Lembrança

Lembrança Meg Cabot

Resenhas - Lembrança

TainA.Alexandra 10/03/2023

Terminou como achei q terminaria...
No fundo, uma parte de mim queria q ela e Paul tivessem tido alguma coisa mais séria, mas a outra parte não.
Eu amei o final, amei como Suzannah cresceu e se tornou uma adulta, como ela lidou com a Becca, com a Lúcia e com as trigêmeas.
Enfim perfeito!!
Maaaas admito que na cena hot (cenas que fizeram eu me apaixonar por Meg Cabot) faltou o hot, foi corrido e sem muitos detalhes.

Bruna 13/01/2024

Impressões pós releitura!
Um dos motivos de esse livro ter sido minha primeira leitura do ano e, ainda, ser uma releitura foi que eu não tinha feito uma resenha (kkkk) e no final de 2023 li o conto em que o Jesse pede a Suzannah em casamento e senti muita saudades dos personagens e da história.

Fiquei com receio de gostar menos da história porque a euforia de ler pela primeira vez faz a gente não notar certos momentos chatinhos nos livros e, inclusive, tem leituras que eu realmente não gostaria de voltar a ler pra não estragar a memória afetiva feliz que eles me trouxeram em algum momento da vida, normalmente na minha adolescência (que cada livro parecia a melhor leitura da vida kkk).

Mas, aqui, meus sentimentos sobre o livro, os personagens e a série em si seguem os mesmos. Talvez ele não seja 100% perfeito como eu pensei ser na primeira vez que li, mas é raro algum livro da Meg Cabot ter menos de 4.5 estrelas pra mim. Ainda assim, senti uma certa nostalgia mesmo tendo lido ele recentemente em comparação com a minha releitura esse ano. É difícil a Meg Cabot decepcionar, pra mim até hoje isso nunca aconteceu (sou uma fã de carteirinha e recomendo sempre).

"Você tem muito a oferecer. Ainda não no lado material, talvez, mas você é bem bonito, em minha opinião, e tem também essa coisa de salvar minha vida. E é claro que também tem isso aí dentro das calças. Também é bem impressionante."

Em relação aos personagens:

A Suze domina o livro do início ao fim, amo personagens fortes desse jeito que contam a própria história, você não fica lendo o livro só pelo enredo ou pelo personagem masculino(e recentemente, em muitos livros de fantasia, as pessoas só se prendem por causa do personagem masculino principal), mas, ei, são essas personagens femininas incríveis que contam a história e tornam tudo interessante, inclusive o par amoroso delas. Então é muito merecido dar o devido crédito pra elas. E é mil vezes melhor ler quando você se identifica com quem está contando a história. A Suzannah não é diferente dos outros livros, mas aqui ela está mais madura e mesmo assim segue sendo maluquinha e com uma coragem totalmente fruto da impulsividade (queria pensar em soluções tão rápido e ser atrevida como ela!!).

O Jesse segue charmoso, com um pouco menos de holofotes do que nos livros anteriores, mas, confesso que em alguns momentos achei ele meio chatinho e inseguro em relação ao que a Suze fazia ou não. Queria dizer pra ele "confia na tua mina, ela literalmente te ressuscitou dos mortos".

Agora um fato engraçado: na primeira vez que li, cogitei muito a ideia da Suze ficar com o Paul, mas nessa segunda vez, mudei de ideia. Embora ele pudesse ser promissor com ela por alguns instantes, o par romântico pra ela é o Jesse. Tenho certeza que se tivesse feito a resenha na primeira vez que li estaria rezando pra Suze ficar com o Paul pra valer. Acho que o jeito como o Paul reaparece no livro me chamou atenção na primeira impressão, mas percebi o quão babaca ele consegue ser e se gostei dele em algum momento foi um leve surto kkkk (fazer o quê né, a gente amadurece e aleluia a isso).

"Você é uma adversária digna, Simon.
Acho que é por isso que eu sempre amei você, e sempre vou amar."

Os outros personagens secundários não mudaram nada (ainda bem) e fizeram boas passagens pela história. Agora, o enredo do livro foi muito bem pensado e um pouco triste, além disso, Meg cabot não dá ponto sem nó!!

