GO

GO Nick Farewell

Resenhas - GO

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Michelle.Gandolfi 26/02/2024

Existe amor em São Paulo?
Go. Vá. Apenas faça.

Vocês sabiam que existem quatro tipos de comportamento humano? Eles seguem a teoria dos quatro temperamentos, apresentada pela primeira vez por Hipócrates, o pai da medicina.

O comportamento humano pode ser dividido em: sanguíneo, fleumático, colérico e melancólico.

Neste livro, encontramos Júnior. Um personagem com traços melancólicos. Uma pessoa comum, com problemas de mais, tanto quanto soluções para resolvê-las em seu subconsciente, porém que nunca saem do papel.

A história se passa na grande São Paulo. Júnior é um aspirante a escritor e DJ.
Acompanhamos o seu cotidiano, entramos na mente do personagem e sofremos com as grandes incertezas cruéis que a vida traz.

Entre danceterias, cinemas e passado, três grandes paixões, quiçá possa ser chamado de amor, passam pela vida do personagem principal, e cada uma delas traz um ensinamento diferente.

Há pessoas que nos levantam, outras que nos derrubam. Estejam cercados por pessoas que levantam, assim como Ginger.

Coloque-se em primeiro lugar e tenha mais amor próprio. Uma pessoa com carência é capaz de aceitar até mesmo uma Meg, vulgo "a garota mais louca da cidade".

Dói deixar as coisas no passado, mas como Heráclito diz, "Ninguém entra em um mesmo rio uma segunda vez, pois quando isso acontece, já não se é o mesmo, assim como as águas que já serão outras.". Dani é uma ex namorada de Júnior, com uma longa história de idas e vindas. O medo genuíno do ser humano de seguir em frente e sentir dor, as vezes faz com que aceitemos coisas que não deveriam ser aceitas, nem pelo mínimo sinal de reciprocidade da pessoa que uma vez o machucou.

Posso dizer que entrar na mente de Júnior foi perturbador, pois houveram picos e picos de euforia e torpor. Os pensamentos e indagações sobre o que é a vida, o que é o amor, quem sou eu e qual é o sentido de sua existência, só mostra que sim, Júnior é um ser humano como eu, como você. Com sentimentos e indagações que durante a vida também já fiz. Uma pessoa comum.

E no fim de tudo? Chego a mesma conclusão que Júnior, e vocês também podem chegar caso leiam: quando tudo estiver ruim, lembrem-se destas duas letras que formam uma palavra. GO, Vá. Vá em frente. Apenas faça.

Guilherme 26/02/2024minha estante

Obrigada, Caio!?

Michelle.Gandolfi 27/02/2024minha estante
Michela, obrigada!?

Cla Lamega 18/11/2010

GO é um ótimo livro, que grita para não ficarmos parados diante das coisas, e sempre reagirmos buscando o que é de nossa vontade. O personagem principal é um DJ que se apaixona por uma garota na casa noturna aonde trabalha, e desde então faz de tudo para não perde-la.
Em conflito com trabalho, medos, traumas, alegrias, está a solução para o tão mencionado "buraco no peito": o fazer acontecer. É um estímulo para viver aliado a uma história viciante de um homem cujo único dom é "o dom para a vida". Amei, um dos melhores livros que já li. E, como o próprio autor cita diversas vezes ao longo do livro "GO. Vá! Faça".
Vislei Gonçalves 04/09/2017minha estante
Foi o primeiro livro que li depois da minha infância - há seis anos átras - amei demais, com certeza um dos meus favoritos.

Mary.Rodrigues 14/09/2020minha estante
o livro q mudou minha vida

marques71 03/12/2023minha estante
Apoi

Rúbia 16/01/2013

Bom, eu encontrei esse livro na biblioteca do meu colégio. É o tipo de livro que te intriga do começo ao fim. Desses que tu fala: Vou ler só mais um capitulo, depois termino. E acaba lendo a tarde toda. A história se passa em São Paulo. Trata de juventude. Das diversas fases. O personagem principal é um Dj. O Dj Fahrenheit, que é desses que só da valor quando perde, sabe ?! - ao longo do livro, o autor não revela seu verdadeiro nome. Go mostra cotiano. Isso. A história trata de realidade. Você se vê ali. Vivendo as mesmas situações. E te deixa com vontade de viver. De não deixar a vida passar diante de você sem ter feito nada.
Dante 17/01/2013minha estante
Ótima resenha sobre GO.

