Cidade dos Ossos

Cidade dos Ossos Cassandra Clare

Resenhas - Cidade dos Ossos

Maria Clara 04/01/2013

- Não sei, Vitória... - declarei relutantemente, analisando a capa do livro que minha irmã colocara em minhas mãos - Eu tenho evitado YA ultimamente.
- Confia em mim, Clara! - ela afirmou com um sorriso enorme e os olhos brilhantes, esperançosos - Esse é diferente!
Respirei fundo e fechei os olhos. Não acreditava no que estava prestes a fazer. - Tudo bem - antes que ela pudesse sair saltitando do meu quarto, segurei uma mecha de seus cabelos e puxei, brincalhona - Mas com uma condição.
Isso pareceu diminuir seu ânimo consideravelmente - O que? - ela perguntou, emburrada.
- Se eu não gostar, você vai varrer meu quarto por uma semana.
Minha irmã apertou os olhos, o que interpretei como um sinal de que tentava colocar as pequenas engrenagens de seu cérebro para funcionar. Percebi que a estava perdendo para o bom senso e falei rápido, antes que fumaça começasse a sair de suas orelhas. - Pelo que vejo não é tão bom assim, se nem uma fã como você confia verdadeiramente nele...

E foi assim que consegui minha escrava temporária.

Brincadeiras a parte, eu não deveria ter confiado na palavra de uma adolescente de 13 anos. Era de se esperar o resultado - afinal, quando tinha 14 estava me apaixonando por um vampiro que brilha no sol.
Eu sinceramente esperava que o julgamento dela fosse condizer com o meu? Que ela fosse enxergar todos os furos e atrocidades nesse livro?

E, meu Jesus, foram muitos.

Logo no início já me deparo com uma imagem que tem me irritado muito: a da adolescente sem auto-estima ou amor próprio que inveja secretamente alguém. Nesse livro, o alvo é a mãe. Se você consegue invejar o ser que te trouxe ao mundo, eu não sou capaz de simpatizar com você. E foi assim que começou minha relação de ódio com a protagonista, srta. Clarissa Fray. Mas eu continuei. Muito raramente abandono um livro - leio pelo menos a metade de um antes de desistir de vez. E, claro, tinha a aposta com minha irmã. Eu prometi que terminaria e, com muito esforço, o fiz.

A história não me interessou desde o início. O conceito de Caçadores de Sombras me pareceu mal definido - fiquei com a impressão de que estava presa à visão da protagonista, mesmo com a narração em 3ª pessoa. Era tudo Clary, Clary e Clary. O livro inteiro tive que aguentá-la 1)reclamando de Isabelle (que era arrogante só porque era bonita e uma boa lutadora), 2)alternando entre ignorar e sentir ciúmes de Simon (às vezes ela dava a entender que gostava dele de volta, outras só tinha olhos para Jace) e 3)descrevendo Jace.

Trabalho que eu faria em duas palavras: arrogante e sarcástico. É claro que Clary se apaixona por ele depois de vê-lo duas vezes na vida. Me irrita profundamente quando a escritora joga relacionamentos superficiais na sua cara e assume que você vá acreditar na veracidade deles. O que me lembra outro ponto negativo nesse livro: a escrita. Eu não esperava ler tanta descrição fail em um livro só. Redundâncias e maluquices são constantes em Cidade dos Ossos. Aqui vai um exemplo:

"À meia-luz, as enormes salas vazias que atravessaram a caminho do telhado pareciam tão desertas quanto palcos vazios,(...)"

Sério mesmo? Salas vazias parecem palcos vazios? Sua habilidade poética me dá câncer, Cassandra.

E as "grandes reviravoltas"... Pareceu bem óbvio para mim tudo o que Cassandra esperava que fosse chocante. Não há mais o que comentar. Foi uma experiência ruim, e não estou nem um pouco disposta a ler a continuação. Dei duas estrelas porque gostei da referência a Eneida e não resisto a um pouco de latim. Mas minha irmã pode se voluntariar a limpar meu quarto pelos próximos 10 anos - eu certamente não lerei outro livro dessa série.
Ana 16/01/2013minha estante
Estou terminando de ler, mas ja concordo com a sua opinião. A vida é muito curta para ler livros ruins, e se vc ja tem mais do que 25 anos. ai, ferrou. rs

Maria Clara 16/01/2013minha estante
Não é? Não consigo enxergar onde as pessoas acham essa história interessante. Eu tenho 18 anos e já achei uma perda de tempo enorme! O tempo inteiro só conseguia pensar no próximo livro que leria hahaha

Nietzsche2 25/07/2013minha estante
Pq tu num escreve livros, já que tu é tão Inteligente! #SeToca falar é fácil difícil é fazer!

