A Cruz de Morrigan

A Cruz de Morrigan Nora Roberts
Nora Roberts

Resenhas - A Cruz de Morrigan

Karina 25/06/2020

Fui sem expectativas e fui totalmente surpreendida. Uma história com vampiros, feiticeiro, Bruxo e guerreiros se preparando para a guerra contra Lilith, a vampira mais poderosa. Um círculo escolhido pela deusa Morrigan onde 6 integrantes irão conseguir impedir Lilith de destruir o mundo? Amei demais

Isabela 23/04/2020

Nora Roberts coloca sua imaginação pra jogo novamente, dessa vez na Irlanda, acompanhada de vampiros, bruxas, shifters e caçadores. Ruim não é, mas acho que esperava muito mais.

"- Então, o que foi isso?
- Contato - disse ela, calmamente. - Conforto. - Estendeu a mão para ele. - Conexão. Vamos fazer magia juntos, Hoyt, magia séria. Isso é tão íntimo quanto sexo."

Isa 08/04/2020

Gostei
Um bom começo, pra mim foi o melhor da trilogia

Monie 28/03/2020

Envolvente
A escrita da autora é fluida e envolvente... O primeiro de uma trilogia, nessa jornada para salvar o mundo temos um grupo eclético e forte, que por mais diferentes que sejam tem objetivos em comum.

Bianca 10/02/2020

Não era o que eu esperava... E isso é bom!
Eu já li muitos livros da Nora Roberts. Já li romance, mistério, drama. Já li livros que têm bruxas, feiticeiros, príncipes e princesas, reis e rainhas. Já li livros perfeitos dela e já li livros ruins. De todos esses, acho que "a cruz de Morrigan" foi o que mais me surpreendeu.

Eu não costumo pesquisar muito sobre um livro antes de ler. Então, o que eu sabia sobre este era que tinha vampiros e só. Aí logo no início apareceram feiticeiros, bruxas e magia, além do vampiro. Pensei: "vai ser uma merda" (culpa da minha experiência com house of night, que também mistura tudo).

E não é uma merda. É muito bom, na verdade. Não é a obra prima da tia Nora, mas tem todas as características que tem nos livros dela (salvo algumas poucas exceções): enredo coerente, personagens bem desenvolvidos e a narrativa envolvente.

Mas esse é só o primeiro livro da trilogia do círculo. Desde o início, sabemos que ainda tem muita coisa para acontecer e só vamos saber o desfecho dessa história depois de ler os outros dois livros.

Nota: 4 ?

