Feios Scott Westerfeld
Scott Westerfeld

Resenhas - Feios

Evy 28/04/2011

DESAFIO LITERÁRIO 2011 - Tema: Ficção Científica / Mês: Abril (Livro 6)
"Em um mundo de extrema perfeição, o normal é feio".

Essa frase explica bastante sobre a história de "Feios", o primeiro romance da série do autor texano Scott Westerfeld. Tally é feia. Não, isso não quer dizer que ela é horrível e assutadora. Ela é apenas uma jovem que não completou 16 anos ainda e por isso não passou pela operação que a transformará em uma pessoa incrivelmente bela e perfeita. Tally está ansiosa pela operação e pela vida perfeita que levará em Nova Perfeição, a cidade onde sua única obrigação é se divertir muito, aproveitar bastante e ir à inúmeras festas ao lado de pessoas tão belas e perfeitas como você. Parece uma vida de sonhos, mas, como tudo na vida, tem seu preço.

Alguns meses antes de completar 16, Tally conhece Shay, uma Feia que não está tão ansiosa pela transformação e prefere se arrisacar fugindo da cidade e conhecendo uma outra vida ao lado de pessoas que assim como ela, são contra a ditadura da beleza e da perfeição. Tally sofre com a separação da amiga, mas quer tanto se transformar em perfeita que não a acompanha, preferindo esperar pelo dia de sua operação. No dia programando, no entanto, Tally se vê obrigada a ir atrás da amiga, pois os perfeitos estão fartos dos grupos desertores e querem descobrir sua localização.

Chantageada e forçada a seguir as instruções que Shay deixa com ela antes de partir, Tally vai conhecer um lado diferente desse mundo perfeito, e, infelizmente, não é nada bonito.

Westerfeld tem uma narrativa bastante envolvente e a idéia de seu livro é muito original e interessante. Logo no começo do livro é possível perceber que a história é do tipo que prende e a leitura é bastante agradável. Somente em alguns momentos achei que o autor poderia ter trabalhado melhor a narrativa, como é o caso do romance entre Tally e David e o importante momento da amizade de Tally e Shay. Não me agrada muito quando questões importantes na história são tratadas superficialmente e passam quase desapercebidas.

Afora isso, a história é muito original. Fico admirada com a capacidade de alguns autores de criarem realidades totalmente novas, com detalhes tão bem amarrados. Nova Perfeição é o futuro. Uma cidade totalmente voltada ao bem estar do ser humano e do meio ambiente, utilizando energias renováveis, materiais recicláveis, alimentação à base de soja. As pessoas são influenciadas a pensar de forma ecológica em relação à tudo. Derrubar uma árvore é visto como um ato agressivo e indesculpável. Matar um animal, que seja para alimentação, também. Confesso que me peguei, em alguns momentos do livro, a favor dos perfeitos e de Nova Perfeição, apesar dos pesares.

O egoísmo, a ambição, o individualismo da raça humana as vezes me leva a pensar que medidas drásticas como "Nova Perfeição" talvez sejam a solução dos nossos problemas. Porque no fim, e realmente acredito nisso de vez em quando, "O único problema do Mundo são as pessoas".

E isso também foi um ponto positivo para Westerfeld que com sua ideía criativa, nos faz refletir sobre nosso mundo, nossas escolhas e prioridades. Vale também ressaltar que o final do livro toma um fôlego surpreendente, deixando gostinho de quero mais.

Leitura recomendada!
Léia Viana 28/04/2011minha estante
Sociedades alternativas e ainda ecologicamente corretas, é "um novo mundo"!
Adorei a resenha, vou marcar este livro para minha próxima aquisição.

Lu 28/04/2011minha estante
Como se fosse possível, fiquei com ainda mais vontade de ler Feios! Ótima resenha, Ly!

Li 28/04/2011minha estante
Concordo com a afirmação que o único problema do mundo são as pessoas! E essa Nova Perfeição deve ser muito boa de se viver, apesar de qualquer culto à beleza que tenha, só de pensar num lugar em que a natureza (principalmente a parte animal) seria respeitada, já me deixa com vontade de arrumar as malas!