Não sei se esse é o último livro de fato da série, porque ele não tem aquele tom de despedida, parece um "até logo!" e, sinceramente, a Meg poderia escrever mais 8 livros dessa série e eu não iria me cansar, leria com prazer!! Então, por favor, que não seja o último!!

Por isso, 5 estrelas
Obrigada por ler!
B

Cris Paiva 04/10/2016

Sabe aquele tipo de livro que você lê e fica tão empolgada que quer recomendar pra todo mundo?
Não sei o que eu gostei mais, a Suze chutando bundas, o fofo do Jesse ou o cretino do Paul. Quer saber, gostei de tudo!
A historia é um pouco mais adulta do que os livros anteriores da série, que são juvenis, esse ja é um pouquinho mais adulto, afinal a Suze ja é quase uma senhora, terminou a faculdade e está noiva do Dr. Jesse, medico residente e futuro pediatra. Os dois pretendem se casar assim que o Jesse der uma jeito de pagar a faculdade e sobrar algum dinheiro, e a Suze ainda trabalha em um estágio não-remunerado na antiga escola como conselheira escolar.
E é na escola onde ela arruma a sua nova mediação: o fantasma de uma garotinha de 7 anos que assombra uma de suas alunas do colegial, a Becca. Suze vai tentar descobrir o que aconteceu com a garotinha, enquanto tenta evitar que a fantasminha camarada a mande para o inferno, e também vai ter de lidar com o cretino do Paul, que resolveu comprar a antiga casa da Suze, demolir tudo e desencadear uma maldição em cima do Jesse que irá soltar os demônios do inferno em cima do casal. Sempre conte com o Paul para fazer alguma filhadaputagem do tipo.

Como eu disse, a historia é um pouco mais adulta, e os temas enfrentados pela Suze são mais pesados, como a verdadeira historia do que aconteceu com a fantasminha e a amiga dela. Não é um livro tão juvenil quanto os anteriores da série e tem até algumas “saliências” do casal, apesar do Jesse sempre bater na tecla de “só depois do casamento”, a Suze faz de tudo para convencer o noivo do contrário. Heheheheh

Amei, adorei, morri de ódio, dei várias risadas e até tive de enxugar algumas lágrimas em algumas partes. Espero que a Meg Cabot retome a série e escreva mais livros da Mediadora e do Jesse, ex-fantasminha camarada.
Uil Melo 06/10/2016minha estante
Maravilhosa resenha! Mal posso esperar para ler!

Cristine 26/10/2016minha estante
adorei as trigêmeas, até consigo imaginar elas mais crescidas em livros solos...e indo atras do papis claro
kkkkk

Luca 28/05/2017

Talvez, essa vá ser a resenha que todos discordam...
... Mas respeitem gostos.

Lembro que quando comecei a ler essa série, muuuuitos anos atrás, tinha gostado muito. Por sinal, tenho grande carinho porque A Terra das Sombras foi um dos primeiríssimos livros (se não o primeiro) livro que já li por vontade própria e que criou meu vínculo com o mundo literário. O primeiro livro gostei muito, lembro que o terceiro também. Mas quando cheguei no 5o e no 6o volume, já não achava muito mais graça na série. Pra falar a verdade, achei que já tinha amadurecido muito e a série não me descia mais. Mesmo assim terminei de ler, porque queria fechar o ciclo. Quando soube desse novo livro fiquei muito na dúvida. Um lado meu pesava pra nostalgia de infância, e o outro temia, lembrando do sentimento que tinha tido com os últimos livros da série. Existe um conto chamado O Pedido. Fui ler e ver se conseguia desempatar minha dúvida de ler ou não esse novo livro. Por fim, gostei do conto, mas não do livro kkk

Para uma versão adulta da Suzannah eu esperava ela mais madura, casos mais sérios, novos cenários, E uma coisa nova e um pouco diferente. No conto mostra que ela tá na faculdade, divide dormitório, tudo muito legal. Mas aí quando fui ler esse livro, ela simplesmente está trabalhando no antigo colégio dela, e o caso é de uma jovem adolescente... Sei lá. Parece que por mais que as coisas mudaram, tudo continuou o mesmo. Eu esperava uma história diferente e um pouco mais madura.

