Reunião Sombria

Reunião Sombria L. J. Smith

Resenhas - Reunião Sombria

Jane JC 30/08/2010

Anticlímax
Personagens retornam sem explicações convincentes, superpoderes mal explicados, ausência da principal protagonista,situações "Chicoxaviereanas" mal explicadas, final estranho e confuso.Diários do Vampiro-reunião sombria encerra a série sem muitos encantos.A história, que é interessantíssima, acaba se tornando incompleta nesta narrativa de texto exageradamente conciso. Considerando-se que é o último da série, o livro deixa muito a desejar. A sensação final é a de um grande ponto de interrogação pairando sobre a cabeça do leitor.
Rafa Sotirakis 01/05/2011minha estante
Eu penso exatamente como vc, Jane. Eu fiquei mt triste com esse livro e foram poucas as partes que me agradaram ou me empolgaram. Primeiro, pq eu amei o livro anterior apesar da morte da protagonista e ja tinha certo preconceito por achar q n se podia fazer um livro sem elena. Depois, eles colocam um lobisomem mt merda e um vampiro original que foi um vilão forçado, pq me lembro, n sei se interpretei errado, que katherine tinha assassinado Klaus. E comoassim?? ele entra no irreal e manda no irreal? que merda eh essa? nem morto ele tá!
Esse livro era pra ter sido o de maior suspense, pq mexia com pesadelo, era o vilão mais poderoso e foram duas mortes de amigas de meredith e bonnie.
O fim foi a pior coisa que vi, que falta de criatividade! Bonnie grita por elena e ela aparece fantasma e na sinopse ainda diz que ela ficou entre vida e a morte? Elena chega salvando um dia com seus poderes angelicais e sua luz, so pq o nome dela significa luz? e depois de bonnie se revoltar com os ceus, elena reaparece como a pequena sereia?? kkkkkkkkkkk
Esse livro, realmente, nao pareceu ser escrito pela mesma pessoa. L. J. Smith fez na marra, totalamente sem criatividade. E ainda me pergunto pq ela n parou em a fúria, mesmo tendo acabado com elena. Eu nao queria que ela morresse, mas pelo menos a série continuava tendo dignidade. Tô até com medo de ler os próximos.

Luisa 22/05/2012minha estante
Elena cair do céu nua como um anjo..pegou pesado..abandonei a série de vez.. tenha santa paciencia..

padawan 03/11/2012minha estante
Concordo em gênero, grau e número. É sem sombra de dúvida, na minha opinião, o livro de final mais estapafúrdio que já li!

Tassiane 04/03/2013minha estante
Algo que me incomodou: O grito da Bonnie ter chamado os fantasmas. Simples assim. E essa coisa 'Chico Xavier' simplesmente não rolou, ficou muita coisa mal explicada aí. E, eu acho que Elena deveria ter ficado onde estava. Eu hein. Achei esse livro um desperdício, sério.

Rúbia Barcellos 10/05/2013minha estante
Concordo! O que me incomoda muitíssimo é o fato da história não ter sido melhor desenvolvida e explorada. Afinal, a história é boa, mas parecia que haviam alguns vácuos..

Michelli Prado 25/06/2013minha estante
OI Jane!!
Quando terminei de ler o livro, fui dar uma olhadinha nas resenhas e realmente gostei muito da sua.
Quando eu estava lendo não acreditava nos acontecimentos. O livro é bom, mas realmente o final é muito bobo, não explica nada, simplesmente vai acontecendo.
Realmente não sei se tão logo lerei o próximo livro.

Ualace 17/03/2024minha estante
Esse livro não estava planejado. A história era uma trilogia. Por isso esse enredo faz zero sentido.

Mai Brito 25/07/2021

Bom, mas não é nada original
Me parece um crepúsculo com algumas mínimos detalhes a mais.
Normalmente seria considerado um livro ruim, mas quem não gosta de ingerir um pouco de porcaria, né? Eu sinceramente gosto dessa série KKKKK

A aparição do Klaus, meu deus, impecável como sempre, Elena o descreveu tipo:
"Ele parece o demônio. Se o demônio fosse lindo e loiro" KKKKKKK aiai esse Klaus
Kamilly.Belmiro 25/07/2021minha estante
o Klaus é tudo

Mai Brito 25/07/2021minha estante
Simm, eu amo dms

clarinha66 25/07/2021minha estante
amg o livro tem relação com a série??

