Stonehenge

Stonehenge Bernard Cornwell

Resenhas - Stonehenge

Wendel 24/10/2021

Bernard Cornwell não falha!
Sempre tive curiosidade em ler esse livro por saber que existem poucas informações sobre o monumento, tinha curiosidade em saber como Cornwell lidou com isso. E é claro que conseguiu com maestria fazer uma boa leitura!

Sara 24/09/2021

Bernard Cornwell o maior de todos
experiência imersiva histórica sensacional como sempre e essa ainda mais especial porque é sustentada em evidências arqueologicas, alguns personagens e acontecimentos inclusive tendo inspiração em descobertas e artefatos reais relacionados aos monumentos. Pra quem se interessa pelo período neolítico ou quer saber mais sobre é indispensável, e apesar da construção do monumento ser imaginação do autor a pesquisa arqueológica sobre o uso de ferramentas e suas aplicações é louvável, as últimas 100 páginas tratam quase inteiramente e de forma bem descritiva a construção do stonehenge e sinceramente foi o mais interessante de tudo pra mim

Victor 30/08/2021

Bem sólido.
Os Conflitos entre as tribos e interações entre os personagens são o ponto mais positivo e fluído da obra.

Contudo, as partes descritivas do manejo das pedras e construção do templo em si, são absurdamente arrastadas, quebrando o ritmo da leitura.

Não acho que um leitor casual ou mais impaciente vá gostar desse livro. Porém, é uma história completa e bem amarrada.

Sidnei 07/02/2021

Bernard Cornwell
Mais uma obra desse autor, que acho, nunca irá me decepcionar. Narrativa que prende, da primeira a última página. Apesar de não ser as Crônicas de Artur, mas não deixa nada a desejar!

Natalia (Vitória) Sousa 22/01/2021

Você já se perguntou como e por que Stonehenge surgiu?
Será que o homem pode influenciar deus?
Até onde você iria para fazer as vontades de deus?

Esses são alguns dos questionamentos inseridos nessa narrativa.
Saban, nosso protagonista se vê no meio de tudo isso e vamos descobrir junto com ele se é possível trazer os deuses para a Terra e mudar o mundo.

Nataniele 06/01/2021

Apenas pedras
Vi muita gente fazendo críticas a narrativa ?maçante? da obra, o que me levou a protelar essa leitura. Me arrependo bastante ! Funcionou muito bem pra mim, não achei nada cansativo e só senti a narrativa leve e criativa do autor que tanto amo. Se eu pudesse citar um ponto negativo, seria o fato de não termos tantas cenas de batalhas quanto estou habituada a ver nas obras de Cornwell, mas apesar disso, ele trás uma sensação de expectativa tão boa quanto. Os personagens são repulsivos e cativantes ao mesmo tempo, eu adoro essa sensação de amor e ódio.
Enfim, Nunca me arrependo de ler esse autor e tenho uma parte no coração reservada para cada personagem seu. Aqui temos a certeza que na natureza nunca são apenas pedras, elas possuem histórias e nesse exemplar temos uma bem interessante.

Thiago 09/12/2020

Ótimo e inesperado
Um livro que sai do normal do autor, o romance de momentos históricos, já que, obviamente, não há fontes ou explicações sobre Stonehenge.
Contudo, a história é sensacional. O autor cria um excelente pano de fundo e explicações para o monumento. Mesmo que algumas coisas sejam bastante "modernas", a verossimilhança da narrativa é soberba. Nós nos pegamos odiamos todos os vilões e torcendo pelo sucesso dos protagonistas, sofrendo com suas angústias e esperando o fim da missão.
Um ótimo livro.

EduardoCDias 09/12/2020

Monumento histórico
Extraordinária pesquisa histórica usada para desenvolver uma história fictícia sobre a construção de um dos maiores mistérios da humanidade. Apesar de a história não prender e nem emocionar demais, vale pelos detalhes históricos, um apanhado de tudo o que se sabe sobre o monumento, os costumes e tradições da época.

Bruno Malini 15/11/2020

Bernard Cornwell é um autor que sempre vale a pena ler... Muito bom

Ed.Costa 14/11/2020

Mais uma obra prima do autor
Um livro intrigante... uma narrativa empolgante... mais um livro imperdível de Cornwell. Recomendo!!!

Lucas.Batista 18/09/2020

Longe de ser um dos Indispensáveis
para leitores de Cornwell: Tudo o que gostamos está aqui. As batalhas muitíssimo bem descritas. As cenas de vingança. A ambientação historicamente precisa. Você se sente no neolítico inglês.
Porém, por se tratar de um livro ambientado em tão longínquo passado, é normal que tenha muitos defeitos ao supormos que Cornwell, que está acostumado a usar a criatividade e a precisão histórica em igualdade, se embananasse um pouco aqui.
Vale a leitura, mas não é nada indispensável.