Luan 23/03/2014minha estante
Um livro que soube enganar muito bem. Digo, que a opinião dos leitores enganou.
Me decepcionei tanto quanto você.
Clary é uma das piores protagonistas que conheci (e Simon um dos melhores personagens de toda a saga, que me obriguei a ler, já que comprei o box ¬¬)

Gabrielle 27/12/2023

Surto atrás de eita
Não sei se fico feliz por ter terminado o primeiro ou se choro porque tô no esquema de pirâmide e faltam uns 476 livros agora, Cassandra Clare acha que eu sou herdeira para conseguir acompanhar o tanto de livros que ela solta.

Tô com medo. Me apeguei demais aos personagens, se morrer um eu solto tiro!

A cabecinha dessa autora oculta uma força maligna porque o nível de manipulação do Valentim é de outra galáxia E FOI ELA QUEM CRIOU O VALENTIM! NADA É POR ACASO NESSA BAGAÇA SOCORRO!
Lucas 27/12/2023minha estante
tem seus altos e baixos, mas no final vale a pena ?

Giulia.Xavier 27/12/2023minha estante
Eu li Cidade dos Ossos pela primeira vez em 2013 e tô até hoje lendo todos os livros desse universo, é realmente um compromisso pra vida toda kkkkkk

Giulia.Xavier 27/12/2023minha estante

Shi9 27/12/2023minha estante
eu li só o primeiro de Os instrumentos mortais, dela, mas acredito que vou ficar só nesse mesmo

Rapha Écool. 21/01/2022

Um inicio meio turbulento mas necessário
CIDADE DOS OSSOS é claramente resultado de uma fã incondicional de J.K.Rowling, adaptou a magia para uma Nova York moderna e juntou lobisomens, vampiros, fadas e os anjos.
Mais do que uma busca para encontrar sua mãe, Clary sai em busca de seu passado. E porque não se apaixonar no meio do caminho? Até ai teria tudo para ser só mais um romance com aventura entre tantos, mas Cidade dos Ossos é mais que isso, uma trama repleta de ação, traição, revelações, mistérios e reviravoltas. E acho que por este motivo também fica minha crítica, é MUITA informação nova sendo trazida o tempo todo, eu cheguei a me perder em alguns momentos nos acontecimentos. O livro é o resultado da mente agitada e criativa da Cassandra e depois de um tempo que li percebi que neste primeiro livro ela abre muitas pontas e vamos ter mais dúvidas do que respostas, de uma maneira geral a história é boa, o inicio é bem confuso mas depois conforme ela vai solucionando as pontas soltas vale a pena, o destaque na minha opinião continua para os personagens secundários, Magnus, Alec, Simon e Izzy.
A problemática pra mim também foi a questão do incesto, não passei pano não...
Você precisa continuar

Rapha Écool. 21/01/2022minha estante
eu li os 6 de instrumentos mortais e os 3 de peças infernais, amei? tô fazendo as resenhas só agora kkk

Aah kkkkk

Então sabe dos babados

Maria. 10/07/2021

Eu adorei o livro, a descrição de cada ser, mesmo que os capítulos são enormes e as descrições sejam um pouco irrelevantes. Não gostei do plot no fim. Talvez um dia eu leia o resto da saga.
Sa 10/07/2021minha estante
O restante vale muito a pena...

Bia 10/07/2021minha estante
Se você ler até o final, garanto que vai ficar muito surpresa. Como a Sa falou, vale muito apena.

Maria. 10/07/2021minha estante
Acho que vou comprar o box, estou confiando em vocês. ?