Lala 19/01/2021

de toda a saga, ouso dizer que esse foi o livro de que eu menos gostei, não sei explicar bem k motivo, mas eu achei os outros melhores, talvez tenha sido pelo motivo de que os 6 primeiros eu li em livro físico e esse li em pdf
Mas, não é porque eu não gostei que o livro não seja bom
tenha persistência, o começo é chatinho, pelo menos eu achei, mas o final é top
finalmente o casamento da Suzan aconteceeee

recomendo para todas as idadesss

Barbarah.Christina 25/04/2021

Eu sempre considero um perigo um autor, depois de tantos anos, resolver reviver personagens tão icônicos, mas devo dizer q Meg Cabot fez isso com maestria, talvez esse tinha sido meu livro favorito de toda série e ainda me arrisco dizer q me apeguei mais que nunca à Suze e tbm ao Jesse, mas de vdd, me apaixonei pela Suze nesse livro de forma q eu n havia me apaixonei nos livros anteriores, como sempre o início do livro foi um pouco lento, mas nas últimas páginas se tornou impossível parar de ler, achei o caso de mediação q ela tratou nesse livro o melhor e o mais bem desenvolvido de toda a série e o final do livro deixou meu coração quentinho.
CrisIngrid 25/04/2021minha estante
PERFEITO

Lala Clement 02/03/2021

O livro é maravilhoso, nós relembra o Jesse e Suze, deixa com um sentimento nostálgico.
É maravilhoso vê que esse casal amadureceu, mas ainda continuam com as mesmas personalidades.

Paula Juliana 27/08/2021

''Jamais, de forma alguma, subestime um fantasma.''

Uma obra espetacularmente nostálgica! ♥♥♥♥♥

Lembrança foi uma leitura que me fez voltar no tempo pelo menos uns 15 anos, e me fez amar ainda mais essa série. Sei que esse livro já saiu há alguns anos, porém foi só agora que tomei conhecimento da sua existência, e para minha surpresa foi como me apaixonar novamente por esse mundo e esses personagens que foram tão importantes e presentes na minha adolescência.

''As pessoas têm uma capacidade incrível de acreditar nas coisas quando querem.''

O enredo nos coloca novamente no mundinho sombrio de Suzannah, essa Mediadora agora mais madura de 25 anos, assim como a personagem, a narrativa também toma um caminho mais forte, mais sombrio, mostrando a história da PMNO (Pessoa Morta Não Obediente) Lucia, uma menininha que morreu tragicamente e não conseguiu fazer sua passagem ao ficar para proteger sua amiga Becca.

''Porque - lembrou a fantasminha com seriedade - é pecado roubar os desejos das pessoas. Também é pecado roubar a vida das pessoas. E eu estava determinada a fazer com que a pessoa que roubou a dela pagasse por isso.''

Ao conhecermos o caso da menina viva e da menina morta, conhecemos também a vida atual de Suze e nos reencontramos com personagens muito amados e velhos conhecidos nossos. ♥ Jesse agora humano, residente de medicina, noivo de Suzannah que trabalha como conselheira/secretaria gratuita nas Missões juntamente com Irmã Ernestina e Padre Dominic.♥

Lembranças nos ambienta na vida dos personagens principais e secundários, e divide o enredo com o caso Becca/Lucia e também o caso da compra e demolição da antiga casa de Suzannah, a mesma casa que conheceu, se apaixonou e trouxe seu Jesse novamente a vida. É claro que quem está metido nesse caso é nosso velho sexy conhecido ♥ Paul, me desculpem mas sempre tive uma queda enorme por esse personagem. Paul hoje rico e CEO comprou a velha casa de Suze e está a chantageando, caso Suzannah não dormir com ele, sua casa seria demolida liberando uma suposta maldição que libertaria o lado demoníaco do ex-fantasma Jesse!

''Você pode tirar o garoto da escuridão, mas não pode tirar a escuridão do garoto.''