Avalon 13/09/2020

Releitura de peso
Quase 12 anos depois, reli essa maravilhosa obra única do meu escritor favorito (que é muito conhecido por suas séries épicas).

Confesso que, depois de tanto tempo passado e tantos livros lidos, eu já não lembrava mais nada da história... E como foi divertido e emocionante reviver cada momento, como se tivesse sido o primeiro.

Apesar de seus romances com base na história, não teria como ter muita certeza de como foi feito, qual a finalidade nem quem realizou a tarefa de erguer o grandioso Stonehenge. E Cornwell consegue dar uma finalidade e tecer uma história de maneira primordial.

Sofremos com alguns acontecimentos, ficamos angustiados, extasiados e nervosos. É uma leitura fácil, porém bem pesada, principalmente quando nos mostra os inúmeros sacrifícios feitos no decorrer do livro.

Sem dúvidas um dos meus livros preferidos, com personagens muito bem trabalhados e uma evolução marcante em cada um. Todos devem ler essa preciosidade!

Taíla 01/09/2020

Uma ótima primeira leitura de Cornwell
Bernard Cornwell, um autor que sempre ouvi falar, mas ainda não tinha tido contato. Mais um dos que estavam na minha lista de desejos literários. Sempre ouvi falar da série Crônicas Saxônicas e das Crônicas de Arthur, o Stonehenge eu tive o prazer de encontrar em uma troca de livros do Sesc Caxias e sem pensar duas vezes escolhi levar. Não era um dos livros que eu havia ouvido falar, mas só de conhecer a escrita do autor já estaria valendo a pena.

E não é que valeu mesmo?

Preciso admitir que nos primeiros capítulos pensei que seria uma longa leitura, porque, Ó MEU DEUS, o homem descreve absolutamente tudo, o rio, o chão, os morros de terra que eu não entendi a geografia até agora, e tudo nos seus mínimos detalhes.

Isso me trouxe uma reflexão, vocês já notaram como estamos mais impacientes para tudo? Queremos pular o que achamos demorado ou chato e queremos só o lado bom de tudo, queremos ir direto ao que interessa sem a menor paciência de curtir o caminho. Pois bem, esse livro foi para mim um exercício de ter paciência e curtir a jornada. No início admito que tive que colocar uma meta para ler um capítulo por dia para não perder o ritmo e que rolava um soninho. Mas, depois que a coisa andou, meus amigos, foi tiro, porrada e bomba e não consegui mais largar o livro até terminar.

Cornwell cria uma história de como teria sido criado o monumento (podemos chamar assim?) Stonehenge. E gente, que história, achei tudo muito redondinho e montado para explicar o porquê de o local estar como está hoje. Depois que passamos da fase de descrição avançada, temos aventura, traições, magia, lutas, um cidadão que só se ferra, mas é o meu mocinho, dá licença.

Os três irmãos que a história nos apresenta e que são o centro da história têm posições e aspirações diferentes em sua tribo, não sabemos o tempo em que tudo aconteceu, mas foi há milhares de anos pelo tempo que temos as pedras no seu lugar. As vestimentas, superstições e costumes são de épocas que vieram antes da escrita, tive que pesquisar o que eram alguns animais a que eles se referiam, mas no geral a linguagem é bem acessível.

As superstições das tribos envolvem a natureza e os elementos eram vistos como deuses e eles eram adorados de diferentes formas por cada tribo, com diferentes templos e tradições. Tentar unir os deuses do sol e da lua foi a missão que levou a todo o desenrolar da história, tendo ainda como pano de fundo a disputa pelo poder de um dos irmãos que se voltou contra o próprio pai.

Claro, que estamos falando total ficção, mas olha, se me dissessem que tinha sido desse jeito eu até acreditaria, mas acho que ficou até melhor do que a história original, que até hoje é um mistério. Então não tem como saber, né, minha filha.

Quando terminei a leitura realmente fiquei satisfeita com o que conheci e com certeza vou querer ler outras obras do autor. Você já leu alguma obra do Cornwell? Me conta o que você achou.

site: https://www.prateleirasemfim.com.br/posts/livros/resenha-sobre-o-livro-stonehenge

Ana Gouvêa 20/08/2020

Vale começar pelo fim
Apaixonante. É o que posso dizer sobre a nota histórica no final do livro.
Já as outras 490 páginas trazem uma história lenta e arrastada - assim como o transporte das pedras. Algumas páginas parecem cópias das anteriores, apenas trocando o nome do líder, do lanceiro ou do que (ou quem) foi dado em sacrifício.
Além disso, como já foi dito aqui, existem falhas na edição e na tradução.
Definitivamente não é a melhor obra do

Diocely 06/07/2020

Comecei a ler Bernard Conrwel por conta de uma série e amei... este livro no entanto precisei de um pouco de boa vontade, cheio de detalhes a narrativa as vezes era cansativa, mas a história em si é boa e vale a pena insistir.