Sa 10/07/2021minha estante
Pode confiar...

gicherry 06/07/2021

eu gostei?? kkkkkk
pelo tanto que falavam mal achei que ia ser horrível, mas me surpreendi bastante, e eu já li peças infernais, mesmo todo mundo falando que era instrumentos mortais antes, e amei ver as referências nesse livro de agora, a história é incrível e bem desenvolvida
Gio 07/07/2021minha estante
Tenho tanta vontade de ler mas vejo tanta gente falando mal dessa série e do plot que eu acabei munca lendo kkkkkk

Gio 07/07/2021minha estante
Moça você conseguiu ler peças infernais sem problema nenhum?? Tenho vontade de ler mas não sei se vou ficar confusa se não ler instrumentos mortais

gicherry 09/07/2021minha estante
eu li peças infernais muito de boa, não tive nenhuma dúvida nem nada kkkkkk

gicherry 09/07/2021minha estante
eu já sabia do plot ent eu meio já tava preparada pro que tava vindo KKKKKK

zoni 10/04/2020

“O menino nunca mais chorou e nunca mais se esqueceu do que aprendeu: que amar é destruir e que ser amado é ser destruído.”
Releitura: 10/02/2020
Nota da primeira leitura: 2/5
Nota da segunda leitura: 3/5

Em 2013, Os Instrumentos Mortais foi uma série que não funcionou muito bem pra mim, mas por gostar tanto das outras séries da Cassie, precisava me dar mais uma chance com essa, que foi um dos meus maiores tormentos no passado. E confesso que estava um pouco preocupado com essa releitura, me obrigando a gostar pra compensar a primeira leitura, mas sendo bem sincero... eu até que gostei um pouco mais, mas esse primeiro livo não tem nada de extraordinário.

Eu vejo Cidade dos Ossos divido em duas partes, na primeira parte a Cassandra está toda preocupada em nos contar e nos mostrar como funciona todo aquele mundo dos Caçadores de Sombras, então a história tem um tom de introdução gigantesco, mas mesmo com toda essa introdução aos termos, aos símbolos e ao modo de agir dos personagens, isso não nos cansa, a história fluí muito fácil nos arrastando na busca de Clary por desbloquear suas memórias, é na segunda parte que a coisa fica complicada. Nessa segunda parte do livro a Cassie ligou o modo tô nem aí, e quem aprendeu, aprendeu, quem não aprendeu que lute, pois ela só quer contar a história sem se importar com mais nada, e isso poderia melhorar o ritmo da história, mas na verdade ocorre o contrário, o enredo fica arrastado e chato, a Clary procurando descobrir quem é naquele mundo maluco ficou um tanto de lado, e ela se tornou determinada e agora está na busca pelo Cálice Mortal, e se perde total em quem é. E é nesse momento que (talvez) a autora também tenha se perdido, que a narração fica tão insuportável que chega a ser irritante, talvez a culpa seja da tradução e da revisão também, o livro tem muitos erros.

O final do livro é interessante em partes, gosto de como nos últimos capítulos a gente já tem a noção de para onde a história está realmente indo, quem serão os vilões, quem serão os mocinhos e o que os protagonistas terão que enfrentar, mas, os capítulos se tornam maiores do que os primeiros e um tanto mais didáticos, sem contar naquele fuzuê sem graça de é irmão/não é irmão/é irmão sim, que eu sempre odiei e sempre vou continuar odiando, independente de quantas vezes eu leia os livros ou assista o filme/série.

Sempre odiei o Jace, e não sabia bem de onde tinha vindo esse ódio todo, nessa releitura pra minha surpresa eu estava gostando dele, até dando certas risadas. Mas o meu ódio surgiu na cena em que ele e a Clary se beijam em frente a porta do quarto, e o Simon aparece... é ali que ele deixa de ser um garotão gostoso exibindo, e se torna o escroto que é durante a maioria dos livros.

Essa releitura foi daora, nostálgica pra cacete e eu estou disposto a continuar a releitura da série, tem eventos muito interessantes nos próximos livros, e eu estou ansioso para ler cenas específicas e perceber o que gosto nelas agora. Que venha o segundo volume.

site: www.instagram.com/nomeiodatravessia
Lincoln 10/04/2020minha estante
Estou lendo muitas de suas resenhas e adorando! Elas têm um tom irresistível de conversa. É muito agradável de ler! :)

zoni 21/04/2020minha estante
Ei, Lincoln, tudo bem? Nossa, muito obrigado pelo elogio, eu fico muito feliz em saber que de alguma forma consigo conversar com quem está lendo minhas resenhas.

Lincoln 21/04/2020minha estante
Eu é que agradeço, querido. Você consegue suuuper. Tem uma escrita gostosa.
Abraço.

Boas leituras!

zoni 23/04/2020minha estante
Você é um anjo, muito obrigado!

