Férias!

Férias! Marian Keyes

Resenhas - Férias!

Cristina 04/09/2020

Estou lendo na ordem os livros sobre as cinco irmãs Walsh, até então me surpreendi positivamente com Melancia e consegui tirar várias lições. Infelizmente não simpatizei com Rachel Walsh, o que é uma pena já que tinha grandes expectativas sobre a leitura de sua vida. A temática sobre a vida de uma dependente química é muito importante mas Marian demorou demais para desenvolver o processo de aceitação de Rachel, a personagem chega a ser infantil de tão birrenta e alheia a realidade ao seu redor, me forcei a seguir com a leitura pq adoro as interações da família Walsh. Meu destaque vai para Luke que roubava todas as cenas, incrivelmente humano e solidário. Me emocionei nas 20 páginas finais, mas não diria que valeu a pena a leitura das outras 540, e é uma pena constatar isso.

Gabi Dal-Bó 02/09/2020

Férias - Marian Keyes
Em Férias conhecemos Rachel Walsh, uma garota Irlandesa de 27 anos que mora em Nova York e é toxicômana. Depois de uma overdose por uso excessivo de substâncias químicas, ela volta para sua cidade natal e é internada pela família em um centro de reabilitação para dependentes - o Claustro. Rachel recusa-se a acreditar na sua condição e só não cria objeções, pois acredita que o centro é uma especie de Spa onde ela poderá tirar uma “mini” férias (daí o nome do livro). Ao longo da história, acompanhamos o tratamento da garota e flashbacks de sua vida, além de conhecermos também outros pacientes do Claustro.

Apesar da leitura do livro ser um pouco lenta, a escrita da Marian Keyes é tão impecável, que faz com que a gente se sinta como um familiar da personagem que está passando tudo aquilo com ela, além de apresentar com clareza todo o processo do tratamento de um toxicômano, nos mostrando como o vicio é uma doença e que ninguém escolhe estar nessa situação. Cada um tem suas batalhas e a dor do outro, por mais pequena que pareça para você, deve ser respeitada.

Um cuidado que vale ter durante a leitura, é entender que tudo é visto sob a perspectiva da Rachel, ou seja, coisas problemáticas são banalizadas pela personagem, cabendo ao leitor pegar nas entrelinhas as consequências das suas escolhas.

Um personagem que não posso deixar de comentar é o Luke, que pessoa incrível, fiquei chateada de não acompanhar mais o relacionamento deles e o conhecer melhor. Muito amorzinho!

Enfim, recomendo muito o livro!

TRECHOS DO LIVRO

"Esse era o grande barato da cocaína. Sempre acontecia alguma coisa maravilhosa quando a gente cheirava. Ou conhecia um homem, ou ia à festa de alguém, ou alguma outra coisa. A coca impulsionava a minha vida. E, quanto mais eu cheirava, mais excitantes os resultados." (págs. 239 e 240)

"Sempre detestei ouvir o que as pessoas pensavam de mim. Minha vida inteira fora uma tentativa de fazer com que as pessoas gostassem de mim, e era difícil ouvir a extensão do meu fracasso." (pág. 384)

"Não passava mais o tempo todo me consumindo de preocupação, pensando em quando teria outra oportunidade de me drogar, ou onde conseguiria a droga, ou com quem. Não levava mais uma existência pautada numa sucessão de mentiras. As drogas haviam erguido uma muralha entre mim e os outros — uma muralha não apenas química, mas composta por um misto de clandestinidade, desconfiança e mau-caratismo. Pelo menos, agora, quando eu estava com as pessoas, podia olhar nos seus olhos, pois, ao contrário do que acontecera no ano anterior com Brigit, eu não tinha mais nada a esconder."(pág. 517)

"Já provamos e passamos por tanto, amada, atravessando uma fenda tão larga, que nada nos surpreende mais."(pág. 518)

site: https://www.instagram.com/p/CIWYfMyjmiU/

@jana450 25/08/2020

Leiam Melancia antes
Vou ler os demais... Alguns momentos dei uma pausada meio cansada. Exemplo: muito drama pra um simples corte de cabelos. Ameeeeei o final.

Ana 16/08/2020

Esse livro ficou na minha estante por 5 anos. Quando ganhei, comecei a ler, mas a história não me agradou (provavelmente porque eu era muito nova) e abandonei a leitura. Mas agora foi diferente! Adorei a história, achei muito divertido e intrigante acompanhar a trajetóriada Rachel contra o seu vício.

