3001: A Odisséia Final

3001: A Odisséia Final Arthur C. Clarke

Resenhas - 3001: A Odisséia Final

Taylor36 10/03/2024

1000 anos no futuro.
Tudo mudou, mas ao mesmo tempo ainda há o sentimento que mil anos não foram o suficiente para realmente mudar o espírito humano e a sua profunda curiosidade pelo desconhecido.

Fernanda631 31/07/2023

3001: A Odisséia Final
3001: A Odisséia Final (Odisséia Espacial #4) foi escrito por Arthur C. Clarke.
Chegamos ao final da odisseia.
Mil anos depois dos eventos de 2001, em que Frank Poole foi desconectado da Discovery I e morto por HAL 9000, o corpo do astronauta é resgatado da profunda criogenia a que foi submetido pelo espaço e reanimado. Clarke disse que depois de ter escrito a cena de HAL soltando Poole, foi que ele percebeu que Poole não teria sido morto simplesmente, mas teria sido congelado e preservado pelo espaço, sendo que no ano 3001 já existiriam as condições médicas de reanimá-lo.
Frank acorda cercado de pessoas totalmente carecas. As pessoas usavam toucas cerebrais, onde era possível ler os pensamentos uns dos outros e os cabelos eram algo que atrapalhava. O choque entre culturas e modos de vida é imediato. Poole se sente um estranho numa terra estranha. O livro então discorre sobre isso, o modo como Poole teria que se adaptar ao novo mundo em que acordou (atenção para o fato de haver pouca lamentação da parte de Poole por ter perdido tudo o que já conhecera e digamos que se acostumou e não estranhou rápido demais).
Além disso, a sociedade, que já aprendeu a conviver com Lúcifer e com os três monólitos alienígenas, ainda tem muito o que descobrir sobre eles. Nenhuma outra tentativa de pousar em Europa foi feita desde 2061 e agora a curiosidade sobre os eventos ressurge com o retorno de Poole. A ideia agora é tentar um contato imediato com o monólito ou com as forças por trás dele. E só. O livro acaba girando em torno destes eventos e com uma tentativa bem mal feita de se infiltrar um vírus no gigante monólito de Europa.

marcosvinni11 17/03/2023

O final
Eu acho que os dois últimos livros não são tão necessários pra essa saga. O terceiro livro é claramente uma introdução a esse último capítulo. Gostei bastante desse último livro com a volta do Frank, mas o final acho tudo meio forçado. Não tem muitas explicações do porque o monólito virou um inimigo e depois foi tudo correria. Acho que ele deixa muita coisa para imaginação de quem lê (o que eu até gosto mas acho que foram muitas coisas). Mas no final valeu a pena sim entrar nessa odisseia, a escrita do Arthur é bem boa de acompanhar.

Dani Gundes 10/12/2022

Muita expectativa criada para poucas explicações!
Um dos motivos para eu embarcar na saga foi o mistério e a expectativa criados em torno do monolito, mas o final me decepcionou! Além de não nos apresentar nada sobre os alienígenas por trás dos monolitos, o final corrido não convenceu com o ataque meia boca e sem muita justificativa, já que nem as intenções dos alienígenas nos foram claramente explicadas. O terceiro livro deixou em aberto uma questão que poderia mudar a geopolítica mundial, devido à ganância humana, que sequer foi mencionada neste último livro, que mais pareceu um continuação ou espécie de propaganda do autor para um outro livro dele chamado "As fontes do paraíso". Enfim, esperava muito mais!
Gabriel.Oliveira 26/12/2022minha estante
Estou até com medo de ler, terminei o 2010 hoje e achei bem inferior ao primeiro, mas bom.

Rod 16/10/2022

Livro final da saga
O livro final da saga . Como os três anteriores é um livro altamente recomendado para quem gosta de ficção científica.

Harry 01/08/2022

Poderia ter acabado em 2061
E depois de 1000 (!!) anos, chegamos ao final.

Antes de mais nada, fico com a sensação de que esse ultimo livro é o mais "forçado" de todos. 2010 foi interessante, 2061 poderia ser o final e 3001 foi demais.

A história começa com o resgate de Frank Poole, que após mil anos ainda estava vagando pelo espaço, a caminho das estrelas e consequentemente pra fora do Sistema Solar.

O livro começa até bem, com o despertar de Poole, todos os avanços de tecnologia que proporcionaram a humanidade viver fora do planeta Terra, habitando a Lua, Marte, Venus, Ganimedes e também nas torres que eram construídas a partir da terra e iam até mais de 36.000 quilômetros de altura.

