Feios

Scott Westerfeld

Resenhas - Feios

Elis 08/08/2021

Muitobom
Gostei do livro a partida metade, mas ao terminar a leitura quase tive um treco rsrs já baixei o próximo...

Sabrina758 23/08/2021

O plot é muito interessante, mas o autor não conseguiu desenvolver de maneira satisfatória. A protagonista é insuportável, tem muitos personagens interessantes, e alguns até vieram de outras cidades, ou seja, histórias que poderiam ter sido exploradas mas que não tiveram profundidade na narrativa. Senti falta de mais crítica e militância por parte dos Enfumaçados. Tem diversos momentos que poderiam ter sido retirados, pois não acrescentavam em nada a história. No geral, bem arrastado, e ainda enfiaram um romance água com açúcar sem necessidade. Tinha tudo pra brilhar, mas ficou desleixado. Não é péssimo, mas esperava bem mais. Vou ler o volume 2 na esperança de que as coisas se encaixem.

Adriana.FGSM 06/12/2010

"Feios" é o primeiro livro da série que leva o mesmo nome e foi escrito por Scott Westerfeld. A história se passa no futuro onde todos ao completarem dezesseis anos se tornam perfeitos por meio de uma cirurgia, e é nesse cenário que conhecemos Tally uma "feia" de quase dezesseis anos que mal pode esperar para se tornar perfeita. Mas tudo muda ao conhecer Shay, uma feia que não quer se transformar e que antes de fugir para a Fumaça, um grupo de fugitivos que não queriam se transformar, deixa para Tally instruções para o caso de também querer fugir. Então no dia de seu aniversario quando estava prestes a fazer a cirurgia que a tornaria perfeita uma entidade chamada Circunstancias Especiais a leva e lhe propõem um acordo: ser feia para sempre ou entregar a Fumaça, e por conseqüência sua amiga Shay. Eu achei a história bastante criativa e também bem desenvolvida, mas algo na escrita do autor não me agradou por completo, porém é realmente muito boa e eu recomendo.

Cália G. Albus 02/07/2021

Não gostei. Foi chato e mal construído. A premissa é interessante e a história principal tbm é (até o final) mas foi muito mal desenvolvido. Achei as atitudes dos personagens mal trabalhadas e os diálogos MT ruins. Mas a ideia de feios e perfeitos e toda a distopia que envolve interessante porém necessitava ser melhor trabalhado. Não lerei a continuação.

Kamile.Karolina 03/09/2023

Não prometeu nada e entregou tudo
É um livro de distopia que fiz escrito em 2010 e me faz pensar em como estamos estragando o mundo. Todos deveriam ler para entender
@pritostesescreve 03/09/2023minha estante
Essa quadrilogia é tudo de bom e deveria ter mais hype, raramente eu vejo alguém comentar sobre ela.

Kamile.Karolina 03/09/2023minha estante
Sim eu só comecei a ler por uma indicação no Pinterest ainda

annacê 07/06/2020

Esperava mais, mas consegui apreciar a leitura.
Não é o melhor livro que eu já li na minha vida, mas nem de longe é o pior. Tenho que dizer que fui ler esse livro com muitas expectativas e me decepcionei um pouco, a leitura é meio cansativa e só lá pro final eu me empolguei, não sei se é porque finalmente estava acabando ou porque eu eu realmente fiquei interessada na continuação. Eu vou ler a continuação (não sei quando) e estou torcendo pra me deixar mais empolgadas que o primeiro livro.

Ana 08/12/2021

comecei a ler com muita expectativa e de fato é um livro bom. mas é extremamente cansativo de ler, muita descrição desnecessária e demora muito pra acontecer qualquer coisa. não pretendo ler os outros livros, mas é uma história cheia de pontos relevantes e muita coisa aplicável na sociedade atualmente, o puro do livro obrigatório de Ensino Médio

brenda 29/12/2021

A FUMAÇA VIVE!
Li esse livro pela primeira vez com 13 anos se não me engano e me lembro de ficar fascinada por ele.

Depois de 2 anos finalmente li o segundo, já não lembrava muito da história então isso dificultou bastante a minha leitura, o livro tem um universo extremamente complexo e confuso, uma distopia totalmente fora da realidade e pra completar eu não estava acostumada com o gênero de fantasia/ficção.
Dei uma estrela para o segundo livro, achei péssimo e levei meses parar chegar na metade do terceiro, nunca consegui terminar.