Vou anotar para a minha próxima compra! ^^

Walney 25/05/2022

Não é o que parece
A história com um autor onipresente traz a vida de uma menina que sabe que é feia e que quer se tornar perfeita, Tally corre riscos, se aventura e quer ser mais que tudo na vida perfeita, descobre traições e faz novas amizades, que a ensinam a amar e descobrir o diferente, esse pano de fundo faz um alerta subliminar sobre nossa responsabilidade com o nosso planeta, com a necessidade de pensarmos em nosso papel na sociedade em que vivemos, que participamos de uma comunidade e dependemos de todos para mantê-la bem e que temos que ter cuidado para não sermos manipulados.

Gabrielle.Ribeiro 30/08/2021

Eu li ele faz um tempo, porém, tudo que tenho pra dizer é: leiam!
Esse livro é muito bom, quando li, fui com nenhuma expectativa, mas ele superou todas de uma forma muito boa.

Evellyn.Silva 03/09/2020

É uma boa distopia, em alguns momentos a leitura fica cansativa, mas em geral gostei bastante da história. Não sei quando vou ler as continuações, acho que não foi um livro que me impactou ao ponto de ler mais dois livros, mas vou tentar algum dia.

Igor 30/07/2023

Distopia rasa com bons momentos de tensão
Tinha vontade de ler essa série fazia muito tempo e talvez na minha adolescência, poderia ter me ganhado mais.
Scott consegue me prender muito bem quando se trata do quesito tensão/ação, porém, a pesar de trazer um enredo bem interessante eu senti, por muitas vezes, que ficou um pouco raso. Senti muita falta de um aprofundamento dos personagens secundários, no funcionamento das cidades e o romance não foi muito convincente. Realmente espero que melhore na continuação.

Mirella 21/09/2020

Intrigante
Um dos meus livros de distopia predileto. A maneira que eles abordam a sociedade dos perfeitos é maravilhosa.

Antônia Caroline 22/10/2020

Uma premissa muito boa
Já imaginou uma sociedade onde todos são “iguais”? Essa é a realidade de Tally, uma adolescente moradora de Vila Feia. Os jovens são mantidos em alojamentos até completarem 16 anos, quando ganham um presente do governo: uma cirurgia plástica que corrige todas as suas imperfeições. As faces são remodeladas, a pele é trocada, os olhos se tornam maiores e os lábios mais cheios. Em resumo, eles deixam de ser Feios. Passam a morar em Nova Perfeição, com 16 anos, todos os adolescentes se tornam perfeitos.

Tally espera ansiosamente por esse dia, até que conhece Shay, uma adolescente que não parece tão entusiasmada com a mudança. Shay pretende fugir de Vila Feia e se juntar a um grupo de rebeldes, a Fumaça, que vivem à beira da sociedade e tiram da natureza o seu sustento. Para Tally a ideia é absurda, então enquanto Shay foge, ela parte em busca da sua tão esperada cirurgia.
Mas as coisas não saem conforme o esperado, e sob a ameaça de continuar Feia para sempre, Tally é obrigada pelo Governo a ir em busca de Shay e encontrar a localização exata do grupo rebelde.

Mas ao encontrar p grupo, Tally descobre que as coisas não são exatamente do jeito que ela imaginava e que há muito mais do que uma mudança estética por trás da cirurgia oferecida pelo governo.

Se vocês não conhecem essa série, deveriam conhecer! A história é emocionante, a escrita é fluída e tem várias questões levantadas como os padrões de beleza e questões raciais.

site: https://www.instagram.com/estante.dacarol/

gi.gesuele 14/09/2020

Um livro diferente
Eu tinha expectativas altas, pois é um livro muito recomendado. Apesar de não ter sido tão bom quanto eu esperava, ainda assim é um livro que vale a leitura.