Beijão.

bealesclub 29/01/2023

Cidade dos dois protagonistas chatos
Bem, Cassandra Clare nunca poderá dizer que não sabe escrever personagens chatos, pois isso ela faz muito bem.
Clary e Jace faziam competição para quem ganhava na chatice, Jace ganhou depois dessa terceira parte do livro.
Clary não se desenvolve em NADA nesse primeiro livro, tipo NADA. Não tenho onde tirar leite de pedra para tentar dizer que ela teve uma melhora, continuou igual sendo irresponsável e burra.
O universo é bem interessante e os secundários são bons, o que salva o livro. Muitos personagens e muitas histórias apresentadas em um único volume que é melhor anotar porque se lembrar de memória é um tormento.
Continuarei lendo porque detesto parar saga, Clary e Jace melhorem para que eu não tenha que xinga-los novamente.
bealesclub 29/01/2023minha estante
E todos os plot twist eu já sabia desse primeiro livro pois tenho twitter e é um spoiler há cada vinte tweets ?

Deise 29/01/2023minha estante
Não vão melhorar, ela é chata até no último livro. Quem carrega essa série nas costas são os outros personagens

Camila 29/01/2023minha estante
Infelizmente os demais livros vão seguir da mesma forma :( , até hoje não consegui completar

bealesclub 30/01/2023minha estante
vou ler na base da força

Rebecasz 13/07/2023

Tem potencial
Gostei bastante até, depois da metade comecei a me apegar com os personagens.
Espero que virem grandes amigos nos próximos livros.
Isabel417 13/07/2023minha estante
eu tô lutando pra ler esse livro mas n consigo de jeito nenhum, n passo do primeiro capítulo, e olhe que já assisti a série 3 vezes sem cansar

Rebecasz 13/07/2023minha estante
Amg super te entendo, esse livro foi teve vários altos e baixos pra mim. Tem tantos personagens e tanta informações que deixou a história um pouco cansativa, mas eu vou continuar lendo os outros porque tudo mundo falar que vai melhorando e que o universo que a Cassandra cria é incrível.

MuWa 13/07/2023minha estante
Cassandra é magnifica, quando estava lendo (li somente os 12 primeiros), estava doido para tatuar as runas em mim kkkk

Rebecasz 13/07/2023minha estante
Todo mundo fala, por isso não vou desistir dela. O primeiro livro eu curti, mas não ameiiii

Ayeka 22/07/2010

Bem legal!!
Apesar da história ser um tanto teen (estou enjoada desse tipo de história atualmente...) é bem divertida!
Alguns fatos ao longo da história conseguem surpreender e deixam o leitor com aquela cara de "nossa não creio!". Já outras coisas eram bem esperadas, conforme vai lendo dá para notar o que vai ocorrer.
A personagem principal é um tanto tapada para notar coisas óbvias, sendo que este fato é explicado, digamos que é um "dom" de família, mãe, filha, filho todos com a mesma habilidade de não enxergar o que está na cara. Mas enfim, fora este fato que consegue ser bem irritante em determinados momentos, a história vale a pena ser lida.
No final das contas acabamos gostando mais de alguns personagens que outros (o que é perfeitamente normal), claro na lista dos personagens que gostamos entra (lógico) o Jace, a Clary (que mostra que não é apenas uma menina tapadinha), entre outros que não lembro o nome agora.
A parte que achei mais interessante foi de todos os contos serem verdadeiros, ficou meio casa da mãe Joana a princípio, mas depois que me acostumei com a ideia ficou bem divertido. Num momento aparece um lobisomem, daqui pouco uns vampiros, nisso você esbarra com as fadas e não se esqueça do nephilins.
Tem várias referências que você pode encontrar ao longo do livro, algumas bem óbvias como Dungeons and Dragons e outras bem disfarçadas como o nome dos pássaros do Valentine que se bem me lembro é o mesmo nome dos dois pássaros de Odin (rei dos deus nórdicos).
Resumindo tudo em uma frase, eu recomendo!
Homero 23/09/2010minha estante
Adorei sua resenha! As melhores são aquelas que mostram os Prós e os Contras õ/

naniedias 05/10/2010minha estante
Esse livro é super indicado por tanta gente que já estou morrendo de vontade de lê-lo :)

Juba D'Azvdo 01/07/2011minha estante
Achei sua resenha super legal, sem aquela babação de ovo que muitos fãs costumam fazer. Você colocou a historia numa balança e a pesou, entre pros e contras.
Vou começar a ler o livro.