Vislei Gonçalves 04/09/2017minha estante
Meu vizinho pegou no colégio, eu vi na casa dele, todos estavam comentando sobre esse livro no momento que cheguei lá, daí quando ninguém mais estava lendo ou olhando peguei pra ler... li vinte páginas lá mesmo e pedi emprestado, levei pra casa e li todo. Depois de um tempo pedi a ele de novo... Um dia voltando do trabalho com ele passei em uma praça para fazer alguns exercícios e na hora que saí acabei o-esquecendo lá... quando lembrei no meio do caminho, uns 3 minutos depois, já não estava mais lá e ainda tinha R$10,00 que eu tinha colocado dentro dele e era todo dinheiro que eu tinha naquele dia para comprar comida. Enfim, fiquei sem o dinheiro, e pior... sem o livro que nem era meu.

Deisinha 13/10/2019

Go – Nick Farewell
Nota: Dizem que a vida é cheia de altos e baixos. Mais baixos do que altos, como você pode ver pela minha própria vida. Mas quando tudo estiver ruim, lembre-se dessas duas letras que formam uma palavra: GO. Vá. Vá em frente. Escreva, desenhe, pinte, fotografe, dance, costure, atue, cante. Portanto, quando tudo estiver ruim, lembre-se dessas duas letras que formam uma palavra: GO. Vá. Vá em frente. Apenas faça.
Hoje trago o livro amorzinho da minha vida, até agora. Este livro especificamente, tem uma narrativa que te faz refletir e repensar muitos aspectos da vida e como as nossas próprias ações custam muito depois de um tempo. A história é narrada por um DJ, mais conhecido por DJ Fahrenheit, que não tem perspectiva nenhuma da vida e que não sabe ao menos o que fará com ela, com diversos problemas pessoais e decepções. Ao longo da história ele tenta resolver de alguma forma que tenha alguma razão para ele, algum motivo para lutar e finalmente encontrar a felicidade e o amor que nunca sentiu. Ele se encontra sem saída para encerrar o seu primeiro livro e ao mesmo tempo problemas pessoais se desenrolam ao fundo dando uma profundidade maior ao trama e que de alguma forma faz com que nós nos encontramos junto com ele nos problemas. A forma como cada trama se desenrola faz com que GO não seja mais um livro de romance que encontramos por aí. A história vai muito mais além, com reflexões profundas e algumas que dão aquele “tapa na cara”. E por último, que trilha sonora. Uma dica: escutem as músicas enquanto leem o livro, vale muito a pena.
O duvidoso! 28/10/2019minha estante
Bom ótimo livro, ótimo nunca li livro melhor, suas perspectivas de vida etc... só uma coisa que você pode me responder? Então eu não entendi qual importância do pai no livro que ele tá escrevendo, o nome do pai e o nome dele é Júnior? Tem como você me responder esssas três perguntas?

Mari Oliveira 13/04/2022

Just do it!
No começo desse livro eu tinha certas expectativas pensando que era um livro mais dedicado a romance. Me enganei. Aqui encontrei tudo menos romance. Claro que o carinha daqui se envolve com várias e várias mulheres, o que não chega a ser um romance, só ?casos?. O que me decepcionou bastante. Ele é a Ginger fazem tão bem um pro outro, a cena dos dois no cinema, e antes disso faz menção ao romance que tanto esperei, mas ao decorrer? o que aconteceu?? Eles terminaram por pensamentos errados a respeito dela? e não é só por isso, eu não sei. Acho que não me encontrei aqui. Não é um tipo de livro que eu leria de novo, ou um tipo de livro que recomendaria para outras pessoas?

a escrita do autor é muito legal de ler, vemos que ele se doou bastante para que a forma como o personagem pensasse saísse como ele havia planejado outrora, uma maneira fluida e que por meio dela meio que tivéssemos a sensação de estar nos pensamentos do protagonista, entende? Eu gostei disso.

A solidão aqui e o conformismo são muito presentes. Uma lição valiosa é que essas são umas das piores formas de morte em vida que pode ter. Acomodar-se é muito mais fácil do que tentar. E quando menos esperamos, podemos nos deparar com a triste certeza que nosso tempo já passou. Vale o mesmo para o desânimo. Portanto, temos que tentar. Uma, duas, dez, cem, mil, um milhão de vezes se for preciso. Mas tente. Até dar certo.