É uma distopia bem diferente que instiga nossa curiosidade, entretanto em algumas parte a leitura se torna maçante.

vivi 18/12/2021

feios
no universo de feios, é apresentado uma sociedade que para evitar conflitos e desigualdades, tem como solução uma cirurgia, que transforma as pessoas, tornando-as perfeitas aos 16 anos. assim, os antigos feios e novos perfeitos passam a viver uma vida cheia de festas, com direito a ter tudo do melhor.

tally, prestes a fazer 16 anos, acaba de ficar sozinha na vila feia, já que seu melhor amigo se tornou perfeito. mas, em uma de suas ?aventuras? conhece shay, uma feia que não deseja se tornar perfeita.

a partir disso, a narrativa se desenvolve abrangendo diversas temáticas em torno da questão de aparências e estereótipos, acompanhando tally ter suas dúvidas sobre o que ser perfeito promete.

confesso que a escrita não é extremamente fluida, e acho que o livro todo tem descrições *demais*, o que atrapalha um pouco. porém, gostei muito dos personagens e a distopia construída é muito legal!

gostei das pontas soltas que ficaram para a continuação, e pretendo ler os próximos livros.

?o maior estrago é causado antes mesmo de eles pegarem um bisturi: todos vocês sofrem uma lavagem cerebral para acharem que são feios.?

Mandaa 26/10/2020

Pela premissa do livro, estava esperando algo bem profundo com uma crítica social bem forte, mas não bem assim, achei mais parecido com um romance adolescente embora que nem o romance foi tão construído e gradativo, achei muito apressado e de repente os personagens estavam se amando e super confiando um no outro. Até a amizade presente não foi bem feita, as relações interpessoais no geral foram apressadas.

A personagem principal, depois de um tempo, conseguiu me cativar e consegui me colocar no lugar dela, o que foi bem legal. Além disso o mundo criado me impressionou e foi por causa dele que tive interesse em ler o livro.

Se tiver esperando um livro leve de distopia esse é pra você. Pretendo continuar a série pois ainda tenho esperanças de que ela cresça, mas creio que o grande problema desse livro tenha sido realmente a velocidade com que os personagens e seus relacionamentos evoluem.

Camila 20/07/2012

Provando que o Comunismo Não Funciona
Um livro curioso é esse “Feios”, de Scott Westerfeld. É uma ficção bem ilusória, porém aborda um assunto muito real, que já gerou polemica no mundo inteiro. Esta maravilhosa obra trás as 415 páginas mais engenhosas depois de Harry Potter. Editado pela Galera, vemos o quão incrível é o universo gerado pelo autor.

O livro trás a história de Tally, uma menina que não vê a hora da chegada de seu aniversario de 16 anos. O motivo é simples: no mundo do futuro em que vive, aos 16 anos as pessoas ganham uma cirurgia plástica do governo que os deixa perfeitos. Pele perfeita, formas perfeitas, saúde perfeita. Resumindo, ao 16 anos, todos ficam lindos e exuberantes. E são entregues a uma vida de festas e prazeres. Assim continua a vida de todos até que atinjam certa idade na qual precisem de uma nova cirurgia, se tornando, assim, perfeitos de meia-idade. Estes segundos trabalham em um cargo escolhido pelo governo, até que se tornam perfeitos idosos, e então descansam. Tally, como ainda é “feia”, tem que arrumar algo para fazer antes de seu tão esperado aniversário, e, em uma de suas artes, acaba conhecendo Shay. Esta garota, ao contrário de Tally, não quer se tornar perfeita. Diz que quer ser ela mesma, independente de beleza ou não, não mais uma perfeita parecida com todos os outros, fazendo as mesmas coisas que todos, e por aí vai. Diz que quer se mudar para Fumaça, um lugar onde ninguém se torna perfeito e o mundo é capitalista, não comunista como o de Tally. Ela foge a esse lugar antes de seu aniversário. A protagonista, mais tarde, se vê obrigada pelo governo a ir à Fumaça também. Tem a finalidade de contar ao Estado a localização dos foras da lei como Shay, sob a ameaça de não se tornar perfeita. Entretanto, em Fumaça, ela descobre um novo modo de pensar a vida, o amor, outros tipos de beleza, e, sobre tudo, a verdade por trás da cirurgia.

Perceba o quão utópico é o mundo de “Feios”. É, realmente, um lugar perfeito. As cidades são auto-sustentáveis, não prejudicam o meio ambiente e todos vivem em harmonia. Perfeito demais. A crítica do autor está nisso. Ele quis mostrar a única maneira viável de se fazer um mundo comunista: com todo pensando igual. Mas, como ninguém pensa igual, para o comunismo ser possível, seria preciso alguma medida radical que fizessem todos pensarem igual. Ensinamentos na escola seriam o suficiente? Ou algo mais? Talvez muito mais, como mostra “Feios”.

