Feios Scott Westerfeld
Scott Westerfeld

Resenhas - Feios

Fran.Veloso 09/06/2022

Afinal todos nós somos feios
O que posso dizer dessa perfeição. Nossa me questiono por que eu demorei tanto pra ler esse livro. Se eu tivesse lido na minha adolescência iria fazer tanta diferença na minha vida.

A escrito do autor é boa. Não tive dificuldade de entender. É bem dinâmico. Chega momentos que você passa a se questionar como é que vivemos hoje.

E como eu sempre duvidei. No livro mostra o grande problema do ser humano. E onde está o real motivo de tudo. Lógico que está na entre linhas. Mas, faz todo o sentido.

Somos todos feios. E nenhuma cirurgia vai mudar isso. A partir do momento que a pessoa é feia por dentro nada poderá mudar a sua essência.

A perfeição está em nosso olhar. Vemos o que realmente vale a pena achar belo.

Autor.Felipe 11/07/2014

Uma distopia que levanta de forma majestosa grandes questionamentos
As desigualdades não existem mais; guerras, disputas, violência, isso tudo ficou no passado. Agora todos são iguais, todos são perfeitos. Ou melhor, todos são feios, até que se tornem perfeitos. Isso porque, quando você completa 16 anos, passa por uma cirurgia plástica que retira todas as suas imperfeições, substitui sua pele, seus ossos, muda seu olhar, etc. Você se torna igualmente bonita aos demais, e vai morar em Nova Perfeição, onde sua única missão é se divertir, participar de festas, ter amigos, e ser perfeitamente feliz. O livro é narrado pelo ponto de vista de Tally, uma adolescente que está prestes a completar 16 anos e passar pela cirurgia plástica. Só que nesse meio tempo, ela conhece Shay e elas se tornam amigas. Shay é bem diferente dela, pois ela é totalmente contra a cirurgia e não quer se tornar perfeita, mas logo nós vamos entendendo os motivos dela.
(...)
O que mais gostei em Feios foi que Scott passou vários questionamentos sobre a sociedade em que vivemos, onde nós julgamos muito as pessoas pela aparência, nós não enxergamos o interior, vemos primeiro o físico. E somos programados para achar que aquilo que foge da nossa concepção de "belo", aquilo que achamos diferente, é sempre "feio". E sendo assim, os "perfeitos", ou seja, os bonitos sempre tem mais chances na sociedade em relação aos feios, pois todo mundo olha primeiro para aquilo que é belo, eles conseguem os melhores empregos, são mais populares, recebem mais crédito, etc. As críticas sociais do livro são incríveis.

(...)

Confira a resenha completa no blog:

site: http://umviciadoemlivros.blogspot.com.br/2013/12/resenha-feios-scott-westerfeld.html
DANILÃO1505 08/08/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Mah Mac Dowell 23/04/2021

Eu sempre gostei de distopias, apesar dessa não chegar aos pés de Jogos Vorazes ou Divergente, acaba sendo uma leitura fluida que te prende até o fim.
Achei bem interessante a premissa do livro que leva uma comparação de como a sociedade funciona nos dias de hoje com relação aos padrões de beleza impostos.
De início achei a leitura meio arrastada, mas o livro vai melhorando conforme a leitura avança. No fim terminei curiosa para a continuação.

Duda @pagesofduda 22/09/2020

Gostei!
Gostei do livro e principalmente da distopia, vou continuar a série porque o plot twist do fim me incentivou a continuar, apesar de um pouco juvenil a premissa é bem interessante.

Lara 20/10/2020

A história me surpreendeu muito.
Gostei de como os personagens foram cresencendo e principalmente como a protagonista foi mudando sua maneira de pensar.
Demorei para me apegar com os personagens, mas depois dos 50% eu já estava querendo ter eles como amigos.

Jas 30/01/2022

Ok
Eu gostei da escrita, do desenvolvimento e de como é ambientado a história, nos faz pensar um pouco sobre o que é ser bonito e o que é ser feio, mas as coisas que deveria fazer com que o leitor ficasse "woow" era algo que eu já tinha pego no ar, por isso pra mim foi algo normal.

Vitoria 30/06/2022

Decepcionada
Em um mundo de extrema perfeição, ser normal é feio.Um ponto negativo do livro, pra mim, foi a história do fim da civilização precedente à atual não ter sido muito bem explicada. No próprio livro é dito que não se sabe muito bem o que de fato aconteceu, só é possível entender um pouco mais através de informações que são dadas aos poucos. É uma maneira interessante e pode ser que a intenção tenha sido exatamente essa, para ser mais desenvolvida nos outros livros. Entretanto, acabei ficando um pouco confusa.

