Guia Politicamente Incorreto da História do Brasil

Guia Politicamente Incorreto da História do Brasil Leandro Narloch

Resenhas - Guia Politicamente Incorreto da História do Brasil

professora jane 02/09/2010

Este é um dos livros mais deliciosos de se ler como também um dos mais esclarecedores que já lí.Quantos fatos pensamos que sabemos e no fim...após uma leitura como esta descobrimos que estávamos completamente errados.

JeQueiroz 20/04/2010

Defino como essencial e divertidissimo.

É incrivél,aprendemos muito errado sobre nossa própria historia.

Ótimo autor, com um humor inegualável.

Recomendo.

DANI JR 27/10/2010

Gostei muito!
Esperava menos, mas gostei tanto que li em 3 dias. Leitura fácil e esclarecedora. Descobri um novo Brasil, um Brasil de escravos que tinham escravos e muito mais!.

Fabio 06/08/2010

Livro com a intenção de desmistificar heróis, vitimas, personagens e acontecimentos da nossa história.

A abordagem é bem interessante. O autor não tem medo de ir contra o pensamento usual, e fornece provas através de referências.

Concordo com alguns pontos pois acho que não existem heróis ou vitimas exemplares e até imagino o bom e velho jeito brasileiro atuando na maioria dos casos, mas não posso deixar de sentir que o autor usou muuuuito seu ponto de vista e que ele realmente não gosta de comunistas :) .

É um livro curto e eu recomendo para quem gosta da história do Brasil.
Ele serve como um bom contraponto para discussão entre amigos numa boa roda de bar.

Samia Feio 02/06/2024

É um livro bem interessante na verdade gera até um desconforto porque bate muito de frente com tudo que aprendemos na nossa vida mas aula de história, por exemplo. As vezes é difícil saber ao certo quem está falando a verdade ou não? até pq é isso né, História.
Acho que o autor tb parece ter um tom meio ?anti esquerda?. Não que isso seja um problema mas as vezes pode tornar a escrita meio tendenciosa

j_almansa 20/06/2011

Guia politicamente incorreto da historia do Brasil.
é um ótimo livro, lança luz sobre a verdade que a esquerda se empenha em esconder e substituir pela versão que a transforma em herói.

Marcelo 16/06/2011

A farsa revelada
Livro que mostra com bom humor toda farsa por trás da "identidade nacional", cunhada por valores um tanto incovenientes ao olhar contemporâneo. Revisionismo românticos e modernistas da história e farsas socialistas estão por trás da arte, ciência e política nacional. Mostra com clareza as raízes da xenofobia e complexo de inferioridade histórico do Brasil, e como são reverenciados canalhas e bandidos como heróis e desmerece que pratica atos verdadeiramente heroicos à pátria, como movimentos populares ingleses e por vezes o próprio D. Pedro II.

mura 09/05/2011

Livro que tenta recontar algumas passagens e personagens históricas brasileiras. O autor mostra novas versões para episódios como a Guerra do Paraguai, a escravidão e figuras como o escultor Aleijadinho, Santos Dummont, entre outros. Em alguns casos o jornalista comenta sobre pesquisas existentes que embasam sua teoria, mas em várias passagens do livro a documentação dos fatos faz falta. Outra coisa que chama a atenção é a má vontade que o autor tem com os movimentos de esquerda e socialistas. Pelo menos serve para abrir a cabeça dos leitores em busca da verdadeira história brasileira em livros com maior embasamento histórico.

Giovani 16/05/2011

Ainda longe da perfeição.
Interessante, mas o autor fica desabonado ao comparar a guerrilha comunista com as Cruzadas e a Santa Inquisição. Também apelativo ao depreciar os jesuítas. Enquanto não se meteu a falar sobre Igreja foi bem.

Cometeu deslize também ao rotular os militares de desprovidos de inteligência. Ora, logo em seguida enumera todo o bem que o Regime Militar trouxe a nosso país. Burros não conseguiriam alcançar tão benéficos objetivos.

Grande equívoco do autor ao concluir que o Brasil não é socialista. Não foi enquanto estava protegido pelo Regime Militar. Hoje o que é? E a revolução cultural gramsciana não é percebida a olhos vistos? Quem é nossa "presidenta"? Não foi terrorista de esquerda?