A leitura de Lembrança foi muito gostosa, divertida e nostálgica. A narrativa ficou mais adulta, Suzannah se tornou a mulher forte e empoderada que nasceu para ser, as tiradas sarcásticas e a escrita de Meg Cabot continuaram como sempre contagiantes e incríveis de acompanhar. Uma leitura divertida, engraçada, e ao mesmo tempo temperada com aquele suspense e dessa vez com um tema bem pesado e uma questão muito séria. Reencontrar Suze, reviver o seu romance com Jesse nosso eterno cowboy do século 19, sua sintonia e joguinhos com Paul e seu humor e companheirismo com velhos (Padre Dom, seus meios-irmãos, suas amigas) e novos personagens (as trigêmeas ♥) foi maravilhoso! Terminei essa última obra com vontade de reler a série A Mediadora todinha novamente! RECOMENDADÍSSIMO HOJE E SEMPRE! ♥

''Eu já havia visto coisas bem bizarras feitas por almas de mortos, e coisas piores ainda feitas por pessoas vivas. Mas os olhares vazios daquelas bonecas me encarando na escuridão em meio a um mar de flores mortas... isso eu sabia que me assombraria para sempre.''

Paula Juliana

site: https://www.instagram.com/overdoseliterariaoficial/

Lari 09/07/2021

Nostálgico
Ler esse livro foi como voltar no tempo.
Saudade da adolescência.

O livro é extremamente prazeroso. A história de Suze Simon não poderia terminar melhor.
O enredo não foge do padrão da saga e mesmo para quem leu o livro anterior há muito tempo, dá para acompanhar perfeitamente.
Não tem como não gostar do livro. É, simplesmente, apaixonante.

Lívia Gusson 08/03/2019

A MEDIADORA LEMBRANÇA - MEG CABOT - 5/5
Resolvi deixar minhas impressões de uma maneira geral sobre a saga de Suzannah – A mediadora, somente nesse ultimo livro.

O primeiro livro nos conta sobre a vida da protagonista e nos contextualiza melhor com seu dom: mediar os mortos para a “vida eterna”. Esse livro me surpreendeu totalmente, uma história leve e com uma característica própria. O que mais me chamou atenção foi a protagonista ser tão segura de si com tão pouca idade.

O segundo, terceiro e quarto livro, com uma passagem de tempo tão curta (questão de semanas), achei que foi um mais do mesmo, pareceu que estava lendo o mesmo livro, com os mesmos dramas e os mesmos problemas. Suze continua direta e às vezes rebelde.

A partir do quinto livro as coisas começam a ficarem sérias, os dramas começam a se tornar mais adultos e Suze precisa fazer escolhas importantes para a vida. O livro também é cheio de novas descobertas. Acredito que “esse algo a mais” deu folego a série como um todo.

Sexto livro é simplesmente incrível, com ares de desfecho, muita coisa começa a se resolver e o que era impossível acontece, senti muito amor por esse volume e como tudo aconteceu.

O Pedido é um livro curtinho em forma de conto. Como o nome já diz, a história contará como aconteceu o tão esperado pedido de casamento.

O sétimo livro (esse em questão), foi lançado bem depois do final da saga, e confesso que foi muito bom saber o que aconteceu na vida de cada um depois de tantos anos. Suze é a mesma, desbocada, petulante e forte. Sim, apesar de em alguns momentos tê-la achado arrogante, ela sabia o que queria desde o inicio, não perdeu sua personalidade por nada e nem ninguém. O desfecho nos trouxe aquele sentimento bom: tudo ficará bem.

A autora soube criar uma atmosfera criativa e real em todos os livros. Finalizei acreditando ter conhecido Suze, ter compartilhado com ela seus sonhos e suas angústias. O romance nos deixa à imaginação de tão magico. Tenho a sensação que esse casal existe, é real, e que podemos visita-los sempre que bater a saudade.

Jamille Santos 20/06/2021

Suzannah e Jesse...
Suzannah e Jesse é um casal super fofo e a história deles é linda. Eu fiquei adiando essa leitura porque curtir muito ler essa série há muitos anos atrás. Foi muito bom matar saudades deles e de outros personagens que moram no meu coração. A escrita da autora continua maravilhosa e amei essa história.