Mas quando saiu o anúncio da adaptação minha senti na obrigação de panfletar (apesar de ter falado muito mal do livro 2 e 3) já que o primeiro livro havia sido incrível pra mim.

Resolvi então ler denovo, para saber se eu havia gostado do primeiro livro apenas por conta da época em que li e que na verdade todos os livros eram ruins mesmo.
Não eram, o primeiro livro é sim PERFEITO (kkkkkkk) falo isso com a convicção de uma pessoa que nunca havia relido um livro.

Estou ansiosa para reler os outros dois apesar de sentir que a história realmente vai decaindo e que os outros livros não são tão bons.

É um plot extremamente inteligente e interessante espero que consigam fazer uma boa adaptação e que as pessoas consigam interpretar o universo do livro e se interessarem mais pela história.

? Meu nome é Tally Youngblood. E quero ser perfeita.

Beladpaula 02/10/2020

Posso dizer que é PERFEITO?! Rsrs
Muito bom msm! Interessante, mostra questões muito importantes, nos faz pensar sobre nós, sobre o outro e sobre o mundo! Ameeei!

Adrine.Henz 15/09/2020

Esperava mais
Depois de ouvir falar tanto sobre esse livro, comecei a ler com altas expectativas, porém achei a leitura ok. Gostei da reviravolta no final, que fez com que baixasse logo o segundo livro, mas não me conectei com a história, talvez por ser escrita em terceira pessoa e isso não me agradar tanto.
Vou continuar a ler lara ver se os outros serão melhores.

Aron St's Camil 24/07/2012

Por trás da verdade
"Talvez não quisessem que vocês percebessem que toda civilização tem sua fraqueza - disse David, em tom baixo - Sempre dependemos de alguma coisa. E, se alguém toma isso de nós, tudo que resta são histórias contadas na sala de aula" (pág. 337)

Uma façanha realmente incrível. Altas aventuras, segredos que se quebram, amizades partidas e além dessa ótima estória a subjetividade - ainda que explicita - mostra o quão perigosas são a alienação e a acomodação. O modo como estas são usadas de modo a prender toda uma sociedade para o bel prazer de alguns é mostrado de forma impactante e surpreendente.

Sua perspectiva nunca mais será a mesma após essa leitura.

"Em um mundo de extrema perfeição, o normal é feio"
Jessy 24/07/2012minha estante
Eu já pensei em comprar esse livro. Parece ser muito bom. Adorei a resenha *-*

Roni 24/07/2012minha estante
Nossa, resenha ótima !! Parabéns, diz tudo sobre o livro em poucas palavras e o melhor sem spoillers.E melhor ainda me deu vontade de ler a continuação.

Lara 20/10/2020

A história me surpreendeu muito.
Gostei de como os personagens foram cresencendo e principalmente como a protagonista foi mudando sua maneira de pensar.
Demorei para me apegar com os personagens, mas depois dos 50% eu já estava querendo ter eles como amigos.

Jas 30/01/2022

Ok
Eu gostei da escrita, do desenvolvimento e de como é ambientado a história, nos faz pensar um pouco sobre o que é ser bonito e o que é ser feio, mas as coisas que deveria fazer com que o leitor ficasse "woow" era algo que eu já tinha pego no ar, por isso pra mim foi algo normal.

karine 24/04/2011

Quatro estrelas e meia, na verdade. Me fez passar raiva.

Cinco devido a ideia futurística de ditadura da beleza, extremamente criativa e original. Três porque o enredo, principalmente no meio do livro, é MUITO CHATO. Eu já estava xingando o autor de todos os nomes por desperdiçar uma ideia tão maravilhosa e tornar a história tão entediante e sem emoção. Argh. O começo é ilusório, muito excitante e fantástico. Depois vem o meio, uma perfeita porcaria. E então o final, que ajuda bastante a salvar a história.
Cinco, de muita má vontade - somente em consideração a ideia brilhante. Tenho a impressão de que foi a história certa nas mãos de um autor errado. Odeio dizer isso, mas...

Tudo bem. Final do momento revolta. Circulando.

Karen 14/12/2012

A ideia é boa, o livro nem tanto...
Hum, é complicado falar de um primeiro livro assim,quando a gente tem sentimentos tão conflitantes em relação a uma série. Eu tinha lido algumas distopias que tinha gostado muito, e, quando encontrei esse livro, achei que o tema da perfeição compulsória que a sociedade exige era um prato cheio. Ainda mais de um autor que é tão bem falado, e tanta gente parece amar o livro. Quando li a sinopse e vi que a personagem principal não era assim tão boazinha, quase dei pulos, porque é o tipo de história que eu mais gosto. Um livro perfeito. Só que não.

