Cidade das Cinzas

Cidade das Cinzas Cassandra Clare

Resenhas - Cidade das Cinzas

tiagoodesouza 26/12/2011

Cidade das Cinzas | @blogocapitulo
Olá, leitores! Hoje vou falar de um livro que comecei a ler cheio de expectativas. Quem leu minha resenha de Cidade dos Ossos, primeiro livro da série Instrumentos Mortais, sabe o quanto eu o elogiei, que após a série Harry Potter nenhum outro livro tinha prendido minha atenção tanto quanto ele. Mas na continuação não foi bem assim.

Cidade das Cinzas sofreu comigo aquilo que as pessoas chamam de "a maldição do segundo livro", quando a continuação não consegue ser tão boa quanto o primeiro. Não que o livro não seja bom. O começo pretende chamar nossa atenção como todo livro deve fazer, mas não me empolgou tanto. Mas mesmo assim, continuei lendo pois a Cassandra consegue fazer com que a gente sinta ou espere que uma reviravolta aconteça na história.

Uma coisa que não me agradou no livro foi que eu reconheci vários, mas vários elementos de Harry Potter espirituosamente modificados para a série Instrumentos Mortais. Só para citar alguns: o Hunter's Moon me lembrou o Caldeirão Furado, o Cálice Maldito lembrou o Cálice de Fogo, a própria espada que tem uma importância enorme nesta história me lembrou a Espada de Grifindor. O demônio Agramon me lembrou o Bicho-papão de Rowling, a marca Destemor a poção Félix Felicis. O.k., elementos mágicos são comuns demais às histórias fantásticas. Mas há uma personagem nova chamada Imogen Herondale que muito descaradamente remeteu à Dolores Umbridge (Harry Potter e a Ordem da Fênix). O pior de tudo é que além da personalidade muito, muito semelhante, a função delas é a mesma: são inquisidoras.

Alguém me contou que a Cassandra pegou as fics que ela escrevia de Harry Potter e adaptou-as para essas histórias. O.k., nada contra ela fazer isso. Mas não precisava deixar tão evidente de onde pegou suas ideias. Muitos outros personagens me remeteram aos potterianos. Há muito mais coisas semelhantes, mas vou parar por aqui para vocês não acharem que é papo de fã de Harry Potter implicando com uma nova série. Lembrem-se que eu gostei muito do primeiro livro.

O livro melhorou para mim somente numa parte do meio e depois abrandou de novo. Sendo justo, há várias coisas para empolgar, fazer querer seguir em frente com muito afinco na leitura, mas elas não funcionaram para mim como foi no primeiro livro. Cidade das Cinzas acabou não correspondendo as minhas expectativas e espero que Cidade de Vidro seja um livro muito melhor.
vinicius aquino 16/11/2015minha estante
Caramba eu não gostei nada do primeiro foi uma leitura arrastada,li sua resenha e fiquei com medo desse kkkk

Leticia.Alcantara 19/11/2020

A tragetoria é boa, a leitura é bem fluida, explica ainda mais o desenvolvimento da Clary e Jace após a revelação do outro livro, mas o que realmente me prendeu foi aquela luta final, eu simplesmente achei incrível a narrativa do combate, foi algo que eu nn conseguia parar de ler até o livro terminar

Nicolle.Santos 12/06/2021

Até que enfim eu acabei esse livro
Demorei muuuito pra terminar esse livro, até pq o começo é bem lento. Só comecei a ler mais rápido e se interessar pela história quando estava em 50% do livro.
Gostei muito dessa continuação apesar de achar o primeiro mais legal e com mais reviravoltas. O final pra mim foi excepcional, perfeito, mas o que não colou pra mim desde o primeiro livro é esse romance entre a Clary e Jace, sla acho muito chato e sem sal, não me conquistou.
PS:Alec, Izzy e Magnus são perfeitos sem defeitos

