Filosofia para corajosos

Filosofia para corajosos Luiz Felipe Pondé

Resenhas - Filosofia para corajosos

Markarroni 13/07/2020

Pense como o autor
O autor deixa bem claro que objetivo deste livro é ajudar o leitor a pensar com a sua própria cabeça. Pura mentira. Há muito material questionador para fazer o leitor abandonar o senso comum, mas em boa parte há bastante juízo de valor.

Pondé mais mostra o que ele pensa e ridiculariza os que pensam o contrário dele do que oferece meios para levar o leitor a pensar por si só. Dessa forma, o objetivo deste livro é ajudar o leitor a pensar como o autor pensa.

site: https://www.instagram.com/leitor.nerd/
Ronald 13/07/2020minha estante
Pondé passa sempre essa impressão mesmo.

Markarroni 13/07/2020minha estante
Isso foi frustrante, porque criei expectativas e o livro não entrega muito do que prometeu.

frutodeagosto 13/07/2020minha estante
"Pondé mais mostra o que ele pensa e ridiculariza os que pensam o contrário dele do que oferece meios para levar o leitor a pensar por si só". TÍPICO DO PONDÉ!!!!

Andréa 13/10/2020minha estante
Senti o mesmo

Lucas 03/01/2021minha estante
Fiquei com a mesma impressão, porém como entendo muito pouco de filosofia (essa corrente mais Nietzsche, etc) senti dificuldade em distinguir o que é Pondé e o que é parte da escola de pensamento que ele segue

Cris 03/01/2021minha estante
Ou vc pensa como eu, ou vc não pensa!! Arrogante nem um pouco... Kkk mas vale a leitura.

Luciano 27/05/2021minha estante
Pondé é pura arrogância.

A Lê 14/07/2021minha estante
Se você pensou diferente dele conforme seus próprios parâmetros, então você pensou com sua cabeça, não acha não? Hahahahah...

A Lê 14/07/2021minha estante
Se te fez pensar, concordar ou discordar, ele cumpriu com o que prometeu. Não precisa concordar não, mas sim instigar, colocar luz num determinado assunto e fritar a consciência até chegar em alguma conclusão ou não.

Daniel 13/02/2022minha estante
Como ele fala no livro, Pondé é um picareta intelectual.

Neto 06/03/2022minha estante
É exatamente isso

Yuri 22/08/2022minha estante
Achei interessante sua linha de pensamento. Realmente, o filósofo contemporâneo, muitas vezes, ridiculariza aqueles que pensam de forma diferente dele. Acho exagero. Porém, para que haja argumentação, ele mostra os pensadores em que se baseou e a sua explicação sobre determinado assunto. Portanto, mesmo que as opiniões dele sejam, de certa forma, agressivas, acho que ele está ajudando leitores a pensar por si só como você fez com esse comentário. Pondé não fala que você deve concordar com ele, mas lhe dá total liberdade para pensar criticamente, "com a própria língua". Resumindo, mesmo que no final você concorde ou discorde (que julgo mais importante), se você teve pensamento crítico para defender essa posição, o objetivo do livro foi cumprido.

Vanessa 08/01/2023minha estante
Acho que todos os livros dele devem ser assim. Os dois que li são desse jeito: ou ele está desfazendo de quem pensa o contrário ou está acusando algum grupo de algo (as mulheres são sempre culpadas de tudo). Desisti de Ponde.

Salviato19 28/04/2024minha estante
O simples fato de você ter feito essa crítica (pertinente, concordo) já demonstra que você está pensando com a própria cabeça, e não com a do autor... de certa forma ele cumpriu o objetivo do livro. Além disso, na forma como o Pondé escreveu o livro ficou um pouco confuso para discernir até que ponto era ele próprio falando e onde começava o pensamento de figuras que ele citou ao longo do texto.

Eduarda 12/01/2022

imagina estudar tanto e escrever uma merda dessa
Simplesmente um intolerante funcional. O grande sábio que odeia tudo, simplesmente o maioral que diminui todos de todas as formas possíveis por ser um grande hipócrita prepotente.

Sinceramente, se eu pudesse mensurar as coisas que realmente são úteis nesse livro seria 50%, mas os outros 50% são tão agressivos e mesquinhos que dá vontade de vomitar.

Triste ter gastado meu tempo com um cara tão ridículo.
Keila 13/01/2022minha estante
Li ano passado, só terminei por insistência pra ver até onde vai a capacidade do cara de ser ridículo e foi exatamente esse o sentimento. Nossa!

Rafahh 28/03/2022minha estante
Comecei a ler totalmente sem saber que daria nisso, mas meu pensamento é igualzinho o seu! Tô chegando no final pela força do ódio. Só penso o quanto deve ser miserável a vida de um cara amargo desses.