CrisVieira~ 01/06/2018

O Perigo do Uso de Clichês para Conquistar Novos Leitores
Comecei a ler este livro não esperando muito da "obra". Nora Roberts até tenta ser uma romancista que se arrisca em outras praias que não sejam as novelas românticas. Fez isto com romance policial e neste, faz com ficção fantástica. Contudo, diferente de algumas autoras que conseguiram acertar em suas construções de enredo, Roberts peca por tentá-lo.
A história gira em torno de um grupo que se une para combater vampiros. Quantos livros, desde Drácula, têm o mesmo enredo? Mais clichê que isto é impossível! Comecemos com a mocinha da história que é uma mulher moderna que luta contra criaturas assassinas e selvagens, mas que incrivelmente hesita diante de uma vampira e ocasiona a morte do único personagem negro de toda a história (lembrando que eu falei que era um livro clichê!). Cito isto porque já foi largamente discutido, exemplificado e aceito que personagens negros em histórias de terror são sempre os primeiros a serem assassinados. E Roberts mediocremente não fugiu à "regra".
Continuando, temos o mocinho atormentado que encontra uma mulher que detesta mas que, neste livro, tem seu "happy end". Clichê!
E, nesse entremeio, eles cozinham, fazem sexo (só o casal principal, porque o resto é abstêmio...) quase botando fogo pela casa. Ah, e é uma casa antiga à la castelo do conde Drácula, mas dos mocinhos. E eles ficam ali, brincando de lutar (porque eles têm dois ou três meses para se tornarem o que Van Helsing demorou uma vida inteira para ser: exímios caçadores de vampiros), cozinhando e comendo. E tem um homem-cavalo-lobo-etc que age como um garoto (mas é um adulto), um vampiro quase vegano que não fica com ninguém (Roberts só cria um romance por vez para que você tenha de ler o próximo livro para saber se vai acabar em namoro ou não), mas "morre de inveja do lance do irmão" e uma "sábia" que nada diz de sábio durante toda a história. Ela disse o óbvio, mas nada realmente impactante. E eles ficam nessa, matam uns vampiros que batem na porta deles querendo briga e voltam ao início do ciclo: comida, sexo (nem todos), lutinha, pelejar para matar vampiro...
O mote da história, em si, é bom. Contudo, Roberts trata tudo com um simplismo digno de seus romances de banca. A construção dos vampiros ficou muito boa, regular. os maus são cruéis, porém espera-se isto deles. Mas a construção dos mocinhos cai sempre no estereótipo que ela comumente usa em seus livros.
Quando comecei a ler, acreditei também que veria mais magia em ação, nas lutas, mas os trechos em que aparece são quando a mocinha e o mocinho estão fazendo suas experiências no "laboratório" deles. Merlin se envergonharia desses pseudofeiticeiros! E outra coisa, bruxo e feiticeiro são sinônimos. O fato de Roberts separar os grupos e repetir o preconceito do protagonista quanto à bruxa foi constrangedor. Ela queria que o personagem demonstrasse o preconceito contra mulheres que também fazem uso da magia, mas apesar do mocinho vir de séculos atrás ter uma visão de mundo diferente, suas falas são cansativas (mas diriam que homens bruxos também são machistas. Porém, no que concerne à história, ele deveria ser um feiticeiro evoluído. Principalmente por se envolver em uma guerra criada por uma deusa e uma rainha vampira).
Além disso, sei que Roberts pesquisa um pouco para criar suas histórias. Sei que seus livros sempre tem uma ligação com a Irlanda por conta de seu amor pelo país, mas daí por diante, ela sempre desemboca em uma confusão de percepções pessoais sobre assuntos que mereciam uma pesquisa mais qualitativa, inclusive se deseja dar mais veracidade ao que escreve.
E há diálogos demais na história.
E Lilith apesar de ser uma psicopata e sociopata monstruosa está mais bem representada do que os outros.
E por fim, sinceramente, depois de ler Anne Rice e demais autores gabaritados do mundo vampiresco, eu fiquei aturdida por Nora Roberts ter criado e publicado este livro. Porque, basicamente, é um romance de banca COM vampiros. Os vampiros estão lá, bebendo sangue pra caramba, sequestrando e matando quem quiserem enquanto a turminha... treina.
Sinceramente, a tal Morrigan do título ė meio ruim de seleção de "heróis", porque apenas um deles já vem de uma linhagem de caçadores de vampiros. O resto é como um bando de adolescentes (tirando o vampiro quase vegan) que se meteu numa aventura daquelas. Quando terminei de ler este livro, me lembrei de Percy Jackson e o Ladrão de Raios. Tirando o sexo (que apenas aos protagonistas é permitido pela autora fazer), a idade dos personagens e o tipo de inimigo, o resto da história é igual.
Dei uma estrela pelo vampiro e meia pela ousadia de Roberts em escrever este livro.
1.5.
Lara 13/10/2020minha estante
Nossa.. concordo completamente. Queria ler algo de vampiros e comecei por esse (que arrependimento). Deveria ter começado pela Anne Rice.

CrisVieira~ 27/07/2021minha estante
Lara eu comecei a ler Príncipe Lestat da Anne Rice. Achei muito bom e vou incluir na meta de leitura mais à frente. Dá uma olhada pois acho que você vai gostar.

Pretenses 24/03/2018

Uma história Épica!
Uma fantasia diferente de tudo que já li de Nora, com toda a genialidade da escrita da Diva. A história começa sendo contada em primeira pessoa por um senhor idoso para várias crianças, mesmo em dúvida se deveria conta-la, ele sentia que deveria fazer, e assim o faz. A narrativa passa a terceira pessoa, com os acontecimentos no século 12, com os fatos que estão acontecendo no tempo presente daquele século.

"E eu diria que, se você não consegue amar quando está cara a cara com a morte, então não vale a pena lutar contra ela"
Quer saber mais? Leia no blog Pretenses!

site: http://www.blogpretenses.com.br/2018/03/resenha-cruz-de-morrigan.html

Neilania 18/04/2017

Enfadonho
A ideia de juntar mitologia celta com vampirismo é interessante e me deixou empolgada para ler. Pena que a autora criou um casal tão chato e meloso e a estória ficou enfadonha de acompanhar. O amor dos dois deveria ser pano de fundo pra uma luta apocalíptica, mas só consegue arrastar a trama. Nada é mais importante do que o Hoyt e a Genna, deixando de lado outros personagens que poderiam dar ritmo e aumentar o interesse.