Erikson 23/04/2011

Revisão da história "oficial" brasileira
Todo brasileiro deveria ler este livro. De forma divertida, ácida e, muitas vezes dolorida, o autor mostra que nossa história deve ser urgentemente revista e "ampliada".

Falsos heróis e histórias inventadas não fazem bem para nenhum povo que pretende amadurecer enquanto nação.

Liz 04/10/2011

Desafio literário 2011 - Maio - Livro-reportagem
"No processo de fabricação de um espírito nacional, é normal que se inventem tradições, heróis, mitos fundadores e histórias de chorar, que se joguem um brilho a mais em episódios que criam um passado em comum para todos os habitantes e provocam uma sensação de pertencimento. Se esse país quer deixar de ser café com leite, um bom jeito de amadurecer é admitir que alguns dos heróis da nação eram picaretas ou pelo menos pessoas de seu tempo. E que a historia nem sempre é uma fábula: não tem moral edificante no final nem causas, conseqüências, vilões e vítimas facilmente reconhecíveis.”

Eu comprei esse livro há pouco tempo meio que às cegas. Estava na livraria procurando algo que pudesse me ajudar a melhorar minhas notas em história (que estão deploráveis), vi esse título, gostei e levei. Sem ler sinopse nem nada. Imaginei que o livro contasse a história do Brasil de um jeito diferente, mas não. Ele conta outra história.
Leandro Narloch reuniu neste livro diversas informações muito curiosas sobre a história do Brasil e alguns de seus principais personagens.

Durante toda a leitura fatos bem chocantes são reveladas para aqueles que cresceram prestando alguma atenção às aulas na escola – por exemplo, no livro é mostrado o verdadeiro vilão da Guerra do Paraguai e da ditadura militar, a vida dos negros alforriados com seus escravos, ações de Luís Carlos Prestes, dentre muitas outras coisas.

Eu gostei bastante do livro. Ele utiliza uma linguagem bem simples e não fica enrolando muito. Nem tudo que eu li foi surpresa, mas a maior parte do que o livro revela foi como um balde de água fria num inverno siberiano. Algumas coisas eu simplesmente não consigo acreditar até agora. Eu não quero acreditar que passei a minha vida toda ouvindo de professores uma coisa que na verdade era mentira. Se na historia é assim, que dirá as outras matérias? Que dirá o que ouvimos no jornal? Que dirá a vida? Ai, ai, fique assim mesmo quando terminei a leitura. Comecei o livro querendo melhorar minhas notas e terminei-o sem nem saber como estudar, sem saber se quero estudar algo agora para mim tão instável.

Acho que aprendi muito lendo o livro, porém ele não merece uma nota máxima. O autor colocou demais dele mesmo. Para mim um livro desses deveria ser imparcial, pelo menos em sua maioria. Mas Narloch fez vários comentários bem infelizes ao longo das histórias que contava, que não acrescentaram absolutamente nada. Ele muitas vezes me pareceu ser um cara bem arrogante, alguém que não dá muita vontade de conhecer.

Além disso, tem algumas passagens muito desinteressantes. Como a seção sobre o samba e a sobre o Acre, que foi um sacrifício para eu ler. E também tem algumas coisas tão estranhas que são realmente impossíveis de acreditar – por exemplo, não consigo imaginar de jeito nenhum Elizabeth I com um relógio de pulso (sei o que você esta se perguntando. Essa informação aparece no livro sim, meio que à parte).

Mas no geral o que é mostrado é muito legal e, como deu para ver, inacreditável. O livro, além de ter aberto a minha mente para várias coisas, deu-me muito assunto para conversa (eu geralmente não tenho nenhum) e aumentou muito o meu interesse em história do Brasil, que antes era bem perto de zero.

Terminando a resenha, recomendo o livro para qualquer um. Ele é muito fácil de ler e traz muita coisa interessante.

Zazá 08/08/2010

Este livro é muito bom...

Desmistifica muitas coisa que aprendemos na escola....

Um exemplo legal está no primeiro capítulo, onde ele diz que os índios não foram explorados pelos europeus, que muitos mudaram de vida para o estilo dos brancos, e muitos sobrenomes de hoje, que achamos que é de descendencia portuguesa, na realidade é indígena, e essa informação tem base em registros históricos.

Entre outros, como as história dos negros, de Santos Dumont e etc...

A leitura é boa e vale a pena ser feita, no ínicio é um pouco cansativo, mas depois melhora.