Stephany 07/08/2020

Está fazendo o quê que ainda não leu Marian Keyes?
Férias! me surpreendeu muito do começo ao fim, e apesar de ter mais de 500 páginas a história envolve de tal maneira que devorei ela rapidinho. Já havia lido Casório?! e o que pude notar é que a Marian não cria personagens para serem cativantes e legais, e sim reais com todos os defeitos possíveis e eu gosto disso, é realista; a Rachel é muito irritante em diversas partes do livro, sem dizer desagradável, egoísta, iludida... vive na bolha de dependente dela. E se você não tomar cuidado cai na conversa dela, porque um dependente nunca vai te dizer que é, são as atitudes que revelam esses comportamentos. Mas nota-se no enredo o crescimento dessa personagem, apesar de todas as suas recaídas, quedas e erros do passado.
E a autora traz um arcabouço muito rico sobre como é a vida de um dependente químico e de alcoólatras também, além de como é estar numa clínica de reabilitação, a importância da psicoterapia (seja ela em grupo ou individual) e da contribuição da Psicologia para compreender as relações humanas e os motivos de fazermos certas coisas, que amei

Bárbara 01/08/2020

MARAVILHOSO
Eu já amava Melancia!! Comecei a ler Férias de forma despretensiosa, imaginando-o como um livro leve e bobo, pra relaxar entre os estudos de psicologia e me surpreendi e muito com ele. Me ajudou a elaborar diversas reflexões, principalmente com a vida de Rachel no Claustro. Escrita leve, gostosa, que prende e te ajuda a refletir sobre muitas coisas. Gostei tanto dele, que comprei um recentemente e presenteei uma amiga, que também está amando rsrs... RECOMENDO MUITO!!!

site: www.instagram.com/debemcomvoce.psi
Idma 07/08/2020minha estante
Eu, no caso, sou a amiga que ganhou o livro e também amou! Recomendo!! ????? Obrigada, amigaa!

Tatiane.Fagundes 28/07/2020

Gostei
Livro muito bom, mas em alguns momentos fica cansativo, parece que a história não desenrola. Mas bem engraçado, recomendo.

Asurito 12/07/2020

Favoritasso!
Minha personagem problemática favorita, acompanhar todas as jornada do livro foi ao mesmo tempo leve e intenso, pois o livro mostra que por trás de ações existem razões, ninguém è simplesmente ruim.

Gislei Moura 22/06/2020

Não é um romance fácil, na verdade, como a história é em primeira pessoa, o monólogo em alguns momentos é bastante cansativo. Demorei a me empolgar com a história. Entretanto, após um tempo, as coisas começam a tomar forma e assuntos importantes são abordados, como, por exemplo, o modo como as situações que vivemos no decorrer da infância ou os medos que ficam no insconsciente podem influenciar nossas ações na vida adulta. Mesmo que haja um ?final feliz?, a protagonista vivência muitos percalços até chegar a ele, de maneira bastante realista.

_natalia 14/06/2020

Estágios da aceitação
O livro conta a história da irmã Walsh do meio, Rachel, que tem pouco destaque na família, em relação às irmãs - senti isso, não só nesse livro, como nos outros que já li - e, segundo si mesma, usa drogas apenas para recreação. Até acontecer um acidente e Rachel acabar no hospital com uma suposta ?overdose?, então sua vida em Nova York despenca e ela volta pra Irlanda, onde o pai quer interná-la num centro de reabilitação.
A história, que é muito divertida em algumas partes, me fez refletir muito sobre a minha própria vida e como as pessoas tendem a negar um fato para não lidar de frente com ele. Gostaria de mais detalhes no final e não dei 5 estrelas por sentir alguns momentos meio arrastados, mas indico muito a leitura. Ainda mais para quem se interessa sobre o vício e os estágios para aceitá-lo.

Veviis 09/06/2020

Comecei a ler acha do que era tão bom quanto Melancia, já que é da mesma autora e meio que é uma sequência dele, vai contar a história de uma das irmãs. Mas pra.mim não deu... Li na marra e terminei arrastada!

Ana Simão 22/05/2020

null
Obra ótima de Marian Keyes. Mostra os conflitos internos da personagem Rachel, que é tomada por um turbilhão de acontecimentos que levam à sua internação em uma clínica de reabilitação. Narrado em primeira pessoa, de forma muito bem humorada e bem elaborada. A autora constrói a história de forma que o leitor vai descobrindo junto com a personagem que as coisas não são exatamente do jeito que ela pensava de início e que sua visão dos fatos era um tanto quanto deturpada, culminando com sua emocionante transformação pessoal.

Vic 20/05/2020

Comecei a ler esse livro em 2011, mas não passei dos primeiros capítulos. Agora durante a quarentena, resolvi ler ele, por inteiro. É um livro incrível, que te faz viajar pelos detalhes e pelas histórias de Rachel. Agora quero ler todos os livros das irmãs Walsh!

Geovanna.Cookie 20/05/2020

Eu devorei o livro
Eu acabei virando a noite e terminando o livro, mesmo sem intenção de fazer isso! Mas quando Rachel finalmente foi o assunto principal das sessões em grupo foi impossível parar, minha antipatia por ela era tanta que cheguei a torcer por Josephine ("Isso! Desse a lenha Josephine! " cheguei a dizer quando ela finalmente abordou a baixa autoestima da Rachel) Isso tudo por que Rachel era uma pessoa detestável, mas foi maravilhoso ver seus terríveis traços de personalidade desconstruidos em terapia e finalmente sumir.
Eu tive medo que traços tão tóxicos quanto os dela fossem normalizados devido a época de lançamento do livro, mas graças a Deus não foram. Ainda assim o livro envelheceu mal, cheio de homofobia, gordofobia e machismo, mas o que me deixou horrorizada mesmo foi a forma como tratou o estupro, primeiro tratando como se fosse nada demais e depois quando uma interna fala sobre ter sido "currada por um grupo de homem" ainda fala que todos os homens internos pareciam querer estar entre os que a curraram.