Outra crítica do autor anticomunista está na dúvida de se o fato de todos serem iguais é realmente bom, ou se é ruim. Ele nos mostra os dois lados da história, e depois coloca a opinião dele.

Westerfeld me convenceu que o comunismo não é bom, que é utópico e repressor. Foi a obra mais bem feita que já vi sobre o tema. E fico curiosa para ler o segundo livro, ainda não lançado no Brasil. O final é surpreendente, nos trás uma decisão radical de Tally que comprometerá o próximo livro todo, pois será preciso muitas páginas para que o plano fruto desta decição seja concretizado; mas, se concretizado, salvará todos da ignorância.
Carlos 02/11/2010minha estante
Só não gostei do final da tua resenha, podia ter avisado que viria um Spoiler =/

Camila 04/12/2010minha estante
aonde está o spoiler, por favor?

Isis C. 21/12/2010minha estante
Estava em dúvida se lia o livro ou não, mas agora já tenho mais segurança para comprá-lo. Estava 9,90 na Saraiva! Nem sei como saí de lá sem ele... Na verdade, dei uma olhada em algumas partes e me parecia algo meio poético misturado na narrativa, à la A Menina que Roubava Livros. Não sou muito fã desse estilo, mas não devo julgá-lo, certo? Da próxima vez que encontrar Feios em promoção, eu compro.

Marezinha 21/06/2011minha estante
Não acho que a crítica do autor seja ao comunismo. Até porque o comunismo prega uma igualdade SOCIAL, o que nada tem a ver com a padronização estética e manipulação cerebral. Pelo contrário, vejo uma séria crítica ao sistema vigente. Pois veja bem: o sistema capitalista selvagem aliado com a mídia determina o que é bonito e o que não é. Logo, a existência de meninas-barbies, culto ao corpo, pessoas se achando gordas inclusive quando são esqueléticas é fruto disso. Além de danos físicos, pontuo também danos cerebrais: somos obrigados a nos adequar a isso, somos forçados a alienação o tempo inteiro.
Além do mais, a série Feios é distópica. Caracterizada por críticas sociais (lembrando que não vivemos no comunismo) e exploração da estupidez coletiva.

Camila 23/06/2011minha estante
É verdade, Marezinha, depois de ler o resto da trilogia comecei a perceber mais o que vc falou. Acho qeu minha resenha focalizou demais na crítica ao comunismo, mas realmente há muito mais do que isso. Embora sutil, ainda acho que existe tal crítica, mas é muito mais uma crítica à mídia e aos esteriótipos como vc falou.

Nicole 02/12/2021

envelheceu como leite
Então, esse livro estava há alguns anos no meu ?quero ler?, e finalmente consegui imiciar a leitura. O ponto é: a história se baseia em uma premissa fútil e ao longo da trama eu esperava que a história fosse se desenvolvendo e nos levando a ver que tudo aquilo era uma crítica, mas não consegui ver isso, infelizmente.

Detalhe para o fato de que os ?feios? são ligados aos traços do fenótipo negro, e são ?consertados? durante a transformação. Enfim, um racismo velado, não é possível que só eu tenha percebido isso.

Tem também o seguinte ponto: a personagem principal é alienada, desinteressante e o livro seria melhor se a narração fosse da Shay.

Ainda pensando se leio o segundo, pois vi alguns comentários interessantes aqui no skoob. Quem sabe um dia?

Aline 13/12/2023

Feios
"Ninguém tem o direito de nos dizer que somos obrigadas a ser perfeitas, concorda?"

É impossível ler este livro e não pensar no mundo de hoje, no quanto as pessoas estão reféns da vaidade, se entupindo de cirurgias desnecessárias na maioria das vezes. Como não pensar nessas harmonizações faciais? Todo mundo praticamente com o mesmo rosto. É assustador.
No mais, a história é bem parada e cansativa.

Nicioli 14/11/2023

Feios
Uma distopia bem interessante, em um mundo onde todos passam por uma cirurgia para se tornarem perfeitos, alguns fogem e preferem continuar feios.
Mas será que esse mundo é tão perfeito assim?
Tally, a protagonista está prestes a descobrir.