Filosofia para corajosos

Filosofia para corajosos Luiz Felipe Pondé

Resenhas - Filosofia para corajosos

Amanda 29/05/2017

Um pouco radical
Gostei muito do começo e das provocações que o autor propunha, porém em alguns pontos achei ele muito radical e com uma mentalidade um pouco conservadora. Também achei alguns capítulos um pouco superficiais onde não ficou claro realmente o ponto abordado.
Ronaldo.Refundini 05/08/2017minha estante
Olá, gostaria de divulgar meu segundo livro " Auschwitz como parâmetro de Amor", trata-se de uma análise ontológica que expõe as mazelas humanas que impedem as pessoas de viverem na sua plenitude. Numa reflexão profunda a respeito do sentido do ser além das aparências, o livro indaga a possibilidade do amor incondicional, trazendo também a ideia de que todas as pessoas são semelhantes sob a perspectiva de uma análise ontológica, a assimetria do verdadeiro e falso, a eternidade pela razão, perdão, etc. É uma obra fascinante! Será lançado na Bienal do RJ, mas já disponibilizo a pronta entrega, encomendas pelo whatsapp 44 99721 0404

Gleidson 17/04/2022

Só algumas coisas
- Ivan em Os Irmãos Karamazov em nenhum momento diz ''se Deus não existe tudo é permitido''.
- No livro Drácula o vampiro não é apaixonado por ninguém, isso foi invenção do filme de Francis Ford Coppola.
- Em Hamlet a mãe de Hamlet não sabe a verdade sobre a morte do seu falecido marido

Vanessa 05/12/2022

Começo bem interessante. Final mais ou menos
Durante a leitura do livro, me peguei bem mais interessada no começo do livro. Aos poucos, os assuntos foram jogados sem um fechamento.
É um ótimo livro, recomendo. E sou super fã do Pondé. Só este detalhe do final que fiquei um pouco perdida.

José 16/09/2017

Rascante
Uma das poucas vantagens de viajar a trabalho é poder ler no avião. Li esse em dois voos. Provocador. Muito bom. Recomendo. Mas só pra quem aceitar ser ofendido. É o que o autor faz com praticamente todas as correntes de pensamento.

Gabriel.Bavaresco 19/06/2021

Pondera, Pondé...
Escolhi um bom livro para começar minhas aventuras na filosofia. Concordei com Pondé em vários pontos, mas, por outro lado, discordei em muitos outros. Afinal, o que seria Filosofia a não ser isso??

matheusliteratura 08/12/2021

Com formação original em medicina, Pondé é doutor duas vezes, afinal, além de médico é também doutor em filosofia pela USP e Pós-Doutor pela Universidade de Tel Avi (Israel).

Nesse livro, o autor pernambucano faz um panorama da filosofia passando tanto pelos principais temas quanto pelos principais autores. Tudo isso pelo modo, digamos, bem original de Pondé.

Sem papas na língua, ele resume bem os grandes temas filosóficos que surgiram ao longo da história. Vida após a morte? Temos. Ética e moral? Temos. Sentido da vida? Temos. De forma leve, como uma conversa de bar, mas sem perder o rigor, Pondé te obriga a refletir sobre o mundo em que vivemos ? talvez de um jeito um tanto pessimista, mas, como ele mesmo diz, o livro serve para te fazer pensar com a própria cabeça. Ele não se põe como portador da verdade (como certos picaretas que ele mesmo critica no livro) mas talvez te chame de mimado uma (ou várias) vezes no decorrer dos capítulos.

O livro é dividido em três partes: na parte I, ele explica o porquê de escrever filosofia da forma como faz; na parte II, aborda os principais tópicos da filosofia aí longo da História e faz conexões entre os principais autores; na parte III, faz uma análise sobre o mundo contemporâneo (e porque ele o considera ridículo).

Essa foi a segunda vez que li o livro. Na primeira foi uma bomba na minha cabeça, abalou as fortes convicções que alguém de 18 anos pode ter. Quem ler talvez não concorde com nada do que ele falou (o que eu acho difícil) mas digo que é quase impossível lê-lo sem que em ao menos um dos capítulos você não pare para pensar no que ele disse ? e talvez fique até triste
weslley.piress 13/01/2022minha estante
Caraca! Que resenha mais completa! Ficou excelente!