Tamirez | @resenhandosonhos 23/08/2018

A MEDIADORA: Lembrança
Eu li toda a série da Mediadora no ano passado, um livro atrás do outro e acabei aproveitando muito a companhia de Suzannah. É possível super se envolver com a história e com a protagonista, caminhando ao lado dela durando os seis livros. Fiquei sabendo realmente sobre esse lançamento só quando ele chegou ao Brasil e fiquei surpresa em ver que a autora tinha decidido dar mais uma capítulo à história.

Acredito que Lembrança seja um enorme presente aos fãs da série e que tenha agradado grande parte deles. Pra mim, a sensação que tive com esse livro é muito parecida com a que tive com todos os outros da série. É uma boa opção de entretenimento, é envolvente, divertido e essa é sua função. Sem grandes lições morais ou plots twists sensacionais.

Meg Cabot descobriu uma fórmula de manter o leitor preso e permanece nela. A escrita de Lembrança é simples igual aos outros seis livros anteriores e cumpre o seu papel. Suzannah, agora mais velha parece estar mais atenta e inteligente, chegando a ter até algumas cartas na manga que podem surpreender o leitor. Já o Jesse parece que perdeu um pouco o charme e encantamento pra mim nesse livro, ficando mais possessivo e chato quanto a suas decisões e interações com a Suze.

“Jesse sempre falou que meu apelido, Suze, é muito feio e diminuto para uma menina tão forte e bonita quanto eu. Com ele, sempre foi Suzannah, ou — mais tarde, quando nos conhecemos melhor — mi amada, que quer dizer meu amor ou minha querida. Ainda me arrepio quando ele fala isso, do mesmo jeito que me arrepio quando ele diz meu nome.”

O amor entre os dois personagens ainda é muito forte e não há desgaste na relação, apenas novos problemas com os quais lidar. Ambos amadureceram e estão lidando com situações diferentes. Ele precisou se adaptar a um novo tempo e ela a crescer e ter alguém do seu lado para lhe dar apoio, alguém com muitos e muitos anos a mais de vivencia do que ela.

Já o Paul está exatamente como sempre foi: prepotente e arrogante. Ele acha que Suzannah vai se dobrar a ele para salvar o Jesse e trata ela completamente como um objeto, como se ela fosse vir a se apaixonar por ele depois. Não sei bem o que eu esperava sobre esse livro, mas trazer de volta esse personagem não foi nada inovador ou surpreendente.

Achei a capa muito bonita e condizente com um dos maiores dilemas dela no livro: o casamento com Jesse que nunca chega. Porém infelizmente destoa completamente de todos os outros livros da série. Eu, particularmente, não gosto de nenhuma das capas que foram lançadas aqui no Brasil e não ficaria triste se os livros fossem relançados mantendo esse padrão de Lembrança. E esse também é o livro mais longo da série, com 400 páginas.

Apesar de ter sido uma leitura rápida e leve, pra mim faltou algo pra esse ser o livro especial que deveria ser. Não quero dar spoiler pra ninguém, mas um dos conflitos levantados no livro fica sem uma conclusão, deixando a trama mais uma vez aberta para um possível novo livro, o que nunca é bom, já que esse já seria um extra. Trazer algo pra nortear toda a trama e depois não atar todas as pontas não é algo legal e tira o propósito de tudo o que aconteceu no livro por causa disso.

Sendo assim, tive uma leitura super bacana, e adorei voltar a acompanhar a Suze em suas trapalhadas com seus fantasmas. Esse é um livro que mostra também que mesmo estando com Jesse, a protagonista consegue se virar sozinha e não fica refém do que ele pensa ou deseja que ela seja. Por mais que eu considere A Mediadora uma série puramente de entretenimento, acho que é possível extrair de seus livros sempre algo legal. Pra quem curte histórias simples de fantasia contemporânea ou gostou de Anna Vestida de Sangue, que foi um lançamento bem recente, essa série é uma boa pedida. E, é claro, tenho certeza que esse livro caiu como um belo presente no colo dos fãs.

site: http://resenhandosonhos.com/mediadora-lembranca-meg-cabot/