecer mais a fundo a história do nosso país

Madu 21/10/2023

Primeira vez lendo um livro assim e amei muito, despertou muito a minha curiosidade. Ele vai contando a história do período de uma forma realmente interessante e cativante, trazendo diversos fatos e curiosidades sem fazer a leitura ficar chata. Sem palavras para isso. Amei

JJFelix 15/10/2023

"Nunca algo semelhante tinha acontecido na história de Portugal ou de qualquer outro país europeu. Em tempos de guerra, reis e rainhas haviam sido destronados ou obrigados a se refugiar em territórios alheios, mas nenhum deles tinha ido tão longe a ponto de cruzar um oceano para viver e reinar do outro lado do mundo. Embora os europeus dominassem colônias imensas em diversos continentes, até aquele momento nenhum rei havia colocado os pés em seus territórios ultramarinos para uma simples visita -- muito menos para ali morar e governar.
Era, portanto, um acontecimento sem precedentes tanto para os portugueses, que se achavam na condição de órfãos de sua monarquia da noite para o dia como para os brasileiros, habituados até então a serem tratados como uma simples colônia de Portugal."

Laurentino Gomes

Luiz Paulo Silvestre 11/10/2023

Um dos melhores!
Esse livro é uma das viagens mais legais que já fiz se tratando de história.

Tenho minhas dúvidas se ele é querido por historiadores mais sérios, deve ter suas gafes e provavelmente odiado por alguns.

Mas sem dúvidas é um dos melhores livros sobre história do Brasil se tratando de linguaguem e popularidade, faz você pegar uma máquina do tempo e fantasiar. Isso é muito raro!

Adriana854 10/10/2023

Perfeito
Se você, assim como eu, for fã de história, não pode deixar de ler essa serie incrível do grande Laurentino Gomes.

TÍTULO: 1808

AUTOR: Laurentino Gomes

EDITORA: Planeta

SINOPSE: A fuga da família real portuguesa para o Rio de Janeiro ocorreu num dos momentos mais apaixonantes e revolucionários do Brasil, de Portugal e do mundo. Guerras napoleônicas, revoluções republicanas, escravidão formaram o caldo no qual se deu a mudança da corte portuguesa e sua instalação no Brasil.
O propósito deste maravilhoso livro, resultado de dez anos de investigação jornalística, é resgatar e contar de forma acessível a história da corte lusitana no Brasil e tentar devolver seus protagonistas à dimensão mais correta possível dos papéis que desempenharam duzentos anos atrás. Escrita por um dos mais influentes jornalistas da atualidade, 1808 é o relato real e definitivo sobre um dos principais momentos da história brasileira.

Marcos774 09/10/2023

Muito bom. Laurentino tem um texto leve e cativante, e mostra um painel do período, mostrando a verdade sobre a história do Brasil. Vale cada parágrafo.

Maria.Eduarda 29/09/2023

1808
Livro muito bom, um dos meus preferidos sobre a história do Brasil, adoro a abordagem do Laurentino, parece que eu estou lendo um livro de fofocas históricas, e eu amo uma fofoca kkkkkk
Recomendo a todos que estão estudando sobre ou que pelo menos tenham curiosidade sobre o tema.

Dudu Menezes 27/09/2023

Melhor livro sobre o tema...
Chego ao final desse livro espantado com a capacidade do Laurentino Gomes em tornar leve e interessante um assunto que, normalmente, poderia ser considerado maçante para a maioria das pessoas.

Em "1808" temos um grande trabalho de reportagem, que durou 10 anos. Tempo utilizado pelo autor para pesquisar mais de 150 livros e diferentes fontes, tanto impressas quanto digitais, frequentando as cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Lisboa e Washington.

O livro faz parte de uma trilogia, que é composta, ainda, por "1822" e "1889", em referência, respectivamente, aos anos que marcam a declaração da Independência e a proclamação da República.

Em "1808" o texto flui de forma leve, mas com rigor histórico. Além de conhecermos detalhes íntimos da vida de Dom João VI, sua mãe Maria I (a louca) e Carlota Joaquina (a esposa conspiradora), também ficamos sabendo da história de figuras como Luiz Joaquim dos Santos Marrocos (o arquivista real), que teve um papel decisivo em registrar a vida no Brasil, ainda enquanto Colônia de Portugal.

Ao narrar a fuga da família real, Laurentino conta um pouco da história do surgimento da imprensa, com o Correio Brasiliense, de Hipólito José da Costa, e traz dados importantes para se compreender a origem da exclusão social em nosso país. Como, por exemplo, o fato de que, entre os séculos XVI e XIX, cerca de 10 milhões de escravos africanos foram vendidos para as Américas, tendo o Brasil (maior importador do continente) recebido 40% desse total (algo entre 3,6 e 4 milhões de cativos).

Durante os 13 anos em que a família real passou no Rio de Janeiro, muitas transformações estavam ocorrendo no mundo. Napoleão, obviamente, é figura central nesta obra, tendo afirmado, já no final de sua vida, que Dom João VI teria sido "o único que teria conseguido enganá-lo", ao deixar Portugal, com o apoio da Inglaterra, não aderindo à imposição do bloqueio continental.

Ao falar da Guerra Peninsular, dentre os conflitos provocados pela ofensiva napoleônica, Laurentino crava essa: "entre 1807 e 1814, Portugal e Espanha foram para Napoleão o que o Vietnã seria para os Estados Unidos um século e meio depois".

Como se vê, esse é um livro indispensável!