Stonehenge

Stonehenge Bernard Cornwell

Resenhas - Stonehenge

Rafael 14/02/2011

Uma leitura histórica e cativante
Stonehenge consegue colocar tudo que se precisa em um livro só, como sempre Bernard Cornwell cumprindo seu papel e oferecendo o de melhor ao leitor. Para começar o título já chama a atenção, afinal, Stonehenge é um fato curioso. Durante o decorrer da história (que no inicio não é tão curiosa ou envolvendo) você enxerga a sociedade da época e todos seus hábitos (sempre passado com maestria por Cornwell), no meio do livro você se vê envolvido numa saga social e religiosa, é a perspectiva de um povo de realmente SALVAR a sociedade e simplesmente cativado pela fé e pelo medo, o autor consegue colocar você como espectador dos fatos e entender o sentimento de todos em relação à criação de Stonehenge.

Recomendo a todos, é realmente uma entrada no fantástico do passado.

FábioR 02/02/2011

Stonehenge é mais um livro maravilhoso do mestre Bernard Cornwell.
O mito das pedras em circulo que são e acredito que por muito tempo serão uma lacuna na vida do ser humano. Qual o verdadeiro sentido desta grande obra?
A visão de Cornwell, em seu romance , bem que poderia ser a versão verdadeira. Pois ao ler o livro, você entra na história e começa a fazer parte dela.
Realmente, vale muito ler mais esta obra maravilhos do autor.

Boa leitura!!!

E vida longa aos livros!!!!

Abraço!!

Goth0 15/01/2011

Confesso que logo de cara não tinha gostado tanto do livro, tinha a ideia errada de que os personagens não passavam de brutos e só seguiam seus instintos, mas com o desenvolver da leitura acabei percebendo que essa sociedade antiga é muito parecida com a nossa que chamamos de "civilizada".

Cornwell decide Nesse livro criar sua teoria sobre a existencia do Stonehenge e devo dizer que foi a única que achei viavel, nada contra a quem ache que o monumento foi construido por gigantes ou algum druida levitou as pedras (O.o). O mais fantastico de tudo é como ele consegue encaixar na trama uma infindavel historia de conflitos entre tribos, explicar todo a base de uma sociedade antiga e ainda por cima ter direito a romances proibidos xD

Claro, tem partes no livro que podem se tornam cansativas, pois cornwell descreve detalhadamente a construição dos templos... Quando eu digo detalhamente quer dizer pedra por pedra xD, não obstante é um livro muito bom, recomendo!

Daniel432 10/01/2011

Círculos de sangue
Não creio que este romance possa ser chamado de romance histórico. De acordo com a nota final do autor, há muito pouca informação sobre o que realmente foram os círculos de pedra.
O próprio autor afasta qualquer relação entre Stonehenge e os druídas, que viveram muito tempo depois. Mas, de qualquer forma, eu vi uma certa relação entre o ritual de transição entre a infância e a idade adulta descrita neste livro com o ritual do Gamo Rei descrito no livro As Brumas de Avalon.
O autor não cita se as lendas contadas no livro existiram e pela dificuldade exposta de obter dados reais sobre o que eram e para que serviam os círculos de pedra, certamente as lendas são parte do romance.

Pqno 04/01/2011

Não é o melhor de Cornwell
A facilidade de ler os textos de Bernard Cornwell torna a atividade de ler um passatempo ótimo (lugar comum, mas é verdade!), pois a leitura flui rapidamente e o suspense deixado entre os capítulos dá a vontade de não parar pra descansar.
As notas históricas que o autor faz no final do livro melhora (e muit) a obra. Mas pra mim ficou implícito que o autor queria escrever um único volume para uma estória, pois os outros livros, que são muito bons/ótimos, acabam sendo sagas com mais de um volume.

Lais544 14/12/2010

Muito Ferra
È muito envolvente e é sem dúvida, esplendido!

Dafne 27/11/2010

Resenha Stonehenge (Bernard Cornwell)
Ao longo do livro achei a estória um tanto entediante, talvez provavelmente pela narrativa rápida, porém muito descritiva.
Antes de comprar, achei que iria dizer mais, como significados entre outros, mas quando terminei o livro me dei conta de que realmente este é o tipo de livro que o Bernard escreve. Ele monta uma narrativa, tomando base contextos populares históricos.

Realmente surpreendente, é um livro fascinante. Não há como comparar com os outros livros dele, não porque este seja melhor que os outros, mas existe uma diferença entre eles que os engrandece.

04/10/2010

Como de costume, não podia deixar de ler esse livro: Bernard Cornwell e ainda por cima contando a história da construção de Stonehenge, um dos monumentos mais lindos e intrigantes da História. E ainda por cima foi outra bagatela: só 12,90 (quem é fã de Bernard Cornwell sabe que não se compra livro dele por menos de quarenta reais)...

Mais em: www.natrilhadoslivros.blogspot.com

Plinio 25/07/2010

(...) o arco era magnífico. De tirar o fôlego. Erguia-se altíssimo. E a pedra de topo, tão pesada que 16 bois haviam sido necessários para arrastá-la desde Cathalo, estava agora erguida no céu, fora do alcance de um homem. Ficariam ali para sempre, e Saban tremia enquanto se perguntava se algum homem um dia levantaria um fardo tão alto no céu outra vez.

melissa 23/07/2010

Stonehenge: guerra, sangue, homens suados, essas coisas
Stonehenge, como os outros livros do autor, é uma ficção com algum embasamento histórico ou seja: os personagens e acontecimentos narrados são totalmente fictiícios, mas os lugares e o background são descritos baseados em documentos históricos. O problema do Stonehenge é que não tem documento histórico porque aquele círculo de pedras data de 3.000 a.C! Gente, a história se passa na Idade do Bronze. Eu juro que antes de ler esse livro não conseguia nem imaginar como desenvolver uma história na Idade do Bronze que é tipo uma evoluçãozinha da Idade da Pedra!