Devo dizer que eu não desgostei de Feios. Até certo ponto eu achei bom, o livro tem seus méritos. Só que os problemas que me irritaram nesse livro, os quais eu tinha esperança que fossem consertados, foram multiplicados nas continuações. Mas claro, vou tentar me ater a falar do primeiro volume.

Não vou fazer um resumo aqui, até porque não tenho paciência. Vamos aos fatos então.

A ideia do livro é ousada e pertinente, e isso me cativou na hora. O tema da beleza, e como a fixação nela nos deixa alienados é incrível e se encaixa perfeitamente no mundo que vivemos hoje. E até certo ponto essa temática é bem explorada. O problema é que o negócio se perde no meio do caminho. A protagonista se esforça tanto para criticar e julgar os "Enferrujados" que se esquece de refletir sobre o próprio mundo. É fácil criticar um mundo que não é o seu, aliás, é justamente por isso que existe a distopia, para que o processo de criticar a nós mesmos não seja tão doloroso e intragável. Só que quando se começa a criticar diretamente o mundo real, o negócio vira uma bagunça, e no fim não consegue atingir bem nenhuma das duas coisas. A temática da estética já era boa o suficiente, e o livro ficaria bem melhor sem esse monte de apelos ecochatos.

Outra coisa que foi difícil era que, me perdoem a expressão, era mais fácil expelir uma pedra dos rins que sentir alguma empatia por Tally. Ela oscilava de chata e tola até prepotente e hipócrita. No final do livro eu até comecei a gostar dela, mas foi uma pena que o sentimento não perdurou. Simplesmente eu não consegui ver as coisas do ponto de vista dela. Considerando que não há nenhuma cena em que a ação não estivesse focada nela, achei que o livro poderia ter ficado melhor se fosse narrado em primeira pessoa. Já que a ideia era fazer uma personagem que tivesse tanta complexidade (os ogros são como cebolas, burro!) e que tivesse ações que não fossem por assim dizer tão corretas, seria bom que ao menos conseguíssemos entrar na pele da protagonista.

Mais adiante, o livro ganha um pouco de romance. Agora é que a coisa engrena! Mais uma vez, não. O romance é no mínimo, morno. Não consegui ver a graça naquilo, se desenvolveu rápido demais, e nem deu para perceber alguma química entre os personagens. E, se esse parece ruim, espere até o Perfeitos, que a coisa fica pior. Mas sim, concentração, ok.

Por último, uma coisa que me incomodou muito foram os nomes, tanto das pessoas quanto dos lugares. Eles simplesmente pareciam bobos demais, como se nada fosse sério, chegando às vezes a ser infantis. Afinal,quem pode levar a sério um lugar que se chama "Vila Feia"? Não sei se isso é problema do livro ou da tradução, porque não cheguei a vê-lo em inglês, mas de qualquer jeito é algo que pra mim tirou a força de muitas partes da história.

Mas, claro, o livro tem seus méritos. E tinha dito que não desgostei, não é? As cenas de ação são ótimas, as descrições dos saltos e voos de prancha são ótimos. Também adorei toda a tecnologia que o autor inventou são muito legais(me fez querer uma jaqueta de bungee jump pra mim! tô aceitando de presente de natal). E eu adorei a Shay, por mim ela poderia ser a protagonista.

Quanto a narrativa, tirando os pontos que eu já citei, não é ruim. Só que às vezes se perdem em explicações muito extensas e algumas imagens meio estranhas (sério "O céu do início do verão tinha cor de vômito de gato" foi a primeira vez que eu quis fugir de um livro na primeira frase, principalmente porque eu tenho seis gatos e essa imagem não me traz boas lembranças, mas isso não vem ao caso)

Enfim. Não gosto de ter que malhar um livro desse jeito, sério, me parte o coração, principalmente porque não gosto quando fazem isso com algo que eu gosto. Mas é um trabalho sujo, e alguém tem que fazer. Se eu soubesse antes, teria evitado muita frustração.

Se recomendo? Hum... Se você tem certeza que as mesmas coisas que me desagradaram não vão te desagradar, vai fundo. Pelo menos você vai se divertir e pensar um pouco. Mas sem grandes expectativas. Já se você se irrita fácil, faça um favor a si mesmo e passe bem longe.