Mai Brito 25/07/2021minha estante
tem simm, muitas das cenas da série aparecem no livro, mas tem algumas diferenças

Melina.Oliveira 26/06/2020minha estante
É diferente da série ?

bruxadecopas 26/06/2020minha estante
Melina, eu não cheguei a ver todas as temporadas da série, só vi a primeira, mas só pelos primeiros livros a gente já vê que tem muita diferença sim. A personagem Elena em si é nem diferente, a presença e a atitude do Damon, a Katherine que tem uma passagem bem fraca pelo livro (infelizmente). Super recomendo você ler.

Maíra Munaretto 31/10/2010

Surpresa!
Estava adorando a série , só não gostei do final deste livro.
Tá bom que o livro é fictício,fantasioso, mas fazer a Elena ressuscitar foi demais. Deixasse ela morta visitando os sonhos de todos que tanto sentem a falta dela e o pior vim ela fantasmagórica e retornar nua, e Caroline emprestar o vestido e Caroline vestiu o quê?.Ela que descassase em paz, no cemitério antigo de Mistic Falls.Não sei o que esperar do último livro da série.
MasQueTau 06/11/2010minha estante
aaai, também achei muito "ahn?" esses acontecimentos!

Nanda Claret 09/11/2010minha estante
spoiler =P

Guto 22/06/2012

Ahhh ... .. então, finalmente chegou à conclusão da série. Bem, mais ou menos. O autor tem, obviamente, escrito mais livros desta série. Então aqui vai a minha pergunta: Se um personagem morre, porque ele não pode simplesmente ficar morto?

O livro Diários do Vampiro - Reunião Sombria gira principalmente em torno de Bonnie - não Elena. Elena ainda está nos livros, mas como uma personagem secundária. Bonnie é a protagonista principal!
Eu nunca gostei muito de Elena, ela é um pouco egoísta e egocêntrica (e eu sinceramente não entendo porque todos os outros personagens do livro parecem amá-la tanto)apesar que quando começei a ler o livro achei que sem Elena ele seria um lixo mas estava enganado, então eu fiquei contente de ler o livro no ponto de vista de Bonnie. Bonnie é mais simpática e tem um grande coração. Bonnie é também a pessoa que tem a relação mais estreita com Damon - e a pessoa que ele confia mais. Eu gostaria de ver uma história de amor entre os dois!
Meredith se tornou a personagem que eu mais gosto!

Adorei a forma como a relação conturbada entre Stefan e Damon foi desenvolvidos neste livro. Eles realmente gostam um do outro de coração, mas ambos são muito teimoso e orgulhoso para admitir isso. Foi divertido vê-los trabalhando juntos, ajudando uns aos outros.

Este livro foi muito bom até o fim - não era o que eu esperava mas Elena no final foi desnecessário! Por isso o ultimo livro da série não entra na lista dos meus favoritos e nem recebe 5 estrelas como os livros anteriores receberam!
Tassiane 04/03/2013minha estante
Pra mim a relação Stefan/Damon foi o ponto mais positivo do livro.

Tailita 13/07/2017minha estante
Concordo com você, Guto. Gostei muito mais da Bonnie do que da Elena e esperei até a última página que ela acabasse ficando com o Damon, também não entendo tanta devoção pela Elena e tantos caras interessados somente nela. Gostei da relação entre os irmãos, mas achei a Elena voltando do mundo dos mortos uma coisa surreal, mesmo para um livro de fantasia, ficou sem sentido, mal explicado. Enfim esperava muito mais do último livro da série, que gostei, mas nem de longe,na minha opinião, supera "Os instrumentos mortais", que mescla todo o mundo místico (vampiros, lobisomens, bruxas, fadas) e o qual a história é muito melhor contada e sem deixar furos!!

PatrAcia44 18/12/2020minha estante
Essa coleção é maravilhosa mesmo. E bem diferente do seriado.

Márcia 20/09/2010

Grande revanche.