Natacha.Silveira 29/09/2015

Fantastico
Dos melhores livros que alguma vez li! Trilogia muito bem escrita e pensada! Leitura obrigatória

Thalita Branco 29/07/2015

Resenha ~ A Cruz de Morrigan - Nora Roberts
Comprei esse livro faz tanto, mas tanto tempo… Posterguei a leitura por estar sem o pingo de paciência para vampiros (entendedores entenderão) e por que não gostei de uma outra trilogia que envolve fantasia da Nora Roberts, a Trilogia do Coração. Mas a Cruz de Morrigan, primeiro volume da Trilogia do Circulo, se mostrou uma agradável surpresa!

Após uma tentativa frustrada de vingar a transformação vampiresca de seu irmão, Hoyt recebe a visita da deusa celta Morrigan que o convoca a juntar outras cinco pessoas para formar um circulo de força a fim de derrotar Lilith, poderosa vampira que põe em risco a vida de toda a humanidade. Enviado mil anos a frente de seu tempo, Hoyt, o feiticeiro, precisa se juntar a uma bruxa, a guerreira, a erudita, aquele de múltiplas formas e aquele que se perdeu para alcançar seu objetivo.

Hoyt concorre com o Cameron (da Trilogia da Gratidão) pelo posto de personagem masculino mais apaixonante da Nora Roberts. Feiticeiro de fala formal, homem sério, dono de compridos cabelos negros e olhos profundamente azuis, Hoyt é um fofo. Sua atrapalhada chegada nos dias atuais rende boas risadas.

O pequeno ponto negativo fica a cargo da tradução. Alguns termos como “seriamos uns pamonhas” e “seu carma estava perdendo o bonde” destoam do restante do livro, soam por demais abrasileirados e me incomodaram um pouco, mas nada que atrapalhe o andamento da história. A diagramação é muito bonita, cheia de detalhes nas páginas.

Pensei que o enredo se perderia totalmente com toda a mistura de vampiros, bruxas e humanos, mas muito pelo contrario. A história é bastante coerente. Trás toda a formula dos livros da Nora: leitura fácil, personagens cativantes e tórridas cenas românticas. Uma boa leitura para quem gosta de histórias que envolvam o sobrenatural. Em breve resenha de O Baile dos Deuses, segundo livro da trilogia.

site: www.entrelinhasfantasticas.com.br

LT 09/06/2015

A Cruz de Morrigan - Resenha LT.
O que dizer? Simplesmente viciante para mim!

Que eu gosto da autora Nora Roberts não é segredo nenhum e minhas amigas leitoras mais intimas sabem disso. Mas que a Trilogia do Círculo composta pelos livros A Cruz de Morrigan (livro 1), O Baile dos Deuses (livro 2) e O Vale do Silêncio (perfeito, maravilhoso e o último - livro 3) são os meus preferidos dela, talvez não saibam ainda. rs

Então vamos ao primeiro livro: A Cruz de Morrigan!

Elenco principal da Trilogia: Gleena: a bruxa. Hoyt: o feiticeiro/mago. Cian: o vampiro. Moira: a erudita. King: o guerreiro de diversas formas.

Nora traz ao mundo do sobrenatural uma visão que na atualidade tem sido deixada de lado nos romances e aventuras envolvendo vampiros e que me atraí bastante, além de envolver outros seres sobrenaturais na história também. Ela aborda o tão "saturado" tema do sobrenatural com maestria e muita criatividade, levando seus leitores a encantar-se e se envolver com as histórias.

Claro que eu gosto dos livros em que os vampiros são mocinhos e que ser vampiro é algo encantador para a maioria, onde são nossos heróis, amados, prediletos e tal, porém me agrada muito que seja explorado o lado "ruim" de ser vampiro também.

Deu para notar que gosto bastante dos livros que envolvem vampiros não é? Mas a Nora aborda nessa trilogia os vampiros como eles "são" (ou deviriam ser vistos) nos contos originais que nós conhecemos ou seja: Criaturas amaldiçoadas.

Ser vampiro pode sim ser uma benção nessa trilogia ou uma condenação eterna, depende do seu ponto de vista (descubra lendo). No meu, o Cian é meu personagem preferido dessa trilogia e não tem argumentos que eu possa expressar para isso, simplesmente o meu vampiro predileto!