Carol 31/08/2011minha estante
TEAM SHADOWHUNTERS (Caçadoras de Sombras) é um grupo de fãs em processo de crescimento na página no Facebook, CURTA essa página se você também é fã dos livros Os Intrumentos Mortais ( The Mortal Instruments) e The Infernal Devices da autora Cassandra Clare, nesta página você poderá partilhar suas ideias, opiniões, e algumas artes criadas por fãs como: desenhos, música e muito mais, todos os fãs serão bem vindos!

vico.will 09/04/2021

ME AJUDA GENTE
gente to pensando em comprar o box de pjo, instrumentos mortais ou acotar, quais vocês me indicam, e deixem opções de livros desse estilo pra eu ler, me sigam vou seguir todos de volta
Obs: vou compra todos, mas não de uma vez pq é MUUUITO caro
Niguite 09/04/2021minha estante
Compra instrumentos mortais primeiro

Helen.Souza 09/04/2021minha estante
compre instrumentos mortais, eu tenho todos! eu amo tanto são meu xodó mas eu ganhei eles de presente, são usados mas em perfeitos estado.

dera 09/04/2021minha estante
eu compraria pjo mas vai de instrumentos mortais, muita gente fala q é mil vezes melhor do q a série

Niguite 02/10/2022minha estante
a cena do Simon salvando todo mundo>>>>>>>>

Aly 20/02/2022

Não colocava expectativas, esperava que fosse ruim e até que não foi. O livro é razoável, porém cansativo, e os personagens tão sendo bem entediantes até agora!
Manu 25/02/2022minha estante
Mano???? Vc faz alguma coisa da vida além de ler

Aly 04/03/2022minha estante
@manu juro que faço KKKKKKK

Manu 04/03/2022minha estante
Nossa senhora respondeu 7 dias dps

Aly 05/03/2022minha estante
Em minha defesa, meu skoob não chega notificação

anterique 04/01/2022

Entrando no universo ??????
Demorei muito tempo para ler esse livro, fiquei adiando a leitura por anos, não achei que estava com a necessidade em ler a saga e tinha outras prioridades, mas veja bem, li e gostei bastante, me sinto arrependido de não ter dado uma chance na adolescência (onde só li dois capítulos e larguei o livro). Cassandra começa a mostrar uma boa parte do seu universo de uma forma nítida e introdutória, gosto disso, pois me faz querer dar continuidade aos outros livros e descobrir muito mais desse mundo.

O livro é de fato um bom começo, gostei dos personagens e vejo como futuramente eles podem crescer nesse universo, principalmente a Izzy e o Alec que devem ter uma boa evolução nos próximos livros. Os plots são interessantes, principalmente os do final. Clary ainda tem muito que aprender nesse mundo das sombras e estou ansioso para ?devorar? essa saga.
marianabl 04/01/2022minha estante
vou continuar a saga esse ano ?? eu amo

anterique 04/01/2022minha estante
Vou já começar o segundo ??

Brenda 13/01/2022minha estante
Clary melhora amg, acho ela tão sem sal nós primeiros livros... Acaba que os demais personagens brilham mto mais que ela Magnus bane é de vc q tô falando e Jace onde você pisa eu lambo é isso

anterique 13/01/2022minha estante
Aiiiiii siiim mds, acho a Clary muito morninha ainda nesses três primeiro. Magnus Bane ?

Jazz 20/04/2021minha estante
Com certeza leia a continuação!

Debsantos 20/04/2021minha estante
Com certeza leia a continuação//rt

Addie 20/04/2021minha estante
Eu parei de ler depois de Cidade de Vidro. O casal principal é a maior perturbação ? (desculpa gente).

Ana 18/05/2021

Eu acho que cidade dos ossos tinha muito a oferecer mas que não foi explorado nenhum pouco.. Eu amei os diálogos, o desenrolar dos acontecimentos e o começo das amizades e de mais conflitos. O que deixou a desejar para >mim< sem dúvidas foi mostrar mais do Alec, Izzie e do Simon, como também a contrução da amizade entre eles e tal.

Eu fiquei chocada, passada com o final e tô doida pra saber como a Cassie vai desenrolar isso.

Sim, vale a pena por que acredito que o resto da série seja 10x melhor.
Aline Michele 18/05/2021minha estante
Pessoal que já leu disse que é a série mais fraca da Cassandra Clare, mas mesmo assim eu também gostei

Ana 19/05/2021minha estante
Acho que é mais fraquinha por ser a primeira dela e tal

Aline Michele 19/05/2021minha estante
Aham foi o que disseram. Mas devido a tudo que aconteceu e ao Simon eu quero ler os outros.