A revanche da L.J. Smith sobre mim foi cruel. Eu diria que perversa.
Largo mão de todos os meus conceitos formados de sua pessoa por um instante para falar sobre esse livro.

Desde "A Fúria" eu tenho "Reunião Sombria" como mais um erro da autora nessa série. Simplesmente, Diários do Vampiro é uma trilogia; foi escrito para tal. O final de "A Fúria" era o fim perfeito, mas evidentemente a autora relutou em "largar o osso" continuando com a jornada.
Resignada, não me restou saída a não ser continuar a leitura e, quão surpresa não fico ao me pegar virando apaixonadamente as páginas deste livro? Reunião Sombria se revelou um desafio para mim: lê-lo o mais rapidamente possível. A leitura é dinâmica e, pela primeira vez, os personagens me pegaram. Stefan me encantou em toda a sua glória mal passada nos volumes anteriores e Damen simplesmente me derreteu e me eletrizou de ansiedade. Bonnie, que era a única personagem que valia alguma coisa para mim, se eleva aos meus olhos como nunca antes, amadurecendo e mostrando a que veio com seus dons sobrenaturais - quando ela aprende a dominá-los ao invés de chorar como uma aborrescente estúpida, vale muito mais a pena estar em sua cabeça. Meridith, antes para mim suspeita e sem-graça, se destaca na história como o ponto forte, o nó que mantém as cordas seguramente amarradas ao decorrer da trama. Apenas Matt mantém o mesmo nível de sempre: o ex-namorado recalcado, mas boa-gente, sempre disposto a dar uma mãozinha.
Analisando os personagens percebo que talvez esse tenha sido o volume que finalmente me convenceu por simplesmente excluir a protagonista: Elena e seu umbiguinho não estão presentes pela primeira vez.
A paz é quase audível por aqui.

É claro que minha maior suspeita com esse livro se devia ao fato de já conhecer seu final de antemão. Quem não faz a mínima ideia do desfecho da aventura (por que não leu spoilers no skoob) vai deslocar o queixo quando chegar lá.
Apesar da apelação implícita presente na escolha da autora em relação ao propósito de escrever "Reunião Sombria", não pude controlar meu lado (debilóide) romântico e torcer o nariz para o (clichê) amor de Stefan e Elena.

Não espero coisa boa da segunda fase da série. Apesar do romantismo torço o nariz para continuações forçadas. Nunca dão certo.
É a resignação que me mata.
May 23/06/2011minha estante
Má, talvez vc já saiba, mas só por desencargo de consciência: não foi escolha da autora continuar a série :/

Lucas Geraldo 29/11/2010

CANSEI DESSA SÉRIE
Isabelle 31/12/2011minha estante
Acho que seria mais interessante se tivesse sido encerrada no quarto livro. Me deu a impressão de que a autora só ressucitou a série depois de 18 anos por causa do seriado, o que me frustrou um pouco... :/

Carolina.Pereira 30/03/2017

Gente, pelo amor de Deus, esses livros não acabam mais! Já estou cansada (desde o segundo). No quarto livro da série, nossa querida (só que não) Elena já não vive mais entre nós e quem nos narra a história pelos diários é a Bonnie, o que eu, pessoalmente não gostei muito pois ela é uma personagem muito infantil (até mas do que a Elena) e só vive pensando no quanto os meninos são lindos e maravilhosos e o quando ela queria-os, mas não podia tê-los.
No início do livro, há uma aproximação de Caroline das antigas amigas tentando, de certa forma, reviver a amizade que havia entre elas. A ruiva faz uma festinha de aniversário para Meredith e convida algumas "amigas" para comemorarem. Nessa festa, após a ideia de brincar com um tabuleiro de Ouija (porque claro, não é festa de verdade se não tentarmos invocar o Tinhoso) elas conseguem fazer contato espiritual com Elena e descobrem que, de certa forma, ela ainda está viva, ou pelo menos a alma dela está presa em algum plano espiritual. Após esse incidente, algumas coisas acontecem na casa e uma das garotas acaba morrendo de maneira estranha.
Pelos sonhos, Elena continuará a se comunicar com Bonnie e lhe contará que um novo poder está a rondar a cidade e este é muito mais forte do que o anterior. Desamparados e sem ninguém que possam defendê-los pois Stefan e Damon havia ido embora, Meredith, Bonnie e Matt tentam de alguma forma fazer contato com eles para pedir que voltem.
Se tem uma palavra com que posso defiir esse livro é: desnecessário. A história ficaria muito melhor tendo como final o livro anterior. O sacrifício de Elena se juntando a sina eterna dos irmãos de ficarem de certa forma "brigando" entre si seria um final mais real e mais condizente com uma história de vampiros. O livro em si até que dá pra aguentar, apesar de eu ter ficado bem triste por Elena continuar atormentando o livro inteiro e não ter morrido de verdade, mas o final é simplesmente: ????. Completamente inconsistente, desnecessário, sem sentido. Fiquei muito frustrada pois a cena estava encaminhando para a algo até bom, foi meio que subir numa árvore para cair num abismo.
Enfim, finalmente a série acabou! Só que tem mais livros falando de outros personagens ou algo assim. Como gosto de terminar esses livros que começo vou ter que terminar esse negócio #badeterna
Cleiton 09/01/2018minha estante
Não gostei muito deste último livro da série.