761 08/01/2022

Repertório gera e críticas
Pondé, não decepciona, sempre traz humor acompanhado de ironia, através de suas crítica, sem papas na língua.
A obra do autor, é carregada de grandes tópicos filosóficos que atribuem um repertório básico e geral um pouco mais aprofundados, para o leitor refletir e pensar, assim como adquirir um pouco mais de conhecimento.
Além disso, como uma de suas marcas registradas, há críticas ferinas em relação ao mundo contemporâneo, assim como nos tópicos filosóficos.

Obra de extremo valor!

Ana 17/07/2021

Julguei pelo título e...
Achei o título meio clichê e esperava não gostar do livro, mas me surpreendi. O livro trás pontos de vista bem relevantes explicitados de forma muito objetiva, sem floreios. Gostei.

Renisson 28/08/2021

Não espere neste livro algo profundo de filosofia, apesar de ter bastante referência. Este livro é feito para massas curto e escrita fluida.
Mas será mesmo que o livro é Filosofia para corajosos?
Não! Ele apenas fala de vários assuntos dentro deles contemporâneos na visão do autor.
O fato de ter vários temas em livro pequeno é até certo ponto ruim, pois talvez faltou mais profundidade em certos temas.
Não é um livro ruim de um modo em geral, ele não superou minhas expectativas, e definamente o título não condiz com o conteúdo do livro.

Julyana 25/08/2022

Filosofia ?
Acho que o autor escolheu mal o título do livro.

Pouco escreve sobre filosofia, filósofos e escolas filosóficas.

É mais uma reunião de idéias do próprio autor.... Quem já leu seu trabalho, viu suas palestras, vídeos e podcast vai se cansar.

Mas quem é novo pode gostar.

Yuri 23/02/2020

Legal, e só.
Pondé escreve sobre questões filosóficas antigas e modernas com sucintas opiniões próprias (algumas radicais) e com certa comicidade.

O livro não se aprofunda em nenhuma das questões, focando os leitores que desejam despertar a curiosidade filosófica e nunca leram algum outro livro sobre o assunto.

Aos que já possuem certo conhecimento, não necessariamente extenso (falo novamente: o livro de Pondé é bem raso), há inúmeros livros de melhor qualidade, com o mesmo intuito.

Fernando.Barbosa 21/07/2020

Uma boa iniciação
É um livro que trás algumas questões interessantes... Nós fazendo refletir sobre alguns pensamentos que permeiam o nosso cotidiano.

E o legal disto é que não é necessário concordarmos 100% com o autor...

É um livro cujo tem o princípio de introduzir alguns assuntos simples e 'complexos'...
Um livro curto que não necessariamente deva ser lido de forma rápida, deguste as ideias e aprimore o senso crítico.

Vale a pena ter essa experiência.

Danielle.Aguiar 18/10/2020

A genialidade das provocações do saber de Luiz Felipe Pondé
Pondé sempre me levou questionar muitas verdades absolutas que carregava pelo senso comum, mas ler algo dele foi potencialmente melhor do que algumas entrevistas que já havia assistido. Pondé provoca e ironiza a sociedade contemporânea, tudo sempre fundamentado e aberto para construções além de suas ideias. Eu não gostava desse filósofo ríspido e ?sincerão?, mas comecei a notar que concordava com muito que ele falava e a descoberta mais lapidada foi que é infinitamente melhor ouvir de quem discorda de nós, do que ouvir mais do mesmo.

eupoetizo 13/02/2022

Livro muito bom, não tão quanto eu esperava. Mas gostei de ler. Não pretendo ler outra vez, hahahaha enfim.

Cris 05/01/2021

Você pensa?
Um livro curioso, vale a leitura. Nota se que o cara tem conteúdo.
Caso não pense como eu, ( escritor) não passa de um chato, inteligentinho ou não pensa. Fala de filósofos arrogantes, mas é um.