Bea Gomes 16/03/2021

Imagine uma sociedade autossuficiente, onde não existe mais guerras, onde não destruímos a natureza, e não dependemos de algo como petróleo para criarmos combustível. Uma sociedade onde ninguém te julga pela aparência; até por que aos 16 anos você passa por uma cirurgia plástica e se torna um perfeito! Parece uma sociedade perfeita, mas se é tão perfeita, por que muitos feios fogem?! Muita coisa pode parecer perfeita se não questionada!

Meu maior arrependimento desse livro foi ter deixado ele encalhado na estante por quase 10 anos, isso mesmo, tempo demais. Esse livro trás questionamentos sobre padrão de beleza, política e sociedade, onde você começa a questionar tudo junto com a protagonista que tudo que mais queria era se tornar perfeita.
Eu estou ansiosa para ler os outros livros da sequência e para ver como vão trazer tudo isso para o filme que esta sendo produzido para a netflix.

Marezinha 24/12/2010

Primeiramente vou informar que minha resenha possui juízo de valores. Se você estiver de acordo com isso, pode ler a seguir.

Tally é uma garota prestes a completar seu décimo sexto aniversário e realizar seu sonho: tornar-se perfeita. Mas, o que afinal, implica nessa transformação? Até os 16 anos, todos são feios. Isso não significa necessariamente que você é feio de verdade. Ser feio seria semelhante a ser comum, a se aceitar. Enquanto um perfeito é aquele estilo de beleza programado, como uma Barbie, por exemplo.
Um dia, Tally conhece Shay, uma menina com cérebro. Elas fazem amizade rapidamente e a grande diferença entre as duas é simples: Shay não quer ser perfeita. Por quê? Porque ela se sente satisfeita sendo do jeito que é. Ela não sente necessidade de uma beleza artificial, de uma igualdade de aparências, de uma vida regida por futilidades sem tamanho. Ela não quer que o mundo preste atenção nela. Ela quer ter algo a dizer para o mundo.
E é nisso que se baseia a trama. Tally vai fazer um monte de merda para dar enredo, tornando uma crítica em uma história.

Eu gostei do livro. Bastante, até. O livro tem um clima meio futurista, faz piadinhas irônicas com a sociedade contemporânea e isso me diverte. Achei interessante o autor criar uma sociedade hipotética para relatar as ditaduras da nossa sociedade. Confesso que no começo eu pensei: Ok, você está fazendo críticas óbvias que todos que tem um mínimo de cérebro e senso crítico fazem também. Mas, não. Ele mostra o outro lado.
Vou explicar:
Shay defende o direito de ser quem ela é, de ter aparência não-perfeita que tem e, por vezes, discute com Tally a respeito do assunto. As respostas de Tally são sempre geniais. Mostram o outro lado. Ela defende, por exemplo, que nessa sociedade perfeita não há guerras e que no passado, as pessoas se discriminavam por causa da cor de pele. Se todos possuem a mesma cor, não tem porque existir o racismo.
Dessa forma, o autor vai levando de forma inteligente (e não inteligentíssima porque o público que ele pretende atingir não é 100% maduro).
Com certeza, um bom pedido de Natal! =P
*Rô Bernas 16/01/2011minha estante
Amei sua resenha! Amo ler resenhas bem escritas e objetivas e a sua reúne as duas coisas. Parabéns!

Jakeline 15/02/2021

Feios
Um mundo diferente , onde a a perfeição e a única coisa que uma jovem garota deseja .

Eu gostei muito desse livro me fez refletir sobre muita coisa , sobre a representação do futuro onde há perfeição e diversão sem fim , o passado marcado como uma mera burrice histórica causada por um povo sem conhecimento suficiente .

Ju 22/01/2013

Feios
Tally Youngblood é uma garota de 15 anos que vive num mundo bem diferente. Sim, esta é mais uma distopia (adoro!) e, portanto, o mundo quase acabou devido à irresponsabilidade dos humanos. Eles criaram algo com que não puderam lidar e ficaram bem próximos de ser extintos. Mas isso não aconteceu e uma nova sociedade surgiu, uma sociedade em que todas as pessoas ganham um grande presente ao completar 16 anos: uma transformação completa, em que seu corpo é moldado para que tenham uma aparência perfeita.

"- Claro. Até parece que as coisas eram maravilhosas quando todo mundo era feio. Ou será que você perdeu essa aula na escola?
- Eu sei, eu sei. Todo mundo julgava os outros pela aparência.
As pessoas mais altas conseguiam empregos melhores, e o povo votava em certos políticos só porque eles não eram tão feios quanto a maioria. Blá, blá, blá.
- Isso aí. E as pessoas se matavam por coisas como uma cor de pele diferente. - Tally balançou a cabeça. Por mais que repetissem aquela história dezenas de vezes na escola, ela nunca tinha acreditado de verdade. - Então, qual é o problema de as pessoas serem mais parecidas agora? É o único jeito de tornar as pessoas iguais."

