Filosofia para corajosos

Filosofia para corajosos Luiz Felipe Pondé

Resenhas - Filosofia para corajosos

@gustavoplatini 03/04/2020

Bom para leigos
Para mim (leigo em filosofia) foi como uma porta de entrada para saber sobre o tema, é apresentado no livro várias linhas de pensamento e alguns filósofos. Gostei bastante da escrita do autor, faz com que a leitura seja bem agradável.

Wagner 15/02/2023

Pondé tem uma escrita envolvente e provocativa que estimula a reflexão e a autodescoberta, fazendo deste livro uma ótima opção para quem busca ampliar seus horizontes e explorar questões profundas e relevantes.

Lis 21/01/2018

Não entrega o que vende
A ideia do livro é fazer o leitor pensar com a própria cabeça, mas a intenção do vaidoso autor parece ser a de nos fazer pensar como ele. Juízo de valor vendido como filosofia. A tal "coragem" exigida dos leitores não é para filosofar, é sim para aguentar ler o livro até o final. Ele ridiculariza as feministas e usa palavras crueis com idosos sob o pretexto filosófico. Um leitura dispensável. Péssimo.
@realfelipesantos 26/04/2018minha estante
Pondé se destaca justamente pelo realismo confrontando a bolha ideológica em que cada grupinho tem de ter, pede-se, sua dignidade respeitada quando, na realidade, não são mais úteis do ponto de vista social. Feminismo, culto aos idosos como intocável e outras balelas mereciam uma desmitificação a altura.

Lis 28/04/2018minha estante
Respeito seu direito de gostar. Assim como espero ser respeitada pelo meu direito de não gostar.

Loss 10/01/2020minha estante
concordo com você. esse livro é terrível, foi torturante ler até o final.

Anaacfernandees 18/03/2021

Quem nunca leu nada não tem opinião sólida sobre nada, apenas achismo, uma opinião vazia, como dizia Platão, quando fazia a diferença entre ter opinião (doxa) e conhecer algo (episódio). Conhecer demanda trabalho, conversar com outras pessoas e ler alguns livros. Na maioria dos casos, conversar com mortos. Uma opinião vazia, qualquer bêbado tem.

Zihtuan 19/02/2024

Se propõe a refletir, mas não dá margem pra isso. Gosto que traz muitos temas em que realmente você pode parar pra pensar depois ou conversar com um amigo, só que aqui fica muito fechado na opinião pessoal do autor. Tá mais pra monólogo do que diálogo e é isso. Legal, mas poderia ser melhor.
Vitor.Alexsander 19/02/2024minha estante
Já li. Prefiro ler bula de remédio

Felipe 29/05/2021

Filosofia para quem tem pressa
Eu trocaria o título desse livro para o título dessa resenha. O livro foi elaborado em vários pequenos capítulos que pensamentos e reflexos da mais profunda filosofia porém de forma extremamente didática. Serve muito bem para aprender um pouco sobre dolorosos complexa e refletir sobre vários temas e dilemas da vida.

Patricia 25/03/2020

O autor traz temas relevante e que, de fato, nós fazem pensar, mas passa a ser chato com suas incansáveis críticas a quase tudo que aborda.
Patricia 25/03/2020minha estante
Nos*

Aurimar 19/05/2020

Direto ao ponto, sem rodeios
O autor aborta os temas propostos de maneira direta e provocativa, instigando o leitor a exercitar uma análise mais crítica.

Polyane.Gimenes 27/08/2021

Não gostei do estilo do autor
Emprestei um dos livros dele de uma amiga e, antes de ler, acabei comprando outro título dele. Li primeiro o que tinha emprestado, e mesmo não gostando acabei lendo também o outro porque já tinha comprado. Mas achei a abordagem bem rude, não recomendaria a leitura.

Mauricio.Alcides 02/11/2018

“Filosofia para preconceituosos” não é esse o nome do livro? Pois deveria (…)
Pondé mais uma vez me desaponta mas dessa vez ele conseguiu ir mais a fundo, em “Filosofia para corajosos” o filosofo “tenta” utilizar o manto da neutralidade para apresentar suas posições mas a cada passagem de sua obra temos mais e mais evidencias de que na verdade ele está apenas tentando descreditar o publico e pensadores que não se posiciona de acordo com seus ideais, o autor cria caricaturas grotescas dessas pessoas e a cada minuto alimenta essas caricaturas com passagem no mínimo preconceituosas. Pondé também mente (Deliberadamente) com dados no tocante a muçulmanos na Europa.

Gostaria de dizer duas outras coisas sobre o autor dessa obra,

Pondé sempre tentou ser um critico a nossa sociedade contemporânea, mas lhe falta o brio que sobra em outros autores como Harari e Esasterly, lhe falta capacidade para apresentar bons argumentos sem ter de escrachar o leitor que pensa diferente.

Pondé é muito ponderado quando se posiciona na grande mídia, mas quando está nas 4 linhas de uma pagina parece que deliberadamente escreve para lunáticos.
Khadija.Slemen 05/12/2018minha estante
concordo com vc na avaliação do Pondé, deixei de ler seus livros faz algum tempo. O que gostei dele foi o livro que fez sobre Dostoi, é um escritor e professor de filosofia que pouco a pouco vem se descaracterizando cada vez mais um pouquinho.

Diego Alves Z 28/01/2023

Apresenta de modo objetivo, permitindo a leigos, eu entre eles, dialogar com grandes pensadores. Nos faz pensar sobre nosso dia a dia, fazendo em alguns momentos uso de termos que considero desnecessários, mas que tira, ou tenta tirar, através do vocabulário uma película protetora sobre a filosofia, de certa forma a desnudando.
Acredito que em livros de filosofia você não deve concordar com o escritor, mas deve se sentir instigado a questionar sobre as questões propostas.

Dansd1 13/01/2022

Provocativo
O Pondé me surpreendeu nesse livro. Gostei da forma com que ele desenvolveu o assunto. Eu leria novamente com certeza.

Punisher 13/05/2021

Prepare-se para ter alguns dogmas escrachados.
Pondé não tem filtro, fala o que pensa.

E a maioria das vezes vai na contra mão de muitas coisas que pensamos. Você anda de bicicleta? Não come carne? Tem um Iphone? Se sim, prepara-se para um ponto de vista que não irá gostar muito.

Tenho alguns amigos que pensam como ele, e acho importante debater com pessoas com pensamento que difere ao nosso.

Havia visto ele, antes de ler o livro, em uma entrevista na TV Cultura. Não gostei muito do seu estilo, no livro isso fica ainda mais acentuado. Apesar do livro não ser ruim.

Inlectus 25/06/2021

Bom.
Como eu esperava, bem crítico, de uma acidez agradável.

Ademir 29/08/2020

Um livro para quem gosta do Pondé
Muito provavelmente, você só vai gostar desse livro se for fã do Pondé. Assim como em seus vídeos de 5min do Youtube, esse livro é para ser rápido e fácil de ler. Não espere exposições complexas porque esse não é o objetivo. É muito mais um incentivo ao senso crítico e a desconstrução do BONITINHO. É ácido e politicamente incorreto, mas não deixa de ser coerente. O Pondé é um dos poucos que falam o que pensam e isso, para mim, já é um incentivo à leitura.