GO. Vá. Vá em frente. Apenas faça!!
JAssica260 25/06/2023minha estante
Se você gostou do romance de Ginger e Fahrenheit, leia Mr. Blues e Lady Jazz, do mesmo autor.

Peleteiro 21/08/2015

GO é um chamado, um chamado para a vida
Costumamos vangloriar escritores de fora. É habitual para nós que chamemos de “grandes” os autores internacionais, os best-sellers de frente de livraria, e assim, deixamos de provar o doce sabor do novo, do nosso.

A obra chamou a questão, por levar ao pé da letra o seu titulo, “GO”. GO é um chamado, um chamado para a vida. Abordando questões existenciais, adequando um romance a imprevisibilidade e dando a ele uma “trilha sonora”, Nick o tornou seu mais vendido livro.

Seu personagem principal, de nome não revelado durante a obra, vive os diversos mistérios da vida, passa por dificuldades financeiras, ideológicas, afetuosos, mas vê que, a vida é uma tragédia, mas também, poesia.

Posso apostar que todo leitor ira se identificar em algum momento com a obra. Os medos as frustrações, o eterno medo de não se tornar nada, a esperança, a vontade, o desejo de viver, o grito contra o conformismo, a sede de viver. Tudo isso, quando adaptado ao personagem; cru, verborrágico e cruelmente sincero, vão te conquistar, ao menos, me conquistaram.

“Sou apenas um ser humano como você, tentando encontrar uma saída. Sou apenas um homem com uma incerteza do tamanho do universo tentando encontrar um motivo para continuar vivendo.
E o meu direito, o meu único direito, será tentar. Isso, nunca, ninguém poderia tirar de mim.”
Nick Farewell – GO.

“GO” caminha para se tornar um fenômeno da juventude, traduzido para o Coreano, receberá em breve uma versão cinematográfica.
E algo me diz que não será a única obra de sucesso do Nick...

site: http://adpiagge.blogspot.com.br/2014/10/vida-de-escritor-nick-farewell-por.html
Cilene.Resende 17/09/2015minha estante
Nossa! Gostei muito dos seus comentários, preciso ler! Abraço

Yves 09/04/2014

Meg
Van 05/06/2015minha estante
kkkkkkkkkkkkk

Núbia Esther 22/12/2012

Nick Farewell sempre se considerou muito mais leitor que escritor e durante muito tempo protelou a publicação de seu romance, já que começou a escrever muito mais para aprender a se expressar do que com o objetivo de se tornar um escritor (http://osegredodosescritores.blogspot.com.br/2009/10/entrevista-com-nick-farewell.html). Ainda bem que ele tomou coragem e GO marca a sua estreia no mundo literário.

“Mas essa não é a história do homem que lia pensamentos. Acredite, qualquer um pode fazer. O que eu quero contar para você é como um homem comum pode ser, ou se você preferir, ter o que quiser. Afinal o que eu quero da vida? A resposta é mais estúpida e genial possível: eu quero viver.”

A história se passa em São Paulo (sim gente, o autor é brasileiro). Nela conhecemos um cinéfilo, leitor compulsivo, DJ nas “horas vagas”, com problemas de relacionamento e que tem como projeto de vida conseguir terminar o romance que está escrevendo. Ele, que não nos entrega seu nome e atende pela alcunha de Mr. Fahrenheit, se entrega à elucubrações sobre a vida, os conhecidos, sobre como conseguir uma refeição gratuita, meios de trabalho ilegais, literatura e autores beat e outras informações que ele considera necessárias para viver a vida. E o início do livro basicamente se restringe a esses elementos. A história não entrega a que veio e se não podemos imaginar o que esperar para o protagonista, pelo menos, podemos contar com diálogos (ou monólogos como bem pontuado por ele) verborrágicos, filosóficos e humorados, apesar de toda melancolia que parece rondar sua vida. Talvez seja por isso que o início da leitura de GO foi demorada. O romance demora a engrenar e acho que em grande parte isso ocorreu porque demorei a me acostumar com o fluxo de consciência pessimista e com a tendência ao sofrimento que o protagonista vivia a se autoimpor.