Bella 13/05/2020

Adrenalina pura!
O segundo livro da série Instrumentos Mortais se inicia após o Clary e Jace descobrirem que são irmãos, e perderem o cálice para o Valentim. Com as revelações de Luke, a mãe de Clairy em um coma induzido e a volta do casal Lightwood e seu filho Max, a tensão é iminente. Como o primeiro livro deixou muitas coisas no ar e muitas perguntas a serem respondidas, o livro dois precisou juntar muitas pontas soltas. Entretanto, não falhou nessa missão. Além de apresentar novos personagens, novas situações, conseguiu responder várias perguntas e deixar novas coisas ainda mais interessantes pendentes. Recomendo demais!
Apenas tirei meia estrela porque algumas frases e diálogos ficaram muito sessão da tarde, clichês em um nível impossível de aturar. Só porque é um livro adolescente não significa que precisa causar vergonha alheia.
Spoillers:
- Pontos positivos: Simon vampiro. Eu amo o Simon vampiro! Ele evoluí TANTO. E podemos perceber pelo diálogo que ele tem com a Clary ao final do livro, ele diz que a respeita e que não quer estar com uma pessoa que não sinta o mesmo que ele. Ele diz isso tão maduro, tão sábio, tão seguro. Eu amei essa evolução.
Além disso, outras coisas boas me chamaram a atenção: A figura paternal de Luke, os poderes de desenhos de runa de Clairy, Max Lightwood, mais uma demonstração de lealdade entre Isabelle, Jace e Alec, a cena da morte da Inquisidora e seu passado foram muito bem elaborados e, claro, o humor brutalmente honesto de Jace afiado como sempre.
- Pontos negativos: O "superpoder" de Jace foi completamente sem pé nem cabeça, achei que não combinou nem um pouco com a trama, e deu um ar infantil e inacabado a ela. Além disso, algumas falas dos personagens ficaram completamente dignas de um filme clichê da sessão da tarde. Muito vergonha alheia. Elas me irritaram, e me motivaram a tirar meia estrela do livro. Mas, o maior ponto negativo, é Maia. Ela me irrita profundamente, eu espero que seja que nem o Simon, que me irritava, mas evoluiu e me deixa orgulhosa. Maia é completamente chata, irritante e eu não aguento a pretensão dela.
Enfim, um livro muito bom e eu amei reler!
cinthiaan 13/05/2020minha estante
Esse livro e maravilhoso! A gente passa cada nervoso kkk

marih_ 19/03/2022

Segundo livro da Saga ??
O segundo livro de Os Instrumentos Mortais foi simplesmente épico. A história acompanhou bem o ritmo da narrativa, desfechos incríveis e deixando o leitor ansioso para ler o próximo livro. Amando a saga de Clary e o mundo das Sombras.

rute. 05/08/2021

Terminei pra ler esse livro também, no começo tava difícil de gostar mas ele é ótimo também, amei muito

Diovana Estevam 18/02/2022

Releitura?
Estou na missão de reler as crônicas dos caçadores de sombras e pelo Anjo estou com a sensação de que é a primeira vez que leio a série que é uma das minhas favoritas???

Yoio 05/06/2021minha estante
CARA SIMMM mds q odio desse final, deu vontade de tacar o livro na parede

Manu 15/05/2022

Cidade das cinzas
Gostei bastante desse o final foi muito bom e olha eu tô fazendo umas teorias aq que emmm se estiverem certas eu vou ficar muito feliz , também amei muito esse pequeno conto no final sobre o Alec e o Magnus nossa que casal que casal , maravilhosos e perfeitos , quero mais deles em.

Thedevilmademedoit 12/07/2021

Clarissa sexualiza até o pai, calma furacão.
Vamos aos fatos, ninguém suporta como a Clare fala mal de toda mulher que aparece, e ainda se pergunta por que ninguém gosta dela, além de sexualizar todo homem, até mesmo o pai.
A relação com Simon e Clare é desgastante, na verdade, toda relação com Clare, ela só sente falta ou se lembra que alguém existe quando se sente ameaçada, ao menos tivemos um momento narrado pelo Alec, obrigada Cassandra.

Querendo ou não, Cassandra é uma pessoa ótima para descrever seres sobrenaturais, mesmo nunca dando um livro para eles, não é mesmo sereias? Os momentos de tensão, de morte me prendeu mesmo sabendo o que iria acontecer, afinal estou relendo ele, se a Clarissa não fosse tão chata, eu iria amar esse livro mais que o terceiro.
gabi 12/07/2021minha estante
a clary é chata p krl medmo

gabi 12/07/2021minha estante
*mesmo

Agatha 12/07/2021minha estante
CONCORDO, se não existisse a clary a história ia ser ótima, mas com essa guria narrando a gente só se estressa??

Sara 10/03/2021

Quase difícil demais
Finalmente Simon ganha mais destaque, porém as coisas só ficam piores para o garoto. Seria interessante ver mais sobre o entrosamento dele com o pessoal do submundo, ainda mais depois do que ele 'ganhou' no fim do livro.
Teve muito de Jace, e essas muitas partes foram arrastadas demais. A autora tenta dar algum apelo para ele, mas Jace é irritante demais para que eu consiga me importar.
E não foi dessa vez que Clare conseguiu fazer algo útil, apesar de que a nova descoberta possa mudar isso nos próximos livros.
alessia 10/03/2021minha estante
NOSSA CONCORDO SUPER CM O NGC DO JACE