Vanessa 08/01/2023minha estante
Fora a raiva que ele tem das mulheres e do feminismo. Muitas pessoas comentaram que o fato dele ser "direto" e com opiniões "polêmicas" é o seu diferencial. Só que ele confunde ser direto e polêmico com ser grosseiro, usar palavras chulas e ser arrogante

Keila 08/01/2023minha estante
Exatamente! Há um cuidado necessário ao se colocar diante de pensamentos distintos, diferenciais e fortes. Antes de buscar novidades nas ideias, acredito que devemos olhar com a alma também, buscar o respeito em todo e qualquer pensamento, verificar onde as palavras estão propensas a atingir.

Cinara... 05/11/2020

"Quem nunca leu nada não tem opinião sólida sobre nada, apenas achismo, uma opinião vazia, como dizia Platão, quando fazia a diferença entre ter opinião (doxa) e conhecer algo (episteme). Conhecer demanda trabalho, conversar com outras pessoas e ler alguns livros. Na maioria dos casos, conversar com mortos. Uma opinião vazia, qualquer bêbado tem."

" É o desejo humano que é insustentável. A felicidade vai destruir o mundo. Uma humanidade de 6 ou 7 bilhões de pessoas felizes será a maior praga que já caminhou sobre o mundo. Nenhuma das sete pragas sobre o Egito teve esse poder dissolutivo."

Definitivamente Pondé não irá agradar todo mundo! Ele fala tudo o que uma pessoa não quer ouvir e um pouco mais.
Ou você ama ou você odeia. Eu o amo!
Yuri 22/08/2022minha estante
Concordo com seu comentário. Acho que Pondé está falando "em sua própria língua". Esse fato faz com que o objetivo do livro seja cumprido: fazer com que o leitor pratique o pensamento crítico. Todos os comentários dessa página, tanto os contra quanto os a favor do livro, como o seu, são manifestações do pensamento crítico das pessoas.

Keila 16/06/2021

Pondé, o não idiota - gente chatinha - inteligentinho.
Filosofia para corajosos (realmente sem coragem eu não teria lido até o fim).

Nesta obra, o Filósofo Luiz Felipe Pondé demonstra a partir de vários temas como, filosofia, política, religião, ética, ciência, economia, etc. o quanto a filosofia é válida, de forma bastante superficial e cheia de arrogância com as ideias e níveis de conhecimentos de outros que não correspondem ao dele.

Me decepcionei com a obra. Esperava encontrar algo interessante e profundo e me deparei com "entendam o meu conhecimento e opinião e veja como desprezo o contrário".
Nick 16/06/2021minha estante
Que horror! Resenha importantíssima.

Keila 16/06/2021minha estante
Livro bom para não ler. Obrigada!

Fr4nc15Knbrro 19/06/2021minha estante
Muito boa a sua resenha. Tentei ler um livro dele e não deu.

Keila 19/06/2021minha estante
Obrigada! Que bom que gostou.
Pessoa difícil o senhor Pondé.
Imagino que os outros livros dele sejam igualmente complicados.

Fr4nc15Knbrro 20/06/2021minha estante
Achei ele arrogante, ao menos ao ler (o pouco que consegui!) essa foi a impressão.

Henrique_ 16/03/2021

Gostei do livro. É uma boa introdução e referência aos que têm curiosidade para conhecer alguns temas da vida e saber como eles são tratados pela filosofia. E para isso, é importante ter coragem, pois os posicionamentos são controversos e nem sempre agradáveis.

Phelipe Guilherme Maciel 24/10/2016

Um Manual. Tenha isso em mente.
Luiz Felipe Pondé tem que ser parabenizado pelos seus esforços na divulgação da Filosofia para a dita "gente comum". Aqueles que pouco se interessam ou não se interessam nem um pouco pelo pensamento filosófico. O livro é bom. Não dei 3 estrelas por ser ruim, mas porque mesmo sendo manual, ficou superficial demais. Ele abrange muitos assuntos em poucas páginas, e acaba sendo pouco imparcial em algumas questões básicas que deixaria o leitor pensar com sua própria cabeça.
Vale a pena ser lido, mas se você quiser se ampliar um pouco mais seus horizontes, o livro pode decepcionar um pouco.
laloarauxo 10/05/2020minha estante
Sou aluno de Licenciatura em Filosofia e adquiri o livro no primeiro semestre de curso. Estou gostando dessa conversa informal com o Pondé através do livro.
Não tenho muitas pretensões com o livro. Ele é apenas uma visão panorâmica da filosofia ocidental.

Phelipe Guilherme Maciel 15/05/2020minha estante
O Pondé faz um excelente serviço para as pessoas leigas com esse livro. É uma visão panorâmica, como você bem disse! Um abraço

Franklin Moreno 23/12/2020

Não seja um inteligentinho
Como C.S Lewis já dizia "tudo que não é eterno, é eternamente inútil". Esse livro não fala sobre o que é eterno, mas sobre tudo que é eternamente inútil. É impressionante como muitas coisas que o Pondé fala têm muita uma relação com o Cristianismo. E ele beira várias e várias vezes os pontos centrais do Cristianismo: a natureza podre do homem e como ele insiste em "concertá-la" ou como tenta a todo momento negar essa natureza. Nada no mundo as vezes parecem ter valor: é tudo, como diria Salomão, "dust in the wind". Seja a democracia, a religião de mercado, a fé absoluta na política ou no homem, o que for, "dust in the wind". Sei que Pondé é agnóstico, mas esse livro descontrói várias e várias idolatrias do homem e suas máscaras para disfaçar o que realmente este mundo é: no final de tudo, é só dor, sofrimento e "dust in the wind".