Mas, depois que você se acostuma com o narrador e passa a entender seus medos e desilusões, você começa a torcer para que ele consiga superar essa atração irresistível pela solidão e que se permita conhecer pessoas e permitir que elas façam mudanças em sua vida. E talvez a principal torcida seja reservada à Ginger, quem lhe desperta novamente para a vida, lhe faz voltar a escrever e lhe dá uma oportunidade que rendeu um dos momentos mais emocionantes da trama, porque é impossível passar incólume a tanto amor dedicado aos livros. GO é uma palavra de ordem, de seguir sempre adiante e viver. Um grito de alerta contra o conformismo e a falta de reação. No fim, como Mr. Fahrenheit previu, já estava me sentindo sua amiga, na ansiedade para saber se ele conseguiria terminar seu livro e me deliciando com tantas referências literárias, musicais e cinematográficas. Uma grata surpresa que me deixou com vontade de conhecer os outros livros do autor.

“Agora, cinematograficamente, eu gravo frame por frame na minha memória, expondo a luz e meus sentimentos, e projeto na minha retina as imagens que eu voltarei sempre a enxergar toda vez que sentir um dia nublado entre a ausência e o encontro da pessoa que, possivelmente, vai causar mais falta e mais completude, ao mesmo tempo, na minha vida.”

PS1: Como bom DJ, Mr. Fahrenheit nos presenteia com uma excelente setlist. Com músicas de artistas consagrados e desconhecidos, ele é a trilha sonora da história criada por Nick.

PS2: GO conta com uma “continuação” intitulada Mr. Blues & Lady Jazz. Na verdade não é bem uma continuação, mas quase um Inception literário. Neste, Farewell discorre sobre os eventos que se passaram entre o início e o término do namoro de Mr. Fahrenheit e Ginger. Fatos que não estão presentes em GO. E se em GO a solidão foi o foco, Mr. Blues & Lady Jazz parece trazer o amor como artista principal.

[Blablabla Aleatório] - http://feanari.wordpress.com/2012/12/22/go-nick-farewell/
Jackelyne 22/06/2014minha estante
PRECISO LER Mr. Blues & Lady Jazz, ALGUÉM ME EMPRESTA! POR FAVOR!

GuiTintel 19/01/2013

Parece gringo, mas é nacional!
Sempre tive um certo preconceito com a literatura nacional e não por acaso, os livros que nos obrigam a ler na escola podem causar coisas assim, mas um dia encontrei "Go" por acidente numa biblioteca e me rendi ao mesmo. De primeira, a impressão que você tem é que se trata de um livro gringo traduzido (autor chamado Nick Farewell e obra chamada "Go", quem diz que é nacional?), mas a surpresa é ainda melhor quando você vê que se trata de um produto nacional, principalmente vendo a forma com que Farewell explora cenários urbanos bem conhecidos por nós de uma forma tão genuína, fazendo com que a gente realmente se sinta parte da história. Outro fator que facilita muito sua leitura é a linguagem coloquial e a "amizade" que o personagem central faz com o leitor, não só narrando a história mas "conversando" com quem lê. Acho incrível!
Gus 22/05/2013minha estante
Também pensei a mesma coisa. O capa chama muita atenção, não tem como passar despercebido na estante.

Letícia 03/10/2009

Vamos. Siga
Esse livro é muito bom
Se você já leu livros como Slan e Feliz Ano Velho e gostou muito
Garanto que vai gostar desse.
O personagem te prende do começo ao fim,
É impossível parar de ler,
A vida dele mostra como não desistir dos nossos sonhos;
Mesmo que estes pareçam loucura, é só acreditar;
Enfim, é genial. Para pessoas que gostam vida

" Você nasceu ser humano.E, se voc~e nasceu ser humano, tem que ser complexo. Tão complexo, tão complexo a ponto de ninguém te compreender" GO

laraluizac 06/03/2024

GO!
Li em 2018, da biblioteca da escola! eu amo esse livro, ao mesmo tempo que é simples, é complexo, é cotidiano, rotina, vida real, sentimentos, pensamentos, desejos? esse livro é maravilhoso! a Lara de 14 anos devorou ele, e vou comprar essa obra para ler novamente e falar sobre cada detalhe! ??

Marcielle 31/12/2009

Livro muito bom, principalmente pra quem gosta de músicas anos 80. Adorei ter lido nele sobre algumas músicas que julgava não serem conhecidas por ninguém e que eu amo. Adorei este livro.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6