Muito foi descoberto e mais ainda aprimorado, principalmente a relação do homem com os computadores, que estão presentes em literalmente tudo.

É ai que o livro começa a ficar monótono e parece que nunca sai do lugar. Só vai ter um avanço quase na metade, que é quando embarcam na nave Goliath com destino a Ganimedes pra mais uma missão/mistério/aventura em Europa (sim, de novo).

O que nos livros anteriores entretinham o leitor por serem descobertas, nesse livro fica a sensação de mais do mesmo. Parece que mesmo depois de um século nada (ou quase nada) avançou pra esses lados de Lúcifer.

Apesar de tudo, temos finalmente as respostas sobre os monólitos... o que não surpreende em nada, já que em 2061 já imaginávamos o que seriam e como funcionavam.

Em suma, fica a sensação de continuação forçada.

A nota que fica é mais pelo todo do que pelo livro em si.

André 21/04/2022

Desnecessário no desfecho da saga
O que se vê nesse livro é uma tentativa de desfecho que não funciona. Claramente Arthur Clarke só tenta entregar algo além da magnífico primeiro livro, mas já não demonstra força ou criatividade pra isso. Livro raso e sem motivos para existir, não trás nenhuma explicação ou acrescenta algo a saga.

Edson Camara 08/03/2022

Todas as respostas da Odisseia estão aqui em 3001.
Arthur C Clark escreveu este livro em 1997, 10 anos após 2061.
Nele está finalmente o final da história
A resposta sobre o Monólito, Dave Bowman e. E o futuro da humanidade estão aqui.
Tudo relatado com o acompanhamento de Frank Poole o astronautas ressuscitado milanês depois de sua suposta morte.
Não da para contar muito devido a não querer atrapalhar a quem ainda vai lê-lo.
So posso dizer uma coisa, tive a mesma sensação ao concluir O Fim da Infância.
A conclusão da saga da odisseia é um soco duplo no estômago. Uma sensação de inutilidade e também de orgulho de pertencer a raça humana.
Também tenho certeza que Ckark era uma alienígena. Muitas coisas que estão acontecendo na nossa terra hoje foi prevista por ele em 1997.
Estou feliz e frustrado com o final da história
Vou sentir falta dela.

Alexandre 05/10/2021

Simplesmente...

Fantástico!!!

Valeu toda a jornada, sem muito mais o que dizer além de LEIAM!!!!

Janaina 07/08/2021

??????
Vou guardar essa quadrilogia com mto amor no meu coração. Hal, Bowman, Poole e a genialidade de Arthur C. Clarke deixaram a sua marca em mim.

Erick 21/05/2021

Foi uma subida de nível em comparação ao fraco terceiro livro, mas isso era o mínimo que deveria ocorrer, né. Gastando praticamente metade do tempo com o choque de cultura e descobertas do astronauta que voltou à vida quase mil anos depois, "3001" relata um futuro avançadíssimo onde ora há partes bem atraentes e mais pé no chão em relação as tecnologias existentes ou questões políticas e sociais, ora é uma pura viagem mesmo de seu criador, às vezes de modo até involuntariamente cômico... Ainda assim, no geral eu gostei disso mesmo que passado um tempo tenha ficado cansado em ver um capítulo após o outro com o velho astronauta aprendendo e tentando se adequar ao mundo novo em que se encontrava, e após isso a atenção volta de vez para os misteriosos monolitos e... Que desfecho mais forçado e sem sal, viu, só para tentar deixar a humanidade em uma situação de relativa vitória apesar de sua gritante inferioridade diante do que estavam enfrentando.

Enfim, após um mês preso a essa quadrilogia dá para resumir que os dois primeiros livros compensam, o terceiro é uma (breve, pelo menos) chatice e o quarto conserta parte do rumo da saga, porém não sabe encerra-la depois de tanta expectativa...

Alexandre 24/04/2021

Errr...
A genialidade de Arthur C. Clarke não tem que ser questionada, mas depois de terminar esse livro, só consegui pensar "pra que?". Se 2001 foi incrível, e 2010 excitante, 2061 e 3001 foram um tanto quanto monótonos e dispensáveis. Quando parecia que ia acontecer alguma coisa, ou não acontecia nada, ou era tão sutil quanto chuva caindo na terra. Vale a pena ler pra saber o fim dos monolitos, mas não espere demais.

Ratinha da Biblioteca 14/04/2021

@ratinhadabiblioteca
A odisséia final para mim foi mais um livro de fantasia do que ficção científica. Com os elementos fantasiosos mais destacados do que nos livros anteriores vamos novamente a júpiter, agora conhecido como Lúcifer, para desvendar seus segredos.