As crianças são separadas de seus pais aos 12 anos e transferidas para a Vila Feia, local em que passam a morar em alojamentos e a esperar ansiosamente pelo dia de seu aniversário de 16 anos. De lá, elas podem ver Nova Perfeição, o local em que os perfeitos recém-transformados residem. Ao contrário dos feios, que estudam e têm várias tarefas a cumprir, os perfeitos têm uma vida em que o único objetivo é a diversão. Não precisam se preocupar com nada e têm todos os seus desejos realizados. Então, porque alguém se recusaria a se tornar perfeito?

Claro que vários fatos são revelados no decorrer do livro. Conhecemos os rebeldes, os Enfumaçados, que só querem o direito de viver como bem entenderem. Querem envelhecer sem ter sua aparência modificada artificialmente. Para isso, estão dispostos a criar uma nova sociedade, sem confortos, utilizando os meios que a natureza lhes oferece para sobreviver. Aos poucos o autor revela que a aparência não é sua única - nem sua mais forte - motivação.

Tally é a personagem que mais se modifica no decorrer da história. Ela passa de uma garota mimada e iludida a alguém forte e capaz de lutar por seus ideais, e pelos ideais das pessoas que acaba por amar e admirar.

O livro dá uma grande lição a todos nós e mostra, como toda distopia, as loucuras que a sociedade realiza a cada dia e que nós passamos a considerar normais.

"- O que havia neste lugar? - perguntou Tally.
- Acho que produziam jornais - disse David. - O jornal era como um livro, com a diferença de que você o jogava fora e comprava
um novo no dia seguinte.
- Não brinca.
- É sério. E você achando que derrubávamos árvores à toa na Fumaça!"

Pois é. Pobres árvores. Feios nos permite a reflexão em vários trechos, eu adorei a leitura. Faz parte de uma série de quatro livros, e estou ansiosa para começar a leitura do segundo, Perfeitos.

Postada originalmente em: http://entrepalcoselivros.blogspot.com.br/2012/11/resenha-feios.html
Leilane 14/02/2013minha estante
O tipo de livro que começa enrolado e só depois da página 150 fica muito bom, o que faz valer a pena toda a leitura. Mas como já li toda a série, caiu um pouco no meu conceito, parece que não tenho sorte com distopias, até chegar no final eu decepciono. =/

Lua 25/02/2013minha estante
Quando comecei me arrependi de ter comprado (comprei todos) mas continuei. então o livro me envolveu, fiquei muitas vezes louca, acabei devorando o livro -literalmente e Me apaixonei pela Série.

Adriane Rod 29/03/2013minha estante
Legal!! Adoro distopias, elas são simplesmente fantásticas.
Quero ler essa série logo.

Thaís 07/04/2013minha estante
Eita outro livro desta serie rsrs mas não é que o primeiro parece bom?! Ja vi até surgir uma pontinha de interesse em mim! :)

Baah 14/04/2013minha estante
esa serie me deixa curiosa demais, adorei sua resenha, parabéns

Dani 15/04/2013minha estante
Eu me apaixonei quando li esse livro, na época o segundo livro não havia saído ainda... Fiquei doida quando li o final da série e percebia que teria que esperar a continuação, fiquei bem triste com o que aconteceu com a Fumaça =/

Adriana.FGSM 06/12/2010

"Feios" é o primeiro livro da série que leva o mesmo nome e foi escrito por Scott Westerfeld. A história se passa no futuro onde todos ao completarem dezesseis anos se tornam perfeitos por meio de uma cirurgia, e é nesse cenário que conhecemos Tally uma "feia" de quase dezesseis anos que mal pode esperar para se tornar perfeita. Mas tudo muda ao conhecer Shay, uma feia que não quer se transformar e que antes de fugir para a Fumaça, um grupo de fugitivos que não queriam se transformar, deixa para Tally instruções para o caso de também querer fugir. Então no dia de seu aniversario quando estava prestes a fazer a cirurgia que a tornaria perfeita uma entidade chamada Circunstancias Especiais a leva e lhe propõem um acordo: ser feia para sempre ou entregar a Fumaça, e por conseqüência sua amiga Shay. Eu achei a história bastante criativa e também bem desenvolvida, mas algo na escrita do autor não me agradou por completo, porém é realmente muito boa e eu recomendo.

aly 30/05/2021

Depois de anos na estante...
Finalmente finalizei essa leitura após anos pegando poeira na minha estante,kk.

Sinceramente não achei nada demais na história, a sinopse sooa mais interessante do que o livro realmente é.

Bem rapidinho de ler e passar o tempo, mas não leria os outros volumes (somente li pois já tinha em casa).