A escrita da Nora é ótima e nesse livro não foi diferente, contagia e envolve o leitor. A trama muito bem construída, ela não se perde em momento algum.

“Diga-me o teu nome.”
Ela sorriu, e o branco de seus caninos reluziu em contraste com a noite aterrorizante.
“É Lilith quem te recebe. É Lilith quem te cria. O poder do teu sangue irá se misturar ao meu, e nós dois, juntos, iremos dominar esse mundo, assim como todos os outros.”

Mas vamos a história:

Lilith é a personificação mais cruel do mal nesse livro, devastadora e tira de Hoyt o irmão gêmeo dele destruindo o mesmo e a sua família. Hoyt é “devoto” e um mago/feiticeiro e seus poderes vem da Deusa Morrigan para a qual ele pede ajuda. Hoyt quer vingança e Morrigan oferece a ele a oportunidade de tentar fazê-lo, mas as coisas vão muito além de uma vingança. Lilith planeja transformar o mundo em uma legião de súditos e seguidores dela, transformando muitos em vampiros, ela ameaça a ordem natural do mundo e a vida de todos em diversas dimensões e Hoyt em acordo com a Deusa Morrigan é incumbido de tentar derrotar Lilith e consequentemente vingar-se caso tenha êxito em sua missão.

Nora usa nessa trilogia uma linha de tempo diferenciada e Hoyt vai para o futuro em busca da sua vingança e de salvar o mundo, além de existirem outras dimensões.

A trama é gostosa, os personagens tanto os femininos quando os masculinos são muito bem construídos e explorados.

Acontecem aventuras, guerra, amizades são construídas, vidas correm riscos, amores nascem e morrem. A Cruz de Morrigan nos surpreende e nos leva a querer ler as continuações sem parar e quando acaba-se a leitura da trilogia, você realmente se surpreende.

Nesse que é o primeiro livro, assistimos o desenrolar do romance entre Hoyt, o feiticeiro do passado que está no futuro e Glenna, a bruxa do presente que vai ajuda-lo em meio à guerra.

“Não vereis seres morta por essas coisas... tu, meu único raio de luz em tudo isso. Não irei arriscar tua vida de novo. Não irei ficar em frente ao teu túmulo”.
Hoyt é sofrido, ele perde tudo algumas vezes. Perde seu irmão e para vinga-lo tem de deixar para trás sua família e ele o faz. Ainda que possa voltar a conviver com Cian, o irmão não é mais o “mesmo”. O Mago tem de se adaptar ao mundo novo e completamente diferente do seu. Ele tem de reunir o círculo sendo que desconhece os membros (apenas Cian ele conhecia). Será ele capaz de superar e liderar o Círculo para combater Lilith? (Descubra lendo).

No primeiro livro, reúne-se e apresenta-se o Círculo, mas o tempo... É curto.

"Ali estava a vida em sua forma mais doce e generosa. O gosto dele era um bálsamo para a sua alma, ao mesmo tempo que seu toque lhe despertava desejos. Apoiada nele, Glenna virou as palmas das mãos para cima. Pétalas de rosas brancas como a neve, desceram feito chuva."
Enfim, A Cruz de Morrigan é o início de um mundo não muito diferente dos sobrenaturais que conhecemos, mas que a escrita e a trama constituídas pela autora tornam o livro maravilhoso.

Desejo a quem optar por ler que tenha um encontro perfeito com Cian e sua cia.

Nota de observação:
Dos três livros o meu preferido é o último.

Cian encanta já no primeiro livro, ele para mim é o melhor personagem da Trilogia e por isso, sugiro que você leia a Trilogia até o fim. ;)

O primeiro livro demora um pouco para cativar, mas por fim, torna-se viciante!

