GO

GO Nick Farewell

Resenhas - GO

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Michelle.Gandolfi 26/02/2024

Existe amor em São Paulo?
Go. Vá. Apenas faça.

Vocês sabiam que existem quatro tipos de comportamento humano? Eles seguem a teoria dos quatro temperamentos, apresentada pela primeira vez por Hipócrates, o pai da medicina.

O comportamento humano pode ser dividido em: sanguíneo, fleumático, colérico e melancólico.

Neste livro, encontramos Júnior. Um personagem com traços melancólicos. Uma pessoa comum, com problemas de mais, tanto quanto soluções para resolvê-las em seu subconsciente, porém que nunca saem do papel.

A história se passa na grande São Paulo. Júnior é um aspirante a escritor e DJ.
Acompanhamos o seu cotidiano, entramos na mente do personagem e sofremos com as grandes incertezas cruéis que a vida traz.

Entre danceterias, cinemas e passado, três grandes paixões, quiçá possa ser chamado de amor, passam pela vida do personagem principal, e cada uma delas traz um ensinamento diferente.

Há pessoas que nos levantam, outras que nos derrubam. Estejam cercados por pessoas que levantam, assim como Ginger.

Coloque-se em primeiro lugar e tenha mais amor próprio. Uma pessoa com carência é capaz de aceitar até mesmo uma Meg, vulgo "a garota mais louca da cidade".

Dói deixar as coisas no passado, mas como Heráclito diz, "Ninguém entra em um mesmo rio uma segunda vez, pois quando isso acontece, já não se é o mesmo, assim como as águas que já serão outras.". Dani é uma ex namorada de Júnior, com uma longa história de idas e vindas. O medo genuíno do ser humano de seguir em frente e sentir dor, as vezes faz com que aceitemos coisas que não deveriam ser aceitas, nem pelo mínimo sinal de reciprocidade da pessoa que uma vez o machucou.

Posso dizer que entrar na mente de Júnior foi perturbador, pois houveram picos e picos de euforia e torpor. Os pensamentos e indagações sobre o que é a vida, o que é o amor, quem sou eu e qual é o sentido de sua existência, só mostra que sim, Júnior é um ser humano como eu, como você. Com sentimentos e indagações que durante a vida também já fiz. Uma pessoa comum.

E no fim de tudo? Chego a mesma conclusão que Júnior, e vocês também podem chegar caso leiam: quando tudo estiver ruim, lembrem-se destas duas letras que formam uma palavra. GO, Vá. Vá em frente. Apenas faça.

Guilherme 26/02/2024minha estante

Obrigada, Caio!?

Michelle.Gandolfi 27/02/2024minha estante
Michela, obrigada!?

Cla Lamega 18/11/2010

GO é um ótimo livro, que grita para não ficarmos parados diante das coisas, e sempre reagirmos buscando o que é de nossa vontade. O personagem principal é um DJ que se apaixona por uma garota na casa noturna aonde trabalha, e desde então faz de tudo para não perde-la.
Em conflito com trabalho, medos, traumas, alegrias, está a solução para o tão mencionado "buraco no peito": o fazer acontecer. É um estímulo para viver aliado a uma história viciante de um homem cujo único dom é "o dom para a vida". Amei, um dos melhores livros que já li. E, como o próprio autor cita diversas vezes ao longo do livro "GO. Vá! Faça".
Vislei Gonçalves 04/09/2017minha estante
Foi o primeiro livro que li depois da minha infância - há seis anos átras - amei demais, com certeza um dos meus favoritos.

Mary.Rodrigues 14/09/2020minha estante
o livro q mudou minha vida

marques71 03/12/2023minha estante
Apoi

Rúbia 16/01/2013

Bom, eu encontrei esse livro na biblioteca do meu colégio. É o tipo de livro que te intriga do começo ao fim. Desses que tu fala: Vou ler só mais um capitulo, depois termino. E acaba lendo a tarde toda. A história se passa em São Paulo. Trata de juventude. Das diversas fases. O personagem principal é um Dj. O Dj Fahrenheit, que é desses que só da valor quando perde, sabe ?! - ao longo do livro, o autor não revela seu verdadeiro nome. Go mostra cotiano. Isso. A história trata de realidade. Você se vê ali. Vivendo as mesmas situações. E te deixa com vontade de viver. De não deixar a vida passar diante de você sem ter feito nada.
Dante 17/01/2013minha estante
Ótima resenha sobre GO.

Vislei Gonçalves 04/09/2017minha estante
Meu vizinho pegou no colégio, eu vi na casa dele, todos estavam comentando sobre esse livro no momento que cheguei lá, daí quando ninguém mais estava lendo ou olhando peguei pra ler... li vinte páginas lá mesmo e pedi emprestado, levei pra casa e li todo. Depois de um tempo pedi a ele de novo... Um dia voltando do trabalho com ele passei em uma praça para fazer alguns exercícios e na hora que saí acabei o-esquecendo lá... quando lembrei no meio do caminho, uns 3 minutos depois, já não estava mais lá e ainda tinha R$10,00 que eu tinha colocado dentro dele e era todo dinheiro que eu tinha naquele dia para comprar comida. Enfim, fiquei sem o dinheiro, e pior... sem o livro que nem era meu.

Deiah 09/12/2009

O personagem-narrador comporta-se de uma forma solitária,raivosa e frágil.Não tem um final feliz,porém um final real!

eduarda 22/01/2021

Go, vá
Escrita completamente descontraída, você acaba se perdendo ao personagem e a mensagem final é tudo o que se espera de um livro que não tenta ser inspirador mas acaba sendo.