O livro é em terceira pessoa mas tem foco narrativo em Saban, um dos filhos do chefe da tribo de Rhatarryn. Ele é um homem mais sensível, quer dizer, o máximo que se pode ser sensível no período neolítico o que basicamente significa que ele não sai matando todo mundo quando dá na telha. Gostei bastante do personagem, ele realmente cativa. A história começa quando ele é criança e vai até sua velhice o que é fascinante. Aliás, as reviravoltas da narrativa são muito legais! Quando você pensa que okay, agora esse povo cansou, aparece mais uma coisa e tudo vira de cabeça pra baixo.

A teoria da construção do Stonehenge no livro é de que o templo serviria para unir os deuses do sol e da lua (por isso o círculo de pedras acompanharia de forma tão perfeita os solstícios e as fases lunares). E a idéia de construir o templo é de Camaban, irmão de Saban, um dos personagens mais doidos varridos em termos de messianismo que eu já vi. Uma intricada rede de acontecimentos ronda a idealização/construção/pseudo-finalização do Stonehenge dentre eles casamentos, guerras, brigas, guerras, problemas de transportes de pedras de 10 toneladas quando não se existem guindastes, guerras, etc.

O livro me surpreendeu em vários momentos e achei que foi verossímil na medida do possível (a não ser que você seja um historiador do período neolítico). Os personagens são muito bem construídos e a narrativa é feita de um jeito dinâmico, sem muito bla bla bla. Como eu disse, é masculino: na lata e sem rodeios. Meu único problema na hora de ler foi que as descrições de construção não me ajudaram em nada. Por exemplo, o cara falar que vai construir um apoio oblongar para impulsionar a pedra que ficará num ângulo de não sei quantos graus é grego pra mim. Eu não entendo descrições matemáticas! Me senti burra, sério mesmo. Não conseguia visualizar! Descobri que só entendo descrições de lugares por metáforas e comparações. Tem hora que eu realmente acredito nesse lance de diferença entre cérebros de homens e mulheres. Tipo que homem vê mapa por comparação geométrica e mulher vê por referências.

Para mais: www.mundomel.wordpress.com

Pandora 18/06/2010

Essa e outras resenhas em www.trocaletras.wordpress.com

Stonehenge foi o primeiro livro do Cornwell que eu li e eu gostei muito. O tema facilita, uma vez que sou fascinada pelas pedras e tenho muita vontade de vê-las ao vivo.Nesse livro, Cornwell dá sua visão sobre a construção do círculo de pedras.
A história começa com a chegada de um forasteiro ao povoado de Ratharryn e em sua posse são encontrados triângulos de ouro. A partir daí, os três irmãos Saban, Lengar e Camaban lidam a sua maneira com esse ouro, que é considerado um presente do deus Slaol (Sol). Vemos então a cobiça, a inimizade com a tribo vizinha, Cathallo, que cultua Lahanna (Lua) e como os deuses norteiam a vida das pessoas dessas tribos. A trama leva os personagens até lugares longínquos para então ter seu ápice novamente em Ratharryn.
Muito interessante essa versão para a Stonehenge, conseguimos visualizar a montagem das pedras.
É também fantástica a descrição de Cornwell dos costumes, com seus cultos aos deuses, sacrifícios para aplacar a ira, rituais, inimizades entre tribos, casamentos arranjados, enfim, ele fez uma bela pesquisa sobre como era (ou como achamos que era) a vida nessa época.
Para os fãs das descrições de batalhas de Cornwell, acho que esse livro será uma decepção, visto que não há grandes conflitos descritos no livro. Aqui as armas são os feiticeiros/sacerdotes que manipulam as mensagens dos deuses e não lanças e espadas.
Mas acho que vale muito a pena ler, a história é fantástica e dá mil reviravoltas até o clímax. Leitura recomendada!

Seagal 24/04/2010

Sacrificio e Magia
Desvendar mistérios, tornar a guerra algo exuberante, belo ao mesmo tempo em podredão e sofrimento. Essas são algumas das caracteristicas marcantes da obra de Bernard Cornwell.

Em Stonehenge ele nos leva até uma épca em que a mágia e os deus originais controlavam a vida das pessoas. Uma época de feiticeiras, de guerreiros, de sacrificios. Onde tres irmãos lutam pelo poder em sua tribo.

Eletrizante do começo ao fim.

Naiara 10/02/2010

Enigmático!!!
Cornwell através de fatos históricos, elaborou um enredo com muita ação, misticismo e principalmente matança, na busca da melhor configuração do templo para o culto a Slaol e Lahana.

Muito Bom!!!

Janus 31/01/2010

Excelente livro. Apesar de ser altamente ficticio, o livro retrata as vida, cultura e economia das antigas tribos que habitavam e se desenvolveram pelo e através do Stonehenge.
Mesmo no romance ficticio, o fato desse monumento ser uma obra religiosa para contemplar e agraciar determinado Deus, fica nitido.
Recomendavel para todos os amantes de cultura celta.