Resenhista: Ana Luz.

site: http://livrosetalgroup.blogspot.com.br/

Nanda 04/01/2015

De tirar o folego !!
Hoyt é um feitiçeiro que perdeu seu irmão gêmeo,Cian virou um vampiro.Hoyt quer justiça e ela aparece quando a deusa Morrigan aparece em um sonho/visão e fala a Hoyt que uma guerra está a caminho e que todos os mundos irão se acabar.Lilith está reunindo um exército.Lilith é a responsável por mudar seu irmão e é a líder dos vampiros.
Através do portal,Hoyt vai parar em Nova York nos dias atuais,no apartamento de seu irmão.Agora,o feiticeiro,a bruxa,um guerreiro,a erudita e o de múltiplas formas,junto com um vampiro,irão treinar e unir forças para destruir vampiros.
Nota:Adorei,ganhei os dois livros em um sorteio e adorei mesmo.O fato de a autora colocar um mundo antigo,e um feiticeiro nos dias atuais é muito engraçado assim como o fato do vampiro,Cian não beber sangue humano e de ele ajudar no treinamento contra vampiros.Adorei o romance que surge entre a Glenna,bruxa e o Hoyt,e também tudo o que eles passam.É muito bom pra quem gosta desse gênero,com bruxas,vampiros,feiticeiros e deuses e claro,uma batalha !!

"Ana Paula" 18/08/2014

Eu já havia lido outros livros da autora, mas nada com um enredo fantástico, misturando vampiros, bruxas, feiticeiros e outros seres igualmente poderosos. Troquei este livro pelo skoob a um bom tempo atrás, e se não fosse pelo desafio, acho que ainda não o teria lido, porque é uma trilogia e porque eu só tenho o primeiro livro! rsrsrsrsrsrsrrs

"Para sempre, aquela noite seria conhecida como a Noite dos Lamentos, e aqueles que ousavam falar dela falavam do feiticeiro que ficou de pé no alto do rochedo, com a chuva de sangue encharcando seu manto e descendo por seu rosto magro, como lágrimas da morte, enquanto ousava provocar tanto o céu quanto o inferno."

Enfim, a Cruz de Morrigan, trilogia do Círculo volume I, é um livro incrível para que curte esse universo fantástico. Os vampiros aqui apresentados, são vampiros mesmo! Temem a luz do sol, objetos sagrados, prata e se alimentam, na maioria das vezes, de sangue - tanto humano quanto animal. A história toda gira em torno de dois irmãos gêmeos - Hoyt e Cian - ambos feiticeiros, mas Hoyt tem um poder maior, é mais concentrado e pratica seus dons com mais afinco. Quanto Cian, é um guerreiro, gosta de farrear e mesmo tendo magia em seu sangue, não dá tanto valor a isso. Ha! Esqueci de mencionar que a história começa no século XII, isso mesmo! Temos uma narrativa antiga e com palavras da época!

"As mulheres, pensou ele, eram criaturas poderosas e místicas, mesmo sem bruxaria. Adicione mais essa dose de poder a elas e os homens se verão em séria desvantagem."

Acho que a sinopse acima já diz muito sobre o enredo, então não vou me aprofundar mais e repetir as mesmas palavras. Eu gostei muito do livro, foi uma surpresa agradável e bem vinda. Eu adoro seres fantásticos - principalmente vampiros e Bruxas, feiticeiros - e adorei conhecer Hoyt e toda a sua seriedade e determinação. Todos os personagens são bem construídos e com personalidades muito diferentes uns dos outros, o que deu uma adversidade enorme para a trama. Nora Roberts criou uma história incrível, romântica e engraçada. Sim, vocês vão rir muito com Hoyt no século XXI. O romance não acontece do nada, é todo trabalhado e te faz desejar que ele aconteça, mesmo com uma guerra chegando. Personagens únicos que demonstram coragem e sagacidade. Eu, particularmente, adoro personagens femininas fortes e destemidas, neste livro, vamos encontrá-las aos montes! Afinal, tudo começou com uma mulher neh? ^^

"A maioria das mulheres tinha medo apenas de que o marido fosse assaltado ou atropelado por um ônibus. Ah, mas ela não, tinha que ter se envolvido com um cara metido numa guerra contra sanguessugas cruéis."

A autora usou inspiração na cultura celta Wicca, e o antigo mito dos vampiros descenderem de Lilith, o que foi maravilhoso de se ler. A narrativa é em terceira pessoa, focando os personagens principais e alguns secundários, ela também usa uma narrativa sensual e envolvente. A única coisa que me incomodou, foram as folhas brancas. Gosto muito da capa, toda fosca com verniz localizado no mome da autora. A revisão também está muito boa, sem erros aparentes, a diagramação é simples mas com alguns detalhes que dão todo um charme para o livro. Super recomendo!

site: www.livrosdeelite.blogspot.com

Jordana 05/08/2014

Ameeeeeeei!
A resenha pode ser conferida no link:

site: http://addictionforbooks.blogspot.com.br/2014/08/resenha-cruz-de-morrigan-nora-roberts.html