GuiTintel 19/01/2013

Parece gringo, mas é nacional!
Sempre tive um certo preconceito com a literatura nacional e não por acaso, os livros que nos obrigam a ler na escola podem causar coisas assim, mas um dia encontrei "Go" por acidente numa biblioteca e me rendi ao mesmo. De primeira, a impressão que você tem é que se trata de um livro gringo traduzido (autor chamado Nick Farewell e obra chamada "Go", quem diz que é nacional?), mas a surpresa é ainda melhor quando você vê que se trata de um produto nacional, principalmente vendo a forma com que Farewell explora cenários urbanos bem conhecidos por nós de uma forma tão genuína, fazendo com que a gente realmente se sinta parte da história. Outro fator que facilita muito sua leitura é a linguagem coloquial e a "amizade" que o personagem central faz com o leitor, não só narrando a história mas "conversando" com quem lê. Acho incrível!
Gus 22/05/2013minha estante
Também pensei a mesma coisa. O capa chama muita atenção, não tem como passar despercebido na estante.

Luana ;D 01/01/2010

" Porque a vida tem que cortar, sangrar, e fazer ranger os dentes."

É um homem. E seu buraco no peito. Insistente, um latejar sem fim, que lhe tira o sossego.
Um desejo? Apenas viver.
Ele não consegue dialogar com quase ninguém além dele mesmo e uma ex-namorada, razão que o prende a este amor mal resolvido. Mas Júnior, Roberto, Hemingway, ou seja lá qual for o seu nome, ainda vai encontrar um novo amor, que o preenche com a esperança tanto procurada.
A este seguem-se outros, como "a garota mais louca da cidade". Misteriosa. Fascinate. e com um coração também destroçado.
Sem amigos(ou pelo menos assim o pensa), ele precisará, ao mesmo tempo em que desata todos os nós da sua existência, encontrar sua motivação para escrever e a fórmula para solucionar sua solidão.
Encontrando forças nas pessoas que mais indiferentes lhe pareciam, serão encontradas as respostas. Novas questões também serão abertas, mas ele possui um plano. Nós também, mesmo que aind anão saibamos. Tente ser o Baudelaire de alguém.

- Luana Ferraz

MorganaStk 09/10/2021

Li este livro a uns 5 anos, o encontrei perdido em uma estante da biblioteca do colégio. Confesso que a capa foi extremamente importante para escolha ja que normalmente em escolas, estamos habituados com literatura clássica, que acaba desmotivando jovens leitores no começo de sua jornada.
O livro além de bem desenvolvido coloca em xeque diversos pensamentos que um adolescente leitor pode ter, e acredito fielmente que este livro foi feito para esta transição de idade da criança para o jovem.
Esta obra comtempla uma história divertida de descobrimento e superação, viajando por diferentes áreas da vida de uma pessoa.
Considero uma leitura fundamental para jovens adultos.

Bells 18/09/2012

Boa leitura
É um livro agradavelzinho e de Leitura fácil, com um personagem um tanto interessante, mesmo dito isso, ele me deixou pouco presa ao livro, fiquei um pouco entediada; mas tem uma certa moral e ela é muito bem apresentada aos leitores.

Patrickherick 15/12/2021

O apreço e o carinho que tenho pela companhia que este livro me proveu no passado garantiram as 3 estrelas. Relendo, achei bem fraco. O protagonista tem um senso de superioridade muito forte com relação a todas as outras pessoas no livro. Enquanto, no seu íntimo, demonstra fraqueza. O livro é uma conversa franca com o leitor, e isso é interessantíssimo; só que as certezas absolutas me cansaram. Numa hora, o protagonista está para baixo e é um drama enorme. Outra hora, ele está para cima e é um campo de margaridas exagerado. Em muitos momentos faltou elementos para "justificar" essa flutuação de humor constante.

leyre 05/05/2013

GO - Nick Farewell
Um livro encantador, onde o autor acima de tudo, nos faz dar o valor merecido a vida.

maria 17/04/2022

go
eu gostei do livro, me identifiquei em diversas partes, principalmente quando o personagem principal está feliz e do nada ele fica triste por algum motivo. eu achei interessante mas acho que pode ser um pouco cansativo(??). também não gostei muito quando o personagem principal foi meio machista, mas ta. gostei?????

Isa 04/11/2014

Que livro lindo.. Metáforas do começo ao fim que brilham meus olhos. Junto ao Mr. Fahrenheit eu fiquei com raiva, me surpreendi e me emocionei. Eu te entendo, e pode não parecer, mas acho que todos te entende. Na minha opinião, vivemos uma crise existencialista constantemente e é isso que move o mundo.. O que move o mundo é a nossa busca pela essência.

t.faiiry 02/07/2023

Vá em frente.
Sua vida é como uma montanha russa, mas de um modo "hard", o livro inteiro é uma grande misturas de sentimentos, sentimentos de todos os tipos que você possa imaginar, mas ele sabe, eu sei, você sabe. O sentimento de solidão é o que sempre estará lá .
Esse livro mostra que, não importa o quanto você tente escapar, a solidão sempre te seguirá, e isso é com todas as pessoas, não só com aquelas que "nasceram com um buraco no peito", mas ele também mostra que isso não é motivo para você desistir, é para você aproveitar a vida o máximo possível, focar nos pequenos e grandes detalhes, compartilhar suas ideias, se envolver com pessoas, fazer o que gosta, viver. Então, vá em frente. GO!

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6