Kée 04/01/2011

Gosto muito dessa série, mas assim que comprei Reunião Sombria achei que não seria muito legal porque não tinha Elena na história, só a Bonnie que escrevia no diário... só que o terror pegou muito mais forte nesse livro, com cenas de tirar o fôlego graças ao Klaus. Os motivos dele são diferentes do Klaus da série de TV, mas tanto na televisão quanto no livro é tudo muito perturbador e perfeito. Reunião Sombria acabou sendo meu preferido dentre os outros!
B.martins 04/01/2011minha estante
Mt massa *

Rafaela Castro 24/03/2020

Um final bem esperado, que fechou a historia muito bem, mesmo sendo diferente da serie.
grazisapienza 24/03/2020minha estante
Eu prefiro o final do livro! E se tiver interesse, ainda tem a série "O Retorno", que são três livros: Anoitecer > Almas Sombrias > Meia Noite.

Anderson Brito 26/07/2010

Mesmo sabendo que posso comprometer minha capacidade de avaliar um livro, posso sem dúvida descrever “Diários do Vampiro: Reunião Sombria” como PERFEITO. Em um livro onde tudo é narrado, descrito, sentido e focado pela até então amiga da protagonista, Bonnie, o que mas surpreende é que ela dá conta do recado e pouco pude sentir falta de Elena, a protagonista. (Apesar de ela se mostra sempre presente, com as aparições e o final emocionante que nos reserva).

Em Reunião Sombria, um poderoso mal comete assassinatos brutais onde as vitimas são amigas e pessoas próximas de Bonnie e Meridith. Elena, presa em uma espécie de realidade espiritual paralela, tenta alertar a todos e dar grandes dicas de como combatê-lo. O que Bonnie não sabe, é que novas criaturas despertas por este mal, somam e resultam na grande batalha e investigação que se desenrolaria dali para frente.

Acho que toda escritora atinge o ápice da boa escrita, e dos livros lido até agora de L.J. Smith, “Diários do Vampiro – Reunião Sombria” é para mim este ápice de perfeição. A autora consegue descrever cada emoção, dor, sentimento e cenários com um digno e forte texto que prende do começo ao fim. Amarra e fecha uma situação e solta outra que vem a ser ainda melhor. Conseguiu descrever e escrever no fim do livro uma coisa que parecia como Meridith mesmo disse “- Impossível!”, sem parecer surreal ou fantasioso, apenas necessário e bem feito.

Mesmo a editora vendo o livro como “O último da série” (Uma coisa que, como publicitário, penso e acho a informação errada, já que a série retorna e a mesma editora irá publicá-la.) aguardo ansioso a volta da saga. Pois terminei de ler com saudades de todos estes personagens!

Dani Rodrigues 26/07/2010minha estante
A, não tem como não ficar tentada a ler Reunião Sombria com essa sua resenha...rs Prometo que ainda leio esse ano!

vsc bibliotecária 05/09/2010

Aff, pq o mundo só gira ao redor de Elena Gilbert???
Finalzinho mais sem graça...
Marcos 11/04/2012minha estante
final horrivel ¬¬