matlima 21/07/2020

Raso e tosco
Mais uma vez, Pondé se mostra um narcisista mimado e chato querendo chamar a atenção com sua mente repleta de besteiras. Nessa ?obra? você lerá pérolas como:
- Os velhos não servem para nada na sociedade atual. Não se amadurece, se empodrece.
- Numa democracia nunca venceremos a maioria de idiotas.
- Não vale a pena ser honesto
- Acreditar em alimentação balanceada é tão ridículo quanto crer em Deus ou em si mesmo.
- O homem não é racional.
- As escolas são depósitos de criança, pois ?nem as mulheres? querem cuidar dos filhos
- O alto paleolítico foi o período áureo da humanidade, pois as crianças eram mais inteligentes e as mulheres menos histéricas.
- Desigualdade social e justiça social é ?blá blá blá?. O mundo é uma merda, mas o capitalismo torna essa merda melhor.
Enfim, é o tipo de livro que te torna menos inteligente.
Juliana.Rissardi 21/07/2020minha estante
Que droga...

Polly 08/11/2020minha estante
Melhor sinopse.

Keila 16/06/2021minha estante
Resumo perfeito. Nossa! Nunca mais consumirei nada dele. Com certeza existem filósofos mais eficaz.

Gustavo616 17/04/2021

Pondé Disciples
Gosto da crueza, sinceridade e até a rispidez que o Pondé fala acerca de alguns assuntos.

Gosto da proposta do livro em trazer uma "filosofia popular", onde desmitifica que só pessoas com elevado QI são possibilitadas.

Com certeza terei que ler de novo algum dia.
Pontos positivos para os capítulos que abordam Metafísica e Sobrenatural.

Marcelo 31/08/2020

Polêmico e Necessário!!!
O autor nos entrega uma obra no mínimo polêmica, coloca seus pontos de vista, análises e opiniões sem meias palavras e sem o receio de chocar. O politicamente correto morreu e não passa nada bem neste livro. Confesso que discordo de grande parte do que foi colocado pelo autor, e acho isso ótimo pois me faz questionar minha crenças e opiniões e buscar fundamenta-las ou revê-las. O que precisamos é isso mesmo, sair da nossa bolha onde só consumimos o que concordamos 100% e conhecer outras visões, entender por que pensamos como pensamos, o que o outro pensa e rever ou reafirmar nossos conceitos. Irei ler mais livros deste autor na busca deste exercício que considero saudável e tão em falta no atual momento de polarização da nossa sociedade.

Guellere 08/10/2023

Filosofia para corajosos de Felipe Pondé
Filosofia para corajosos de Felipe Pondé

Pondé fala sobre um mal-estar da modernidade, e alguns aspectos torna-se interessante mas em outros é irritante a linha de pensamento. Não tem muita profundidade sobre filósofos mas sim citações comparativas que as vezes são reflexivas e outras estranhas.
É mais um posicionamento de inquietude e comparativo sobre o contemporâneo.
Ele quer te ensinar a pensar por si mesmo ? Talvez, mas em momentos ele quer te ensinar o caminho de seu posicionamento como pensador.

?Quem nunca leu nada não tem opinião sólida sobre nada, apenas achismo, uma opinião vazia, como dizia Platão, quando fazia a diferença entre ter opinião (doxa) e conhecer algo (episteme). Conhecer demanda trabalho, conversar com outras pessoas e leralguns livros. Na maioria dos casos, conversar com mortos. Uma opinião vazia, qualquer bêbado tem.?

Dan 29/03/2022

GENTE...
Decidi ler o livro por ter gostado de alguns vídeos do canal do Pondé. Quem dera eu tivesse ficado apenas nos vídeos. Que livro terrível, não cumpre o que se propõe (fazer você pensar), é linguagem tão baixa e chula que chega a incomodar. Me parece que ele escreveu o livro no pior momento da vida dele e não venham me dizer que são seus traços niilistas e céticos. São traços de uma pessoa desrespeitosa, mal educada e intolerante com tudo e todos que pensam de uma forma diferente. Jamais me atreverei a ler outra obra do autor. Desculpem a sinceridade.
Dan 29/03/2022minha estante
A linguagem é*

Vanessa 08/01/2023minha estante
Concordo plenamente com você.

@gustavoplatini 03/04/2020

Bom para leigos
Para mim (leigo em filosofia) foi como uma porta de entrada para saber sobre o tema, é apresentado no livro várias linhas de pensamento e alguns filósofos. Gostei bastante da escrita do autor, faz com que a leitura seja bem agradável.

Ana Goulart 19/06/2020

Não me agradou
Acho que falou tudo e não falou nada... cansativo, chato e sem objetividade alguma.
Além do autor se achar por ser do contra.